Não
amaldiçoe ninguém.
Rm 12:14 - abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis.
É correto
amaldiçoar algumas pessoas.
I Co 16:22 - Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema;
maranata!
------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
A BDC tem o péssimo costume como sempre de tirar o
texto do seu contexto e aplicá-lo em qualquer situação. Então diante da
pergunta: "É correto amaldiçoar alguém?", vamos aos contextos:
O texto de Rm 12:14 está dizendo: Não amaldiçoe
ninguém"?
Rm 12:14 - "abençoai aos que vos perseguem;
abençoai e não amaldiçoeis".
O texto está dizendo que em caso de perseguição de
alguém a sua pessoa, não amaldiçoe esta pessoa e ponto final.
Qualquer acréscimo a isso é mera especulação!
Agora no caso de I Co 16:22, se trata de ser
"correto amaldiçoar algumas pessoas"? Paulo está amaldiçoando quem
não ama à Deus. Ou está dizendo que quem não ama à Deus está debaixo de
maldição?
I Co 16:22 - "Se alguém não ama o Senhor Jesus
Cristo, seja anátema; maranata!"
No grego a palavra "anathema" significa
amaldiçoado.
Porém, o sentido que Paulo está dizendo não é que a
pessoa só se torna anathema depois que ele ou qualquer outro cristão lança tal
maldição sobre aquele que não ama à Deus. O sentido é que todo aquele que não
ama à Deus é maldito. Não por meio de minhas palavras, mas porque não ama à
Deus. Esta é uma condição de escolha do indivíduo. É o indivíduo que se coloca
debaixo desta condição e não nós cristãos que o colocamos.
Ex. Digamos que sou um professor, e que eu chego
para os meus alunos e digo: "Quem não estuda que seja um ignorante (sem
conhecimento)!". Os meus alunos que não estudam, serão ignorantes porque
não estudam, ou, serão ignorantes porque eu disse que serão? É óbvio que serão
ignorantes por não estudarem. O mesmo se diz do texto de I Co 16:22: Ser
amaldiçoado é uma condição de toda aquele que não ama à Deus, e não porque
Paulo ou qualquer outro cristão assim determina para alguém. Não somos nós que
determinamos isto, e sim a escolha própria do indivíduo!
Conclusão:
O Texto de Romanos está dizendo exclusivamente de
em caso de perseguição não amaldiçoe ninguém. Já o texto de I Coríntios está
falando da condição em que o indivíduo mesmo se coloca debaixo de maldição
quando escolhe não amar à Deus.
Portanto, não há nenhuma contradição!
Pipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário