sábado, 30 de junho de 2012

Aborto e Suicídio


"Eu só reconheço o direito ao aborto para com aquele que comete suicídio. Esse é o único "aborto" realmente honesto, quando alguém opta por si mesmo, sobre SI mesmo, o SEU "direito" ou não para com SUA existência. Porque toda a decisão de aborto que implica extinguir o outro e não a si mesmo, é um ato cômodo, covarde e hipócrita. Todo o defensor do aborto, tem o dever moral de primeiramente tirar a sua própria vida antes de opinar sobre a vida do outro. Alguém dirá "mas como ele lutará pelo direito ao aborto depois de morto?". Simples, por meio do mesmo silêncio que ele negou ao outro se desejava ou não vir a nascer".
Pipe

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Abortistas Hipócritas


"Aquele que se acha no direito de defender o aborto, deve se lembrar que ele só tem esse "direito" porque lhe foi dado o direito de nascer em detrimento do "direito" de sua mãe abortá-lo. A mesma lei que ele hoje combate para dar o "direito" ao aborto, foi a que concedeu a ele o direito de nascer para que hoje ele negasse esta lei. Esse alguém quer negar ao outro o mesmo direito, mesmo que seja um outro alguém que um dia também reivindicará o direito ao aborto". 
Pipe

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O erro elimina o necessário?


"Todos os âmbitos da sociedade tem seu lado corruptível contrário à sua própria proposta. Isso se encontra em todas às religiões, sistemas políticos, legais, morais e éticos. Mas o que se conclui exatamente nisso, não é necessariamente a falência de um sistema. Pois um sistema pode ser bom em detrimento dos que o professam não o serem. Por isso, é possível existir policiais corruptos, mas ainda assim reconhecemos a necessidade da policia. Pode haver políticos corruptos e ainda assim haver a necessidade da política. Pode haver médicos ruins e ainda assim haver a necessidade de médicos. Pode haver questões relativas, mas ainda assim haver a necessidade do absoluto. Pode haver religiosos pecadores, e ainda assim haver a necessidade da Religião. O que eu digo com isso, é que não se elimina o necessário em detrimento da corrupção que se inseriu nele por meio do agente humano. Todos nós sabemos reconhecer que errar é humano, e fazer uso da humanidade para desprezar o necessário, é concluir que pelo fato de eu ser roubado, o "não roubarás" deveria ser visto como tolice."
Pipe

terça-feira, 26 de junho de 2012

Ateu, uma palavra tola

“Você não precisa ser ateu para não acreditar num deus que não existe. Pois afinal, quem é o tolo que acredita em um deus que não existe? Por definição, negar o inexistente é tão tolice quanto trazer sobre si o rótulo de um produto que não existe. Se deus não existe, ateísmo é tão somente uma palavra tola criada para descrever o óbvio: Ninguém acredita num deus que não existe”.
Pipe

sábado, 23 de junho de 2012

Os ateus que querem o fim da fé

Os ateus que querem exterminar a religião cristã de sobre a face da Terra deve com isso também estar propondo:
- que voltem para as drogas todos aqueles que encontraram em Cristo a sua libertação;
- que voltem para as ruas todas as prostitutas resgatadas delas;
- que voltem para os bares todos os alcoólatras, e quem sabe voltem a espancar suas esposas e filhos;
- que os ex-traficantes voltem para as bocas das favelas;
- que os maridos e esposas voltem para suas vidas de adultérios;
- que voltemos a viver uma vida cheia de mentiras onde a palavra de um homem não vale bulufas;
- que o perdão é coisa para os fracos;
- que se importar com o próximo é perda de tempo;
- que os doentes não devem receber oração alguma;
- que aqueles em presídios não merecem uma mensagem de perdão;
etc...

eu não quero nem cogitar que com esta proposta ainda esteja a destruição de Hospitais, asilos, albergues, orfanatos, casas de mães solteiras, Grupos AA, etc. E toda magnífica obra social que a fé cristã tem feito neste mundo".
Pr. Pipe

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O mundo todo pensa em Deus

"Fato: 88% da população mundial acredita na existência de Deus e os outros 12% passam o dia todo pensando nEle e tentando convencer os 88% a deixarem de pensar nEle. Ou seja, o mundo todo acorda todos os dias pensando em Deus!"
Pipe

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Religião não define caráter?

"A batidinha frase popular de que “Religião” não define caráter, é somente um jogo de palavras cuja conclusão acaba num sofisma. Ela se inicia com a premissa de que tem muito ateu ou gente de outras religiões que são muito mais "cristãs" do que os cristãos. Daí eu pergunto: "Como vc sabe que elas são mais cristãs do que os cristãos"? E eles vão apontar características cristãs em tais pessoas. Ou seja, até mesmo um ateu sabe definir o caráter cristão num ser humano. De onde ele chegou a esta conclusão? Adivinhe? Do Evangelho. Portanto, é o próprio ateu que está dizendo que religião define sim o caráter de uma pessoa. Nesse caso a religião cristã deixa explícita a característica do que é ser um cristão de verdade. E quando vc encontra tais características em pessoas não cristãs, ele é capaz de distinguir que tal característica é cristã. É a religião cristã que define o caráter cristão. Se o “cristão” não vivencia o que ela define em nada muda que é a religião cristã que define o caráter de um verdadeiro cristão. Portanto, o que o ateu deveria concluir é aquilo que ele mesmo lançou como premissa: Um cristão genuíno deve possuir características que a religião cristã tem por definição. Logo, se tal indivíduo não as possui isto implica que ele não é um cristão".

