Riqueza é um
sinal de integridade.
Sl 37:25 - Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo,
nem a sua descendência a mendigar o pão.
Sl 112:1-3 - Louvai ao SENHOR! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR,
que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na
terra; a geração dos justos será abençoada. Fazenda e riquezas
haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.
Pv 15:6 - Na casa do justo há um grande tesouro, mas nos frutos do
ímpio há perturbação.
Riqueza é um
sinal de maldade.
Lc 6:24 - Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação.
Tg 5:1 - Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas
misérias, que sobre vós hão de vir.
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Descontradizendo
vs. por vs.:
Sl 37:25 - Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo,
nem a sua descendência a mendigar o pão.
Bom, eu nunca mendiguei o pão e nem por isso sou
rico.
A BDC quer insinuar que se você não é mendigo,
então você é rico. Entenderam?
Sl 112:
1 - Louvai ao SENHOR! Bem-aventurado o homem que teme ao
SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.
2 - A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos
justos será abençoada.
3 - Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça
permanece para sempre.
4 - Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso,
misericordioso e justo.
5 - Bem irá ao homem que se compadece e empresta; disporá as
suas coisas com juízo.
6 - Na verdade, nunca será abalado; o justo ficará em memória
eterna.
7 - Não temerá maus rumores; o seu coração está firme,
confiando no SENHOR.
8 - O seu coração, bem firmado, não temerá, até que ele veja
cumprido o seu desejo sobre os seus inimigos.
9 - É liberal, dá aos necessitados; a sua justiça permanece
para sempre, e a sua força se exaltará em glória.
10 - O ímpio verá isto e se enraivecerá; rangerá os dentes e
se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.
Não é este tipo de rico que a Bíblia condena. Pois
este, emprestava seu dinheiro, ajudava os pobres, confiava em Deus e não no seu
dinheiro.
Pv 15:6 - Na casa do justo há um grande tesouro, mas nos frutos do
ímpio há perturbação.
Se vir este texto com os olhos da BDC, teremos que
pensar que Salomão estava dizendo que todos os ricos do mundo são justos, e
todos os pobres do mundo são ímpios.
Salomão sem dúvida foi abençoado por Deus com
sabedoria e riquezas. O mesmo a respeito de Jó e Abraão. Porém, o que diremos
dos profetas de Deus que não passavam de copeiros, padeiros, pastores de
ovelhas, e homens simples do meio do povo que profetizava contra os ricos que
exploravam o povo?
Não se tem dúvida de que alguns são abençoados por
Deus com riquezas. Porém, tem muita gente por aí que é rica em cima da pobreza
de outros.
Lc 6:24 - Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação.
O texto paralelo a este texto encontrasse em Mt
5:3-12.
3 -
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;
4 -
bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 -
bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 -
bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 -
bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 -
bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 -
bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 -
bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é
o Reino dos céus;
11 -
bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo,
disserem todo o mal contra vós, por minha causa.
12 - Exultai
e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim
perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Jesus estava falando de humildade, mansidão,
daqueles que choram, daqueles que eram perseguidos, daqueles que tinham fome de
justiça e não de riqueza em si mesma. Havia no contexto algo muito superior à
definição reducionista de riqueza material. Jesus estava se referindo a falta
de humildade que alguns têm pelo fato de darem as costas para Deus.
Há um tipo de riqueza que é destrutiva. É desta
riqueza que Jesus está se referindo. Ele estava dizendo que os pobres têm
consolo em Deus e que alguns ricos tem consolo em suas riquezas.
Lc 6:25 - "Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!"
Fome de quê? Comida? É óbvio de que não se trata
disto. Ele está se referindo a Deus. Ele está dizendo que as riquezas não
podem:
* comprar o Reino de Deus;
* as riquezas não podem comprar consolo existencial;
* não podem te transformar em alguém manso;
* não podem comprar a justiça de Deus (talvez a dos
homens, mas não a de Deus);
* não podem comprar a misericórdia de Deus;
* não poderá comprar o privilégio de ver a Deus
face a face;
* não poderá comprar a filiação de Deus.
Não é o fato de alguém ser rico, mas de se esconder
atrás de sua riqueza. E isto tem mais a ver com um estado de espírito do que
material. Pois Jesus fala de pobre de espírito, e não de alguém ser pobre
materialmente.
Tem muito pobre por aí que é muito mais orgulhoso
do que alguns ricos. E tem muito rico que é humilde e simples como ser humano.
E é lógico que não é destes que Jesus se refere. Mas aqueles que são ricos de
espírito, ou seja, desconhecem uma vida simples e humilde para com Deus.
Tg 5:1 - Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas
misérias, que sobre vós hão de vir.
O próprio contexto está falando de que tipo de rico
Tiago está se referindo:
4 - Eis que o
salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi
diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor
dos Exércitos.
5 -
Deliciosamente, vivestes sobre a terra, e vos deleitastes, e cevastes o vosso
coração, como num dia de matança.
6 - Condenastes
e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Este tipo de riqueza à custa da pobreza dos outros
é meio óbvio que não vem de Deus. Porém, Tiago não está se referindo a alguém
que verdadeiramente trabalhou honestamente e adquiriu uma vida próspera.
Conclusão
Geral:
A BDC pegou três textos do AT e os comparou com
dois textos do NT e novamente comete o erro teológico de comparar as duas
alianças.
No ensino do AT havia outro conceito de riqueza que
o NT não nos traz mais. Pelo contrário, Jesus traz um novo estilo de vida
baseado na simplicidade, desapego as coisas materiais, repartir os bens, não
armazenar riquezas na terra e sim no Céu, etc...
O erro da BDC é querer usar e absolutizar as
experiências relativas do AT e querer comparar com o ensino absoluto de Jesus e
dos seus apóstolos no NT.
Como já disse, são dois momentos na história dos
filhos de Deus bem distintas uma da outra. A primeira Aliança estava restrita a
uma nação e a sua prosperidade como tal. A segunda Aliança é mundial e estava
sendo dirigida a um contexto político, social e religioso bem diferente daquele
que os homens do AT viveram.
Portanto, o que a Bíblia nos ensina de fato é que
ser pobre ou ser rico não é o problema em questão. E, sim, o que eu faço com
aquilo que tenho ou deixo de ter.