sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Cientistas afirmam que não existe um “gene gay”

Cientistas encontraram pedaços idênticos de DNA compartilhados por irmãos gays em outros cromossomos que não apenas o X



















terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Quando Pedro e André começaram a seguir Jesus?

Pergunta de Ricardo Pimentel:
No texto de João quando nos diz que dois discípulos de João batista ouviram o testemunho de João e passaram a seguir Jesus e perguntaram: “RABI, ONDE ASSISTES?”, eram esse André e outro discípulo, e ficaram com ele aquele dia até a hora décima (4 horas da tarde ). Logo André foi buscar a Pedro para o apresentar a Jesus... Mas nos relatos de Mateus, Marcos e Lucas nos informa que Jesus andando perto ao mar da Galiléia já encontra Pedro e André juntos lançando as redes ao mar, e não separados como afirma o evangelista João, e então já os chama e imediatamente eles deixam as suas redes e seguem a Jesus sem hesitar... logo há uma divergência entre os relatos... como solucioná-lo?

--------------------------------------------

Pipe Responde:

É simples Ricardo, eles foram apresentados a Jesus antes dele ter ido ao Deserto para ser tentado. Jesus ao voltar do deserto iniciou o seu ministério e chamou os apóstolos para segui-lo. Entre eles, André e Pedro, os quais já o conheciam.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Oséias 11 é um texto messiânico?

Proposta de Matheus Vinícius:
Mateus 2:15 - onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho".

Segundo o Ev. Mateus, quando Jesus foi ao Egito ele cumpriu uma profecia messiânica, dita em Oseias 11. Entretanto, Oseias 11 não fala nada sobre a profecia que o Messias devia ir ao Egito. O Oseias 11 fala apenas do amor de Deus por Israel.
-----------------------
Resposta:
R. V. G. Tasker comenta o seguinte:
"A citação descritiva de Oséias parece ter a intenção de sugerir ao leitor que o Messias, que é a personificação do verdadeiro Israel, repetiu em sua própria vida a experiência do Israel antigo; e também que ele era um segundo Moisés, maior que o primeiro. Sua suprema obra de salvação tinha como modelo o poderoso ato de salvação realizado por Deus através de Moisés a favor do povo escolhido. E, tal como Moisés foi chamado para ir ao Egito e libertar Israel, filho primogênito de Deus (Ex 4:22) da escravidão física, assim também Jesus foi chamado do Egito em sua infância, através da divina mensagem dada a José, para salvar a humanidade da escravidão do Pecado".

(Mateus - Introdução e Comentário; Ed.Vida Nova; pg.33-34)

domingo, 25 de janeiro de 2015

"Homossexuais podem mudar"

A psicóloga repreendida pelo conselho federal por anunciar que muda a orientação sexual de gays diz que ela é quem está sendo discriminada.



















terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Livro: "Gênesis 1 & 2" de Adauto Lourenço

Editora Fiel:
Você provavelmente já leu ou ouviu muitos teólogos ensinando sobre os dois primeiros capítulos do livro de Gênesis. E talvez você já tenha se perguntado: O que um cientista diria ao ler esses capítulos? O que ele diria sobre a criação da luz antes dos corpos celestes? Ou da criação da mulher de uma das costelas de Adão? Ou, ainda, sobre a criação dos dinossauros e outros animais do registro fóssil? Haveria alguma possível relação entre Gênesis 1 e 2 e a Ciência? Adauto Lourenço oferece respostas para essas e muitas outras perguntas que envolvem a difícil - mas viável - relação entre o texto bíblico e os fatos cientícos.

Sobre o autor:
Adauto J. B. Lourenço é formado em física pela Bob Jones University (EUA) e possui mestrado em física - matéria condensada com especialização em física de superfície - pela Clemson University (EUA). Também formou-se em teologia e música sacra pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (Brasil). Seus seminários sobre o tema Criação x Evolução tem sido apresentados desde 2000 em universidades, instituições de ensino, congressos, convenções e igrejas, tanto no Brasil quanto no exterior.

Recomendações:
No centro do debate entre criacionistas e evolucionistas está a interpretação dos primeiros capítulos do livro de Gênesis, onde encontramos a narrativa da criação. Ninguém melhor que professor Adauto para nos guiar nesta aventura, onde temas cruciais para nossa existência são tratados com rigor científico e compromisso bíblico. - Augustus Nicodemus Lopes - Doutor em Interpretação Bíblica (Westminster ‑ Teological Seminary, EUA) Professor, preletor e autor. Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A questão das origens permanece sendo um dos pontos de atrito entre teólogos e cientistas, e uma desculpa pronta e fácil para muita gente decidir ignorar o que Deus diz sobre a nossa condição humana e nosso futuro. Quem deseja pensar sobre o assunto, independente de seu ponto de partida, tem agora uma nova ferramenta para utilizar. Se você está em busca de respostas francas, este é um livro que não deixará de oferecê-las. Abra e enriqueça sua mente com esta leitura. - Carlos Osvaldo Cardoso Pinto - Ph.D. em Exposição e‑ .M. em Teologia do Antigo Testamento (Dallas ‑Teological Seminary, EUA). Professor, autor e exegeta. Chanceler da Organização Palavra da Vida.


Esta obra é uma pérola de rara beleza, um estudo assaz erudito e ao mesmo tempo ao alcance de todos os leitores. Traz informação e produz transformação. Ilumina a mente e aquece o coração, descortina-nos os mistérios da ciência ao mesmo tempo que nos leva de volta às Escrituras. - Hernandes Dias Lopes - Doutor em Ministério (Reformed ‑ Teological Seminary, EUA) Pastor, preletor e autor.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Livro: "No Princípio... - Um Guia Básico para Confrontação entre Criação e Evolução" de E.H.Andrews

Editora Fiel

Sinopse:
A teoria da evolução continua sendo ensinada como a explicação comprovada para a existência da vida, apesar de sua rejeição por um crescente número de cientistas competentes. Mas, o que nos dizem realmente os fatos? De onde veio a vida? Qual a idade da terra?

O Professor Andrews coloca fatos científicos à disposição da Bíblia para apresentar respostas às constantes indagações e questionamentos que se fazem sobre a veracidade dos fatos narrados nas Escrituras quanto à criação. Ele escreve especialmente para aqueles que têm pouco ou nenhum conhecimento científico, fazendo deste livro uma introdução ideal para analisar o confronto criação/evolução.

...marcado pela cortesia, com ensinamentos claros, argumentos bem apresentados e excelentes analogias... É, provavelmente, o melhor livro anti-evolução disponível - Christian Graduate.

Sobre o autor:

Professor E. H. Andrews, B.Sc, Ph.D, D.Sc, F.Inst.P, F.I.M., é Professor de Materiais na Universidade de Londres, tendo sido Reitor da Faculdade de Engenharia no Queen Mary College. Ele é uma autoridade internacional em ciência macromolecular, e tem publicado acima de oitenta tratados científicos e livros.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Livro: "Criação ou Evolução" de Henry Morris

