segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Bíblia condena a astrologia?

Sim, a Bíblia condena a astrologia: 
Lv 19:26 -
Não comereis coisa alguma com sangue; não agourareis, nem adivinhareis.

Dt 18:10-11 -
Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos,

Is 47:13-14 -
Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se, pois, agora, os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti. Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão salvar a sua vida do poder da labareda; ela não será um braseiro, para se aquentarem, nem fogo, para se assentarem junto dele.

Jr 10:2 -
Assim diz o SENHOR: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações.


Não, a Bíblia aprova a astrologia:
Gn 1:14 -
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

Jz 5:20 -
Desde os céus pelejaram; até as estrelas desde os lugares dos seus cursos pelejaram contra Sísera.

Mt 2:1-2 -
E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo.

Lc 21:25 -
E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas;


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Descontradizendo vs. por vs.:
Gn 1:14 – “Disse Deus: Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos”. (NVI)

Precisa dizer alguma coisa? O que é que isto tem a ver com astrologia?


JZ 5:20  ”Desde o céu lutaram as estrelas, desde as suas órbitas lutaram contra Sísera”. (NVI)

É apenas um modo poético de dizer que os poderes do céu lutaram a favor de Israel. Os anjos na Bíblia em diversas ocasiões são chamados de estrelas. Ou a Bíblia do Cético está querendo sugerir que as estrelas pegaram em espadas e saíram lutando saindo de sua órbita?


Mt 2:1-2  “E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo”.

1. O fato de narrar que estes eram magos, não significa que Deus aprova o que estes homens eram. Olhemos por exemplo o caso descrito em Atos 16:16 da jovem que tinha um espírito de adivinhação: ela não estava adivinhando coisas relacionadas aos apóstolos? Sim! E o que aconteceu? Eles expulsaram o espírito de adivinhação da moça. A Bíblia narrar algo e concordar com algo são coisas bem distintas. 

2. Estes homens não eram judeus, eram gentios, provavelmente da Pérsia onde se era comum praticar a astrologia. Mateus está apenas relatando aquilo que lhes era comum e cultural. Mateus apenas escreveu o que aqueles homens disseram e não se Deus concordava ou não com aquilo. No entendimento deles como magos eles entendiam desta forma. Entendiam que aquela estrela era um sinal para que estes fossem até Jesus e o adorassem como Rei. 

3. Foram os magos que foram até Ele e não o contrário. Os magos foram até Jesus para o adorarem. Não foi o contrário. Seria uma contradição, se a história relatasse Jesus indo até os magos para os consultarem a respeito de seu futuro ou algo assim. Como não se trata disso, permanece um absoluto mesmo nesta história que não devemos consultar os astros.


Lc 21:25  “E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas;”

Do que o contexto está se tratando? 

Da segunda vinda de Cristo, onde todos os elementos se voltarão para anunciar a redenção da criação e a Glória do Cordeiro que voltou para julgar a terra. 

Haverá sinais, pavor, tremor ao se depararem face a face com o Grande Deus, Jesus cristo!

Isto tem nada a ver com aprovar consultar a astrologia.

Concluindo:
Mais uma vez gostaria de sugerir ao sábio que fosse no dicionário e lesse direito o significado de contradição.

Contradição seria se a Bíblia dissesse categoricamente: "- Consulte os astros!" para logo em seguida dizer "- Não consulte os astros!". Os textos usados em questão passam longe de afirmarem tal coisa.


Pipe

domingo, 29 de junho de 2014

Julgar ou não julgar?

Não Julgue:
Mt 7:1 -
Não julgueis, para que não sejais julgados,

Lc 6:37 -
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

Rm 2:1 -
Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

Tg 4:12 -
Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?


Julgue qualquer coisa e qualquer um:
Lv 19:15 - Não fareis injustiça no juízo; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo.


Jo 7:24 -
Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

I Co 2:15 -
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

I Co 5:12-13 -
Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

I Co 6:2-3 -
Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?


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Descontradizendo vs. por vs.:
Primeiro os textos que dizem para não julgar:

Mt 7:1-5 - Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Lc 6:37 - Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

Rm 2:1 - Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque 
te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

Tg 4:12 - Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, 
quem és, que julgas a outrem?


