The Missing Link abre uma trilha única através dos enigmas e controvérsias gerados pela teoria evolutiva e pelo pensamento religioso. Até hoje, esses debates se centraram na origem das espécies. Este livro, no entanto, chama a atenção para as origens da consciência, do pensamento e do eu, considerando também a relação entre Deus e a ciência. Notavelmente, o próprio Darwin destacou a relevância da origem da consciência para a questão de um criador. Portanto, The Missing Link trabalha dentro de uma estrutura que foi apresentada no início do debate de evolução da criação. Desde aquela época, no entanto, esse quadro raramente foi considerado ou explorado. O tema unificador deste volume é a conclusão de que a existência de Deus está fundamentada no pensamento racional. Contribuidores paraThe Missing Link inclui três ganhadores do Prêmio Nobel, renomados cientistas de Oxford, Cambridge e Harvard, e observou os filósofos contemporâneos da consciência, da linguagem e do eu.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
domingo, 27 de janeiro de 2019
Livro: "Science & Theology an Introduction" de John Polkinghorne
Nesta obra-prima curta, eminente cientista e teólogo John Polkinghorne oferece uma introdução acessível, mas autoritativa para o campo estimulante da ciência e teologia. Depois de analisar seu relacionamento histórico volátil, ele conduz o leitor através de toda a gama de questões no nexo das buscas científicas e religiosas.
Um escritor lúcido e animado, Polkinghorne fornece uma visão geral maravilhosamente clara dos principais elementos da ciência atual (incluindo a teoria quântica, teoria do caos, tempo e cosmologia). Ele então oferece um esboço conciso do caráter da religião e mostra o potencial conjunto da ciência da religião para iluminar algumas das questões mais espinhosas da teologia atual: a criação, a natureza do conhecimento, a identidade e a agência humanas e divinas.
Polkinghorne demonstra habilmente que uma fé forte não tem nada a temer e muito a ganhar com uma avaliação intelectualmente honesta dos novos horizontes da ciência contemporânea.
sábado, 26 de janeiro de 2019
Livro: "The God of Hope and the End of the World" de John Polkinghorne
Nós vivemos em um mundo que faz sentido, não apenas
agora, mas totalmente e para sempre? Se, como os cientistas preveem agora, o
universo vai acabar em colapso ou em decadência, será que pode realmente ser
uma criação divina? Existe uma esperança credível de um destino além da morte?
Neste livro envolvente e intelectualmente escrupuloso, um cientista-teólogo
líder baseia-se em ideias da ciência, escritura e teologia para abordar estas
questões importantes. John Polkinghorne constrói cuidadosamente uma estrutura
da esperança da vida que envolve continuidade e descontinuidade com a vida
neste mundo - continuidade suficiente para que nós mesmos vivamos novamente
nesse mundo futuro e descontinuidade suficiente para garantir que a segunda A
história não é apenas uma repetição do primeiro.
Polkinghorne desenvolve seu argumento em três
seções. No primeiro, ele considera o papel dos insights científicos
contemporâneos e expectativas culturais. Na segunda, ele dá um relato cuidadoso
dos vários testemunhos de esperança encontrados na Bíblia e avalia a
credibilidade da crença na ressurreição de Jesus. Na seção final ele
criticamente analisa e defende a esperança cristã da vida da nova criação.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
quinta-feira, 24 de janeiro de 2019
quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
terça-feira, 22 de janeiro de 2019
Livro: "The Wonder of the World: A Journey from Modern Science to the Mind of God" de Roy Abraham Varguese
Em A Maravilha do Mundo, "Guru" (Madhva Mitra) e "Geek" (Joe Levin) debatem as questões fundamentais da existência. Estes são os pontos de partida de sua investigação:
- O que aconteceu antes do Big Bang?
- O universo tem um QI?
- Como elétrons e fótons, células e proteínas, "sabem" o que fazer e o que os mantém funcionando?
- Como os pensamentos "causam" eventos cerebrais?
