quarta-feira, 31 de agosto de 2016
terça-feira, 30 de agosto de 2016
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
domingo, 28 de agosto de 2016
sábado, 27 de agosto de 2016
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
terça-feira, 23 de agosto de 2016
As mulheres falaram em seguida aos discípulos?
Elas correram para falar aos discípulos
imediatamente.
Mt 28:8 - E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande
alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.
Lc 24:8-9 - E lembraram-se das suas palavras. E, voltando do sepulcro, anunciaram todas essas coisas aos onze e a todos os demais.
Elas não contaram para ninguém porque ficaram com medo.
Mc 16:8 - E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém, porque temiam.
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Descontradizendo
Por Guilherme Born
Por Guilherme Born
Vamos novamente ao
contexto do Texto que diz que elas não foram diretamente aos discípulos:
7 - Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. (O anjo dizendo a Maria)
8 - E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém, porque temiam.
9 - E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
10 - E, partindo ela, anunciou-o àqueles (discípulos) que tinham estado com ele (Jesus), os quais estavam tristes e chorando.
O que vemos no contexto do versículo?
Vemos que Maria e as outras mulheres foram até os discípulos diretamente. O texto que a BDC diz que contradiz Mateus e Lucas, na verdade afirma mais ainda que elas foram diretamente a eles, e não falaram a ninguém no trajeto até os discípulos.
Mateus - E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. (diretamente)
Lucas - E, voltando do sepulcro, anunciaram todas essas coisas aos onze e a todos os demais. (diretamente)
7 - Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. (O anjo dizendo a Maria)
8 - E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém, porque temiam.
9 - E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
10 - E, partindo ela, anunciou-o àqueles (discípulos) que tinham estado com ele (Jesus), os quais estavam tristes e chorando.
O que vemos no contexto do versículo?
Vemos que Maria e as outras mulheres foram até os discípulos diretamente. O texto que a BDC diz que contradiz Mateus e Lucas, na verdade afirma mais ainda que elas foram diretamente a eles, e não falaram a ninguém no trajeto até os discípulos.
Mateus - E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. (diretamente)
Lucas - E, voltando do sepulcro, anunciaram todas essas coisas aos onze e a todos os demais. (diretamente)
Conclusão
Os três evangelistas estão afirmando que elas foram diretamente aos discípulos. Porém Marcos acrescenta a informação de que elas não falaram com ninguém na trajetória até o local onde estavam os discípulos. Gostaria de saber onde está a contradição.
À luz destas informações, não há contradição!
Os três evangelistas estão afirmando que elas foram diretamente aos discípulos. Porém Marcos acrescenta a informação de que elas não falaram com ninguém na trajetória até o local onde estavam os discípulos. Gostaria de saber onde está a contradição.
À luz destas informações, não há contradição!
segunda-feira, 22 de agosto de 2016
domingo, 21 de agosto de 2016
sábado, 20 de agosto de 2016
De onde as mulheres assistiram a crucificação?
Elas estavam de pé ao longe.
Mateus 27:55 - E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham
seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir,
Marcos 15:40 - E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe,
entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de
José, e Salomé,
Lucas 23:49 - E todos os seus conhecidos e as mulheres que juntamente o
haviam seguido desde a Galiléia estavam de longe vendo essas coisas.
Elas estavam próximas a cruz.
Jo 19:25 - E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe,
Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
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Descontradizendo
Por Guilherme Born
Vamos ao contexto:
Mulheres Longe:
Mateus 27
50 - E Jesus, clamando outra vez
com grande voz, entregou o espírito. (...)(morreu)
54 - (...)E o centurião e os que
com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e as coisas que haviam sucedido,
tiveram grande temor e disseram: Verdadeiramente, este era o Filho de Deus.
55 - E estavam ali, olhando de
longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o
servir,
56 - entre as quais estavam Maria
Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.
O que vemos nesse contexto? Que elas estavam vendo as coisas de longe
APÓS a morte de Jesus.
Isso ocorre exatamente igual em Marcos e Lucas. Estes estão descrevendo
o que aconteceu com Jesus após a sua morte, ou seja, todo o processo de descida
da cruz e enterro.
Porém a narrativa de João não está descrevendo o que aconteceu após a
Morte e sim durante a crucificação, enquanto Jesus ainda estava vivo. Vejamos o
contexto:
João 19
23 - Tendo, pois, os soldados
crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram quatro partes, para cada
soldado uma parte, e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a
baixo, não tinha costura.
24 - Disseram, pois, uns aos
outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será.
Isso foi assim para que se cumprisse a Escritura, que diz: Dividiram entre si
as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Os soldados, pois,
fizeram essas coisas.
25 - E junto à cruz de Jesus
estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
26 - Ora, Jesus, vendo ali sua
mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe:
Mulher, eis aí o teu filho.
27 - Depois, disse ao discípulo:
Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.
28 - Depois, sabendo Jesus que já
todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse:
Tenho sede.
29 - Estava, pois, ali um vaso
cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja e, pondo-a num hissopo, lha
chegaram à boca.
30 - E, quando Jesus tomou o
vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Vejam que João não está narrando onde estavam as mulheres após a morte,
está narrando o que Jesus disse a elas quando estavam próximas a cruz, antes de
sua morte. Já Mateus, Marcos e Lucas não relatam nada sobre esta conversa de
Jesus e sua mãe aos pés da Cruz. Isso evidencia mais ainda que os três estão
relatando algo totalmente diferente do que João estava relatando.
Conclusão:
Como Mateus, Marcos e Lucas se referem ao acontecimento após a morte de
Jesus e João a um acontecimento anterior à morte de Jesus, não há nenhuma
contradição.
Guilherme Born
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Descontradizendo:
Por Pipe
Mt 27:55:
1. Maria Madalena;
2. Maria mãe de Tiago e de José;
3. A Mãe dos filhos de Zebedeu.
Obs1: Mateus descreve depois que Jesus morre no vs.50. Quando Mateus
descreve que estavam longe, Jesus já havia morrido.
Vamos ao contexto:
50 – ”Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o
espírito”.55 – ”Muitas mulheres, estavam ali, observando de longe. Elas haviam
seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir”.
Obs2: Mateus não menciona o nome de Maria, mãe de Jesus.
Obs3: Mateus não descreve o diálogo de Jesus com sua mãe Maria e seu
discípulo João. Ele descreve a morte de Jesus e menciona que as mulheres
Ficaram de longe assistindo os momentos finais de sua morte na cruz.
Mc 15:40
1. Maria Madalena;
2. Salomé;
3. Maria, mãe de Tiago e de José.
Obs1: Marcos descreve depois que Jesus expira. Vs.37.
Vamos ao contexto:
37 – ”Mas Jesus, com um alto brado, expirou”.
40 – ”Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam
Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mãe jovem, e de José”.
41 – ”Na Galiléia elas tinham seguido e servido a Jesus. Muitas outras
mulheres que tinham subido com ele para Jerusalém estavam ali”
Obs2: Marcos também não menciona Maria mãe de Jesus.
Obs3: Marcos também não menciona o diálogo de Jesus com Maria e João.
Lc 23:49
Obs1. Lucas não menciona os nomes das mulheres que estavam longe.
Obs2: Lucas também menciona o fato depois que Jesus morre. Jesus já
havia morrido no Vs.46.
Vamos ao contexto:
46 – ”Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu
espírito”. Tendo dito isso expirou”.
49 – ”Mas todos os que o conheciam, inclusive as mulheres que o haviam
seguido desde a Galiléia, ficaram de longe, observando essas coisas”.
Obs3: Lucas também não menciona o nome de Maria, mãe de Jesus.
Obs4: Lucas também não menciona o diálogo de Jesus com Maria, sua mãe e
João.
Jo 19:25
1. Maria, mãe de Jesus;
2. A irmã dela, Maria, mulher de Copas;
3. Maria Madalena.
Obs1: João descreve o fato antes da morte de Jesus que ocorreu apenas
no vs.30.
Lendo o contexto:
25 – ”Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria,
mulher de Clopas, e Maria Madalena,”
26 – ”Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem
amava, disse à sua mãe: “Aí está o seu filho”,”
27 - ”e ao discípulo: “Aí está a sua mãe”. Daquela hora em diante, o
discípulo a recebeu em sua família”.
28 – ”Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a
Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”.”
30 – ”..., Jesus disse: “Está consumado!”. Com isso, curvou a cabeça e
entregou o espírito”.
Obs2: João é o único dos Evangelistas que menciona o nome de Maria, mãe
de Jesus.
Obs3: João é o único que descreve o seu diálogo com Jesus e com Maria,
mãe de Jesus.
Obs4: João não menciona mais as mulheres depois que Jesus morre. Ele só
as menciona antes de Jesus morrer e não depois.
Obs5: João diz que: ”Mais tarde”... Ou seja, depois de algum tempo foi
que Jesus morreu. É possível que nesse tempo, Maria Madalena e a tia de Jesus
se distanciaram de perto da cruz.
Conclusão:
Observando os quatro relatos, fica evidente que algumas mulheres
estavam perto de Jesus antes dele morrer. Porém, quando viram que estava
chegando seu fim, se afastaram e observaram de longe os momentos finais de sua
morte.
