quarta-feira, 16 de abril de 2014

Deus respeita a todos?

Deus respeita todas as pessoas
(Dt 10:17, II Cr 19:7, At 10:34, Rm 2:11, Gl 2:6, Ef 6:9, Cl 3:25, I Pe 1:17).

Dt 10:17 - "Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas";

II Cr 19:7 - "Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o e fazei-o, porque não há no SENHOR, nosso Deus, iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes".

At 10:34 - "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas";

Rm 2:11 - "porque, para com Deus, não há acepção de pessoas".

Gl 2:6 - "E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram";

Ef 6:9 - "E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu e que para com ele não há acepção de pessoas".

Cl 3:25 - "Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas".

I Pe 1:17 - "E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação",


Deus não tem respeito por ninguém
(Gn 4:4, Ex 2:25, Lv 26:9, II Rs 13:23, Sl 138:6)

Gn 4:4 - "E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta".

Ex 2:25 - "e atentou Deus para os filhos de Israel e conheceu-os Deus".

Lv 26:9 - "E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei o meu concerto convosco".

II Re 13:23 - "Porém o SENHOR teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e tornou para eles, por amor do seu concerto com Abraão, Isaque e Jacó; e não os quis destruir e não os lançou ainda da sua presença".

Sl 138:6 - "Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe".

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Descontradizendo
Gn 4:4 - "E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta".

Por que Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim?

Para você entender o porquê, é preciso verificar todo o contexto, coisa que a Bíblia do Cético desconhece na sua interpretação.

Gn 4:5-7 diz: "mas para Caim e para sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o teu semblante? Então disse o Senhor: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não será aceito?...".

Primeiro o texto diz que Deus rejeitou a oferta depois de rejeitar o próprio Caim: "mas para Caim e para sua oferta". Observe a sequência da aceitação: Caim > Oferta.

Por que Deus rejeitou a Caim?

Vs. 7 diz: "Se procederes bem, não serás aceito?".

Então o que vemos no texto, é que Deus aceita uma oferta que procede de um comportamento que condiz com a oferta. Com Deus não se faz barganhas. Com Deus toda a oferta deve ser uma consequência do caráter da pessoa. Deus repudia a hipocrisia. Caim era um hipócrita! Ele achava que podia agir de qualquer jeito e depois podia agradar a Deus com coisas e não com atitudes.

Deus estaria fazendo acepção de pessoas, se Caim tivesse tido a mesma atitude de Abel. Porém, o texto diz que o proceder de Caim foi reprovado por Deus e a oferta dele foi apenas uma consequência Deus também a ter rejeitado.

Outro exemplo absurdo do raciocínio deles na maneira como interpretam está em Sl 138:6 - "Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe".

O Raciocínio deles é assim:
 "A Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas. Então, se Ele não faz acepção de pessoas, Ele deve aceitar o soberbo, o hipócrita, o mentiroso, e até o diabo. Pois afinal, se Ele não receber este tipo de atitude, Ele estará fazendo acepção de pessoas".

É mais ou menos assim: Eu digo que não sou racista. Que não faço distinção de cor. Que amo as pessoas pelo que elas são independentes da cor da sua pele. Daí um dia estou andando na rua e alguém de cor diferente da minha me esmurra pelas costas sem eu fazer nada. Daí, se eu revidar, significa que eu sou racista, entendeu? Você diria: "Que absurdo! Você apenas revidou por que ele te espancou e não porque você é racista". Pois é, daí depende de quem é a pessoa que julgará a situação. Se o juiz fosse quem escreveu a Bíblia do Cético, certamente eu seria condenado por racismo.

Conclusão Cética: Deus tem que aceitar todo o comportamento humano (mentira, soberba, adultérios, orgias, vícios, idolatrias, invejas, etc). Se não aceitar, Ele estará fazendo acepção de pessoas.

Contradição dos Céticos:
Agora o que mais forçaram na contradição proposta, é que eles afirmaram que Deus não tem respeito por ninguém.

Como pode alguém dizer isto, se ele mesmo propôs que Deus recebeu Abel e não Caim? Se recebeu Abel, então significa que não são todos que Ele rejeita.

Os textos também dizem que Deus ama uns e rejeita outros. Se ama uns e rejeita outros, então não são todos que ele rejeita.

Bom, se Deus faz acepção de pessoas, a lógica é que pelo menos alguns são respeitados por Ele. Pois fazer acepção é isto: Amar uns e rejeitar outros e não rejeitar a todos.

Como eles podem dizer então que Deus não tem respeito por ninguém? Quem afinal de contas está se contradizendo nesta história?

Ex 2:25, Lv 26:9, II Rs 13:23 são textos que abordam unicamente a relação de Deus com israel. Nada fala de Deus odiar todo mundo. Logo, Deus ama Israel em refutação a ideia que Ele portanto odeia todo mundo.


Pipe

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