- Existe uma teoria supracientífica de tudo?
- O que os pioneiros e profetas da ciência pensam de Deus?
Guru é um expoente da equação de Deus que fundamenta a ciência e a razão, e Geek é um cientista ateu que sustenta que a ciência não deixa espaço para a religião. O guru procura mostrar que podemos "ver" Deus aqui e agora. Geek diz: "mostre-me". O guru oferece uma peregrinação desde a invenção da natureza até a mente de Deus. Junte-se a eles agora enquanto viajam pela Maravilha do Mundo: espaço, tempo e movimento; o microverse quântico; Big Bang e outras cosmologias; a saga da vida no planeta Terra e a aparência da autoconsciência racional.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
Livro: "The Christ Connection: How the World Religions Prepared the Way for the Phenomenon of Jesus" de Roy Abraham Varguese
Em The Christ Connection , o apologista Varghese oferece uma formulação abrangente e convincente da descoberta monumental de que Jesus de Nazaré é Deus e homem, Messias e Salvador. O livro explora:
· As religiões pré-cristãs - dos povos nativos aos egípcios e ao judaísmo antigo - apontando o caminho para o Messias por vir
· Jesus como um fenômeno único na história humana
· A conexão de Cristo como ponto de encontro das religiões
· Quinze fundamentos que nos levam a afirmar Jesus como Deus e homem e Salvador
. Os fundamentos da doutrina da Trindade na experiência humana.
domingo, 20 de janeiro de 2019
Livro: "The Rediscovery of Wisdom" de David Conway
Ao reconstruí-lo e traçar suas vicissitudes, David Conway reabilita uma concepção de filosofia consagrada pelo tempo, originária de Platão e Aristóteles, que faz da sabedoria teórica seu objetivo. A sabedoria é equiparada a possuir uma compreensão demonstravelmente correta de por que o mundo existe e tem o caráter amplo que ele possui. Os adeptos dessa concepção mantiveram o mundo como a criação demonstrável de uma inteligência divina em cuja contemplação a suprema felicidade humana reside. Suas reivindicações são defendidas contra vários ceticismos dos últimos dias.
sábado, 19 de janeiro de 2019
Livro: "Quarks, Chaos & Christianity: Questions to Science and Religion" de John Polkinghorne
O vencedor do prêmio Templeton e o físico teórico John Polkinghorne explora a lacuna entre ciência e religião. "Nós temos que escolher entre as visões científicas e religiosas do mundo, ou eles são entendimentos complementares que nos dão um quadro mais completo do que os que eles mesmos forneceriam?" Quarks, Chaos, & Christianity mostra os caminhos que tanto a ciência quanto a religião apontam para algo maior que nós mesmos. Os tópicos incluem: teoria do caos; evolução; milagres; cosmologia; convidado por Deus; como Deus responde a oração; nossa natureza humana; fato religioso e opinião; cientistas e oração.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
Livro: "Exploring Reality" de John Polkinghorne
A realidade é multifacetada, afirma o reverendo John Polkinghorne, e neste perspicaz livro ele explora várias dimensões do encontro humano com a realidade. Através de um processo bem fundamentado e lógico, Polkinghorne argumenta que a realidade consiste não apenas nos processos científicos do mundo natural, mas também na dimensão pessoal da natureza humana e seu significado. Ele oferece uma visão integrada da realidade, abrangendo uma série de insights que derivam da explicação física da estrutura causal, da compreensão evolucionária da natureza humana, do significado singular de Jesus de Nazaré e do encontro humano com Deus.