Talvez dentre elas, Maria, a mãe de Jesus, tenha ficado junto com João
e assistido de perto a morte de seu filho. Pois, os textos de Mateus, Marcos e
Lucas não mencionam o nome dela entre as mulheres que assistiram de longe.
Concluindo, não há nenhuma contradição!
sexta-feira, 19 de agosto de 2016
Aqueles que chamam o nome do Senhor serão ouvidos?
Todos
aqueles que chamam o nome do Senhor serão ouvidos.
Jl 2:32 - E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será
salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR
tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar.
At 2:21 - e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor
será salvo.
Rm 10:13 - Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Nem todos os
que chamam o nome do Senhor serão ouvidos.
Jr 14:12 - Quando jejuarem, não ouvirei o seu clamor e quando oferecerem
holocaustos e ofertas de manjares, não me agradarei deles; antes, eu os
consumirei pela espada, e pela fome, e pela peste.
Ez 8:18 - Pelo que também eu procederei com furor; o meu olho não
poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, eu
não os ouvirei.
Mq 3:4 - Então, clamarão ao SENHOR, mas não os ouvirá, antes esconderá
deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras.
Mt 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos
céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
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Descontradizendo:
A BDC está sugerindo que a Bíblia diz que Deus
ouviria qualquer clamo e atenderia. Vamos ler o contexto dos textos e ver de
que tipo de clamor ela está se referindo:
Descontradizendo
Jl 2:32:
Contexto:
12 - Ainda
assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com
jejuns, e com choro, e com pranto.
13 - E rasgai o vosso
coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus; porque
ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em
beneficência e se arrepende do mal.
14 - Quem
sabe se se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta
de manjar e libação para o SENHOR, vosso Deus?
15 - Tocai a
buzina em Sião, santificai
um jejum, proclamai um dia de proibição.
16 -
Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os
filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recamara, e a noiva, do seu
tálamo.
17 - Chorem os
sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e
digam: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio,
para que as nações façam escárnio dele; porque diriam entre os povos: Onde está
o seu Deus?
18 - Então, o
SENHOR terá zelo da sua terra e se compadecerá do seu povo.
19 - E o
SENHOR responderá e dirá ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o
óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as
nações.
20 - E aquele
que é do Norte farei partir para longe de vós, e lançá-lo-ei em uma terra seca
e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar
ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez
grandes coisas.
21 - Não
temas, ó terra; regozija-te e alegra-te; porque o SENHOR fez grandes coisas.
22 - Não
temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o
arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
23 - E vós,
filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele
vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no
primeiro mês.
24 - E as
eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo.
25 - E
restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, e a locusta, e o
pulgão, e a oruga, o meu grande exército que enviei contra vós.
26 - E
comereis fartamente, e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do SENHOR,
vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo não será
mais envergonhado.
27 - E vós
sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e
ninguém mais; e o meu povo não será envergonhado para sempre.
28 - E há de
ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos
e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens
terão visões.
29 - E também
sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
30 - E
mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça.
31 - O sol se
converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível
dia do SENHOR.
32 - E há de
ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte
Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos
restantes que o SENHOR chamar.
Concluindo Jl 2:32
Jl 2:32 não está falando de um clamor qualquer.
Está falando de arrependimento genuíno. Está falando de rasgar não apenas as
vestes, mas também os corações com jejuns, e com choro, e com pranto. É deste
tipo de clamor que ele trata.
Descontradizendo
At 2:21:
Obs: Este texto é o mesmo de Jl 2:32. Ver At 2:16:
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel.
Portanto, trata-se do mesmo conceito de
arrependimento, pois no contexto posterior, Pedro lhes diz: E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós
seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o
dom do Espírito Santo.
Descontradizendo
Rm 10:13:
Lendo o vs anterior:
12 -
Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de
todos, rico para com todos os que o invocam.
13 - Porque
todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Obs: O texto de Jl é usado por Paulo apenas para
dizer que o Evangelho não faz distinção entre judeu e grego. Ou seja, tanto um
judeu quanto um grego, se clamar a Deus serão ouvidos.
Descontradizendo
Jr 14:12:
Por que Deus não queria ouvir o clamor de Judá?
Vamos ao contexto:
Capítulo 13:
9 - Assim diz
o SENHOR: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém.
10 - Este
povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo o
propósito do seu coração e anda após deuses alheios, para servi-los e
inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada
presta.
11 - Porque,
como o cinto está ligado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa
de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por
nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos.
