Samua, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia,
Elisama, Eliada, Elifelete.
II Sm 5:14-16
Siméia, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisama (listado em
duplicidade), Elifelete (listado em duplicidade), Nogá, Nefegue, Jafia, Eliada.
I Cr 3:5-8
Samua, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Elpelete, Nogá,
Nefegue, Jafia, Elisama, Beeliada, Elifelete.
I Cr 14:3-7
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Descontradizendo:
Os nomes comuns nas três listas:
1. Samua ou Siméia,
2. Sobabe,
3. Natã,
4. Salomão,
5. Ibar, 6.
Elisua,
7. Nefegue,
8. Jafia,
9. Elifelete,
10. Eliada ou Beeliada,
Os nomes comuns em apenas duas listas:
1. Elisama, que se encontra na primeira e na
terceira lista.
2. Nogá, que se encontra na segunda e na terceira
lista.
A grande questão é, o fato das três listas
afirmarem que estes foram os fihos de Davi nascidos em Jerusalém e conterem
dois nomes que não se encontram nas três listas simultaneamente, trata-se de
uma contradição?
Se o autor da primeira lista não incluiu nela
Elpelete e Nogá por razões que desconhecemos, isto se trata de uma contradição?
É óbvio que não. Por exemplo, se eu digo que os meus dois filhos mais velhos
nasceram em tal localidade, e depois minha esposa diz que nossos três filhos
mais velhos nasceram naquele local, isto se trata de uma contradição ou apenas
de relatos diferentes?
A BDC precisa aprender a diferenciar dois
conceitos:
1. Contradição: "Incoerência, desacordo"
2. Diferente: "Diverso; distinto;
desigual"
Desigual não é o mesmo que desacordo. Diverso ou
distinto não é o mesmo que incoerente.
As listas têm dois nomes que diferenciam, porém
isto não significa incoerência ou desacordo. A primeira lista apenas exclui
dois nomes por razões que desconhecemos. Porém, isto não se trata de uma
contradição.
Pipe
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