Editora Fiel

O Livro de Gênesis (significando 'princípios', 'origens') é, nestes dias de cinismo, frequentemente considerado como nada mais que uma coleção de lendas antigas de épocas primevas menos sofisticadas. Alguns tomam as histórias do Gênesis como alegorias contendo certos valores morais e espirituais, embora não verazes no sentido histórico." "Mas o cristão que crê na Bíblia não pode aceitar essas ideias. Para ele, Gênesis constitui o alicerce sobre o qual se ergue todo o edifício da Escritura. O Novo Testamento, por exemplo, cita Gênesis diretamente, ou a ele se refere, nada menos de sessenta vezes. Cristo e os apóstolos obviamente aceitaram Gênesis como histórico e divinamente inspirado." "Ao considerarmos os onze primeiros capítulos de Gênesis, veremos que todos os dados verdadeiramente científicos e históricos apoiam a verdade do registro bíblico. Veremos também que os propósitos de Deus em Seu grandioso plano de salvação ligam-se inseparavelmente a esses mesmos fatos." (p. 8). Lendo isso me lembrei da seguinte frase de A. W. Tozier: "Se eu crer em Gênesis 1:1, 'No princípio Deus...', o restante da Bíblia não será problema para mim." Já li livros que tentam (desastrosamente, vejo hoje) conciliar o evolucionismo com os relatos bíblicos, tais como o livro Criação e Evolução - Deus, o Acaso e a Necessidade, de Newton Freire-Maia, e alguma coisa dos trabalhos de Teilhard de Chardin; mas para tanto, eles ignoraram e/ou interpretaram incoerentemente outras passagens bíblicas tanto no Novo como no Velho Testamentos que apresentam os relatos de Gênesis como sendo literais (excluindo ~5% dos textos, que são simbólicos. Ex: Gn 3:15). Ou seja, tentaram misturar água e óleo. O apóstolo Paulo, por exemplo, citou Adão como sendo uma pessoa real e por meio de quem entrou o pecado no mundo: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir." (Romanos 5:12-14 - destaque provido). Aceitar que a Bíblia concorda com a evolução (como faz a Igreja Católica, por exemplo) é quebrar sua teologia e chamar os escritores da Bíblia de mentirosos (incluindo até Jesus indiretamente, pelas palavras que disse e que são citadas nela). Mas o pior de tudo é dar ao entender que foi Deus quem criou o sofrimento e a morte, uma vez que a evolução diz que estes sempre existiram desde o início e sempre existirão, sendo natural. Ora, isso implica dizer que não existe pecado, pois sofrimento e morte não seriam consequências deste. Sendo assim, para quê Jesus morreu? Vê onde está o problema com esta ideia? Se a evolução for um fato, Jesus morreu em vão. Louvado seja Deus que não é assim! Logo logo estaremos com o Rei, salvos do sofrimento e da morte, por meio da fé nEle.

sábado, 17 de janeiro de 2015

DVD "Como Tudo Começou" de Adauto Lourenço

Editora Fiel

Sinopse:
Será que realmente somos resultados de um caldo primordial, que poderia ter existido a bilhões de anos atrás? Será que o Universo, que possui mais estrelas do que todos os grãos de areia de todas as praias e de todos os desertos do nosso planeta Terra, com toda a sua beleza exuberante e leis precisas, teria sido apenas fruto de um acidente cósmico conhecido por big bang a 13,7 bilhões de anos atrás? Ao nos depararmos com a complexidade do código genético (DNA), contendo mais de três bilhões de letras perfeitamente organizadas, altamente codificado e eficientemente armazenado, capaz de criar sistemas com tamanha complexidade e design, como o corpo humano, seria concebível aceitar que tal codificação teria sido apenas fruto do acaso? Perguntas inquietantes que urgem por respostas em Como Tudo Começou, você encontrará algumas delas.

Sobre o autor:

Adauto J. B. Lourenço é formado em física pela Bob Jones University (EUA) e possui mestrado em física - matéria condensada com especialização em física de superfície - pela Clemson University (EUA). Também formou-se em teologia e música sacra pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (Brasil). Seus seminários sobre o tema Criação x Evolução tem sido apresentados desde 2000 em universidades, instituições de ensino, congressos, convenções e igrejas, tanto no Brasil quanto no exterior.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Livro: "Para que serve Deus - Em Busca da Verdadeira Fé" de Philip Yancey

Editora Mundo Cristão

Sinopse:
"Minhas viagens têm-me levado a lugares onde os cristãos enfrentam o fogo purificador da opressão, da violência e da calamidade. Este livro relata histórias de lugares como a China, onde a igreja está crescendo espetacularmente apesar de um governo ateu; como o Oriente Médio, onde a outrora vicejante igreja da região central agora mal sobrevive; e como a África do Sul, onde uma igreja multicolorida junta os cacos de seu passado racista. Nos Estados Unidos visitei não apenas Virginia Tech e uma convenção de prostitutas, mas também um grupo de alcoólicos anônimos de Chicago e dois locais do cinturão bíblico do sul". 
Philip Yancey 

De suas muitas viagens pelo mundo como palestrante, Yancey tem colecionado recordações nem sempre agradáveis. Para que serve Deus apresenta os bastidores de dez situações especialmente tensas em que Yancey esteve presente, convidado a falar sobre a graça de Deus. Sempre atento às questões mais polêmicas da fé cristã, Yancey aventura-se na investigação do sentido prático da fé para aqueles que vivem momentos dramáticos e aparentemente sem esperança, como ele mesmo, à beira da morte numa estrada isolada, após sofrer grave acidente automobilístico. Este diário de bordo é o convite de Philip Yancey para responder à principal pergunta do livro, mas também para que você descubra como a mensagem da graça adquire contornos surpreendentes quando colocada à prova.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

E se Deus mandasse você sacrificar seu filho?