Do que é que os textos estão falando? Os textos estão se referindo a uma pessoa que fica mais preocupada com a vida dos outros do que buscar mudar a sua própria vida e caráter. Fala literalmente: “- Cuide do seu nariz ao invés do nariz dos outros!”. Não tem nada a ver com sentar no banco de um magistrado e julgar literalmente um réu!


Lv 19:15 - Não fareis injustiça no juízo; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo.

Jo 7:24 - Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça

Olha só o cúmulo do absurdo: A Bíblia não está dizendo para julgar. É bem o contrário disso. Está dizendo: 

"- Tome cuidado antes de tomar qualquer passo que implica em julgar alguém. Não julgue segundo a aparência. Tome cuidado até mesmo quando deseja ficar do lado do pobre como uma postura de defender o fraco. Se o pobre estiver errado, ele deverá ser julgado segundo a justiça, e a pobreza não deverá ser uma desculpa para ser liberado. Se houver necessidade de julgamento legal, que ele seja isento de olhar para a aparência e posição social".

Lembrando que o texto de Levítico era uma questão literal de julgamento, e não uma questão corriqueira de uma pessoa julgar a outra com questões pequenas da vida diária. 

Em João, Jesus estava literalmente lidando com uma situação em que os fariseus estavam dizendo que ele estava possuído por um demônio. E em resposta a isso, ele diz: "Tome cuidado ao julgar segundo a aparência!". Ou seja, eles não acreditavam que Jesus era o Cristo por causa da sua aparência e diante disso, não importava o que Jesus fizesse (milagrosamente falando), eles não o reconheceriam como o Cristo por causa da sua aparência.

I Co 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

O cara só piora as coisas. Ele faz uma mistureba de palavras e conceitos em cima da palavra julgar que chega a ser ridículo. 

Ele coloca no mesmo significado um julgamento de magistrado com o fato de alguém olhar para uma pessoa e julgá-la segundo a aparência. 

Aqui, ele junta estes dois conceitos e diz que discernir as coisas, tem o mesmo significado que um julgamento de magistrado e você julgar alguém segundo a aparência.


I Co 5:12-13 - Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

Nossa isso que eu chamo de forçar a barra. Paulo estava lidando com uma situação extrema de imoralidade. E isto estava afetando a comunidade local como um todo e o que ele deixa claro, é que nesta situação, não se há dúvida de que se deve tomar uma atitude e expulsar do meio quem não desejar se concertar e mudar de vida.

1 - Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação e fornicação tal, qual nem ainda entre os gentios, como é haver quemabuse da mulher de seu pai.

2 - Estais inchados e nem ao menos vos entristecestes, por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.

3 - Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,

4 - em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,

5 - seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.

6 - Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?

7 - Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

8 - Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.

9 - Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem;

10 - isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.

11 - Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

12 - Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?

13 - Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

O contexto está se referindo a alguém que aparentemente abusou sexualmente da sua madrasta. 

Não devemos julgar, porém isto não significa que as questões que são claramente afrontas contra a conduta da vida moral deverão ser aceitas com naturalidade dentro da igreja. 

Este tipo de julgamento não tem nada a ver com julgar alguém pela sua aparência, nível social, e sim pela sua conduta moral claramente reprovável diante de toda uma comunidade. 

Esta situação nem se entra em discussão de que é necessário trazer a juízo e receber a devida punição que neste caso foi a exclusão do indivíduo da comunhão com a igreja.


I Co 6:2-3 - Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

"Vão julgar", não é "estão julgando". Vão, é futuro. Não está acontecendo. Irá um dia acontecer.

No dia da volta do Senhor Jesus Cristo, o testemunho da igreja julgará aqueles que deram as costas ao sacrifício do Filho.


Pipe

sábado, 28 de junho de 2014

Como um homem que faz sexo com uma mulher menstruada será castigado?

Ele estará sujo durante sete dias: 
Lv 15:24 – “E, se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda cama sobre que se deitar será imunda”.

Ele e a mulher serão expulsos:
Lv 20:18 – “E, quando um homem se deitar com uma mulher que tem a sua enfermidade e descobrir a sua nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte de seu sangue, ambos serão extirpados do meio do seu povo”.

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Descontradizendo:
A Bíblia de estudos NVI diz o seguinte a respeito da aparente "contradição" diferenciando os dois casos:

O comentário de Lv 15:24
"No caso de o período menstrual da mulher começar durante a relação sexual”. 