O autor dedica mais capítulos a problemas e questões específicos levantados pelo relato cristão da realidade divina. Ele discute, por exemplo, a natureza do tempo e a relação de Deus com ele, a inter-relação das crenças do mundo, o problema do mal e questões éticas práticas relacionadas aos avanços genéticos, incluindo a pesquisa com células-tronco. Continuando em sua busca de um diálogo entre ciência e teologia que atribui peso igual aos insights de cada um, Polkinghorne expande nossa compreensão da natureza da realidade e nossa apreciação de sua complexidade.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
Livro: "An Intelligent Person´s Guide To Religion" de John Haldane
Em algumas religiões - digamos, as da China, do Japão e da Grécia antiga - a crença é indistinguível da prática, o que equivale a pouco mais que a piedade, a moralidade ritual e a costumeira. Outros credos, especialmente os grandes monoteísmos do Oriente Médio, oferecem respostas sistemáticas às questões grandiosas e abrangentes. A ciência mais de uma vez abalou o cristianismo em suas fundações, enquanto o islamismo e o judaísmo escaparam relativamente ilesos. Reconhecendo humildemente que a coisa mais incrível de todas, o propósito de Deus, era permanentemente inexplicável (veja o Livro de Jó), eles estavam menos ansiosos do que o cristianismo para explicar tudo e, portanto, eram menos vulneráveis ao desafio científico.
John Haldane é um filósofo distinto e um forte crente na explicação. Este livro não é nem um levantamento das religiões do mundo, nem especificamente cristão (embora ele seja um leigo católico notável). O que faz é avançar um caso sério para o único Deus de judeus, cristãos e muçulmanos. Como sua quase antítese, Richard Dawkins, um ateu vitoriano renascido, Haldane é um racionalista desavergonhado, objetivista e anti-pós-modernista. Para ele, as coisas realmente existem, incluindo seu autor, Deus. Para nos persuadir da existência de Deus, ele revive dois famosos argumentos medievais de São Tomás de Aquino.
O argumento cosmológico (Deus como primeira causa) está aberto a pelo menos duas objeções: uma, que a cadeia causal poderia simplesmente estender-se de volta ao infinito, de modo que nenhuma primeira causa aparecesse; o outro, que a suposta primeira causa não precisa ser Deus como o entendemos, ou seja, uma pessoa onipotente, onisciente e benevolente. Haldane ignora essas objeções, mas procura implicitamente combatê-las com o argumento teleológico (Deus como designer), embora todos esses argumentos tenham sido devastadoramente criticados por Kant (um crente).
O argumento teleológico teve um tremendo golpe por Darwin, que parecia mostrar que variações aleatórias submetidas à seleção natural eram suficientes para explicar a aparência do design na natureza. Mas Haldane é insistente, e empresta do bioquímico Michael Behe o que ele chama de "argumento da complexidade irredutível" (um, aliás, antecipado pelo próprio Darwin, em relação ao olho). Isso diz, com efeito, que alguns dos blocos de construção da evolução são tão complexos e suas partes tão interdependentes, que não podem ter existido por etapas, mas devem ter sido criadas diretamente.
Onde o argumento dos fundadores do design é sobre o problema do mal. O mal moral - o sofrimento imerecido infligido por nós uns aos outros - é uma consequência inevitável do nosso livre arbítrio, e Deus (se ele existir) presumivelmente cuida para que a justiça não seja feita aqui é feita em outro lugar. Mas o mal natural - sofrimento imerecido, responsável por nenhuma agência humana - só pode ser responsabilidade de Deus. Aqui, certamente, a razão deve ceder à fé e à confiança. Mas, de acordo com a moda de Pangloss, e com a menor evidência, Haldane argumenta que o mal natural é uma conseqüência inevitável dos benefícios gerais da criação. A maioria das pessoas, ele diz, pensa que "no geral, as coisas são para o bem". Mas isso mostra apenas que as coisas ruins são superadas pelo bem, não que sejam necessárias por elas.
Haldane admite que suas reflexões são "mais propensas a atrair o intelecto do que o coração e a alma". Receio que isso seja verdade. E ele passa a identificar a alma afinal com o intelecto, uma coisa muito abstrata, imparcial, impessoal, em vez de com a "consciência fenomenal", que, sendo o local do "eu" único e essencial, é o que a maioria dos nós preferiríamos sobreviver à nossa morte.