Um amigo me fez a seguinte pergunta:
PIPE se o tal Deus mandar vc sacrificar seu filho por ele vc sacrificaria?

Respondendo:
Deixe-me te dar um detalhes que vc pelo visto não sabe:
"Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;"
(Hebreus 11:17-18).

Logo, se Deus me desse um filho eu sendo idoso e minha esposa idosa e estéril, e me dissesse que desse filho faria uma grande nação, e em seguida Deus me pedisse para sacrificá-lo, isto implica que o Deus que me pediu para fazê-lo ressuscitaria meu filho para cumprir a sua promessa para com aquele filho. Entendeu? E foi esta de fato a história do que ocorreu. O filho não foi sacrificado, portanto não foi necessário ressuscitá-lo e deste descende todos os judeus e árabes.


Agora, tem outro detalhe nesta história, que quando chegou a vez de Deus sacrificar o Seu Filho por mim, ele o fez, e depois que este ressuscitou nasceu uma grande família de filhos de Deus: a nação cristã, cujo Rei é Jesus de Nazaré. Portanto, hoje não há nenhuma necessidade de eu sacrificar meu filho para Deus porque o Filho dEle já tomou o lugar do meu filho e o meu naquela cruz.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

DVD "Entre a Fé e a Dúvida"

Descrição:
Fé e Dúvida. Por vezes nós cremos, outras duvidamos. Frequentemente pensamos que a dúvida é o oposto da fé. No entanto, será que a natureza da fé requer a presença da incerteza? Será que a dúvida pode de alguma forma fortalecer nosso relacionamento com Deus? Afinal, onde está a linha divisória entre a crença real e a incredulidade? Participe conosco nessa série e descubra por si mesmo a verdade de que Deus deseja você por completo - incluindo suas dúvidas.

Especificações
Disco 1 | O Trapézio da Vida
Disco 2 | A Lição dos Três Porquinhos
Disco 3 | Em Busca do Lar
Disco 4 | O Vale da Dúvida
Disco 5 | O Dom da Incerteza
Disco 6 | O Silêncio de Deus

Disco 7 | Porque Eu Creio

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Conjunto de crenças x Conjunto de crenças

"Aquele que afirma ser cético em relação a um conjunto específico de crenças é, na verdade um verdadeiro crente em outro conjunto de crenças".


PHILLIP E. JOHNSON

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Deus e Tolkien

“Só uma pessoa desprovida de verdadeira inteligência e sem nenhuma imaginação é incapaz de conceber a vinda de um ser divino ao planeta“


J.R.R.Tolkien

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cientistas e teólogos se encontram no topo da montanha

" Para o cientista que tem vivido pela fé no poder da razão, a história termina como um sonho ruim. Ele escalou as montanhas da ignorância, está prestes a conquistar o pico mais elevado e, quando se lança sobre a última rocha, é saudado por um grupo de teólogos que estão sentados ali há vários séculos".


ROBERT JASTROW, Astrônomo, Físico e Cosmólogo.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Deus e Isaac Newton

"Este belíssimo sistema no qual estão o sol, os planetas e os cometas somente poderia proceder do desígnio e do poder absoluto de um ser inteligente e poderoso".


ISAAC NEWTON

sábado, 3 de janeiro de 2015

Deus e a Astronomia

"A astronomia nos leva a um acontecimento único, um Universo que foi criado do nada e cuidadosamente equilibrado para prover com exatidão as condições requeridas para a existência da vida. Na ausência de um acidente absurdamente improvável, as observações da ciência moderna parecem sugerir um plano por trás de tudo, ou, como alguém poderia dizer, algo sobrenatural".

ARNO PENZIAS, Físico e Teísta

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Prova cosmológica da existência de Deus

" Aqui está a prova cosmológica da existência de Deus, o argumento do projeto de Paley atualizado e reformado. O ajuste fino do Universo nos dá evidência prima facie do projeto divino".

ED HARRISON, Cosmologista