quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sobre o que a terra foi colocada?

Sobre o nada:
Jó 26:7 - O norte estende sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada.


Sobre pilares:
I Sm 2:8 - Levanta o pobre do pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.


---------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
A BDC literalmente interpreta o texto como se existissem uns pilares no vácuo do espaço sustentando a terra.

O sentido do texto é o sentido que está em Cl 1:15-20:
"o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

É neste sentido que o texto de I Sm se refere. Deus é aquele que sustenta o universo e inclusive a terra.

Pipe

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Samuel era um efrateu ou um levita?

Ele foi um efrateu:
I Sm 1:1-2 - Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina; Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos.

I Sm 1:20 - 
E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.


Ele foi um levita:
I Cr 6:27-28 - seu filho Eliabe, seu filho Jeroão, seu filho Elcana. E os filhos de Samuel: Vasni, seu primogênito, e o segundo Abias.

I Cr 6:36-38 - 
filho de Elcana, filho de Joel, filho de Azarias, filho de Sofonias, filho de Taate, filho de Assir, filho de Ebiasafe, filho de Corá, filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, filho de Israel.

---------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
A razão pela qual Elcana é chamado de Efrateu é bem simples.

Josué 21:20 - E as famílias dos filhos de Coate, 
levitas, que ficaram dos filhos de Coate, tiveram as cidades da sua sorte da tribo de Efraim.

Ele foi chamado Efrateu pela localidade em que morava e não por ser de fato da tribo de Efraim.

Reforçando:
Em 1 Cr 6, Zufe também é contado como Levita:

33 - Estes são, pois, os que ali estavam com seus filhos; dos filhos dos coatitas, Hemã, o cantor, filho de Joel, filho de Samuel,

34 - filho de 
Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliel, filho de Toá,

35 - filho de 
Zufe, filho de Elcana, filho de Maate, filho de Amasai,

36 - filho de Elcana, filho de Joel, filho de Azarias, filho de Sofonias,

37 - filho de Taate, filho de Assir, filho de Ebiasafe, filho de Corá,

38 - filho de Isar, filho de Coate, filho de 
Levi, filho de Israel.

Pipe

terça-feira, 29 de julho de 2014

Sísera foi assassinado enquanto dormia?

Sim, ele estava dormindo:
Jz 4:21 - Então, Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, e a pregou na terra, estando ele, porém, carregado de um profundo sono e já cansado; e assim morreu.

Não, ele estava acordado:
Jz 5:26-27 - À estaca estendeu a sua mão esquerda, e ao maço dos trabalhadores, a sua direita; e matou a Sísera e rachou-lhe a cabeça, quando lhe pregou e atravessou as fontes. Entre os seus pés, se encurvou, caiu, ficou estirado; entre os seus pés, se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali ficou abatido.

---------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Vamos comparar os dois textos. Para isto usarei a NVI onde o texto é mais claro:

Jz 4:18-21 - Jael saiu ao encontro de Sísera eo convidou: "Venha, entre na minha tenda, meu senhor. Não tenha medo!" Ele entrou, e ela o cobriu com um pano. "Estou com sede", disse ele. "Por favor, 
dê-me um pouco de água." Ela abriu uma vasilha de leite feita de couro, deu-lhe de beber, e tornou a cobri-lo. E Sísera disse à mulher: "Fique à entrada da tenda. Se alguém passar e perguntar se há alguém aqui, responda que não". Entretanto, Jael, mulher de Héber, apanhou uma estaca da tenda e um martelo e aproximou-se silenciosamente enquanto ele, exausto, dormia um sono profundo. E cravou-lhe a estaca na têmpora até penetrar no chão, e ele morreu.

