A prisão de
João Batista.
Mc 1:14-17 - E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a
Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está
cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.
E, andando junto ao mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam
a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu
farei que sejais pescadores de homens.
O chamado de
Pedro e André.
Jo 1:40-42 - Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram
aquilo de João e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão e
disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus.
E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado
Cefas (que quer dizer Pedro).
Jo 3:22-24 - Depois disso, foi Jesus com os seus discípulos para a terra
da Judéia; e estava ali com eles e batizava. Ora, João batizava também em Enom,
junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali e eram batizados.
Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão.
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Descontradizendo:
O relato de
Mateus:
4:
12 – ”Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou
para a Galiléia”.
Obs1: O assunto divisor para Mateus é a prisão de
João Batista. Portanto, tudo o que relata em seu testemunho acerca do
ministério de Jesus, parte da prisão de João Batista em diante.
18 – ”E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois
irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar,
porque eram pescadores”.
19 – ”E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei
pescadores de homens”.
20 – ”Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no”.
21 – ”E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos:
Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai,
consertando as redes; e chamou-os”.
22 – ”Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai,
seguiram-no”.
Obs2: Mateus não menciona o primeiro encontro de
Jesus com André, Pedro, Tiago e João (conforme Jo 1:35-51). Mateus relata
apenas o encontro de Jesus com os discípulos na praia (o que não significa que
ele já não os conhecia).
Obs3: Mateus não menciona a cura da sogra de Simão.
Obs4: Parece ficar implícito que eles já o
conheciam pela maneira instantânea que obedecem ao seu chamado. Será que se não
o conhecessem teriam respondido tão rápido ao chamado?
Obs5: Mateus não relata a transformação de água em
vinho.
Obs6: Mateus não relata a primeira purificação do
templo.
Obs7: Mateus não relata o encontro de Jesus com
Nicodemos.
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O relato de
Marcos:
1:
14 – ”E, depois que João foi entregue à prisão, veio
Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus”
16 – ”E, andando junto ao mar da Galiléia, viu Simão e
André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores”.
17 – ”E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que
sejais pescadores de homens”.
Obs1: Marcos também não menciona o primeiro
encontro de Jesus com André, Pedro, Tiago e João (conforme Jo 1:35-51). Marcos
relata apenas o encontro de Jesus com os discípulos na praia (o que não
significa que ele já não os conhecia).
Obs2: Marcos também não menciona a cura da sogra de
Simão.
Obs3: Também deixa implícito que eles já o
conheciam pela maneira instantânea que obedecem o seu chamado.
Obs4: Marcos também não relata a transformação de
água em vinho descrita por João.
Obs5: Marcos também não relata a primeira
purificação do templo.
Obs6: Marcos também não relata o encontro de Jesus
com Nicodemos.
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O relato de
Lucas:
3:
19 – ”Sendo, porém, o tetrarca Herodes repreendido por
ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe, e por todas as maldades
que Herodes tinha feito,”
20 – ”acrescentou a todas as outras ainda esta, a de
encerrar João num cárcere”.
Obs1: Lucas não relata a prisão de João Batista.
Obs2: Ele omite o relato da prisão de João batista
e começa a relatar desde a tentação de Jesus até o iniciar de seu ministério,
que segundo Mateus e Marcos foi depois que João Batista foi preso.
4:
14 – ”Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para
a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor”.
15 – ”E ensinava nas suas sinagogas e por todos era
louvado”.
16 – ”E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num
dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler”.
31 – ”E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os
ensinava nos sábados”.
38 – ”Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em
casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre; e rogaram-lhe
por ela”.
Obs3: Lucas parece deixar implícito que Simão
conhecia Jesus, quando relata a cura de sua sogra (4:38).
5:
1 – ”E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a
palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré”.
3 – ”E, entrando num dos barcos, que era o de Simão,
pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do
barco a multidão”.
4 – ”E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao
mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”.
5 – ”E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo
trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede”.
obs4: Se Pedro não conhecia Jesus, por que ele o
chamou de Mestre?
8 – ”E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de
Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador”.
9 – ”Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os
que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito,”
10 – ”e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de
Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de
agora em diante, serás pescador de homens”.
11 – ”E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o
seguiram”.
7:
18 – ”E os discípulos de João anunciaram-lhe todas essas
coisas”.
19 – ”E João, chamando dois dos seus discípulos,
enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro?”
Obs5: Como Lucas não relata a prisão de João
Batista, e os demais Evangelhos (Mateus e Marcos) afirmam que isto ocorreu
antes de Jesus iniciar seu ministério, eu afirmo a luz de Mateus e Marcos que
João já estava preso quando enviou seus dois discípulos até Jesus.
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O relato de
João:
obs1: João relata um segundo encontro com João
Batista e não o primeiro quando ocorreu o seu batismo.
Obs2: Mateus e Marcos não relatam o primeiro
encontro de Jesus com André, Pedro, Tiago e João;
Obs3: Mateus, Marcos e Lucas não mencionam a cura
da sogra de Pedro; não mencionam a transformação de água em vinho; não
mencionam a purificação do templo; não mencionam o encontro de Jesus com
Nicodemos, e iniciam seu relato direto a partir do encontro no mar da Galiléia.
Obs4: João não cita o encontro de Jesus com os
discípulos na praia.
Obs5: João não relata a prisão de João Batista. Diz
apenas em 3:24 que João Batista ainda não havia sido preso.
Obs6: Eu acredito que foi entre o cap.3 e o cap.4
de João que João Batista foi preso. Pois, em Jo 4:3 diz: ”Quando o Senhor ficou
sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais a Galiléia”.
Comparem:
Mt 4:12 – ”Jesus, porém, ouvindo que João estava
preso, voltou para a Galiléia”.
Mc 1:14 – ”E, depois que João foi entregue à
prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus”
Lc 4:14 – ”Então, pela virtude do Espírito, voltou
Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor”.
Jo 4:3 – ” deixou a Judéia e foi outra vez para a
Galiléia”.
Os três primeiros textos dizem que Jesus inicia seu
ministério a partir da prisão de João batista e em seguida vai para a Galiléia.
Agora, João não relata a prisão, e diz que depois
do último “encontro” (o texto não diz que se encontraram de fato, comenta
apenas a conversa de João Batista com um certo judeu) com João Batista
(3:22-36) Jesus vai para a Galiléia.
Depois, Também o texto em Jo 5:35 parece deixar
implícito que João já estava morto, pois Jesus diz:
”João era uma candeia que queimava e irradiava luz, e
durante certo tempo vocês quiseram alegrar-se com a sua luz”.
Note que os verbos estão no passado. Ele não faria
uso do verbo no passado se João ainda estivesse vivo. Por isso afirmo que João
já havia sido preso antes do cap.4 de João e quando Jesus vai para a Galiléia
no cap.4, João Batista estava preso à luz dos outros três evangelhos.
Obs6: Outra questão é que João não relata o chamado
de Tiago e João no mar da Galiléia (Mt 3:21, Mc 1:19).
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Conclusão:
Foi somente a partir do Cap.4 de João, quando Jesus
volta para a Galiléia, que o chamado definitivo que Mt, Mc e Lc dizem ter sido
no Mar da galiléia, ocorre. E isto somente ocorreu depois da prisão de João
Batista.
Portanto, à luz de todos os quatro evangelhos, não
há nenhuma contradição!
Pipe