15 - Escutai,
e inclinai os ouvidos, e não vos ensoberbeçais; porque o SENHOR falou.
16 - Dai
glória ao SENHOR, vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem
vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em
sombra de morte e a reduza à escuridão.
17 - E, se
isso não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vossa soberba;
e amargamente chorarão os meus olhos e se desfarão em lágrimas, porquanto o
rebanho do SENHOR foi levado cativo.
22 - Quando,
pois, disseres no teu coração: Por que me sobrevieram estas coisas? Pela multidão das
tuas maldades se descobriram as tuas fraldas, e os teus calcanhares sofrem
violentamente.
25 - Esta
será a tua sorte, a porção que te será medida por mim, diz o SENHOR; pois te esqueceste
de mim e confiaste em mentiras.
26 - Assim
também eu descobrirei as tuas fraldas até ao teu rosto; e aparecerá a tua
ignomínia.
27 - Vi as tuas
abominações, e os teus adultérios, e os teus rinchos, e a enormidade da tua
prostituição sobre os outeiros no campo; ai de ti, Jerusalém! Não te
purificarás? Até quando ainda?
Capítulo 14:
7 - Posto que
as nossas maldades testifiquem contra nós, ó SENHOR, opera tu por amor do teu
nome; porque as
nossas rebeldias se multiplicaram; contra ti pecamos.
10 - Assim
diz o SENHOR acerca deste povo: Pois que tanto amaram o afastar-se e não
detiveram os pés; por isso, o SENHOR se não agrada deles, mas agora se lembrará
da maldade deles e visitará os seus pecados.
11 - Disse-me
mais o SENHOR: Não rogues por este povo para bem.
12 - Quando
jejuarem, não ouvirei o seu clamor e quando oferecerem holocaustos e ofertas de
manjares, não me agradarei deles; antes, eu os consumirei pela espada, e pela
fome, e pela peste.
Concluindo Jr 14:12:
Este texto fala do diálogo de Jeremias e Deus a
respeito de Judá e Jerusalém. Jeremias está clamando à Deus para que não
destrua o povo. E Deus o está respondendo que tudo aquilo estava acontecendo
como resultado dos pecados deles. E que não adiantava ele ficar clamando por eles.
Veja o que Deus diz no Cap.15:
1 - Disse-me,
porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria
a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam.
6 - Tu me
deixaste, diz o SENHOR, voltaste para trás; por isso, estenderei a mão contra
ti e te destruirei; estou cansado de me arrepender.
7 - E
padejá-los-ei com a pá nas portas da terra; desfilhei, destruí o meu povo; não
voltaram dos seus caminhos.
O que fica claro no contexto é que Deus estava
dizendo que aquele povo sempre o rejeitou, sempre o traiu, sempre o desprezou.
Deus já havia dado diversas chances de
arrependimento e estes não quiseram. E agora era Deus quem não estava mais
disposto a continuar insistindo neles. Deus não estava desprezando um jejum
genuíno ou um clamor genuíno. Deus estava desprezando o rito hipócrita que não
é seguido de mudança de caráter e postura para com Ele. É como se Ele dissesse:
"- De que adianta vocês jejuarem, clamarem, se vocês nunca mudam de
comportamento? Vocês podem jejuar e clamar o quanto quiserem. Porém, se tudo
isto não é seguido de arrependimento genuíno de nada vale e não sou obrigado a ouvi-los."
Descontradizendo
Ez 8:18:
Vamos ao contexto:
1 - Sucedeu,
pois, no sexto ano, no mês sexto, no quinto dia do mês, estando eu assentado na
minha casa, e os anciãos de Judá, assentados diante de mim, que ali a mão do
Senhor JEOVÁ caiu sobre mim.
2 - E olhei,
e eis uma semelhança como aparência de fogo; desde a aparência dos seus lombos,
e daí para baixo, era fogo e dos seus lombos para cima, como aspecto de um
resplendor, como cor de âmbar.
3 - E
estendeu a forma de uma mão e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o
Espírito me levantou entre a terra e o céu e me trouxe a Jerusalém em visões de
Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde
estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus.
4 - E eis que
a glória do Deus de Israel estava ali, conforme a semelhança que eu tinha visto
no vale.
5 - E
disse-me: Filho do homem, levanta, agora, os teus olhos para o caminho do
norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que da banda do
norte, à porta do altar, estava esta imagem de ciúmes, à entrada.
6 - E
disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes
abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário?
Mas verás ainda maiores abominações.
7 - E
levou-me à porta do átrio; então, olhei, e eis que havia um buraco na parede.
8 - E
disse-me: Filho do homem, cava, agora, naquela parede. E cavei na parede, e eis
que havia uma porta.
