Bíblia do Cético:
O diabo está
preso:
II Pe 2:4 - Porque, se Deus não perdoou aos anjos
que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da
escuridão, ficando reservados para o Juízo;
Jd 1:6 - e aos anjos que não guardaram o seu
principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em
prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia;
O diabo está
livre para vagar por aí.
I Pe 5:8 - Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo,
vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa
tragar;
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Descontradizendo:
Por Pipe
Para descontradizer a BDC, nós precisamos entender
o seguinte:
Judas e Pedro tem o livro de Enoque como fonte.
Judas diz explicitamente:
“E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão,
dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo
contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de
impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios
pecadores disseram contra ele”. (Jd
vs.14 e 15).
Esta passagem é retirada de Enoque 1:6:
“Em verdade! Ele virá com milhares de Santos, para
exercer o julgamento sobre o mundo inteiro e aniquilar todos os malfeitores,
reprimir toda carne pelas más ações tão iniquamente perpetradas e pelas
palavras arrogantes que os pecadores insolentemente proferiram contra Ele”.
Portanto, para tratar da aparente contradição temos
que ter em mente o que Enoque disse, para sabermos o que Pedro e Judas também
tinham em mente.
Quando Judas
1:6 diz:
“E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram
a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;”
E 2 Pedro
2:4 diz:
“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas,
havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;”
Eles tinham em mente o relato de Enoque 6:1:
“Quando outrora aumentou o número dos filhos dos
homens, nasceram-lhes filhas bonitas e amoráveis. Os anjos, filhos do céu, ao
verem-nas, desejaram-nas e disseram entre si: “Vamos tomar mulheres dentre as
filhas dos homens e gerar filhos!”
Isto está em acordo com o que Gênesis 6:1-2 diz:
“E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se
sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as
filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que
escolheram”.
O relato acima é o contexto em que Deus avisa Noé
que enviaria o Dilúvio sobre a Terra.
Agora vejam que 2 Pedro 2:4-5 liga a prisão destes
anjos com o tempo de Noé e o Dilúvio:
“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas,
havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando
reservados para o juízo; E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé,
pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo
dos ímpios;”
Algumas observações:
- Enoque relata que 200 anjos caíram neste dia
(6:3).
- Relata que foi nos dias de Jared, pai de Enoque
(6:3). Isto confirma Gn 5:15-18.
- relata o nome dos 20 príncipes (anjos): Semjaza;
Arakiba; Rameel; Kokabiel; Tamiel; Ramiel; Danel; Ezekeel; Narakijal; Azael;
Armaros; Batarel; Ananel; Sakeil; Samsapeel; Satarel; Turel; Jomjael; Sariel e
Azazel (6:4).
- Fala de anjos tendo relações sexuais com mulheres
(7:1).
- Fala que deste cruzamento nasceram Gigantes
(7:2).
E por aí segue o relato acerca da queda destes
anjos.
A partir do cap.9 se inicia o relato do juízo
trazido pelos anjos de Deus contra os 200 anjos que caíram.
Leiam o que Enoque
10:3-4 diz:
“E a Raphael disse o Senhor: “Amarra Azazel de mãos
e pés e lança-o nas trevas!... No dia do grande juízo ele deverá ser
arremessado ao tremedal de fogo!..”.
Já Enoque 10:6-8 diz:
“A Miguel disse o Senhor: “Vai e põe a ferros
Semjaza e os seus sequazes, que se misturaram com as mulheres e com elas se
contamianaram... amarra-os por sete gerações nos vales da terra, até o dia do
Juizo Final! Nesse dia eles serão atirados ao abismo de fogo, na reclusão e no
tormento, onde ficarão encerrados para todo o sempre...”.
E, Enoque 14: 4 diz:
“Daqui por diante nunca mais havereis de subir ao
céu; mas foi determinado que sejais acorrentados aqui na terra por todos os
tempos”.
Portanto, não há nenhuma contradição haja em vista
que tanto 2 Pedro quanto Judas estão se referindo especificamente a estes 300
anjos que caíram na época do dilúvio. Já o diabo o qual I Pedro 5:8 se refere,
diz respeito à outra casta de anjos caídos.