quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019
terça-feira, 26 de fevereiro de 2019
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
domingo, 24 de fevereiro de 2019
sábado, 23 de fevereiro de 2019
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
domingo, 17 de fevereiro de 2019
sábado, 16 de fevereiro de 2019
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019
Livro: "O Enigma Quântico" de Wolfgang Smith
- Desvendando a Chave Oculta -
Após a destruição da imagem clássica do mundo pelas descobertas da mecânica quântica, os físicos propuseram uma variedade de visões de mundo alternativas. Esse livro começa pelo importante reconhecimento de que cada uma delas sofre de um certo “cartesianismo residual”, inconscientemente admitido. Quando essa premissa oculta e problemática é descartada, a teoria quântica passa a fazer sentido, de uma forma jamais vista. Como demonstra o autor, agora é possível pela primeira vez integrar as descobertas da física quântica numa visão de mundo que não é nem forçada, nem sustentada em hipóteses ad hoc, mas em conformidade permanente com as intuições da humanidade.
Escrito de maneira clara, O Enigma Quântico destina-se tanto ao cientista quanto ao leitor que não está familiarizado com os conceitos técnicos da física nem com os debates sobre o mundo quântico.
Após a destruição da imagem clássica do mundo pelas descobertas da mecânica quântica, os físicos propuseram uma variedade de visões de mundo alternativas. Esse livro começa pelo importante reconhecimento de que cada uma delas sofre de um certo “cartesianismo residual”, inconscientemente admitido. Quando essa premissa oculta e problemática é descartada, a teoria quântica passa a fazer sentido, de uma forma jamais vista. Como demonstra o autor, agora é possível pela primeira vez integrar as descobertas da física quântica numa visão de mundo que não é nem forçada, nem sustentada em hipóteses ad hoc, mas em conformidade permanente com as intuições da humanidade.
Escrito de maneira clara, O Enigma Quântico destina-se tanto ao cientista quanto ao leitor que não está familiarizado com os conceitos técnicos da física nem com os debates sobre o mundo quântico.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
Livro: "God According to God" de Gerald L. Schroeder
“Brilhante ... o livro de Schroeder exige a atenção de qualquer um que se pergunte se Deus deve ser exilado da mente moderna e iluminada.”
- David J. Wolpe, autor de Why Faith Matters
Em seu primeiro livro desde 2002 aclamado The Hidden Face of God, o cientista popular Gerald Schroeder combina décadas de pesquisa científica e estudo bíblico para apresentar um novo paradigma inovador de como entender Deus. Leitores de Deus de Jack Miles : Uma biografia, A Linguagem de Deus, de Francis Collins , e Quem Escreveu a Bíblia, de Richard Friedman, encontrarão muito a contemplar em Deus Segundo Deus .
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
Livro: "Cientistas de Batina" de Francesco Agnoli & Andrea Bartelloni
- De Copérnico, pai do heliocentrismo, a Lemaître, pai do Big Bang -
Ainda que no mundo atual possa parecer estranho um religioso ser
também cientista, a Igreja sempre esteve na vanguarda do conhecimento humano
quando criou um ambiente propício aos estudos com as universidades medievais,
e também a primeira Academia de Ciências da história.
Cientistas de batina conta a história de algumas personalidades que
viveram, ao mesmo tempo, uma estrondosa fé religiosa e uma grande paixão pela
investigação científica. Entre a revolução heliocêntrica do cônego
Nicolau Copérnico até a famosa teoria do Big Bang, do jesuíta Georges
Lemaître, estão inúmeros religiosos responsáveis por descobertas
científicas fundamentais, como a da genética pelo frade franciscano Gregor
Mendel, os princípios da hidráulica, com o Padre Benedetto Castelli, do
magnetismo, com o jesuíta Leonardo Garzoni, da meteorologia, com Santo Alberto
Magno, da neurociência, com Luigi Galvani e tantos outros referidos neste
livro.
domingo, 10 de fevereiro de 2019
Livro: "Evolution: The Disguised Friend of Faith?" de Arthur Peacocke
Arthur Peacocke, eminente cientista-sacerdote, reuniu treze de seus ensaios para este volume. Anteriormente publicado em várias revistas acadêmicas e livros editados, os ensaios provocativos expandem o tema da evolução da natureza, humanidade e crença. Eles estão agrupados em três partes.
