sábado, 19 de julho de 2014

Como os edomitas deveriam ser tratados?

 Ser bom com eles:
Dt 23:7  ”Não abominarás o edomita, pois é teu irmão; nem abominarás o egípcio, pois estrangeiro foste na sua terra”.


Matá-los:
II Rs 14:3-7 - ”E ele fez o que era reto aos olhos do SENHOR, ainda que não como Davi, seu pai; fez, porém, conforme tudo o que fizera Joás, seu pai. Tão-somente os altos se não tiraram; porque ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos. Sucedeu, pois, que, sendo já o reino confirmado na sua mão, matou os seus servos que tinham matado o rei, seu pai. Porém os filhos dos matadores não matou, como está escrito no livro da Lei de Moisés, no qual o SENHOR deu ordem, dizendo: Não matarão os pais por causa dos filhos, e os filhos não matarão por causa dos pais; mas cada um será morto pelo seu pecado. Amazias feriu a dez mil edomitas no vale do Sal e tomou a Sela na guerra; e chamou o seu nome Jocteel, até ao dia de hoje”.

Ez 25:13  ”portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Também estenderei a mão contra Edom, e arrancarei dele homens e animais; e o tornarei em deserto desde Temã, e até Dedã cairão à espada”.

Ob 1:1  ”Visão de Obadias: Assim diz o Senhor JEOVÁ a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do SENHOR, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra”.

Ob 1:8-9  ”E não acontecerá, naquele dia, diz o SENHOR, que farei perecer os sábios de Edom e o entendimento na montanha de Esaú? E os teus valentes, ó Temã, estarão atemorizados, para que da montanha de Esaú seja cada um exterminado pela matança”.


--------------------------------------------------------------------------- 
Descontradizendo vs. por vs.:
Ob 1:1 – ”Visão de Obadias: Assim diz o Senhor JEOVÁ a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do SENHOR, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra”.

Ob 1:8-9 – ”E não acontecerá, naquele dia, diz o SENHOR, que farei perecer os sábios de Edom e o entendimento na montanha de Esaú? E os teus valentes, ó Temã, estarão atemorizados, para que da montanha de Esaú seja cada um exterminado pela matança”.

Vamos ler o contexto posterior do texto de Obadias para entendermos as razões do por que está sendo profetizado isto:

10 - 
Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre.

11 - No dia em que estiveste em frente dele, no dia em que os forasteiros levavam cativo o seu exército, e os estranhos entravam pelas suas portas, e lançavam sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras um deles.

12 - Mas tu 
não devias olhar para o dia de teu irmão, no dia do seu desterro; nem alegrar-te sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem alargar a tua boca, no dia da angústia;

13 - 
nem entrar pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade; sim, tu não devias olhar, satisfeito, para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem estender as tuas mãos contra o seu exército, no dia da sua calamidade;

14 - 
nem parar nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem, nem entregar os que lhe restassem, no dia da angústia.

Vocês acham que diante disto Israel tinha alguma obrigação de lealdade a Edom?


Ez 25:13  ”portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Também estenderei a mão contra Edom, e arrancarei dele homens e animais; e o tornarei em deserto desde Temã, e até Dedã cairão à espada”.

Já sabemos o porque Edom sofreu o juízo de Deus: Apesar de sua origem parentética, Edom sempre violava este relacionamento com hostilidade persistente. Por isso Deus o julgou.


II Rs 14:3-7 - ”E ele fez o que era reto aos olhos do SENHOR, ainda que não como Davi, seu pai; fez, porém, conforme tudo o que fizera Joás, seu pai. Tão-somente os altos se não tiraram; porque ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos. Sucedeu, pois, que, sendo já o reino confirmado na sua mão, matou os seus servos que tinham matado o rei, seu pai. Porém os filhos dos matadores não matou, como está escrito no livro da Lei de Moisés, no qual o SENHOR deu ordem, dizendo: Não matarão os pais por causa dos filhos, e os filhos não matarão por causa dos pais; mas cada um será morto pelo seu pecado. Amazias feriu a dez mil edomitas no vale do Sal e tomou a Sela na guerra; e chamou o seu nome Jocteel, até ao dia de hoje”.

Onde diz que Deus mandou Amazias ferir os edomitas. O livro de Reis relata um monte de absurdo feito pelos Reis e nem por isso Deus concorda com suas ações. Dizer que Deus mandou Amazias fazer o que fez é forçar o texto a dizer o que não está dizendo.


Dt 23:7  ”Não abominarás o edomita, pois é teu irmão; nem abominarás o egípcio, pois estrangeiro foste na sua terra”.

Quando Deus disse isto, os edomitas haviam proibido Israel de passar pelo seu território (Nm 20:14-21; 21:4; Jz 11:17-18). E mesmo diante desta descortesia, Israel foi proibido de abominar seu irmão edomita (Dt 23:7-8).

Para aquela situação Deus disse o que disse. Porém, esta não era mais uma Lei que deveria ser aplicada de uma forma absoluta em qualquer situação. 

Então significa que se Edom atacasse Israel, os israelitas não poderiam revidar?

Isto é uma absurdo! Imagem Edom vindo com seu exército contra Israel e eles pensando: "- Puxa! Vamos ter que morrer. Deus nos proibiu de levantar as mãos contra eles".

É lógico que não é isso que Deus está dizendo. Naquele contexto, Deus disse que Israel não fizesse nada contra Edom e que ignorasse a postura deles. Porém, depois de tanta infidelidade como descritas em Obadias, Deus decidiu eliminá-los.

Concluindo:

Não há nenhuma contradição. O texto não diz: "- Jamais faça o mal contra Edom, seja qual for a situação".

O texto está dizendo que naquela situação, Israel deveria ignorar a atitude de Edom e seguir em frente.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário