Não. Ele não quer que nenhuma
morra. Mt 18:14
Sim, ele frequentemente mata
crianças e instrui outros a fazer o mesmo.
Gn
7:21-22, 19:24, 22:2, Ex 12:30, 21:15, Lv 20:9, Dt 20:16, 21:18-21, Js 10:40, I
Sm 15:2-3, II Sm 12:15-18, II Rs 2:23-24, Sl 135:8, 136:10, 137:9, Jr 13:13-14,
19:9, Ez 5:10, Os 9:16, 13:16, Zc 13:3
----------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo vs. por vs.:
Vamos ler
apenas Mt 18:14 - "Assim também
não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se
perca".
A BDC
está sugerindo que as palavras de Jesus estão dizendo de alguma forma, que com
isso, Deus não é o detentor absoluto sobre a vida e a morte de todos os seres
humanos e diante disso pode tirar a vida de qualquer criança que queira. Porém,
o que Jesus está tratando unicamente é que deixem as criancinhas vir até ele, e
somente isso. Nada nisso conclui que Deus não quer que nenhuma delas morra. Partindo
de que o texto não propõe que Ele não quer que nenhuma morra vamos aos textos
onde demonstram sua soberania sobre a morte de crianças na Bíblia Sagrada:
Gn 7:21-22 – E expirou toda carne que se movia sobre a
terra, tanto de ave como de gado, e de feras, e de todo o réptil que se roja
sobre a terra, e de todo homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em
seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu.
Deus em
Sua soberania decidiu salvar somente a família de Noé e condenar o restante da
humanidade. Nisso incluiu-se crianças, grávidas, jovens e velhos, e não há nada
nas Escrituras que digam que Ele não poderia tê-lo feito.
Gn 19:24 – Então, o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do
SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra.
Novamente
uma situação de Juízo que Deus traz sobre toda uma cidade. Em nenhum lugar nas
Escrituras Deus está atado do direito de não fazê-lo como Deus sobre tudo e
todos.
Gn 22:2 – E disse: Toma agora o teu filho, o teu único
filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em
holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Texto
inválido para o argumento uma vez que Isaque não foi sacrificado.
Ex 21:15 – O que ferir a seu pai ou a sua mãe certamente
morrerá. (também Lv 20:9, Dt 21:18-21)
É
necessário fazer uma ressalva que a pena capital neste caso não se aplica a
crianças, mas aos jovens com a capacidade física para fazê-lo, no caso ferir
propositalmente seus pais.
II Sm 12:15-18 – Então, Natã foi para sua casa. E buscou Davi a
Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a
terra. Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o
levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles. E sucedeu que,
ao sétimo dia, morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a
criança era morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe
falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a
criança é morta? Porque mais mal lhe faria.
Outro
caso onde Deus soberanamente decidiu que o filho de Davi não deveria viver.
Ex 12:30 – E Faraó levantou-se de noite, ele, e todos os
seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não
havia casa em que não houvesse um morto.
Deus advertiu
Faraó que se não libertasse Israel, Ele destruiria todos os primogênitos. Faraó
não libertou Israel e colheu a consequência de sua escolha. Porém, uma ressalva
nisso é que primogênito se trata de filhos mais velhos. Nesse caso
necessariamente não se tratava de crianças. Porém como dito anteriormente Deus
de modo soberano agiu segundo o que havia advertido a Faraó.
Sl 137:1-9 – Junto aos rios da Babilônia nos assentamos e
choramos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros, que há no meio dela,
penduramos as nossas harpas. Porquanto aqueles que nos levaram cativos nos
pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo:
Cantai-nos um dos cânticos de Sião. Mas como entoaremos o cântico do SENHOR em
terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra
da sua destreza. Apegue-se-me a língua ao paladar se me não lembrar de ti, se
não preferir Jerusalém à minha maior alegria. Lembra-te, SENHOR, dos filhos de
Edom no dia de Jerusalém, porque diziam: Arrasai-a, arrasai-a, até aos seus
alicerces. Ah! Filha da Babilônia, que vais ser assolada! Feliz aquele que te
retribuir consoante nos fizeste a nós! Feliz aquele que pegar em teus filhos e
der com eles nas pedras!
Quando
você tira algo do seu contexto dá nisso. O que é que esse Salmo tem a ver com
Deus querer que crianças morram? O texto está falando que os filhos de Edom
quando Jerusalém foi cercada pelos Babilônicos, disseram: ”Feliz aquele que
pegar em teus filhos e der com eles nas pedras!”.
