É bom estar contente.
Pv 17:22 - O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido
virá a secar os ossos.
Ec 8:15 - Então, exaltei eu a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
Felicidade deverá ser evitada.
Ec 8:15 - Então, exaltei eu a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
Felicidade deverá ser evitada.
Ec 7:3-4 - Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do
rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o
coração dos tolos, na casa da alegria.
Lc 6:25 - Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!
Lc 6:25 - Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!
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Descontradizendo:
Por Pipe
É engraçado a maneira como a BDC enxerga e reduz a vida.
Se alguém chega e diz que sorrir é bom e logo em seguida diz que chorar é bom. Esta pessoa está se contradizendo? É óbvio que não! Pois tanto chorar quanto rir são coisas boas e que fazem parte da vida. A alegria é algo bom, e mesmo o sofrimento tem em certo sentido algo bom para a vida. Porém, também é verdade que ha certos tipos de alegrias e de tristezas que não são boas para ninguém. Por exemplo, você se alegrar com a tragédia de outro não é algo bom. Ou mesmo a depressão que é um estado de tristeza que leva o indivíduo a desistir de viver, também não se trata de algo bom. É bom se alegrar com os amigos ou com aqueles que você ama. Mas, algumas vezes é somente na dor que Deus encontra maneiras de tratar com o que somos. Porém, ha certos tipos de tristezas que realmente secam os ossos e a vida. E todos concordarão que rir é melhor do que chorar, mas isto não significa que chorar seja absolutamente ruim. Há vários fatores que definem se ela é ruim ou não. A tristeza ruim é aquela que não resulta em nada e serve apenas para destruir no indivíduo o gosto de viver (depressão por exemplo).
Se alguém chega e diz que sorrir é bom e logo em seguida diz que chorar é bom. Esta pessoa está se contradizendo? É óbvio que não! Pois tanto chorar quanto rir são coisas boas e que fazem parte da vida. A alegria é algo bom, e mesmo o sofrimento tem em certo sentido algo bom para a vida. Porém, também é verdade que ha certos tipos de alegrias e de tristezas que não são boas para ninguém. Por exemplo, você se alegrar com a tragédia de outro não é algo bom. Ou mesmo a depressão que é um estado de tristeza que leva o indivíduo a desistir de viver, também não se trata de algo bom. É bom se alegrar com os amigos ou com aqueles que você ama. Mas, algumas vezes é somente na dor que Deus encontra maneiras de tratar com o que somos. Porém, ha certos tipos de tristezas que realmente secam os ossos e a vida. E todos concordarão que rir é melhor do que chorar, mas isto não significa que chorar seja absolutamente ruim. Há vários fatores que definem se ela é ruim ou não. A tristeza ruim é aquela que não resulta em nada e serve apenas para destruir no indivíduo o gosto de viver (depressão por exemplo).
Descontradizendo Ec
7:3-4
"Melhor é a tristeza do que o riso,
porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios
está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria".
Lendo o contexto:
5 - "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção do tolo".
6 - "Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isso é vaidade".
Lendo o contexto:
5 - "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção do tolo".
6 - "Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isso é vaidade".
O autor de Eclesiastes está sendo bem claro que o
tipo de alegria que ele está se referindo, é a alegria que vem dos tolos.
Descontradizendo Lc
6:25
"Ai
de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!"
Os caras são profissionais em distorcer texto bíblico. Em outras palavras, eles estão dizendo que o texto diz o seguinte:
"Ai de vós, os que estão felizes , porque tereis fome! Pois, felicidade é algo que vocês devem evitar".
A questão é a seguinte, Jesus estava falando estas palavras para quem? Vamos ler o texto:
17 - E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão do povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom;
20 - E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia:
21 - Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos.
Obs: Alguns deles estava passando fome
22 - Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem.
Obs: Prevendo o que aconteceria aos que se tornariam de fato seus discípulos.
23 - Folgai nesse dia, exultai, porque é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.
24 - Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação.
25 - Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!
26 - Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas!
Jesus estava dirigindo isto para aqueles que encontravam em sua fartura consolo existencial e não nele. Os pobres encontrariam nele a consolação, pois não tinham nada. Porém, a fome espiritual deles seria saciada por Cristo. Já, os fartos, pensam que não precisam de Deus em suas vidas pois já se consolam em sua fartura própria.
Jesus está falando e comparando aqueles que o seguem com aqueles que lhe dão as costas e se contentam em coisas materiais. Estes tem fome de Deus. Porém, permanecem com fome por insistirem em saciá-la com coisas materiais.
Os caras são profissionais em distorcer texto bíblico. Em outras palavras, eles estão dizendo que o texto diz o seguinte:
"Ai de vós, os que estão felizes , porque tereis fome! Pois, felicidade é algo que vocês devem evitar".
A questão é a seguinte, Jesus estava falando estas palavras para quem? Vamos ler o texto:
17 - E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão do povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom;
20 - E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia:
21 - Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos.
Obs: Alguns deles estava passando fome
22 - Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem.
Obs: Prevendo o que aconteceria aos que se tornariam de fato seus discípulos.
23 - Folgai nesse dia, exultai, porque é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.
24 - Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação.
25 - Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!
26 - Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas!
Jesus estava dirigindo isto para aqueles que encontravam em sua fartura consolo existencial e não nele. Os pobres encontrariam nele a consolação, pois não tinham nada. Porém, a fome espiritual deles seria saciada por Cristo. Já, os fartos, pensam que não precisam de Deus em suas vidas pois já se consolam em sua fartura própria.
Jesus está falando e comparando aqueles que o seguem com aqueles que lhe dão as costas e se contentam em coisas materiais. Estes tem fome de Deus. Porém, permanecem com fome por insistirem em saciá-la com coisas materiais.
Conclusão
No caso de Lucas, se trata do mesmo tipo de alegria que Eclesiastes trata. Ou seja, a alegria dos tolos. A alegria
fundada em coisas materiais e não em Deus.
Portanto, não há nenhuma contradição. Alegria e tristeza fazem parte da vida. E dependendo da situação, ambas podem ser tanto boas quanto ruins.
Portanto, não há nenhuma contradição. Alegria e tristeza fazem parte da vida. E dependendo da situação, ambas podem ser tanto boas quanto ruins.
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