Jz 5:25-27 - 
Ele pediu água, e ela lhe deu leite; numa tigela digna de príncipes trouxe-lhe coalhada. Ela estendeu a mão e apanhou a estaca da tenda; e com a mão direita o martelo do trabalhador. Golpeou Sísera, esmigalhou sua cabeça, esmagou e traspassou suas têmporas. Aos seus pés ele se curvou, caiu e ali ficou prostrado. Aos seus pés ele se curvou e caiu; onde caiu, ali ficou. Morto!

O que tem em comum nos dois textos:
1. Sísera pediu água e Jael lhe deu leite;
2. Jael o matou com uma estaca de tenda usando um martelo;
3. Ela traspassou a têmpora de Sísera;
4. Sísera morreu.

Obs: Até o vs.26, do cap.5, o texto não contém contradições. A aparente "contradição" aparece no vs.27:

"Aos seus pés ele se curvou, caiu e ali ficou prostrado. Aos seus pés ele se curvou e caiu; onde caiu, ali ficou. Morto!"

Concluindo:

Sísera chegou exausto na tenda de Jael. Tomou um copo de leite (ou coalhada) e foi se deitar (caído, entregue, exausto) aos pés de Jael. Do jeito que ele se deitou, ele permaneceu. Primeiramente num sono profundo, e depois de ter as têmporas traspassadas, permaneceu morto aos pés de Jael.

Débora em seu cântico, não está sugerindo que Sísera estava em pé quando foi golpeado por Jael. E sim, que Sísera estava exausto, caído e entregue nas mãos de Jael quando esta o matou. Pois:

1. Ele se curvou diante dela para se deitar;
2. Caiu e ali ficou prostrado por exaustão;
3. Onde ele caiu, ali ficou (em sono profundo e depois então morto).

Débora não seria tão ingênua em seu cântico de dizer que Sísera foi golpeado em pé, quando todos sabiam que ele estava dormindo quando Jael o matou.

Pipe

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Quem comprou o sepulcro dos filhos de Hamor?

Jacó.
Js 24:32 - Também enterraram em Siquém os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, porquanto foram em herança para os filhos de José.

Abraão.
At 7:16 - e foram transportados para Siquém e depositados na sepultura que Abraão comprara por certa soma de dinheiro aos filhos de Hamor, pai de Siquém.

---------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Vamos ao contexto onde Abraão compra a sepultura:

“E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara. E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela. Depois se levantou Abraão de diante de sua morta, e falou aos filhos de Hete, dizendo: Estrangeiro e peregrino sou entre vós; dai-me possessão de sepultura convosco, para que eu sepulte a minha morta de diante da minha face. E responderam os filhos de Hete a Abraão, dizendo-lhe: Ouve-nos, meu senhor; príncipe poderoso és no meio de nós; enterra a tua morta na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar a tua morta. Então se levantou Abraão, inclinou-se diante do povo da terra, diante dos filhos de Hete. E falou com eles, dizendo: Se é de vossa vontade que eu sepulte a minha morta de diante de minha face, ouvi-me e falai por mim a Efrom, filho de Zoar, que ele me dê a cova de Macpela, que ele tem no fim do seu campo; que ma dê pelo devido preço em herança de sepulcro no meio de vós. Ora Efrom habitava no meio dos filhos de Hete; e respondeu Efrom, heteu, a Abraão, aos ouvidos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da sua cidade, dizendo: Não, meu senhor, ouve-me: O campo te doutambém te dou a cova que nele está, diante dos olhos dos filhos do meu povo ta dou; sepulta a tua morta. Então Abraão se inclinou diante da face do povo da terra, e falou a Efrom, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Mas se tu estás por isto, ouve-me, peço-te. O preço do campo o darei; toma-o de mim e sepultarei ali a minha morta. E respondeu Efrom a Abraão, dizendo-lhe: Meu senhor, ouve-me, a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isto entre mim e ti? Sepulta a tua morta. E Abraão deu ouvidos a Efrom, e Abraão pesou a Efrom a prata de que tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, corrente entre mercadores. Assim o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo e a cova que nele estava, e todo o arvoredo que no campo havia, que estava em todo o seu contorno ao redor, se confirmou a Abraão em possessão diante dos olhos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da cidade. E depois sepultou Abraão a Sara sua mulher na cova do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã. Assim o campo e a cova que nele estava foram confirmados a Abraão, pelos filhos de Hete, em possessão de sepultura.” (Gênesis 23:1-20)


Abraão, portanto havia comprado tanto o campo, quanto a sepultura em Macpela, que é a região que mais tarde se tornou Siquém (quando Hamor a conquistou), das mãos de Efron, filho de Zoar .

Agora leiamos sobre a vinda de Jacó a Siquém (Macpela):

“E chegou Jacó salvo à Salém, cidade de Siquém (Macpela), que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade. E comprou uma parte do campo em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro”. (Gênesis 33:18-19)

Josué confirma esta história:

“Também os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram enterrados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que se tornara herança dos filhos de José”. (Josué 24:32)

O que os textos estão apontando, é que Jacó quando volta para a terra de seu avô Abraão, teve que comprar novamente o campo onde estava a sepultura de sua avó Sara. Pois a Terra havia sido conquistada por Hemor.

Estevão descreve o episódio em que Jacó morre no Egito e é trazido para ser enterrado em Siquém (Macpela):

“E Jacó desceu ao Egito, e morreu, ele e nossos pais; e foram transportados para Siquém, e depositados na sepultura que Abraão comprara por certa soma de dinheiro aos filhos de Emor, pai de Siquém”. (Atos 7:15-16)

O que Estevão faz é juntar as duas informações na mesma frase. A informação de que tanto Abraão quanto Jacó haviam comprado o mesmo campo. Não está errada a informação. O campo de fato foi comprado duas vezes. A primeira vez por Abraão e mais tarde novamente por Jacó.

Obs: Na mesma frase Estevão parece não se preocupar com o detalhe de que Abraão comprou o campo exatamente de Efron, filho de Zoar, e não dos filhos de Hemor, que era o homem que fundou Siquém. Quem comprou dos filhos de Hemor foi Jacó. Estevão não se preocupa com este detalhe e ao somar as duas compras misturou as informações.

Pipe 

domingo, 27 de julho de 2014

Qual tribo veio de Aijalom?

Dã:
Js 21:23-24 - E da tribo de , Elteque e os seus arrabaldes, Gibetom e os seus arrabaldes; e Aijalom e os seus arrabaldes, Gate-Rimom e os seus arrabaldes: quatro cidades.


Efraim:
I Cr 6:66 - E, quanto ao mais das famílias dos filhos de Coate, as cidades do seu termo se lhes deram da tribo de Efraim.


I Cr 6:69 - Aijalom, e os seus arrabaldes, e Gate-Rimom, e os seus arrabaldes;


---------------------------------------------------------------------------
Contexto de Josué 21:
5 - E aos outros filhos de Coate caíram por sorte, das famílias da tribo de Efraim, e da tribo de , e da meia tribo de Manassés, dez cidades.
20 - E as famílias dos filhos de Coate, levitas, que ficaram dos filhos de Coate, tiveram as cidades da sua sorte da tribo de
Efraim.
21 - E deram-lhes 
Siquém, cidade de refúgio do homicida, e os seus arrabaldes, no monte de Efraim, e Gezer e os seus arrabaldes;
22 - e 
Quibzaim e os seus arrabaldes, e Bete-Horom e os seus arrabaldes: quatro cidades.
23 - E da tribo de 
Elteque e os seus arrabaldes, Gibetom e os seus arrabaldes;
24 - e 
Aijalom e os seus arrabaldes, Gate-Rimom e os seus arrabaldes: quatro cidades.

Cidades de Efraim:
1. Siquém
2. Gezer
3. Quibzaim
4. Bete-Horom

Cidades de Dã:
1. Elteque
2. Gibetom
3. 
Aijalom
4. Gate-Rimom

Contexto de I Cr 6:
54 - E estas foram as suas habitações, segundo os seus acampamentos, no seu termo, a saber: dos filhos de Arão, da família dos coatitas, porque neles caiu a sorte,
55 - deram-lhes, pois, a Hebrom, na terra de Judá e os seus arrabaldes que a rodeiam.
56 - Porém o território da cidade e as suas aldeias deram a Calebe, filho de Jefoné.
57 - E aos filhos de Arão deram as cidades de refúgio: Hebrom, e Libna, e os seus arrabaldes, e Jatir, e Estemoa, e os seus arrabaldes,
58 - e Hilém, e os seus arrabaldes, e Debir, e os seus arrabaldes,
59 - e Asã, e os seus arrabaldes, e Bete-Semes, e os seus arrabaldes;
60 - e da tribo de 
Benjamim, Geba, e os seus arrabaldes, e Alemete, e os seus arrabaldes, e Anatote, e os seus arrabaldes; todas as suas cidades, pelas suas famílias, foram treze cidades.
61 - Mas os filhos de Coate, que restaram da família da tribo, da meia tribo, metade de 
Manasses, por sorte tiveram dez cidades.
62 - E os filhos de 
Gérson, segundo as suas famílias, da tribo de Issacar, e da tribo de Aser, e da tribo de Naftali, e da tribo de Manasses, em Basã, tiveram treze cidades.
63 - Os filhos de Merari, segundo as suas famílias, da tribo de 
Rúben, e da tribo de Gade, e da tribo de Zebulom, por sorte, tiveram doze cidades.
64 - Assim, deram os filhos de Israel aos levitas estas cidades e os seus arrabaldes.
65 - E deram-lhes, por sorte, estas cidades, da tribo dos filhos de 
Judá, da tribo dos filhos de Simeão, e da tribo dos filhos de Benjamim, às quais deram os seus nomes.
66 - E, quanto ao mais das famílias dos filhos de Coate, as cidades do seu termo se lhes deram da tribo de 
Efraim.
67 - Porque lhes deram as cidades de refúgio, Siquém, e os seus arrabaldes, nas montanhas de Efraim, como também Gezer e os seus arrabaldes,
69 - e Aijalom, e os seus arrabaldes, e Gate-Rimom, e os seus arrabaldes;
70 - e da meia tribo de 
Manasses, Aner, e os seus arrabaldes, e Bileão, e os seus arrabaldes; estas cidades tiveram os que ficaram da família dos filhos de Coate.
71 - Os filhos de 
Gérson, da família da meia tribo de Manasses, tiveram a Golã, em Basã, e os seus arrabaldes, e Astarote, e os seus arrabaldes;
72 - e da tribo de 
Issacar, Quedes, e os seus arrabaldes, e Daberate, e os seus arrabaldes,
73 - e Ramote, e os seus arrabaldes, e Aném, e os seus arrabaldes;

74 - e da tribo de 
Aser, Masal, e os seus arrabaldes, e Abdom, e os seus arrabaldes,
75 - e Hucoque, e os seus arrabaldes, e Reobe, e os seus arrabaldes;

76 - e da tribo de 
Naftali, Quedes, em Galiléia, e os seus arrabaldes, e Hamom, e os seus arrabaldes, e Quiriataim, e os seus arrabaldes.
77 - Os que ficaram dos filhos de Merari, da tribo de 
Zebulom, tiveram a Rimono, e os seus arrabaldes, a Tabor, e os seus arrabaldes;
78 - e dalém do Jordão, da banda de Jericó, ao oriente do Jordão, da tribo de 
Rúben, a Bezer, no deserto, e os seus arrabaldes, e a Jaza, e os seus arrabaldes,
79 - e Quedemote, e os seus arrabaldes, e a Mefaate, e os seus arrabaldes;

80 - e da tribo de 
Gade, Ramote, em Gileade, e os seus arrabaldes, e Maanaim, e os seus arrabaldes,
81 - e Hesbom, e os seus arrabaldes, e Jazer, e os seus arrabaldes.

