Deus
respeita todas as pessoas
(Dt
10:17, II Cr 19:7, At 10:34, Rm 2:11, Gl 2:6, Ef 6:9, Cl 3:25, I Pe 1:17).
Dt 10:17
- "Pois o
SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande,
poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita
recompensas";
II Cr 19:7
- "Agora,
pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o e fazei-o, porque não há no
SENHOR, nosso Deus, iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de
presentes".
At 10:34
- "E,
abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção
de pessoas";
Rm 2:11
- "porque,
para com Deus, não há acepção de pessoas".
Gl 2:6 -
"E, quanto
àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se
me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma
coisa, nada me comunicaram";
Ef 6:9 -
"E vós,
senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que
o Senhor deles e vosso está no céu e que para com ele não há acepção de
pessoas".
Cl 3:25
- "Mas quem
fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas".
I Pe 1:17
- "E, se
invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de
cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação",
Deus não tem
respeito por ninguém
(Gn
4:4, Ex 2:25, Lv 26:9, II Rs 13:23, Sl 138:6)
Gn 4:4 -
"E Abel
também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o
SENHOR para Abel e para a sua oferta".
Ex 2:25
- "e atentou
Deus para os filhos de Israel e conheceu-os Deus".
Lv 26:9
- "E para
vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei o meu
concerto convosco".
II Re 13:23
- "Porém o
SENHOR teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e tornou para eles, por
amor do seu concerto com Abraão, Isaque e Jacó; e não os quis destruir e não os
lançou ainda da sua presença".
Sl 138:6
- "Ainda que
o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de
longe".
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Descontradizendo
Gn 4:4 -
"E Abel
também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o
SENHOR para Abel e para a sua oferta".
Por que Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a
oferta de Caim?
Para você entender o porquê, é preciso verificar
todo o contexto, coisa que a Bíblia do Cético desconhece na sua interpretação.
Gn 4:5-7
diz: "mas
para Caim e para sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e
descaiu-lhe o teu semblante? Então disse o Senhor: Por que te iraste? E por que
descaiu o teu semblante? Se procederes
bem, não será aceito?...".
Primeiro o texto diz que Deus rejeitou a oferta
depois de rejeitar o próprio Caim: "mas para Caim e para sua oferta".
Observe a sequência da aceitação: Caim > Oferta.
Por que Deus rejeitou a Caim?
Vs. 7 diz: "Se procederes bem, não serás
aceito?".
Então o que vemos no texto, é que Deus aceita uma
oferta que procede de um comportamento que condiz com a oferta. Com Deus não se
faz barganhas. Com Deus toda a oferta deve ser uma consequência do caráter da
pessoa. Deus repudia a hipocrisia. Caim era um hipócrita! Ele achava que podia
agir de qualquer jeito e depois podia agradar a Deus com coisas e não com atitudes.
Deus estaria fazendo acepção de pessoas, se Caim
tivesse tido a mesma atitude de Abel. Porém, o texto diz que o proceder de Caim
foi reprovado por Deus e a oferta dele foi apenas uma consequência Deus também a
ter rejeitado.
Outro exemplo absurdo do raciocínio deles na
maneira como interpretam está em Sl
138:6 - "Ainda
que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de
longe".
O Raciocínio deles é assim:
É mais ou menos assim: Eu digo que não sou racista.
Que não faço distinção de cor. Que amo as pessoas pelo que elas são independentes
da cor da sua pele. Daí um dia estou andando na rua e alguém de cor diferente
da minha me esmurra pelas costas sem eu fazer nada. Daí, se eu revidar,
significa que eu sou racista, entendeu? Você diria: "Que absurdo! Você
apenas revidou por que ele te espancou e não porque você é racista". Pois
é, daí depende de quem é a pessoa que julgará a situação. Se o juiz fosse quem
escreveu a Bíblia do Cético, certamente eu seria condenado por racismo.
Conclusão Cética: Deus tem que aceitar todo o
comportamento humano (mentira, soberba, adultérios, orgias, vícios, idolatrias,
invejas, etc). Se não aceitar, Ele estará fazendo acepção de pessoas.
Contradição
dos Céticos:
Agora o que mais forçaram na contradição proposta,
é que eles afirmaram que Deus não tem respeito por ninguém.
Como pode alguém dizer isto, se ele mesmo propôs
que Deus recebeu Abel e não Caim? Se recebeu Abel, então significa que não são
todos que Ele rejeita.
Os textos também dizem que Deus ama uns e rejeita
outros. Se ama uns e rejeita outros, então não são todos que ele rejeita.
Bom, se Deus faz acepção de pessoas, a lógica é que
pelo menos alguns são respeitados por Ele. Pois fazer acepção é isto: Amar uns
e rejeitar outros e não rejeitar a todos.
Como eles podem dizer então que Deus não tem
respeito por ninguém? Quem afinal de contas está se contradizendo nesta
história?
Ex 2:25, Lv 26:9, II Rs 13:23 são textos que
abordam unicamente a relação de Deus com israel. Nada fala de Deus odiar todo
mundo. Logo, Deus ama Israel em refutação a ideia que Ele portanto odeia todo
mundo.
Pipe
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