Este livro cumpre admiravelmente seu propósito declarado, que era nos dar razões para acreditar. Mas nos fornece pouco motivo para fazê-lo. Mesmo quando se fala em arte, é um pouco seco. Há uma profunda e inconfundível emoção religiosa expressa, sem palavras e, portanto, ainda mais milagrosamente, no quarteto B de Beethoven. Se Haldane pudesse mostrar que tais sentimentos respondiam a algo objetivo, "lá fora" no universo, ele teria superado toda a lógica do mundo. "O coração tem suas razões", escreveu Pascal, "das quais a Razão nada sabe". E aqueles começam não na cabeça, mas na experiência real e imediata, seja da arte ou da vida.
terça-feira, 15 de janeiro de 2019
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
domingo, 13 de janeiro de 2019
Livro: "Science and The Trinity" de John Polkinghorne
Na maioria das vezes, o diálogo entre religião e ciência é iniciado pelas descobertas da ciência moderna - cosmologia do big bang, evolução ou teoria quântica, por exemplo. Neste livro, o cientista-teólogo John Polkinghorne muda a discussão. Ele aborda o diálogo a partir de uma perspectiva pouco explorada em que a teologia molda o argumento e define a agenda de questões a serem consideradas.
O autor começa com uma revisão das abordagens da ciência e da religião em que a classificação se concentra no conteúdo teológico e não na técnica metodológica. Ele então prossegue com capítulos que discutem o papel da Escritura, uma teologia da natureza, a doutrina de Deus, teologia sacramental e escatologia. Todo o tempo, Polkinghorne assume a perspectiva do pensamento trinitário enquanto argumenta em um estilo que reflete a influência de sua carreira como físico teórico. No capítulo final, o autor defende a adequação de abordar questões de ciência e religião do ponto de vista específico de sua crença cristã. Seu livro fornece um modelo importante para os teólogos e cientistas, mostrando como seus dois campos podem se informar mutuamente de maneiras significativas.
sábado, 12 de janeiro de 2019
sexta-feira, 11 de janeiro de 2019
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
Livro: "Science and Creation" de John Polkinghorne
John C. Polkinghorne, internacionalmente renomado padre-cientista, aborda questões fundamentais sobre como visões de mundo teológicas e científicas se relacionam entre si neste, o segundo volume (originalmente publicado em 1988) de sua trilogia, que também incluiu Ciência e Providência e Um Mundo .
Dr. Polkinghorne ilustra como uma pessoa cientificamente orientada aborda a tarefa da investigação teológica, postulando que existe uma analogia próxima entre teoria e experimento em ciência e crença e compreensão em teologia. Ele oferece uma nova perspectiva sobre questões como: Estamos testemunhando hoje um renascimento de uma teologia natural - a busca de Deus através do exercício da razão e do estudo da natureza? Como os insights da física moderna no entrelaçamento da ordem e da desordem se relacionam com a doutrina cristã da Criação? Qual é a relação entre mente e matéria?
Polkinghorne afirma que os "insights notáveis que a ciência nos proporciona no funcionamento inteligível do mundo clamam por uma explicação mais profunda do que a que ela própria pode fornecer.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2019
Livro: "Quantum Physics and Theology" de John Polkinghorne
Apesar das diferenças de assunto, a ciência e a teologia têm um relacionamento primo, afirma John Polkinghorne em seu último livro instigante. De sua perspectiva única, tanto como físico teórico quanto como padre anglicano, Polkinghorne considera aspectos da física quântica e da teologia e demonstra que as duas empresas que buscam a verdade estão engajadas em técnicas racionais de investigação análogas. Sua exploração das conexões profundas entre ciência e cristologia mostra com nova clareza um parentesco comum na busca da verdade.
Entre os muitos paralelos que ele identifica, estão os padrões de desenvolvimento histórico na física quântica e na cristologia; lutando com perplexidades como a interpretação quântica e o problema do mal; e o impulso para uma visão abrangente nas Grandes Teorias Unificadas da física e na teologia trinitária. Tanto a teologia como a ciência são impulsionadas pelo desejo de compreender o mundo através da realidade experimentada, e Polkinghorne explica que seus pontos de vista não são mutuamente exclusivos.