Cidades de Efraim em I Cr:
1. Siquém
2. Gezer
3. Jocmeão
4. Bete-Horom
5. 
Aijalom
6. Gate-Rimom

Descontradizendo:
Para descontradizer esta "contradição", é preciso perceber algumas questões:

1. A tribo de Dã não é citada no texto de 1 Cr 6. Todas as demais tribos são citadas com exceção de Dã. Por quê?

2. Efraim e Dã no vs.5 são colocados no mesmo divisor juntamente com Manasses.

3. Há dois nomes de cidades de Dã relacionadas a Efraim: 
Aijalom e Gate-Rimom.

4. Jocmeão e Quibzaim são as mesmas cidades (Novo Dicionário da Bíblia; J.D. Fouglas, ed. Vida Nova);

Concluindo:
Como Dã não foi citada em I Cr, e duas cidades que em Josué estavam originadas dela, foram descritas como oriundas de Efraim, a conclusão que chegamos, é a de que o cronista usou apenas a tribo de Efraim para relatar as cidades que pertenciam as duas tribos.

Pipe

sábado, 26 de julho de 2014

A quem foram dadas as cidades de Estaol e Zorá?

Foram dadas à Judá:
Js 15:20 – “Esta é a herança da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias”. 

Js 15:33 – “Nas planícies: Estaol, e Zorá, e Asná,”. 


Foram dadas à Dã: 
Js 19:40-41 – “A sétima sorte saiu à tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias. E foi o termo da sua herança Zorá, e Estaol, e Ir-Semes,”


---------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:

Vamos ver todo o contexto:
• Js 13:15-23 – Distribuição territorial para a tribo de Rúben;
• Js 13:24-28 – Distribuição territorial para a tribo de Gad;
• Js 13:29-33 – Distribuição territorial para a tribo de Manasses;
• Js 14:6-15 – Distribuição territorial para Calebe;
• Js 15:1-12 – Distribuição territorial para a tribo de Judá;
• Js 16:1-10 – Distribuição territorial para a tribo de Efraim;
• Js 17:1-13 – Distribuição territorial da tribo de Manasses;
• Js 17:14-18 – 
Reclamação dos filhos de José por um território maior;
• Js 18:1-10 – 
Sete tribos ainda não haviam recebido sua porção territorial;
• Js 18:11-28 – Distribuição territorial para a tribo de Benjamim;
• Js 19:1-9 – Distribuição territorial para a tribo de Simeão;
• Js 19:10-16 – Distribuição territorial para a tribo de Zabulon;
• Js 19:17-23 – Distribuição territorial para a tribo de Issacar;
• Js 19:24-31 – Distribuição territorial para a tribo de Aser;
• Js 19:24-31 – Distribuição territorial para a tribo de Neftali;
• Js 19:40-51 – 
Distribuição territorial para a tribo de Dã;

Observações:
1. Dã foi a última tribo a receber seu território.

2. Quando Judá recebeu sua parte, sete tribos ainda ficaram de fora.

3. Os filhos de José quiseram um território maior e receberam.

Concluindo:
Não há nenhuma contradição nestes textos. Dos capítulos 13 a 17 sete tribos ainda não haviam recebido sua porção territorial, entre elas Dã. E foi apenas depois dos capítulos 18 em diante que as demais tribos receberam.

Assim como no capítulo 17 os filhos de José reclamaram seu território e Josué teve que rever a questão. O mesmo se deu com relação a tribo de Dã. Quando a sorte sobre as outras sete tribos foi tirada, algumas cidades e territórios foram redistribuídos. E neste caso, Dã recebeu Estaol e Zorá que antes havia sido destinada a Judá.

