Sim, ele
sabe
Jo 16:30 - Agora, conhecemos que sabes tudo e não precisas de que alguém
te interrogue. Por isso, cremos que saíste de Deus.
Jo 21:17 - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão
entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu
sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas
ovelhas.
Cl 2:2-3 - para que os seus
corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da
plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus -- Cristo, em
quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Não, ele
não sabe
Mt 24:36 - Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus,
nem o Filho, mas unicamente meu Pai.
Mc 13:32 - Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão
no céu, nem o Filho, senão o Pai.
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Descontradizendo:
Mt 24:36 - "Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos
dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai".
Mc 13:32 - "Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos
que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai".
Zacarias de
Aguiar Severa no seu "Manual de
teologia sistemática" pela A. D. Santos Editora, comenta a respeito da
natureza humana de Jesus:
"Ele
esteve sujeito às limitações físicas, como cansaço (Jo 4:6), fome (Mt 21:18),
sede (Mt 11:19). Sofreu intensa agonia de alma e corpo antes da morte física
(Mc 14:33-36; Lc 22:63; 23:33). Experimentou todas as categorias de emoções
humanas: alegria (Lc 10:21), tristeza (Mt 26:37), amor (Jo 11:5), compaixão (Mt
9:36), surpresa (Lc 7:9), ira (Mc 3:5). Padeceu e morreu nas mãos dos homens
(Lc 22:44; Jo 19:33). Todos estes fatores indicam que Cristo era humano".
(pg.228)
Continua a respeito do seu conhecimento limitado:
"Embora
Cristo fosse incomparavelmente superior aos homens no seu conhecimento (Jo
1:47; 4:29; Lc 6:8; 9:47) e compreendesse a Escritura do AT de maneira singular
(Mt 22:29; 26:54-56; Lc 4:21ss; 24:27 e 44ss), contudo, o conhecimento de Cristo
mostrava-se de alguma forma limitado (Mc 5:30ss; 6:38; 9:21; Lc 2:46; Mc
13:32). Esta circunstância de ter seu conhecimento limitado evidencia sua
natureza humana". (pg.229)
Comenta ainda sobre o estado de humilhação de
Cristo:
"Como
ser humano, ele, que é a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, passou a ser,
em tudo, dependente da Terceira Pessoa, o Espírito Santo. Ele foi gerado pelo
Espirito Santo (Lc 1:34-35), ungido pelo Espírito (Mt 3:16), conduzido à
tentação pelo Espírito (Mt 4:1), levado à cruz pelo Espirito (Hb 9:4),
ressuscitado pelo Espírito (Rm 8:11), fortalecido pelo Espírito para realizar
as obras (Mt 12:28; At 1:2; 10:38)". (pg.237)
Jesus se
esvaziou:
Filipenses
2:
6 -
"que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a
Deus".
7 - "Mas
aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos
homens;"
8 - "e,
achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e
morte de cruz".
As suas limitações estavam perfeitamente ligadas a
sua condição como humano. Foi um ato de escolha própria que o colocou nesta
condição.
É diante desta condição que Ele diz que não sabia o
dia a não ser o Pai.
Porém, esta era uma condição que estava limitada
enquanto homem e não após a ressurreição:
Cl 2:2-3 - "para
que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e
enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de
Deus -- Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da
ciência".
Paulo está falando do Cristo glorificado e não da
encarnação.
Vamos ver o contexto dos outros textos para ver do
que estão falando quando dizem que Jesus sabia tudo.
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Descontradizendo
Jo 16:30:
Jo 16:30 - "Agora, conhecemos que sabes tudo e não precisas de
que alguém te interrogue. Por isso, cremos que saíste de Deus".
Vamos ao contexto:
19 - "Jesus percebeu que queriam interrogá-lo, e lhes
perguntou:..."
O que havia acontecido?
Os discípulos estavam querendo interrogar Jesus acerca
do que ele havia dito. Porém, antes mesmo de perguntarem, Jesus percebe neles
que ficaram sem entender o que havia dito. Jesus lhes responde de maneira mais
clara. É então diante disto, que eles falam:
29-30 - "Disseram os seus discípulos: Agora
falas abertamente, e não usas nenhuma figura. Agora percebemos nque sabes tudo,
e não é preciso que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste de
Deus".
Eles ficaram admirados que Jesus respondeu a eles
sem que houvessem feito a pergunta que fizeram uns aos outros. É diante disto,
que falam: "Sabes tudo, e não é preciso que alguém te interrogue".
O termo "sabes tudo" está ligado ao que
se passa pela cabeça das pessoas. Jesus sabia tudo o que eles pensavam. É disto
que o texto está falando. Daí a BDC ligar isto ao que Jesus disse a respeito de
não saber o dia, tirar totalmente do contexto o que os discípulos disseram e
aplicá-lo em qualquer situação se trata de uma distorção daquilo que o texto
está verdadeiramente falando.
Está afirmação não anula o que Jesus disse por não
saber o dia e nem a hora em que aquelas coisas aconteceriam.
Ele sabia de tudo o que se passava na mente de seus
discípulos. Porém, não sabia a respeito do dia do juízo enquanto humano. Como
já Zacarias disse antes, esta era uma das limitações humanas que estavam sobre
ele.
Portanto, a palavra "tudo" ali, diz
respeito ao que se passava na mente deles, e não a respeito de tudo no sentido
onisciente.
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Descontradizendo
Jo 21:17:
Jo 21:17 - "Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas,
amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E
disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe:
Apascenta as minhas ovelhas".
Opa! Aqui Jesus havia ressuscitado e já habitava um
corpo glorificado que não estava mais limitado a condição em que Jesus estava
antes da cruz.