9 - Então, me
disse: entra e vê as malignas abominações que eles fazem aqui.
10 - E entrei
e olhei, e eis que toda forma de répteis, e de animais abomináveis, e de todos
os ídolos da casa de Israel estavam pintados na parede em todo o redor.
11 - E setenta
homens dos anciãos da casa de Israel, com Jazanias, filho de Safã, que se
achava no meio deles, estavam em pé diante das pinturas, e cada um tinha na mão
o seu incensário; e subia uma espessa nuvem de incenso.
12 - Então,
me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas
trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? E eles dizem: O SENHOR
não nos vê, o SENHOR abandonou a terra.
13 - E
disse-me: Tornarás a ver ainda maiores abominações do que as que estes fazem.
14 - E
levou-me à entrada da porta da Casa do SENHOR, que está da banda do norte, e
eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz.
15 - E
disse-me: Viste, filho do homem? Verás ainda abominações maiores do que estas.
16 - E
levou-me para o átrio interior da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada
do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens,
de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; e eles adoravam
o sol, virados para o oriente.
17 - Então,
me disse: Viste, filho do homem? Há coisa mais leviana para a casa de Judá do
que essas abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência,
tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz.
18 - Pelo que
também eu procederei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade;
ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, eu não os ouvirei.
Concluindo Ez 8:18
Penso que não preciso dizer mais nada além daquilo
que o próprio texto está dizendo. Pois o texto nos dá claramente a situação que
a religião judaica vivenciava. E é evidente que a santidade de Deus não se
relacionaria com tal situação. Deus sempre deixou claro em sua palavra que não
se relaciona com o pecado. O texto deixa claro que naquela situação, Deus não
ouviria ninguém. O que fica implícito é que sem arrependimento genuíno, Deus
não ouviria a ninguém. Portanto, não há nenhuma contradição!
Descontradizendo
Mq 3:4:
Vamos ao contexto:
1 - Mais disse eu: Ouvi agora vós, chefes de Jacó,
e vós, príncipes da casa de Israel: não é a vós que pertence saber o direito?
2 - A vós que aborreceis o bem e amais o mal, que
arrancais a pele de cima deles e a sua carne de cima dos seus ossos,
3 - e que comeis a carne do meu povo, e lhes
arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e
como carne do meio do caldeirão.
4 - Então, clamarão ao SENHOR, mas não os ouvirá,
antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas
suas obras.
5 - Assim diz o SENHOR contra os profetas que fazem
errar o meu povo, que mordem com os seus dentes e clamam: Paz! Mas contra
aquele que nada lhes mete na boca preparam guerra.
6 - Portanto, se vos fará noite, para que não haja
profecia, e haverá trevas, para que não haja adivinhação, e se porá o sol sobre
esses profetas, e o dia sobre eles se enegrecerá.
7 - E os videntes se envergonharão, e os
adivinhadores se confundirão, sim, todos eles cobrirão os seus lábios, porque
não haverá resposta de Deus.
8 - Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito
do SENHOR e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão
e a Israel o seu pecado.
9 - Ouvi agora isto, vós, chefes da casa de Jacó, e
vós, maiorais da casa de Israel, que abominais o juízo e perverteis tudo o que
é direito,
10 - edificando a Sião com sangue e a Jerusalém com
injustiça.
11 - Os seus chefes dão as sentenças por presentes,
e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por
dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de
nós? Nenhum mal nos sobrevirá.
12 - Portanto, por causa de vós, Sião será lavrado
como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta
casa, em lugares altos de um bosque.
Conclusão
Geral:
Como vimos, Jl 2:32 não está falando de um clamor
qualquer. Está falando de arrependimento genuíno. Está falando de rasgar não
apenas as vestes, mas também os corações com jejuns, e com choro, e com pranto.
É deste tipo de clamor que ele trata.
Todos os textos usados pela BDC para dizer que Deus
não atenderá se encaixam perfeitamente neste pensamento. Ou seja, o povo estava
em pecado, e sem arrependimento genuíno Deus disse que não os ouviria.
Nenhum dos textos diz que Deus não responderia caso
eles se arrependessem de fato. Todos os textos deixam implícitos claramente que
Deus não encontrava neles nenhum indício de arrependimento. Pelo contrário,
todas às vezes Deus colocou a frase depois de um "se". Ou seja,
"se" ele clamarem, Ele não os ouviria. Porém, o que fica claro é que
isto não ocorreu. Eles em nenhum momento mudaram seu comportamento.
Portanto, não há nenhuma contradição!
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
“Ideologia de espécie” faz 10 mil ingleses viverem como cachorros
Um documentário que vai ao ar
na TV inglesa nesta quarta (25) está gerando um amplo debate sobre o limite da
ideologia e da insanidade. “Pup play”, como é chamado em inglês, revela-se como
uma tendência no mínimo bizarra. Homens adultos que se vestem e se comportam
como cachorros.
Produzido pelo Channel 4, “A Vida Secreta dos Cachorros Humanos”
é o nome do programa que mostra como cerca de 10.000 cidadãos do Reino Unido
são adeptos deste fenômeno da “ideologia de espécie”.
Segundo Kye, 28 anos de idade, um dos entrevistados, “vestir-se
de cachorro não é um fetiche sexual, é uma forma de escapismo”. Ele explica que
as mulheres geralmente se identificam com gatinhas, enquanto os homens adotam
uma identidade canina. Para alguns é um role
play, como um papel teatral que se desempenha por um tempo.
Entretanto, muitos acreditam realmente que nasceram na espécie errada.
A tendência não é exclusividade dos ingleses. Recentemente, uma
norueguesa chamada Nano, de 20 anos, ficou famosa por afirmar na TV que é “uma
gata presa em um corpo humano”. Ano passado, um francês
transgênero conhecido como Karen, 50 anos, decidiu “assumir” sua opção sexual,
pagou um tratamento e modificou o corpo, passando a se dizer mulher. Logo em
seguida, “descobriu” ser um cavalo
e quer viver como um.
Em todos esses casos, as modificações são feitas em nome da
“construção” da sua identidade, ou seja, o exterior refletir como a pessoa “se
sente” no íntimo. Seria uma forma extremada da identidade de gênero, não
importa como você nasceu, apenas como se vê.
A questão é levada a sério na Europa e já existe inclusive
competições formais para julgar quem mais se parece com o animal de sua
escolha. Algumas dessas pessoas possuem ligações fortes com a comunidade LGBT de seus
países.
O programa do Channel 4 conta
histórias como a de Tom, 32 anos, que trabalhava no teatro da cidade de Tring.
Obcecado em se tornar um dálmata, ele trocou seu nome para Spot [mancha].
Terminou o noivado com Rachel e passou a se vestir e
comportar-se como um cachorro. Embora diga que essa descoberta “foi algo
mágico”, acaba confessando diante das câmaras: “Um pouquinho de mim lamenta ser
um filhote de cachorro, pois perdi o que tinha antes”.
Tom gastou mais de £ 4,000 [R$ 20 mil] em sua roupa de dálmata,
feita sob medida, que inclui até um rabo que se mexe sozinho. Para se adaptar
ao novo “estilo de vida” ele trocou sua cama para uma caixa forrada com almofadas,
como as utilizadas por cães de grande porte.
Pelo seu empenho em encarnar Spot, ele conquistou o primeiro
lugar na competição de “Mister Pup”, do Reino Unido em 2015. Com isso, ganhou o
direito de representar seu país na competição que envolve toda a Europa,
realizada na Bélgica. Com
informações de Daily Mail
Assista:
Fonte:
https://noticias.gospelprime.com.br/ideologia-de-especie-ingleses-viverem-cachorros/
terça-feira, 16 de agosto de 2016
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
Quem levou a cruz de Jesus?
Jesus levou
a própria cruz.
Jo 19:17 -
E, levando ele às
costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama
Gólgota,
Simão, o
Cirineu levou a cruz de Jesus.
Mt 27:32 -
E, quando saíam,
encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua
cruz.
Mc 15:21 -
E constrangeram
um certo Simão Cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo
do campo, a que levasse a cruz.
Lc 23:26 -
E também os
soldados escarneciam dele, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre,
------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Jo 19:17 - "E, levando ele às costas a sua
cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama
Gólgota,"
Lc 23:26 - "E, quando o iam levando, tomaram
um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas,
para que a levasse após Jesus".
Mc 15:20-21 - "E, havendo-o escarnecido,
despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes, e o levaram
para fora, a fim de o crucificarem. E constrangeram um certo Simão Cireneu, pai
de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a
cruz".
Mt 27:31-32 -"E, depois de o haverem
escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para
ser crucificado. E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão,
a quem constrangeram a levar a sua cruz".João não diz que Simão não levou
a cruz de Jesus. João diz apenas que ele "saiu com sua cruz nas costas em
direção ao Gólgota".
Mateus, Marcos e Lucas dizem que ele saiu e logo no
início, talvez devido aos seus ferimentos e impossibilitado de continuar
carregando a cruz, constrangeram Simão a ajudá-lo.
Observe que os textos se completam. João diz que
"saiu"; Lucas diz: "E quando o iam levando"; Marcos:
"e o levaram para fora"; e Mateus diz: "E, quando saíam".
Ou seja, foi logo na saída que Simão foi tomado a levar a cruz de Jesus. Eles
não dizem que Jesus não saiu com a cruz nas costas. Eles dizem que Jesus saiu e
logo no início fizeram Simão carregá-la.
Se não foi Jesus quem saiu com a cruz, quem foi
então?
Portanto, parece ser meio óbvio que Jesus saiu com
ela nas costas, e, impossibilitado de continuar carregando (devido aos
ferimentos), os soldados fizeram Simão carregá-la.
Conclusão:
João diz que Jesus saiu com a cruz em direção ao
Gólgota. Não relata que Simão carregou a cruz de Jesus logo no começo até o
Gólgota. Porém, ele não diz que Jesus a levou até o Gólgota. Diz apenas, que
ele saiu com ela em direção ao Gólgota. A questão de Simão a ter levado fica
implícita a luz dos outros três Evangelhos.
Portanto, não há nenhuma contradição!
domingo, 14 de agosto de 2016
A força de um veredito:
1. As mulheres vão ao sepulcro
Mt
28:1 – ”Depois do sábado, tendo
começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o
sepulcro”.
Mc 16:2 – ”No
primeiro dia da semana, bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao
sepulcro, “
Lc 24:1 – ”No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres levaram ao
sepulcro as especiarias aromáticas que haviam preparado”.
Jo 20:1 – ”No primeiro dia da
semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro...”.
2. Elas encontram o sepulcro com a pedra removida:
Mt
28:2 – ”E eis que sobreveio um
grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao
sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela”.
Mc 16:4 – ”Mas,
quando foram verificar, viram que a pedra, que era muito grande, havia sido
removida”.
Lc 24:2 – ”Encontraram removida a pedra do sepulcro, “.
Jo 20:1 – ”...e viu que a
pedra da entrada tinha sido removida”.
3. Elas vão pela primeira vez contar aos apóstolos:
Jo 20:2 – ”Então correu ao encontro de Simão Pedro e do
outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do
sepulcro, e não sabemos onde o colocaram!”
Obs1: João é o único dos evangelistas que menciona este fato.
Obs2: Elas não tinham tido um encontro nem com os anjos e nem com Jesus. Pois elas disseram que alguém havia tirado o corpo de Jesus do sepulcro. Portanto, elas não sabiam ainda que ele havia ressuscitado.
4. Pedro e João vão ao sepulcro verificar:
Jo 20:
3 Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro.
4 Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.
6 A seguir, Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho,
7 bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.
8 Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.
9 (Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.)
10 Os discípulos voltaram para casa”.
3 Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro.
4 Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.
6 A seguir, Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho,
7 bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.
8 Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.
9 (Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.)
10 Os discípulos voltaram para casa”.
5. As mulheres também haviam voltado com Pedro e João ao sepulcro:
Jo 20:11 – ”Maria, porém,
ficou à entrada do sepulcro, chorando”.
6. Elas entram no sepulcro:
Jo 20:11 – ”Maria, porém,
ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar
dentro do sepulcro”.
Lc 20:3 – ”mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus”.
Mc 16:5 – ”Entrando
no sepulcro,...”.
7. Elas vêem os anjos e conversam com eles:
Mt
28:5-6 – ”O anjo disse às
mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi
crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o
lugar onde ele jazia”.
Mc 16:5-6 – ”Entrando
no sepulcro, viram um jovem vestido de roupas brancas assentado à direita, e
ficaram amedrontadas. “Não tenham medo”, disse ele. “Vocês estão procurando
Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o
lugar onde o haviam posto”.
Lc 24:4-8 – ”Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com
roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas.
Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes
disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele
não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda
estava com vocês na Galiléia: ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue
nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ ”.
Então se lembraram das palavras de Jesus”.
Jo 20:12-13 – “e viu dois anjos vestidos de branco, sentados
onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Eles lhe
perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?” “Levaram embora o meu
Senhor”, respondeu ela, “e não sei onde o puseram”.
8. Os anjos dizem para elas irem e comunicarem aos discípulos que Jesus
ressuscitou:
Mt
28:7-8 – ”Vão depressa e digam
aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de
vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei. As mulheres
saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo
anunciá-lo aos discípulos de Jesus”.
Obs1: Notem que o anjo diz: ”Notem que eu já os avisei”. Deixa a impressão que eles já estavam conscientes da tumba vazia.
Mc 16:7 – ”Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse.”