Josué era o líder nacional de Israel. E como líder distribuía e redistribuía o território conquistado como bem lhe aprouvesse.

Não há nenhum absolutismo na distribuição territorial descrita em Josué. De acordo com a necessidade de cada tribo, isto poderia ser revisto e redistribuído.


Pipe

sexta-feira, 25 de julho de 2014

A cidade de Ai existia depois de Josué destruí-la?

Não, ela nunca mais foi reconstruída depois que Josué a destruiu:
Js 8:28 - "Queimou, pois, Josué a Ai e a tornou num montão perpétuo, em assolamento, até ao dia de hoje".

Sim, ela existiu todo o tempo do cativeiro na Babilônia:
Ne 7:32 - "Os homens de Betel e Ai, cento e vinte e três".

---------------------------------------------------------------------------  
Descontradizendo:

Js 8:28 - "Queimou, pois, Josué a Ai e a tornou num montão perpétuo, em assolamento, até ao dia de hoje".

"Até o dia de hoje", significa que até o dia em que está história foi relatada, Aí estava como foi deixada. Se após estas palavras terem sido escritas, Aí foi reedificada, não se trata de uma contradição e sim que após aquele dia ela foi reedificada! Mas até aquele dia, ela estava totalmente destruída.

Quando Josué escreveu estas palavras, esta era a visão do presente que tinha daquela circunstância. Ele não estava profetizando uma realidade futura e perpétua. Tanto que ele complementa a frase com as palavras: 
"Até o dia de Hoje". O relato de Neemias veio séculos depois. 

Pipe

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Quem foi o pai de Acã?

O pai de Acã foi Carmi:
Js 7:1 - E prevaricaram os filhos de Israel no anátema; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.


O pai de Acã foi Zerá:
Js 7:24 - Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram a Acã, filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e a seus filhos, e a suas filhas, e a seus bois, e a seus jumentos, e as suas ovelhas, e a sua tenda, e a tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor.

Js 22:20 - 
Não cometeu Acã, filho de Zerá, transgressão no tocante ao anátema? E não veio ira sobre toda a congregação de Israel? Assim que aquele homem não morreu só na sua iniqüidade.


--------------------------------------------------------------------------- 
Descontradizendo:
A NVI traz a seguinte tradução:

Js 7:24 - "..., levour Acã, 
bisneto de Zerá...".

Obs: Era comum no contexto da época se dar ao avô ou ao bisavô como referência de paternidade.

Não há nenhuma contradição nestes textos uma vez que Zerá era o bisavô de Acã.

Pipe

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Deus destruiu as nações?

Deus promete destruir as nações:
Ex 33:2 
- E enviarei um Anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus),

Dt 7:1 - 
Quando o SENHOR, teu Deus, te tiver introduzido na terra, a qual passas a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;

Dt 7:24 - 
Também os seus reis te entregará na mão, para que desfaças os seus nomes de debaixo dos céus; nenhum homem parará diante de ti, até que os destruas.

Dt 31:3 - 
O SENHOR, teu Deus, passará adiante de ti; ele destruirá estas nações diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem dito.

Js 1:3-5 - 
Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e desde este Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo. Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

Js 3:10 - 
Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que de todo lançará de diante de vós os cananeus, e os heteus, e os heveus, e os ferezeus, e os girgaseus, e os amorreus, e os jebuseus.

Js 17:17-18 - 
Então, Josué falou à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Grande povo és e grande força tens; uma só sorte não terás; porém as montanhas serão tuas; e, pois que bosque é, corta-o, e as suas saídas serão tuas; porque expelirás os cananeus, ainda que tenham carros ferrados, ainda que sejam fortes.

Js 21:43-44 - Desta sorte, deu o SENHOR a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela. E o SENHOR lhes deu repouso em redor, conforme tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos ficou em pé diante deles; todos os seus inimigos o SENHOR deu na sua mão.


