* O texto é um relato descrito por alguns dos que
ressuscitaram no dia da ressurreição:
Mt 27:
52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos
que dormiam foram ressuscitados;
53 E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele,
entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
Especificamente, os que testemunharam aos
sacerdotes foram os filhos de Simeão (aquele que recebeu a promessa de que não
morreria antes de ver o Messias). Simeão foi um dos que ressuscitou juntamente
com seus filhos. E foram seus filhos que relataram o que ocorreu quando estavam
no inferno. Basicamente, eles tratam do que Pedro disse em 1 Pe 3:16-18 Porque
também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para
levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo
Espírito; No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro
tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé,
enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram
pela água; e em 1 Pe 4:6 Porque por isso foi pregado o Evangelho também aos
mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas
vivessem segundo Deus em espírito;
O texto confirma a ressurreição de vários santos
descrita em Mt 27:52-53. E de alguma forma também trata daquilo que Pedro disse
sobre Jesus ir e pregar aos espíritos em prisão.
* Eu achei interessante um versículo do cap.6:2 -
"E então o Rei da Glória agarrou o grande sátrapa Satanás pelo pescoço e
entregou-o aos anjos, dizendo: "Amarrai com correntes de ferro suas mãos,
seus pés, seu pescoço e sua boca". Depois colocou-o nas mãos do Inferno
com a seguinte recomendação: "Toma-o e o mantém bem preso até a minha
segunda vinda".
Este texto apóia a interpretação amilenismo acerca
do milênio. Ou seja, o diabo está preso e já estamos vivendo o milênio.
* O texto também trata a questão das duas
testemunhas descritas em Ap 11:
3 E darei poder às minhas duas testemunhas, e
profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
4 Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que
estão diante do Deus da terra.
5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua
boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa
que assim seja morto.
6 Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova,
nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em
sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes
quiserem.
7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe
do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.
8 E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande
cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também
foi crucificado.
9 E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações
verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos
mortos sejam postos em sepulcros.
10 E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e
se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois
profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.
11 E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida,
vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor
sobre os que os viram.
12 E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi
para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
13 E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu
a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os
demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.
O texto diz que estas duas testemunhas são Enoque e
Elias.
* O texto também fala do ladrão que confessou Jesus
na cruz.
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