Obs1: Notem que o anjo diz: ”Notem que eu já os avisei”. Deixa a impressão que eles já estavam conscientes da tumba vazia.
Mc 16:7 – ”Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse.”
Lc 24:9 – ”Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze
e a todos os outros.“
Obs2: Lucas não relata que as mulheres conversaram com Jesus.
Obs3: João não relata que os anjos disseram as mulheres que deveriam ir contar aos discípulos.
Obs2: Lucas não relata que as mulheres conversaram com Jesus.
Obs3: João não relata que os anjos disseram as mulheres que deveriam ir contar aos discípulos.
9. Elas tem um encontro com Jesus e conversam com ele:
Mt
28:9 – ”De
repente, Jesus as encontrou e disse: “Salve!” Elas se aproximaram dele,
abraçaram-lhe os pés e o adoraram”.
Mc 16:9 – ”Quando
Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu
primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios”
Obs1: O fato de Jesus ter aparecido primeiro a Maria madalena não significa que ele apareceu somente para ela. E sim, que ela foi a primeira a vê-lo.
Obs2: Lucas não menciona que as mulheres viram Jesus. Ele cita apenas os anjos.
Jo 20:14-16 – “Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei”. Jesus lhe disse: “Maria!” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni!” (que significa “Mestre!”).
Obs1: O fato de Jesus ter aparecido primeiro a Maria madalena não significa que ele apareceu somente para ela. E sim, que ela foi a primeira a vê-lo.
Obs2: Lucas não menciona que as mulheres viram Jesus. Ele cita apenas os anjos.
Jo 20:14-16 – “Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei”. Jesus lhe disse: “Maria!” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni!” (que significa “Mestre!”).
10. Elas finalmente voltam e dizem aos discípulos que Jesus ressuscitou:
Mt
28:10 – ”Então Jesus lhes
disse: “Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a
Galiléia; lá eles me verão”.
Obs1: Mateus não relata o momento em que elas chegaram e disseram aos discípulos que Jesus havia ressuscitado. Mateus diz apenas no vs.11– ”Enquanto as mulheres estavam a caminho,...”. E logo em seguida diz que os discípulos obedeceram a ordem que Jesus enviou através delas(vs.16) – ”Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara”.
Obs1: Mateus não relata o momento em que elas chegaram e disseram aos discípulos que Jesus havia ressuscitado. Mateus diz apenas no vs.11– ”Enquanto as mulheres estavam a caminho,...”. E logo em seguida diz que os discípulos obedeceram a ordem que Jesus enviou através delas(vs.16) – ”Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara”.
Mc 16:10 – ”Ela
foi e contou aos que com ele tinham estado; eles estavam lamentando e
chorando”.
Lc 24:9-10 – ”Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze
e a todos os outros. As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena,
Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas”.
Jo 20:18 – ”Maria Madalena foi
e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” E contou o que ele lhe dissera”.
11. Os discípulos duvidam em primeira mão delas:
Mc 16:11 – ”Quando
ouviram que Jesus estava vivo e fora visto por ela, não creram”.
Lc 24:11 – ”Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura”.
Lc 24:11 – ”Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura”.
12. Pedro volta outra vez ao sepulcro.
Lc 24:12 – ”Pedro, todavia, levantou-se e correu ao sepulcro.
Abaixando-se, viu as faixas de linho e mais nada; afastou-se, e voltou admirado
com o que acontecera”.
Lc 24:24 – ”Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo
exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram.”
Observem que alguns voltam ao sepulcro novamente depois que as mulheres haviam falado com os anjos:
Lc 24:22-23 – ”Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram ter tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo”.
Observem que alguns voltam ao sepulcro novamente depois que as mulheres haviam falado com os anjos:
Lc 24:22-23 – ”Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram ter tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo”.
13. Os discípulos encontram Jesus:
Mt
28:16-17 – ”Os onze discípulos
foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando o viram, o
adoraram; mas alguns duvidaram”.
Mc 16:14 – ”Mais
tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a
incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham
visto depois de ressurreto”.
Lc 24:36 – ”Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e
lhes disse: “Paz seja com vocês!”
Jo 20:19-20 – Ao cair da tarde
daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas
trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse:
“Paz seja com vocês!” Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os
discípulos alegraram-se quando viram o Senhor”.
A força de um veredito:
Quando você une todas as narrativas dos Evangelhos, só então, você tem o veredito final do caso.
E baseando-me nos quatro relatos que chego a este veredito!
Quando você une todas as narrativas dos Evangelhos, só então, você tem o veredito final do caso.
E baseando-me nos quatro relatos que chego a este veredito!