John Polkinghorne, KBE, FRS, é colega e presidente aposentado do Queens College, da Universidade de Cambridge. Ele foi presidente fundador da Sociedade Internacional de Ciência e Religião e em 2002 recebeu o Prêmio Templeton. Ele é o autor de muitos livros, incluindo os seguintes publicados pela Yale University Press: Explorando a realidade: o entrelaçamento entre ciência e religião; A ciência e a trindade: o encontro cristão com a realidade; O deus da esperança e o fim do mundo; e crença em Deus em uma era da ciência.
terça-feira, 8 de janeiro de 2019
Livro: "Scince & Christian Belief" de John Polkinghorne
John Polkinghorne tornou-se amplamente conhecido por suas contribuições elegantes e bem informadas à nossa compreensão da relação entre pensamento científico e fé religiosa. Ciência e Crença Cristã é o seu livro mais importante até hoje. É a primeira tentativa de aplicar os hábitos científicos de pensamento ao âmago da crença cristã, para examinar, por sua vez, os princípios centrais dos credos à luz de uma cosmovisão completamente moderna. O resultado é uma nova apresentação fascinante e intelectualmente convincente do cristianismo ortodoxo - mas, como Polkinghorne escreve em sua Introdução, "um cientista esperaria que uma teoria fundamental fosse dura, surpreendente e excitante".
Na edição Logos, esse valioso volume é aprimorado pela incrível funcionalidade. As citações das escrituras são vinculadas diretamente a traduções para o inglês, e termos importantes vinculam-se a dicionários, enciclopédias e muitos outros recursos da sua biblioteca digital. Realize pesquisas poderosas para encontrar exatamente o que você está procurando. Leve a discussão com você usando tablet e aplicativos para dispositivos móveis. Com o Logos Bible Software, as ferramentas de pesquisa mais eficientes e abrangentes estão em um só lugar, para que você aproveite ao máximo o seu estudo.
segunda-feira, 7 de janeiro de 2019
domingo, 6 de janeiro de 2019
Livro: "Reasonable Fath" de John Haldane
Neste aguardado seguimento de seu livro Faithful Reason , o conhecido filósofo e pensador católico John Haldane traz sua visão incomparável sobre as questões da existência de Deus e a natureza e o destino da alma humana. Seus argumentos tecem elementos retirados da filosofia da mente, epistemologia e estética, juntamente com características recorrentes da experiência humana para criar uma estrutura que enquadre e apoie simultaneamente idéias tais como a de que o cosmos é uma criação, os seres humanos transcendem sua composição material e o cumprimento está além da morte. Como em muitos de seus outros escritos, este volume combina temas de Tomás de Aquino com insights extraídos da filosofia analítica e estabelece John Haldane como o principal "tomista".
sábado, 5 de janeiro de 2019
Livro: "Faithful Reason" de John Haldane
Em Faithful Reason , o notável
filósofo católico John Haldane explora vários aspectos da vida intelectual e
prática de uma perspectiva inspirada pelo pensamento católico e informada por
sua abordagem filosófica distinta: "Tomismo analítico". As discussões
de Haldane sobre ética, política, educação, arte, filosofia social e outros
temas explicam porque o pensamento católico ainda é relevante no mundo de hoje
e mostram como o legado de Tomás de Aquino pode beneficiar a filosofia moderna
em seus esforços para responder a questões fundamentais sobre a humanidade. Baseando-se
numa tradição filosófica católica comprometida com conceitos da
inteligibilidade intrínseca do mundo e da objetividade da verdade. As
perspectivas arrojadas e perspicazes fornecem matéria rica para o debate e
alimento para mais reflexão.
sexta-feira, 4 de janeiro de 2019
Livro: "Paths From Science Towards God" de Arthur Peacocke"
- TNeste trabalho inovador, o bioquímico, sacerdote e vencedor do Prêmio Templeton de 2001, Arthur Peacocke, oferece uma avaliação unicamente equilibrada do debate ciência-religião.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2019
Livro: "Atheism & Theism" de J.J.C. Smart e J.J. Haldane
Neste livro, dois filósofos, cada um comprometido com versões não ambíguas de crença e descrença, debatem as questões centrais do ateísmo e do teísmo.
