sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Livro: "O Mal e a Justiça de Deus - Mundo injusto, Deus justo?" de N. T. Wright

 Editora Ultimato

O mal não é uma preocupação apenas dos cristãos. Todos os dias ouvimos sobre maus-tratos, violência, injustiça, terrorismo, enfim, o sofrimento, da boca dos políticos e da imprensa. Se antes acreditávamos ingenuamente no progresso humano, hoje não sabemos o que fazer.

Nossas perguntas sobre Deus e a natureza do mal demandam uma explicação madura, profunda e esclarecedora. O que Deus fez (se é que fez ou faz alguma coisa) e o que nós devemos fazer? Como a Bíblia, Jesus Cristo, a história do Antigo e do Novo Testamentos respondem ao problema do mal?

Para N. T. Wright, “a melhor de todas as notícias é que não precisamos esperar o futuro para começar a viver a libertação do mal. Somos convidados a começar essa vida hoje”.

1. O mal ainda é o mesmo: O novo problema do mal
2. O que Deus pode fazer a respeito do mal? Mundo injusto, Deus justo?
3. O mal e o Deus crucificado
4. Imagine que o mal não exista: Deus promete um mundo liberto
5. Livra-nos do mal: Perdoando a mim mesmo, perdoando os outros

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Livro: "Por qué dejé de ser ateo" de Josué Ferrer.

Edita: Editorial Dinámica.

Sinopse:
Este livro revolucionará completamente o seu mundo. A Evidência explícita para a existência de Deus e como verificá-los são tão avassaladoras, que você não voltará a ser a mesma pessoa no final da última página.

Perderam a fé e não sei como recuperá-lo?
Você tem fé, mas não têm fundamento?
Não tenho fé em algo ou alguém?
Você ou conhece alguém que afirma ser um ateu?


Aceite o desafio, hoje, sob a pena magistral de Joshua Ferrer e você vai ver que nem tudo é o que parece. 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Livro: "Ajudai a minha descrença" de William J. O'Malley

Editora: Editora Paulus


Nossa sociedade desafia os que creem com uma nova forma de ateísmo – uma forma muito mais sutil do que a antiga, que simplesmente negava a presença de Deus. Os que creem precisam de uma apologética para enfrentar esse ateísmo. Padre O’Malley, professor e mestre, oferece tudo isto neste livro, que em oito capítulos fala sobre a necessidade de certeza, a virtude da dúvida, Igreja, ciência e demais temas que rondam o assunto. Ao final, uma completa bibliografia selecionada apresenta as fontes que aprimoraram a obra.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Uma interpretação de bom senso de um ateu

" Uma interpretação de bom senso dos fatos sugere que um super intelecto intrometeu-se na física, química e na biologia e que não há forças ocultas e dignas de menção na natureza".

FRED HOYLE, astrônomo ateu

domingo, 19 de outubro de 2014

O Astronauta e Deus

"Olhar para este tipo de criação e não acreditar em Deus é algo impossível para mim."


JOHN GLENN (o primeiro astronauta norte-americano a entrar em órbita da Terra)

sábado, 18 de outubro de 2014

O diabo está preso ou livre para vagar?

Bíblia do Cético:

O diabo está preso:
II Pe 2:4 - Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo;

Jd 1:6 - e aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia;

O diabo está livre para vagar por aí.
I Pe 5:8 - Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
----------------------------------------------------------------
Descontradizendo:

Por Pipe

Para descontradizer a BDC, nós precisamos entender o seguinte:

Judas e Pedro tem o livro de Enoque como fonte. Judas diz explicitamente:
“E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele”. (Jd vs.14 e 15).

Esta passagem é retirada de Enoque 1:6:
“Em verdade! Ele virá com milhares de Santos, para exercer o julgamento sobre o mundo inteiro e aniquilar todos os malfeitores, reprimir toda carne pelas más ações tão iniquamente perpetradas e pelas palavras arrogantes que os pecadores insolentemente proferiram contra Ele”.

Portanto, para tratar da aparente contradição temos que ter em mente o que Enoque disse, para sabermos o que Pedro e Judas também tinham em mente.

Quando Judas 1:6 diz:
“E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;”

E 2 Pedro 2:4 diz:
“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;”

Eles tinham em mente o relato de Enoque 6:1:
“Quando outrora aumentou o número dos filhos dos homens, nasceram-lhes filhas bonitas e amoráveis. Os anjos, filhos do céu, ao verem-nas, desejaram-nas e disseram entre si: “Vamos tomar mulheres dentre as filhas dos homens e gerar filhos!”

Isto está em acordo com o que Gênesis 6:1-2 diz:
“E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram”.

O relato acima é o contexto em que Deus avisa Noé que enviaria o Dilúvio sobre a Terra.