A situação é diferente de Lv 20:18.

“Durante a menstruação a mulher era protegida contra a atividade sexual”.

“Nenhuma oferta era exigida por causa da impureza contraída por um homem dessa maneira, mas a impureza durava sete dias”.


A tradução na NVI de Lv 20:18 é a seguinte:

"Se um homem se deitar com uma mulher durante a menstruação e com ela se envolver sexualmente, ambos serão eliminados do meio do seu povo, pois expuseram o sangramento dela".

Concluindo:
Lv 15:24 está se referindo ao fato de ambos descobrirem a menstruação durante o ato sexual.

Já Lv 20:18 diz que se durante a menstruação eles tiverem relações sexuais conscientes desta, ele deveriam ser expulsos.

Portanto, não há nenhuma contradição visto que se tratam de situações distintas.

Pipe

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Podemos comer algum "réptil" que voa?

Todos são imundos não podem ser comidos:. 
Dt 14:19 - 
“Também todo réptil que voa vos será imundo; não se comerá”.

Alguns podem ser comidos:
Lv 11:21-23  ”Mas isto comereis de todo o réptil que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra. Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, e o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, e o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie. E todo réptil que voa, que tem quatro pés, será para vós uma abominação.

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Descontradizendo:
A Bíblia de Jerusalém:
Dt 14:19-20 - "Considerareis impuros todos os bichos que voam. Deles não comereis. Podereis comer todas as aves puras".

Lv 11:20-23 - "Todos os insetos alados que caminham sobre quatro pés serão para vós imundos. De todos os insetos alados que caminham sobre quatro pés, não podereis comer a não ser os seguintes: aqueles que tem patas além dos pés, para saltarem sobre a terra. Dentre eles podereis comer os seguintes: as diferentes espécies de locustídeos, de gafanhotos, de acrídios e de grilos. Contudo, todos os inseto alados de quatro pés, tê-los-eis como imundos".

Bíblia de Estudo NVI:
Dt 14:19-20 - "Todas as pequenas criaturas que enxameiam e têm asas são impuras para vocês; não as comam. Mas qualquer criaturas que tem asas, sendo pura, vocês poderão comer".

Lv 11:20-23 - "Todas as pequenas criaturas que enxameiam, que têm asas mas que se movem pelo chão, serão proibidas para vocês. Dentre estas, porém, vocês poderão comer aquelas que têm pernas articuladas para saltar no chão. Dessas vocês poderão comer os diversos tipos de gafanhotos. Mas considerarão impuras todas as outras criaturas que enxameiam, que têm asas e se movem pelo chão".

O mesmo ocorre nas versões de João Ferreira de Almeida RIB e CRF.


Portanto, as novas traduções não trazem répteis.

Já quanto ao texto de Dt proibindo de se comer todos os tipos de bichos que voam, em seguida se distingue das aves puras. O que Levítico também faz é distinguir os tipos de insetos que se podem comer.

Pipe

quinta-feira, 26 de junho de 2014

O sangue dos sacrifícios de animais nos livra dos pecados?

Sim:
Lv 4:20 -
e fará a este novilho como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado.

Obs: Os demais textos dizem a mesma coisa, portanto desnecessário colocá-los, visto que se trata do mesmo pensamento: o de que o sangue dos animais nos lira dos pecados.

Não:
Hb 10:4 -
porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados.

Hb 10:11 -
E assim todo sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados;


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Descontradizendo:

Os sacrifícios foram ordenados por Deus para servirem de sombra para aquilo que Cristo faria na Cruz.

Eles serviam como um ato de fé para o povo enquanto o Cordeiro de Deus não vinha ao mundo oferecer-se como o único e verdadeiro sacrifício válido e aceito verdadeiramente por Deus.

Cada animal oferecido em holocausto era uma sombra de Cristo. Tipificava o sacrifício feito pelo Messias na Cruz!

Quando Deus legalizou os holocaustos na lei Mosaica, eles serviram como uma alternativa naquele momento até que finalmente o Cordeiro viesse e em definitivo abolisse tais sacrifícios.

Por isso, hoje no cristianismo não existe mais nenhum tipo de sacrifício animal, pois não existe razão nenhuma de continuarem existir. Pois o propósito de sua existência se consumou em Cristo.

Concluindo:
É disso que hebreus está se referindo, os animais em si mesmo jamais tiveram o poder de expiar o pecado de Israel. Era o ato de fé que o fazia e não o sacrifício em si mesmo, pois este era apenas a sombra do sacrifício de Cristo, o qual verdadeiramente era o sacrifício perfeito aceito por Deus.

Pipe

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Quem fez a arca da aliança?

Moisés 
Dt 10:1-3 - "Naquele mesmo tempo, me disse o SENHOR: Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim a este monte, e faze uma arca de madeira. E, naquelas tábuas, escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que quebraste, e as porás na arca. Assim, fiz uma arca de madeira de cetim, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi o monte com as duas tábuas na minha mã". 

Bezalel
Ex 37:1 - Fez também Bezalel a arca de madeira de cetim; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura, de um côvado e meio; e a sua altura, de um côvado e meio.


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Descontradizendo:

Um engenheiro constrói casas sem tocar em um único tijolo. E mesmo não sendo literalmente ele quem pôs as mãos na massa, não deixa de ser de certa forma uma verdade que foi ele quem a construiu também. Moisés não foi o construtor da arca e nem do tabernáculo. Ele como líder, delegou a todos os ourives, marceneiros, tecelões e arquitetos da "nação" para construir a arca e o tabernáculo. 

Guilherme Born

terça-feira, 24 de junho de 2014

Deus é misericordioso?

Deus é rei, misericordioso e bom.
Ex 34:6, II Sm 24:14, I Cr 16:34, Sl 25:8, 86:5, 100:5, 103:8, 106:1, 118:1, 136:1, 145:9, Jr 3:12, 33:11, Lm 3:33, Jl 2:13, Mq 7:18, Tg 5:11, I Jo 4:16

Deus é cruel, sem misericórdia e mal.
Ex 34:6-7, Nm 25:4, Dt 7:16, I Sm 6:19, 15:2-3, Jr 13:14, 16:3-7, Lm 2:2, 2:17, 3:43, Ez 7:4, 7:9, 9:5-6, Mq 1:12


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Descontradizendo vs. por vs.:
Como a questão da misericórdia de Deus é uma revelação bíblica, me deterei em descontradizer os versículos que "contradizem" isto. Vamos lá então:

Ex 34:6 -
Passando, pois, o SENHOR perante a sua face, clamou: JEOVÁ, o SENHOR, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.

Bastasse o sábio terminar de ler o texto, que perceberia que o fim desta história foi o perdão de Deus ao povo que evitou de exterminá-lo.

Quando a Bíblia diz que Deus visitará a iniquidade até a quarta geração, ela está querendo dizer o que com isto?

R; É bem simples. Deus visitará a
 iniquidade, ou seja, se não houver arrependimento nas gerações futuras, elas também sofrerão as consequências de suas escolhas. Porém, quando há arrependimento, a misericórdia de Deus perdoa tudo.


Os outros textos:
Nm 25:4 - Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao SENHOR diante do sol, e o ardor da ira do SENHOR se retirará de Israel.

Dt 7:16 -
Pois consumirás todos os povos que te der o SENHOR, teu Deus; o teu olho não os poupará; e não servirás a seus deuses, pois isso te seria por laço.

I Sm 6:19 -
E feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do SENHOR, até ferir do povo cinquenta mil e setenta homens; então, o povo se entristeceu, porquanto o SENHOR fizera tão grande estrago entre o povo.

I Sm 15:2-3 -
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos até aos jumentos.

Jr 13:14 -
E fá-los-ei em pedaços uns contra os outros, e juntamente os pais com os filhos, diz o SENHOR; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que os não destrua.

Jr 16:3-7 -
Porque assim diz o SENHOR acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca de suas mães que os tiverem e de seus pais que os gerarem nesta terra: Morrerão de enfermidades dolorosas e não serão pranteados nem sepultados; servirão de esterco para a terra; e, pela espada e pela fome, serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de mantimento às aves do céu e aos animais da terra. Porque assim diz o SENHOR: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o SENHOR, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia. E morrerão grandes e pequenos nesta terra e não serão sepultados; e não os prantearão nem se farão por eles incisões, nem por eles se raparão os cabelos. E nada se lhes dará por dó, para consolá-los por causa de morte; nem lhes darão a beber do copo de consolação, pelo pai de alguém ou pela mãe de alguém.


Lm 2:2 - Devorou o Senhor todas as moradas de Jacó e não se apiedou; derribou no seu furor as fortalezas da filha de Judá e as abateu até à terra; profanou o reino e os seus príncipes.

Lm 2:17 -
Fez o SENHOR o que intentou; cumpriu a sua palavra, que ordenou desde os dias da antiguidade: derribou e não se apiedou; fez que o inimigo se alegrasse por tua causa, exaltou o poder dos teus adversários.

Lm 3:43 -
Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; mataste, não perdoaste.

Ez 7:4 -
E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti, mas porei sobre ti os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu sou o SENHOR.

Ez 7:9 -
E não te poupará o meu olho, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim carregarei sobre ti, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu, o SENHOR, castigo.

Ez 9:5-6 -
E aos outros disse, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais. Matai velhos, e jovens, e virgens, e meninos, e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não

Descontradizendo todos de uma vez.
Como basicamente estes textos acima falam da mesma questão, ou seja, um Deus de misericórdia matando, destruindo e trazendo juízo, vamos descontradize-los todos de uma vez:

A Definição de misericórdia segundo o dicionário é:
 "Compaixão despertada pela miséria alheia; perdão;"

Segundo a Bíblia, a palavra que mais define misericórdia é
 "graça". Graça é um favor imerecido de alguém para com outra pessoa.

Agora vamos pensar o seguinte:
 

Misericórdia e graça são uma condição ou uma escolha?

*
 Condição: Se partirmos do princípio que é uma condição e não uma escolha, o inferno nem deveria existir. Pois como um Deus misericordioso condenará pessoas ao sofrimento eterno? 

Pensando assim, Deus é escravo de sua própria misericórdia, então quando ele distribui graça e perdão, não é porque de livre escolha o faz, mas porque é condicionado a fazê-lo.

*
 Escolha: A outra opção é a de que seja uma escolha livre de Deus conceder graça e misericórdia a quem ele desejar dar.

A segunda opção é de fato a revelação que a Bíblia nos dá. Em nenhum momento a Bíblia nos diz que Deus é obrigado a ter misericórdia.

Em todos estes textos acima está explícita esta verdade: Deus perdoa quem ele desejar perdoar, tem misericórdia de quem ele desejar ter misericórdia.
 

A Bíblia do Cético insiste o tempo todo em escolher uma verdade bíblica e aplicá-la totalmente em qualquer contexto.

O Deus que a Bíblia revela é um Deus de amor e misericórdia. O porque de em certas situações como acima mencionadas, Ele ter trazido juízo instantâneo, não significa que Ele não estava agindo com misericórdia no antes até desencadear no juízo.


Conclusão:

A Misericórdia é uma escolha livre de quem desejar distribui-la. Nunca foi uma condição revelada pela Bíblia. Deus como um Ser livre administra em Seu Ser distribuí-la como bem lhe aprouver. Caso contrário, isto implicaria em jamais ter o direito de julgar o universo por ser condicionado a não fazê-lo mediante a sua misericórdia. Ele é misericordioso, porém não é escravo de sua própria misericórdia. E o fato é que a Bíblia revela também que o Deus misericordioso um dia julgará toda a terra.

Pipe

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Quem escreveu os dez mandamentos?

Deus:
Ex 34:1 -
"Então, disse o SENHOR a Moisés: Lavra-te duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste". 

Moisés:
Ex 34:27 -
Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras; porque, conforme o teor destas palavras, tenho feito concerto contigo e com Israel.


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Descontradizendo:

Moisés certamente quando escreveu o vs.27 tinha em mente também o vs.1. Foi Deus quem escreveu as tábuas da Lei, porém, ele as escreveu por meio de Moisés.

Pipe 

domingo, 22 de junho de 2014

Deus se cansa?

Deus nunca se cansa:
Is 40:28 - Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.


Algumas vezes Deus se cansa:
Ex 31:17 - Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e restaurou-se.

Is 1:14 - As vossas Festas da Lua Nova, e as vossas solenidades, as aborrece a minha alma; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.

Is 43:24 - Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades.

