Cético:
Rei Acabe... ao qual Elias previu a morte por conta
de Baal... morreu ...
"Assim,
pois, morreu, conforme a palavra do SENHOR, que Elias falara; e Jorão começou a
reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá;
porquanto não tinha filho."
2 Reis 1
Jeosafá era o rei de Judá...
Elias então foi arrebatado neste meio
tempo...conforme o relato bíblico..
2 Reis 2
1 ¶ E Jorão,
filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano
de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.
(...).
5 Sucedeu,
porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de
Israel.
6 ¶ Por isso
Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel.
7 E foi, e
mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim;
irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei
como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.
(...)
foram-se os reis...
e Jeosafa pediu um profeta
11 E disse
Jeosafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR
por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está
Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.
Eliseu... que segundo diziam... em quem repousava o
espirito de Elias..
Jeosafá morre...
2 crônicas 21
¶ Depois
Jeosafá dormiu com seus pais, e foi sepultado junto a eles na cidade de Davi; e
Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.
Jeorão sai da linha...
e recebe um escrito da parte de Elias..
ELIAS NÂO HAVIA SIDO ARREBATADO lá atrás....indo
para o céu...
como escreve uma carta ao rei... que assumiu depois
de seu arrebatamento....!!
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Descontradizendo:
Gleason
Archer responde esta:
"É óbvio
que isto não poderia ter acontecido: Elias não podia escrever cartas após seu
arrebatamento. Mas essa pergunta pressupõe algo que nunca aconteceu, a saber, a
trasladação de Elias antes do reinado de Jeorão, filho de Josafá. O leitor é
convidado a consultar W. Crockett, A Harmony of Samuel, Kings, and Chronicles,
p.247, onde verá que o "arrebatamento de Elias" é registrado no
reinado de Jorão, filho de Acabe. Portanto, teria sido perfeitamente possível
que Elias escrevesse uma carta de advertência e repreensão em 847 a.C., visto
que o reinado de Jeorão de Judá (848-841) em grande parte se sobrepôs ao de
Jorão de Israel (852-841).
É certo que
Elias ainda estivesse em plena atividade no reinado do rei que precedeu
imediatamente Jorão, a saber, Acazias de Israel (853-852), que também era filho
de Acabe. Sabemos disso por causa do encontro que Elias teve com dois pelotões
de soldados enviados com o objetivo de prendê-lo, os quais foram destruídos
pelo fogo que desceu do céu, em resposta à oração de Elias (2 Rs 1:3-16). É bem
provável que esse homem de Deus houvesse vivido mais quatro ou cinco anos, até
que o caráter e os costumes do indigno filho de Josafá se tornaram aparentes.
(Relata 2 Cr 21:4 relata como Jeorão sentenciou à morte todos os seus irmãos
tão logo se tornou rei. É possível que sua esposa, Atalia, filha de Jezabel, o
tenha incitado a promover a matança de seus irmãos. Ela própria tentaria, mais
tarde, matar todos os sobreviventes da casa de Acabe, depois que seu filho
Acazias foi morto por Jeú em 841 a.C.)
É verdade que
o relato do arrebatamento de Elias ao céu está em 2 Rs 2:1-11, e não há
referência ao reinado de Jeoão de judá senão em 2 Rs 8:16. Mas devemos
lembrar-nos de que o narrador de 1 e 2 Rs escreve sobre as carreiras dos reis e
as dos principais profetas, Elias e Eliseu, alternando-as. Num momento, ele
desenvolve certo tema e descreve uma façanha de Elias, sem abandonar a história
enquanto não a termina.
Foi o que
aconteceu ao narrar o episódio da partida de Elias para o céu. Esse fato está
intimamente relacionado à dotação de Eliseu com os poderes de seu amado mestre.
Primeiro, Elias o chamara para o discipulado, no reinado de Acabe, depois de
haver atirado sobre ele, simbolicamente, seu manto (1 Rs 19:19-21), não muito
tempo depois do desafio no monte Carmelo.
Quando se
aproximou o final da carreira terrena de Elias, no reinado de Jorão, filho de
Acabe (852-841), o tema mais importante, do ponto de vista do autor de Reis,
ficam sendo a sucessão profética. Portanto, com muita lógica, ele cuidou disso
em primeiro lugar (i.e., o derramamento da porção dobrada do espírito de Elias
sobre Eliseu, no momento em que se separaram). Não seria apropriado que o
autor, antes disso, voltasse a escrever sobre os acontecimentos nacionais de
Israel e Judá, narrados no capítulo 3. (O autor usa o mesmo procedimento em 2
Rs 19:37, em que trata do assassínio de Senaqueribe, ocorrido em 681 a.C.,
antes da doença de Ezequias, ocorrida em 714).
No que
concerne à narrativa de 2 Cr, não nos é informada se a partida de Elias ocorreu
antes ou depois da ascensão de Jeorão, filho de Josafá, ao trono real, mas não
existe nenhum aparente anacronismo a ser resolvido. É muito provável que a
carta de Elias a Jeorão houvesse sido escrita em 847 e entregue ao destinatário
no mesmo ano, um pouco antes de ele ser arrebatado ao céu pela carruagem de
fogo (2 Rs 2:11)".
Fonte: "Enciclopédia de Temas Bíblicos";
Ed. Vida; pg.195-196.
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Norman
Geisler & Thomas Howe também respondem:
"Elias
foi trasladado num certo dia durante o reinado de Jorão, filho de Acabe, que
reinou em Israel de cerca de 852 a 841 a.C. Jeorão, filho de Josafá, reinou em
Judá de 848-841. Portanto, como Elias somente foi trasladado num certo dia
durante o reinado de Jorão de Israel, é perfeitamente razoável que ele tenha
enviado aquela carta a Jeorão de Judá".
Fonte: "Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e
"Contradições" da Bíblia", Ed. Mundo Cristão, pg.218.
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Leiamos:
2 Rs 1:
17 E Acazias
morreu, conforme a palavra do SENHOR anunciada por Elias. Como não tinha
filhos, Jorão foi o seu sucessor no segundo ano do reinado de Jeorão, rei de
Judá, filho de Josafá.
Jeorão reinou apenas oito anos e morreu conforme 2
Rs 8:
17 Ele tinha
trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em
Jerusalém.
Se Jeorão viveu apenas mais seis anos e morreu,
Elias pelo menos o conheceu nos seus dois primeiros anos de reinado. E, é bem
provável que Elias tenha sido arrebatado apenas depois da morte de Jeorão.
Agora leia 2
Rs 2:
1 Quando o
SENHOR levou Elias aos céus num redemoinho, aconteceu o seguinte:...
Ou seja, não
diz quando. Diz apenas que quando o Senhor levou Elias aconteceu do seguinte
modo.
Se Jeorão já estava reinando por dois anos quando
Jorão assumiu o lugar de Acazias, e, Elias estava vivo quando isto ocorreu,
pela curta duração do reinado de Jeorão (oito anos), é mais do que certo que
Elias estava vivo quando enviou sua carta a Jeorão.
Concluindo:
O texto não diz quando Elias foi arrebatado. Diz
apenas que foi depois da morte de Acazias. E, segundo II Cr, também o foi
depois da morte de Jeorão.
Elias portanto profetizou contra Acazias e o viu
morrer. Do mesmo modo, escreveu uma carta para Jeorão e o viu morrer.
Portanto, não há nenhuma contradição!
Pipe
Há um problema com essas interpretações...
ResponderExcluir"E disse Josafá: não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então, respondeu um dos servos do rei de Israel e disse: aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias" (2 Reis 3:11).
Eliseu era o profeta, ou seja, Elias já havia sido arrebatado e Josafá era rei de Israel. Portanto, Elias foi arrebatado quando Josafá era o rei, e não depois de sua morte, no reinado de seu filho Jeorão. Como solucionar essa contradição?
Ótima pergunta.
ExcluirExcelente pergunta, realmente essa seria a maior questão ainda pendente com relação ao artigo, muito bem consistente, por sinal. Não faria sentido Elias não ser lembrado pelos reis Jorão e Jeosafá se estivesse ainda na terra. além do mais, Eliseu ainda não haveria recebido a unção profética de Elias, e não poderia ter sido usado para a grande vitória naquela guerra.
ResponderExcluirVejo como uma possibilidade muito possível e plausivel, Elias ter escrito essa carta antes de partir e ter deixado com Eliseu ou com outro profeta da escola de profetas da época pra entregar ao futuro Rei Jeorão.
Como exemplo semelhante, Isaías escreve para Ciro, rei da Pérsia, inclusive citando seu nome, quase 200 anos antes de Ciro Nascer (Isaias 45)ou seja, mesmo vivendo antes do exílio de Judá, deixou um escrito de Isaías para o Rei Ciro, profetizando sobre a ação crucial dele para retorno do povo de Judá (como vemos, por exemplo em Esdras 1)