Agora vejam que 2 Pedro 2:4-5 liga a prisão destes anjos com o tempo de Noé e o Dilúvio:
“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;”

Algumas observações:
- Enoque relata que 200 anjos caíram neste dia (6:3).
- Relata que foi nos dias de Jared, pai de Enoque (6:3). Isto confirma Gn 5:15-18.
- relata o nome dos 20 príncipes (anjos): Semjaza; Arakiba; Rameel; Kokabiel; Tamiel; Ramiel; Danel; Ezekeel; Narakijal; Azael; Armaros; Batarel; Ananel; Sakeil; Samsapeel; Satarel; Turel; Jomjael; Sariel e Azazel (6:4).
- Fala de anjos tendo relações sexuais com mulheres (7:1).
- Fala que deste cruzamento nasceram Gigantes (7:2).

E por aí segue o relato acerca da queda destes anjos.

A partir do cap.9 se inicia o relato do juízo trazido pelos anjos de Deus contra os 200 anjos que caíram.

Leiam o que Enoque 10:3-4 diz:
“E a Raphael disse o Senhor: “Amarra Azazel de mãos e pés e lança-o nas trevas!... No dia do grande juízo ele deverá ser arremessado ao tremedal de fogo!..”.

Já Enoque 10:6-8 diz:
“A Miguel disse o Senhor: “Vai e põe a ferros Semjaza e os seus sequazes, que se misturaram com as mulheres e com elas se contamianaram... amarra-os por sete gerações nos vales da terra, até o dia do Juizo Final! Nesse dia eles serão atirados ao abismo de fogo, na reclusão e no tormento, onde ficarão encerrados para todo o sempre...”.

E, Enoque 14: 4 diz:
“Daqui por diante nunca mais havereis de subir ao céu; mas foi determinado que sejais acorrentados aqui na terra por todos os tempos”.


Portanto, não há nenhuma contradição haja em vista que tanto 2 Pedro quanto Judas estão se referindo especificamente a estes 300 anjos que caíram na época do dilúvio. Já o diabo o qual I Pedro 5:8 se refere, diz respeito à outra casta de anjos caídos.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Gandhi e Jesus

Gandhi disse certa vez:

“Eu teria me tornado um cristão, se não tivesse observado a vida dos cristãos”.

Isto pode ser bonito para alguns, e até parecer coerente, como algum tipo de culpa que nós cristãos carregamos por pessoas que não se entregam a Cristo.

Deixe-me demonstrar o erro desta empolgação toda:
1. Gandhi não se tornou cristão porque nunca entendeu a obra da Cruz;
2. Gandhi não se tornou cristão porque nunca teve a graça de reconhecer sua condição de pecador. E como tal, ele nunca esteve acima destes que diz ter um dia observado.
3. E por último, Gandhi não se tornou um discípulo de Jesus por causa de Judas.

Pra vc faria algum sentido Pedro ou Paulo terem dito que não seguiriam Jesus por causa de Judas?

Ao simpatizar com a frase de Gandhi vc está dizendo em outro palavras que a frase acima tem sentido.


Pipe 

domingo, 12 de outubro de 2014

O demônio mudo falou?

Proposta de Rogerio CR:
Os versículos de Mateus capítulo 9 apresentam contradições

25. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
26. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu;

O espírito é mudo e surdo ou o espírito causa mudez e surdez no endemoninhado. Se o espirito é mudo porque clamou e se é surdo porque ouviu a voz de jesus?
--------------------------------------------------------------

Respondendo:
Primeiro corrigindo os versículos. Na verdade são os vs.32 e 33.

Segue abaixo seis versões que não apoiam esta ideia.

Leiamos...
E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.
Almeida Corrigida Revisada Fiel

Enquanto esses se retiravam, eis que lhe trouxeram um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demônio, falou o mudo e as multidões se admiraram, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.
Almeida Revisada Imprensa Bíblica

Enquanto eles se retiravam, foi levado a Jesus um homem endemoninhado que não podia falar. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. A multidão ficou admirada e disse: "Nunca se viu nada parecido em Israel! "
NVI

Quando se retiravam, foi-lhe trazido um mudo endemoninhado. Expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão maravilhou-se, dizendo: Nunca tal se viu em Israel!
Sociedade Bíblica Britânica

Logo que se foram, apresentaram-lhe um mudo, possuído do demônio. O demônio foi expulso, o mudo falou e a multidão exclamava com admiração: Jamais se viu algo semelhante em Israel.
Católica

Após terem se retirado, algumas pessoas trouxeram a Jesus um homem, mudo e possuído por um demônio. Assim que o demônio foi expulso, o mudo passou a falar; e as multidões admiradas exclamavam: “Jamais se viu algo assim em Israel!”.
King James

Concluindo:

Os textos não apoiam que o demônio era mudo e sim o possuído.