sábado, 9 de fevereiro de 2019
Livro: "Ciência e Mito" de Wolfgang Smith
- com uma resposta a O Grande Projeto, de Stephen Hawking -
Editora Ecclesiae
“Ciência, de acordo com a sabedoria vigente, constitui a exata antítese de mito. Como disse Albert Einstein, em uma expressão que se tornou famosa, ela lida com ‘o que existe’; supostamente, portanto, mito tem a ver com ‘o que não existe’. Acontece, no entanto, que a questão não é assim tão simples. Em primeiro lugar, ocorre que a ciência não se refere pura e simplesmente ao ‘que existe’: mesmo no caso da Física – seu ramo mais preciso e sua disciplina de base –, ela se refere, no fim das contas, não à natureza como tal, mas à resposta, da parte da natureza, às estratégias dos físicos experimentais, o que se trata totalmente de outra coisa. Obviamente, isso não era compreendido nos tempos newtonianos − e até hoje raramente é admitido em nossas escolas e universidades; porém, é a própria física, na forma da teoria quântica, quem desqualifica nossa visão costumeira do que é que a física traz à luz. Gostemos ou não, a Física não lida simplesmente com ‘o que existe’, mas, enfim, com aquilo que John Wheeler chama de ‘universo participativo’. Existe uma brecha, por conseguinte, entre o que a própria Ciência afirma e o que geralmente se acredita ser a cosmovisão científica; em suma, a suposta cosmovisão científica se revela, no frigir dos ovos, ser ela mesma um mito”.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019
Livro: "Theology in the Context of Science" de John Polkinghorne
Assim como perspectivas geográficas, culturais e geográficas iluminaram e avançaram o pensamento teológico, as contribuições da ciência do século XX têm muito a oferecer à teologia. Em seu último livro, o físico-teólogo John Polkinghorne, renomado como um dos principais pensadores sobre ciência e religião, oferece um argumento lúcido para desenvolver a interseção dos dois campos como outra forma de teologia contextual.
Contrariando afirmações recentes de “novos ateístas” de que a crença religiosa é irracional e até perigosa, Polkinghorne explora maneiras pelas quais a teologia pode ser aberta e informada pela ciência. Ele descreve o discurso científico recente sobre temas como epistemologia, objetividade, incerteza e racionalidade e considera a importância religiosa da evolução nessas áreas do pensamento científico. Em seguida, avaliando tópicos como relatividade, espaço e tempo e teoria evolucionista, ele usa um estilo científico de investigação como uma base sobre a qual construir um modelo de estrutura de crenças cristã. A ciência e a teologia compartilham a grande busca humana pela verdade e pelo entendimento, diz Polkinghorne, e ele ilustra como sua interação pode ser frutífera para ambos.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019
Livro: "Quatro Argumentos para Acabar com a Televisão" de Jerry Mander
Este livro é o primeiro a sustentar que a televisão não pode ser melhorada. Os problemas da televisão inerentes à própria tecnologia, e tão perigosos – para a saúde física e mental, para o meio ambiente e para a evolução democrática – que este instrumento de massas deveria ser eliminado. Associando as suas experiências pessoais a uma investigação meticulosa e inédita, o autor aborda aspectos da televisão raramente examinados e que nunca antes dele tinham sido relacionados. A ideia de que todas as tecnologias são «neutras» e constituem instrumentos benignos que podem ser utilizados bem ou mal é assim abertamente posta em causa nesta obra. Falar duma reforma da televisão, segundo o autor, é tão «absurdo como falar da reforma duma tecnologia como a do armamento».
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019
Livro: "Faith With Reason" de Paul Helm
Paul Helm investiga o que é a fé religiosa e o que a torna razoável. Enquanto as crenças religiosas precisam resistir ao escrutínio filosófico, assim como outras crenças, a epistemologia religiosa deve respeitar a distinção de seu assunto. Helm argumenta que a razoabilidade da fé depende não apenas de crenças sobre o mundo, mas também de crenças sobre si mesmo e sobre o que se está disposto a confiar.
Livro: "Great Thinkers on Great Questions" de Roy Abraham Varguese
Existe um Deus? Nossas escolhas são gratuitas? A alma existe? Great Thinkers on Great Questions apresenta respostas convincentes de alguns dos maiores pensadores dos tempos modernos a quinze das mais duradouras questões enfrentadas pela humanidade. Com base em uma ampla gama de pontos de vista de figuras influentes como Richard Swinburne, Alvin Plantinga e Keith Ward, o livro aborda Deus e ateísmo, ética, verdade, livre-arbítrio e a compatibilidade entre ciência e religião. Para questionar mentes que buscam pontos de vista filosóficos alternativos, esta é uma visão única das questões fundamentais que sintetizam a condição humana. Roy Abraham Varghese é um autor e editor experiente em ciência e religião. Seu livro Human Endings ganhou o prêmio Templeton Book de Teologia em 1995.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
domingo, 3 de fevereiro de 2019
sábado, 2 de fevereiro de 2019
Livro: "God and The New Biology" de Arthur Peacocke
Discute as implicações para a religião das descobertas da pesquisa biológica recente e examina a relação entre Deus, o homem e a evolução.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019
Livro: "Belief in God: A Study in the Epistemology of Religion" de George I Mavrodes
O professor Mavrodes é o autor da Belief in God: A Study in the Epistemology of Religion (1970) and Revelation in Religious Belief (1988). Ele tem quase cem artigos cobrindo tópicos como revelação, onipotência, milagres, ressurreição, identidade pessoal e sobrevivência da morte, fé e razão, bem como ética e questões de política social que se cruzam com religião e moralidade - aborto, pacifismo, apenas guerra e dissuasão nuclear. O Professor Mavrodes serviu como Presidente da Sociedade de Filosofia da Religião e da Sociedade de Filósofos Cristãos, e como membro do Comitê Executivo da American Theological Society. O professor Mavrodes ocupou cargos editoriais na revista American Philosophical Quarterly, Faith and Philosophy e The Reformed Journal. Ele continua sendo um participante ativo nas atividades departamentais.