- Considera uma das mais antigas e mais disputadas questões filosóficas: existe um Deus?
- Apresenta a questão do ateísmo / teísmo na forma de debate filosófico entre dois estudiosos altamente respeitados, amplamente elogiados pela clareza e verve de seu trabalho.
- Esta segunda edição contém novos ensaios por cada filósofo, respondendo às críticas e construindo sobre seu trabalho anterior.
JJC Smart é professor emérito da Universidade Nacional Australiana. Ele é o autor de muitos livros, incluindo Filosofia e Realismo Científico , Ética, Persuasão e Verdade e (com Bernard Williams) Utilitarismo: A favor e contra. JJ Haldane é professor de Filosofia na Universidade de St Andrews e diretor do Centro de Ética, Filosofia e Assuntos Públicos. Ele recentemente ocupou a cadeira Royden Davis em Humanidades na Universidade de Georgetown. Ele publicou amplamente em metafísica, filosofia da mente e filosofia social. Ele é co-editor de vários volumes e autor do Guia da Religião da Pessoa Inteligente (2003).
quarta-feira, 2 de janeiro de 2019
Livro: "Faith, Science & Understanding" de John Polkinghorne
Neste livro cativante, um dos mais conceituados cientistas-teólogos do nosso tempo explora aspectos da interação entre ciência e teologia. John Polkinghorne defende o lugar da teologia na universidade (faz parte da busca humana da verdade) e discute o papel da revelação na religião (é um registro da experiência e não a comunicação de proposições incontestáveis). Ao longo de sua conversa instigante, Polkinghorne fala com honestidade e abertura que deriva de seus muitos anos de experiência em pesquisa científica.
Uma preocupação central da coleção de escritos de Polkinghorne é conciliar o que a ciência pode dizer sobre os processos do universo com a crença da teologia em um Deus ativo dentro da criação. O autor examina dois conceitos relacionados em profundidade. A primeira é a auto-limitação divina envolvida na criação que leva a uma importante reavaliação da alegação tradicional de que Deus não age como uma causa entre as causas. O outro é a natureza do tempo e o envolvimento de Deus com ele, uma questão que Polkinghorne mostra pode vincular a metasciência e os entendimentos teológicos. Na seção final do livro, o autor analisa três séculos do debate de ciência e teologia e avalia o trabalho dos principais colaboradores contemporâneos para a discussão: Wolfhart Pannenberg, Thomas Torrance e Paul Davies.
Uma preocupação central da coleção de escritos de Polkinghorne é conciliar o que a ciência pode dizer sobre os processos do universo com a crença da teologia em um Deus ativo dentro da criação. O autor examina dois conceitos relacionados em profundidade. A primeira é a auto-limitação divina envolvida na criação que leva a uma importante reavaliação da alegação tradicional de que Deus não age como uma causa entre as causas. O outro é a natureza do tempo e o envolvimento de Deus com ele, uma questão que Polkinghorne mostra pode vincular a metasciência e os entendimentos teológicos. Na seção final do livro, o autor analisa três séculos do debate de ciência e teologia e avalia o trabalho dos principais colaboradores contemporâneos para a discussão: Wolfhart Pannenberg, Thomas Torrance e Paul Davies.
John Polkinghorne , KBE, FRS, é ex-presidente e agora é membro do Queens 'College, em Cambridge, e Canon Teólogo de Liverpool, Inglaterra. Ele é o autor de muitos livros, incluindo a crença em Deus em uma era da ciência.