Pipe

sábado, 11 de outubro de 2014

A narrativa cronológica da ressurreição

Questão trazida por Fernanda:
Em João, Pedro vai ao túmulo antes das mulheres verem Jesus, em Lucas Pedro vai ao túmulo depois delas terem visto Jesus.
-----------------------

Por Pipe
Resumo de João 20:1-19
1. Maria Madalena vai ao sepulcro e vê o túmulo vazio
2. Ela corre contar isso para Pedro e João
3. Dizem não saber onde o puseram
4. Pedro e João correm ao sepulcro
5. Os dois voltam para casa depois de verem com seus olhos o túmulo vazio.
6. Maria ao retornar ao túmulo vê dois anjos
7. Ela não sabia que ele havia ressuscitado.
8. Jesus fala com ela.
9. Ela reconhece Jesus
10. Maria corre e anuncia o que Jesus disse aos discípulos.

Resumo de Mateus 28:1-9
1. Maria Madalena e a outra Maria vão ao túmulo.
2. Os anjos falam para elas não temerem.
3. Os anjos falam que Ele ressuscitou.
4. Os anjos dizem para elas dizerem que Ele ressuscitou.
5. Jesus as encontra ao saírem para dar a notícia.

Resumo de Marcos 16:1-11
1. Maria Madalena, Maria e Salomé vão ao sepulcro.
2. O anjo fala pra elas não temerem e que Jesus ressuscitou.
3. O anjo diz pra elas falarem isso para os discípulos.

Resumo de Lucas 24:1-12
1. Maria Madalena, Maria (Mãe de Tiago), e Joana vão ao sepulcro e o encontram vazio.
2. Dois anjos aparecem e falam que Jesus ressuscitou.
3. Elas vão avisar os discípulos que ele ressuscitou.
4. Pedro corre ao sepulcro e vê os lençóis.

O veredito dos testemunhos somados:
- Maria Madalena, Maria (mãe de Tiago), Salomé e Joana vão ao sepulcro e encontram o túmulo vazio.
- Ao verem isso correm contar para Pedro e João acerca do túmulo vazio.
- Dizem não saber aonde o puseram. Elas não haviam visto os anjos ainda e nem a Jesus.
- Pedro e João correm ao sepulcro para verem com seus próprios olhos.
- Os dois voltam para casa depois de verem o túmulo vazio.
- Até então as mulheres não sabiam que Jesus havia ressuscitado, mas somente que o túmulo estava vazio e não sabiam para onde o tinham levado.
- Só então as mulheres veem os dois anjos. Estes falam para elas que Jesus ressuscitou e que deveriam avisar os discípulos.
- Então ao saírem, o próprio Jesus se revela a elas e pedi para avisarem os discípulos e a Pedro.
- Elas correm avisar que Jesus estava vivo e ressurreto.

- Pedro então corre novamente ao sepulcro, talvez com a esperança de encontrar Jesus ainda lá. Porém, novamente encontra somente as vestes caídas.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Livro: "Por que confiar na Bíblia?" - Respostas a 10 perguntas difíceis" de Amy Orr-Ewing

Editora Ultimato

“Sinceramente, você acredita em tudo que está escrito na Bíblia?”

Por Que Confiar na Bíblia? é uma resposta a esse desafio. Com sensibilidade e clareza, Amy Orr-Ewing aborda as dez objeções mais frequentes levantadas contra as Escrituras, como “Os manuscritos originais são confiáveis?”, “E quanto aos outros livros sagrados?”, “Como posso ter certeza?”, entre outras.
Editora

“Por Que Confiar na Bíblia? é uma exposição apologética brilhante, que derruba os argumentos superficiais e sua tentativa de desmoralizar a Bíblia, encontrados atualmente na imprensa, em documentários, filmes feitos para televisão ou grandes produções cinematográficas.”
Greg Haslam, da Capela de Westminster, Londres

“Amy Orr-Ewing é uma das melhores comunicadoras de sua geração e responde a dez perguntas difíceis sobre a Bíblia com honestidade e convicção.”

Alister McGrath, autor de Como Lidar com a Dúvida

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Em qual deus crer?

De vez em sempre um cético propõe que se for crer em um deus, em qual deus dos milhares de religiões sobre a Terra ele deverá crer? Você já notou que isso na verdade é somente uma forma estúpida de tentar parecer um tipo de interesse inexistente? Esta pergunta não está interessada na resposta. Pois há uma diferença entre aquele que busca Deus até encontrá-lo e aquele que nega qualquer meio que seja por meio da ridicularização. Pois aquele que propõe a possibilidade de crer de início precisa se vir livre do sarcasmo e da ridicularização presente de modo evidente em quase todo o cético. Pois basta vc sugerir uma religião como resposta, para logo em seguida ele negar tal possibilidade apresentando as demais como negação e não possibilidade. O fato é que ele propõe uma premissa que ele jamais acatará.


Pipe