II Rs 2:23-24 - Então, subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo
caminho, uns rapazes pequenos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe:
Sobe, calvo, sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu e os amaldiçoou
no nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e
dois daqueles pequenos.
O texto
não está tratando de crianças, e sim de jovens. Deus atendeu a maldição do
profeta e trouxe juízo sobre aqueles jovens.
Zc 13:3 - E será que, quando alguém ainda profetizar, seu
pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque mentirosamente
falaste em nome do SENHOR; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão
quando profetizar.
Outro
texto que não trata de crianças. Trata de juízo sobre falsos profetas por meio
das mãos dos próprios pais.
Ez 5:10 - Portanto, os pais devorarão os seus filhos no
meio de ti, e os filhos devorarão os seus pais; e executarei em ti juízos,
espalharei todo o remanescente a todos os ventos.
Esta é
uma profecia dizendo que Jerusalém seria cercada e a fome seria tão grande que
os corpos mortos tanto de crianças quanto de adultos seriam devorados por
aqueles que estivessem vivos.
Jr 13:13-14 - Mas tu dize-lhes: Assim diz o SENHOR: Eis que
eu encherei de embriaguez todos os habitantes desta terra, e os reis da estirpe
de Davi, que estão assentados sobre o seu trono, e os sacerdotes, e os
profetas, e todos os habitantes de Jerusalém. E fá-los-ei em pedaços uns contra
os outros, e juntamente os pais com os filhos, diz o SENHOR; não perdoarei, nem
pouparei, nem terei deles compaixão, para que os não destrua.
Jr 19:9 - E lhes farei comer a carne de seus filhos e a
carne de suas filhas, e comerá cada um a carne do seu próximo, no cerco e no
aperto em que os apertarão os seus inimigos e os que buscam a vida deles.
R. K. Harrison em seu "comentário de Jeremias e Lamentações" pela editora Mundo
Cristão diz o seguinte:
"Jerusalém,
onde ficava a casa de Deus, tinha sido profanada por rituais pagãos totalmente
alheios ao caráter e ao objetivo da aliança. O sangue de inocentes talvez se
refira aos assassinatos de 2 Rs 21:16. Naquele vale as pessoas tinham
sacrificado e queimado seus filhos quando os rituais do culto a Moloque o
exigiam, como sacrifício especial em uma emergência (cf 7:31s)".
Este povo
tinha sacrificado seus filhos a Moloque jogando-os no fogo. Este povo tinha
abandonado o seu Deus e o traído com Baal e Moloque. Este povo foi avisado por
diversos profetas que se não se arrependesse, Deus os destruiria. Jeremias
passou 40 anos de sua vida profetizando e lhe advertindo a se arrependerem,
porém em vão. O povo se entregava a bebedice, a idolatria, ao sacrifício de
crianças e a prostituição. Então Deus disse: "- Basta!" e os julgou.
O
Julgamento de Deus às vezes implica em apenas deixar que o povo colhesse aquilo
que plantou. E eles colherem de fato o abandono de Deus no fim das contas.
Colheram um cerco dos Babilônicos. Colheram a fome e a morte de seus filhos.
Dt 20:16 - "Porém, das cidades destas nações, que o
SENHOR, teu Deus, te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com
vida".
Js 10: 40 - "Assim, feriu Josué toda aquela terra, as
montanhas, e o sul, e as campinas, e as descidas das águas, e todos os seus
reis; nada deixou de resto; mas tudo o que tinha fôlego destruiu, como ordenara
o SENHOR, Deus de Israel".
I Sm 15:2-3 - "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me
recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando
subia do Egito. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo
o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde
os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos
até aos jumentos".
Os 9:16 – ”Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; não
darão fruto; sim, ainda que gerem, eu matarei os frutos desejáveis do seu
ventre”.
Os 13:16 – ”Samaria virá a ser deserta, porque se rebelou
contra o seu Deus; cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas
mulheres grávidas serão abertas pelo meio”.
Na
opinião de Gleason Archer: "Não
há forma de negociar com as nações senão em base coletiva. O destino de cada
cidadão de qualquer país está ligado ao governo, que determina a política
nacional, seja uma democracia, uma ditadura, seja uma monarquia".
O juízo
que Deus trazia por meio de Israel, e que implicava em morte de crianças, é um
fato. E isso advém da autoridade do Deus soberano para fazê-lo por meio do que
aprouver fazê-lo, seja por meios naturais, seja por meio da mão humana.
Conclusão:
O que
Jesus disse sobre deixar vir à Ele as crianças, em nada contradiz o fato de
Deus ser soberano a como lhe aprouver trazer juízo sobre todos, inclusive
crianças.
Pipe