Sim.
Gn 22:2, Ex 22:29, Lv 27:28-29, Nm 31:25-29, Jz
11:29-40, II Sm 21:1, 21:8-9, 21:14, I Rs 13:2, II Rs 23:20
Não.
Lv 18:21, 20:2, Dt 18:10
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O significado de
Sacrifício
A palavra sacrifício segundo o dicionário significa: Oferta solene à Deus.
Diante disso, Deus recebe ou ordena algum tipo de sacrifício humano em oferenda
a Ele?
Descontradizendo
Vs. por Vs.
Gn 22:2 - E disse: Toma agora o teu filho, o teu único
filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em
holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Só uma pergunta: Morreu alguém de fato nesta história? Se não, então é
sinal que Deus não aprova. Foi apenas uma prova para Abraão.
Ex 22:29 - As tuas primícias e os teus licores não retardarás; o primogênito de teus
filhos me darás.
Isso não tem nada a ver como sacrifício. O texto está falando de
consagração. O filho primogênito era consagrado a Deus.
Lv 27:28-29 - Todavia, nenhuma coisa consagrada que alguém consagrar ao SENHOR de
tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se
venderá nem resgatará; toda coisa consagrada será uma coisa santíssima ao
SENHOR. Toda coisa consagrada que for consagrada do homem não será resgatada;
certamente morrerá.
A NVI diz no vs.29: “Nenhuma pessoa consagrada para a destruição poderá
ser resgatada; terá que ser executada”. Isto não tem nada a ver com sacrifício
humano a Ele e sim a uma execução da lei diante de um crime.
Nm 31:25-29 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Toma a soma da presa dos
prisioneiros, de homens e de animais, tu e Eleazar, o sacerdote, e os cabeças
das casas dos pais da congregação; e divide a presa em duas metades, entre os
que, hábeis na peleja, saíram à guerra, e toda a congregação. Então, para o
SENHOR tomarás o tributo dos homens de guerra que saíram a esta guerra; de cada
quinhentos, uma alma, tanto dos homens como dos bois, dos jumentos e das
ovelhas. Da sua metade o tomareis e o dareis ao sacerdote Eleazar, para a
oferta alçada do SENHOR.
Onde diz aqui que estes homens foram
mortos? O texto diz que foram consagrados a Deus. Separados para Deus e não
mortos paras Deus.
Jz 11:29-40 - Então, o Espírito do SENHOR veio sobre
Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés; porque passou até Mispa de
Gileade e de Mispa de Gileade passou até aos filhos de Amom. E Jefté fez um
voto ao SENHOR e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos
filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto.
Assim, Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os
deu na sua mão. E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a
Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de
Amom diante dos filhos de Israel. Vindo, pois, Jefté a Mispa, à sua casa, eis
que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela só, a
única; não tinha outro filho nem filha. E aconteceu que, quando a viu, rasgou
as suas vestes e disse: Ah! Filha minha, muito me abateste e és dentre os que
me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR e não tornarei atrás. E ela
lhe disse: Pai meu, abriste tu a tua boca ao SENHOR; faze de mim como saiu da
tua boca, pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom. Disse
mais a seu pai: Faze-me isto: deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos
montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras. E disse ele:
Vai. E deixou-a ir por dois meses. Então, foi-se ela com as suas companheiras e
chorou a sua virgindade pelos montes. E sucedeu que, ao fim de dois meses,
tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela
não conheceu varão. E daqui veio o costume em Israel, que as filhas de Israel iam
de ano em ano a lamentar a filha de Jefté, o gileadita, por quatro dias no ano.
Não foram os sacrifícios humanos severa e reiteradamente proibidos por
Deus, em suas leis? (Lv 18:21; 20:2-5; Dt 12:31; 18:10). Alguém está prestes a morrer e este fica preocupado com a sua
virgindade? Vocês acham que foi isso o que aconteceu de fato: Jefté sacrificou
sua filha num altar de pedra à Deus? Deus sabendo de antemão que seria a filha
dele que morreria, mesmo assim deu a vitória a Jefté? Este é o Deus que a
Bíblia revela? E mesmo que não fosse a filha de Jefté, vocês acham que Deus
aceitaria algum tipo de sacrifício humano sendo que Ele mesmo havia proibido na
lei e isto era uma aberração para o povo de Israel?
Observe que:
1.Deus sempre proibiu na Lei o sacrifício humano.
2.Jefté disse que ofereceria em “holocausto” o primeiro que saísse da porta da
sua casa. Então provavelmente não era nem uma vaca e nem um cordeiro.
Certamente estava se referindo que a primeira pessoa que saísse de sua casa ele
consagraria a Deus.
3.Jefté seria louco para pensar que Deus aceitaria um sacrifico humano? Mesmo
que fosse talvez de um servo dele?
4.Era costume em Israel consagrarem filhas ao serviço no templo (Ex 38:8).
5.Por que tamanha ênfase na questão da virgindade? De não conhecer homem algum?
Não se esqueçam que ela era filha única. Por tanto, Jefté não teria herdeiros.
6.Não se esqueçam que Jefté está na lista dos heróis da fé em Hb 11. Ele jamais
estaria lá se tivesse cometido esta abominação diante de Deus.
Conclusão: A filha de Jefté foi consagrada a Deus e não morta sobre um altar
como a Bíblia do Cético quer nos fazer entender.
II Sm 21:1 - E houve, em dias de Davi, uma fome de três
anos, de ano em ano; e Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: É por
causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas.
Onde neste texto fala de sacrifício humano que
Deus recebeu?
II Sm 21:8-9 - Porém tomou o rei os dois filhos de Rispa,
filha de Aiá, que tinha tido de Saul, a saber, a Armoni e a Mefibosete, como
também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel,
filho de Barzilai, meolatita. E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os
enforcaram no monte, perante o SENHOR; e caíram estes sete juntamente; e foram
mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas.
Deus não aprovou sacrifício humano. Este texto
nem fala disso. Fala de homens que pecaram e foram executados pelos seus
inimigos diante de Deus.
II Sm 21:14 - Enterraram os ossos
de Saul e de Jônatas, seu filho, na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de
Quis, seu pai, e fizeram tudo o que o rei ordenara; e, depois disso, Deus se
aplacou para com a terra.
O mesmo. Deus havia se indignado com Saul e a
sua ira saiu de sobre Israel quando Saul morreu.
I Re 13:2 - E clamou contra o altar com a palavra do SENHOR e disse: Altar, altar!
Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será
Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre
ti incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
II Re 23:20 - E sacrificou todos os sacerdotes dos altos,
que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos de homens sobre eles; depois,
voltou a Jerusalém.
Execução e não sacrifício. A palavra sacrifício
significa outra coisa.
SACRIFÍCIO = Oferta solene à divindade;
Executar uma pessoa sobre um altar, não significa que esta foi sacrificada à
Deus.
Pipe
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Contra-Resposta de Alejandro:
Revisei aqui e a minha Bíblia também tem a palavra "sacrifício" nesse texto. Outro problema que aparece é que se eu for dizer que o Jefté não estava louco para pensar que o Jeová aceitaria um sacrifício, eu estaria forçado a dizer que o Abraão sim estava louco, já que não só pensou que o Jeová o aceitaria, senão que além do mais pensou que ele até teria ordenado tal sacrifício.
Pipe responde:
1. Quando Deus pediu que Abraão sacrificasse o próprio filho a Lei nem existia ainda.
2. Em Jefté a Lei já existia e era absolutamente contrária ao sacrifício humano.
3. Em Abraão foi Deus que disse que este deveria sacrificar o próprio filho. Abraão nem questionou porque não havia base para questionar movida por alguma referencia legal.
4. Em Jefté havia uma referência legal que o proibia de fazer tal voto com a premissa de literalmente matar um ser humano em sacrifício à Deus.
Ou seja, são dois contextos diferentes em que num havia uma ordenança explícita sem nada legal que o impedisse e noutra um contexto em que mais se aplica uma consagração de celibato do que um sacrifício humano explicitamente proibido na Lei. Ah, e não se esqueça que em Abraão ninguém morreu em sacrifício à Deus.