Existiram muitas nações. Deus não pôde destruí-las:
Js 15:63 - 
Não puderam, porém, os filhos de Judá expelir os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitaram os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje.

Js 16:10 - 
E não expeliram os cananeus que habitavam em Gezer; e os cananeus habitaram no meio dos efraimitas até ao dia de hoje; porém serviam-nos, sendo-lhes tributários.

Js 17:12-13 - 
E os filhos de Manassés não puderam expelir os habitantes daquelas cidades, porquanto os cananeus queriam habitar na mesma terra. E sucedeu que, engrossando em forças os filhos de Israel, fizeram tributários aos cananeus, porém não os expeliram de todo.

Jz 1:21 - 
Porém os filhos de Benjamim não expeliram os jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes, os jebuseus habitaram com os filhos de Benjamim em Jerusalém até ao dia de hoje.

Jz 3:1-5 - 
Estas, pois, são as nações que o SENHOR deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã. Isso tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos as gerações que, dantes, não sabiam disso: cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus, que habitavam nas montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom até à entrada de Hamate. Estes, pois, ficaram, para por eles o SENHOR provar a Israel, para saber se dariam ouvidos aos seus mandamentos que tinha ordenado a seus pais pelo ministério de Moisés. Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, e heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus,

Jz 1:27-36 - Nem Manassés expeliu os habitantes de Bete-Seã, nem dos lugares da sua jurisdição; nem a Taanaque, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Dor, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Ibleão, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Megido, com os lugares da sua jurisdição; e quiseram os cananeus habitar na mesma terra. E sucedeu que, quando Israel cobrou mais forças, fez dos cananeus tributários, porém não os expeliu de todo. Tampouco expeliu Efraim os cananeus que habitavam em Gezer; antes, os cananeus habitavam no meio dele, em Gezer. Tampouco expeliu Zebulom os moradores de Quitrom, nem aos moradores de Naalol; porém os cananeus habitavam no meio dele e foram tributários. Tampouco Aser expeliu os moradores de Aco, nem os moradores de Sidom, nem Alabe, nem Aczibe, nem Helba, nem Afeca, nem Reobe; porém os aseritas habitaram no meio dos cananeus que habitavam na terra; porquanto os não expeliram. Tampouco Naftali expeliu os moradores de Bete-Semes, nem os moradores de Bete-Anate; mas habitou no meio dos cananeus que habitavam na terra; porém lhes foram tributários os moradores de Bete-Semes e os de Bete-Anate. E apertaram os amorreus aos filhos de Dã até às montanhas; porque nem os deixavam descer ao vale. Também os amorreus quiseram habitar nas montanhas de Heres, em Aijalom e em Saalabim; porém prevaleceu a mão da casa de José, e ficaram tributários. E foi o termo dos amorreus desde a subida de Acrabim, e desde a penha, e dali para cima.

--------------------------------------------------------------------------- 
Descontradizendo:
Nenhum destes textos está dizendo de extinção total destas nações. Os textos simplesmente afirmam que Deus expulsaria estas nações de diante de Israel. E foi o que aconteceu.

O fato de terem permanecido, não se torna uma contradição uma vez que estes permaneceram debaixo do domínio israelita. E estes também, só permaneceram porque pagavam tributos a Israel.

Uma pergunta: Se uma nação diz que vai destruir outra nação e sai a guerra, o que implica esta destruição? Aniquilação total e extinção? Ou domínio total sem necessariamente isto se transformar em aniquilação e extinção?

Aquelas nações foram expulsas diante de Israel. Porém, não foram aniquiladas e nem extintas (os textos não dizem que seriam). Mas foram totalmente dominadas por Israel.

Conclusão:
Se trataria de uma contradição, se Deus dissesse que aniquilaria completamente estas nações levando-as a extinção. E como Deus não disse isto, se trata de mais uma distorção da BDC em tentar fazer a Bíblia dizer o que ela quer que diga.

Pipe