Jr 15:6 - Tu me deixaste, diz o SENHOR, voltaste para trás; por isso, estenderei a mão contra ti e te destruirei; estou cansado de me arrepender.


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Olhando para o contexto de Isaías 40:26-31
"Levantai ao alto os olhos e vede quem criou estas coisas, quem produz por conta o seu exército, quem a todas chama pelo seu nome; por causa da grandeza das suas forças e pela fortaleza do seu poder, nenhuma faltará.Por que, pois, dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa de largo pelo meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão".

O texto está afirmando que:
1. Deus é todo poderoso (vs.26);
2. Deus conhece todos os nosso caminhos (vs.27);
3. Deus não se cansa (vs.28);
4. Deus fortalece o cansado (vs.29);
5. Os jovens se cansarão, fatigarão, e cairão sem forças (vs.30);
6. Deus renova daqueles que esperam nEle (vs.31).

O Texto fala de dois tipos de forças que implicam também em dois tipos de cansaços:
1. Fala de esperança. De pessoas que desistem e recebem de Deus forças para se levantar e continuar.
2. Fala de força física. A depressão é um bom exemplo de gente que perde as forças até para se levantar quando desistem de viver.


Descontradizendo vs. por vs.:
Ex 31:17 - "Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e restaurou-se".

A NVI traz a seguinte tradução:
"... pois em seis dias fez os céus e aterra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou".

Deus havia criado e organizado o mundo em seis dias. A Bíblia diz que ele terminou a obra da criação no sexto dia. Terminou significa que não havia mais nada a ser feito. Se não havia mais nada a ser criado, o que restava a Deus? 

Leiam comigo Gn 2:1-2 e vejam o que o texto diz:
"Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação".

O texto fala claramente de conclusão de algo que se estava fazendo. Ele não parou a criação porque estava cansado, mas porque havia terminado o que começou. Se ele terminou o que começo, volto a perguntar: "- Qual é a palavra que se usa para se referir ao término disto? O texto mesmo afirma que "Descansou de toda a obra que realizara". Não porque estivesse cansado, mas apenas porque completou a sua obra.

O autor de Hebreus usará este mesmo raciocínio para falar da salvação em Cristo por meio da fé:
"Visto que nos foi deixado a promessa de entrarmos nos descanso de Deus, que nenhum de vocês pense que falhou... Pois nós os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: "Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso", embora as suas obras estivesse concluídas desde a criação do mundo. Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: "No sétimo dia descansou de toda a obra que realizara" e de novo, na passagem citada há pouco, diz: "Jamais entrarão no meu descanso". Portanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as bosas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência...Assim ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entrar no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.

O autor de Hebreus usa o exemplo sabático justamente para destacar que o descanso aqui não tem nada a ver com cansaço físico. Fala apenas de algo terminado que não resta mais nada a ser feito a não ser descansar. Ele usa este exemplo para exemplificar a salvação pela graça, ou seja, aqueles que creem descansam de suas obras como meio de salvação. É disto que o texto está falando e usando como referência Gn 2. Ou seja, Gn 2 ou Ex 31 não está falando de cansaço "físico" e sim apenas de algo terminado que não resta mais nada a fazer a não ser descansar.

Concluindo Ex 31:
Se é verdade conforme Hebreus disse que Deus está até hoje descansando no seu descanso da obra terminada, isto significaria no pensar da Bíblia do Cético que Deus está cansado até hoje. E isto é uma grande distorção do texto.


Descontradizendo Is 43 e Jr 15:
Is 43:24 - Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades.

Jr 15:6 - Tu me deixaste, diz o SENHOR, voltaste para trás; por isso, estenderei a mão contra ti e te destruirei; estou cansado de me arrepender.

Primeiro de tudo, o conceito de cansado nestes textos não tem nada a ver com o texto de Is 40. Aqui está se referindo a tolerância e não a cansaço “físico”. Deus se cansou, ou melhor, não suportou mais a hipocrisia e os pecados de Israel. É disso que os textos estão falando. 

Para que estes textos se tornassem uma contradição, teria que ser baseado num outro texto que dissesse que Deus suporta o pecado humano eternamente. Se a Bíblia dissesse isto, daí sim haveria uma contradição. No mais, é apenas mais um exemplo de tentar fazer a Bíblia dizer o que ela não está dizendo.

Pipe