Pipe

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Deus amaldiçoará a terra?

Bem, talvez, se ele se aborrecer novamente.
Ml 4:6 - e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição.

Não, ele nunca fará isto novamente.
Gn 8:21 - E o SENHOR cheirou o suave cheiro e disse o SENHOR em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz.
-----------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo

Gn 8:21 está se referindo a terra num todo. Ou seja, nunca mais haverá uma maldição da parte de Deus em questões globais. Em questões que envolvem todos os seres humanos e a sua biologia como aconteceu no dilúvio. Afinal, qual é o contexto do versículo? Não é sobre a razão do dilúvio? Qual foi a proporção do dilúvio? Não foi em termos globais? Qual havia sido a razão do dilúvio? Não tinha sido o fato de o homem ter chegado a um limite de pecado onde Deus não suportou mais e decidiu destruí-lo? E se Deus tivesse dito: “- Tornarei ainda a amaldiçoar a terra por causa do homem devido a imaginação do seu coração!”. Que tipo de maldição você esperaria? Não seria que Deus a qualquer momento pudesse trazer um dilúvio novamente?

O texto está dizendo claramente que Deus nunca mais amaldiçoaria a terra (num todo) por causa do pecado humano. Não julgaria TODA A TERRA e não o homem. A parte final do vs.21 diz:”- E jamais tornarei a ferir a todos os seres viventes, como fiz”. A maldição aqui está direcionada a criação num todo e não ao homem.

Ml 4:6 está se referindo a maldição no sentido individual. A terra aqui, não é esta camada que nos separa do centro da terra onde pisamos e andamos todos os dias. A terra aqui se refere a vida do indivíduo que pecou e não o planeta terra e sua biologia como no caso do dilúvio.

Por exemplo: Se Deus falasse que amaldiçoaria a terra por minha causa, eu nunca pensaria que ele traria um dilúvio mundial por causa do meu pecado. Pois Ele prometeu que não haveria mais um dilúvio mundial. Ainda existem enchentes, mas não em proporções mundiais. E a maioria das enchentes é culpa da ação devastadora do homem no meio-ambiente.
Também não pensaria que o meu vizinho sofreria algum tipo de consequência pelo meu erro. Isto seria absurdo.

Descontradizendo
Guilherme Born:
O versículo de Gn realmente é no sentido global, como o Pipe explicou, porém quero acrescentar algo na explicação de Malaquias.

Ml 4:6 - e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição.

Esse versículo é um "espelho" do que ocorreu com Israel e Judá devido ao seu desvio de Deus. Tais países o deixaram e assim, sucessivamente, começou uma série de problemas, tanto ocasionados pelo orgulho do homem como pela sua perversão. Deus tira o pé do freio (leis) e deixa o homem a mercê de suas escolhas. Tal maldição que aparece neste versículo é justamente as consequências que viriam cair sobre Israel e Judá, como guerras devastadores, fome, exílio, pestes, doenças, etc.

O Versículo é claro em afirmar que, se o indivíduo e seu povo converter-se à Deus, tudo vai bem e ele não deixará que as maldições caiam sobre ele e sobre seu povo.

Ou seja, não há contradição.

sábado, 9 de junho de 2012

Todos (exceto Noé e sua família) morreram na inundação?



Sim. Tudo morreu exceto o que estava na arca.
Gn 7:21-23 - E expirou toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado, e de feras, e de todo o réptil que se roja sobre a terra, e de todo homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu. Assim, foi desfeita toda substância que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca.

Não. Alguns sobreviveram.
Nm 13:33 - Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos.

Acréscimo da BDC:
Supondo que estes eram descendentes dos gigantes de Gn 6:4 - Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama.

Esta declaração pode ter sido figurativa, um típico exagero bíblico, ou uma descrição real dos filhos de Anaque. Neste caso, eles deveriam ter aproximadamente 90 metros de altura. Seriam estes os mesmos gigantes que resultaram quando os "filhos de Deus entraram às filhas dos homens" (Gn 6:4) (?) Mas eles não foram todos mortos no dilúvio?
------------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:

90 metros de altura?

De onde este cara tirou isso? Onde diz na Bíblia sobre gigantes de noventa metros de altura?
Eu tenho uma pergunta: Se a Bíblia não diz que Adão era gigante, de quem descenderam então estes homens de grande estatura?

Bom, antes de se especular que os “anjos” se deitaram com mulheres e geraram valentes (“gigantes”), já existiam gigantes na terra. Portanto, esta resposta não é válida. Pois ela diria apenas a respeito dos “gigantes” posteriores a este “cruzamento” e não dos que já existiam antes.

Biblicamente falando, a única resposta para isso, é que tais gigantes descendem de Adão. Não há nenhuma contradição científica nisso. Filhos de grande estatura podem nascer de pais de pequena estatura.


Portanto, o mesmo ocorreu com aqueles que descenderam da família pós-diluviana de Noé. Os gigantes que se refere em números descendem de Noé. O resto é especulação!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Já houve alguém justo, íntegro e bom (uma pessoa perfeita)?

Não há um justo:
I Re 8:46 - Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares nas mãos do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro à terra do inimigo, quer longe ou perto esteja;

Sl 14:3 - Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.

Sl 53:3 - Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.

Pv 20:9 - Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado!

Ec 7:20 - Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque.

Is 41:26 - Quem anunciou isso desde o princípio, para que o possamos saber; ou em outro tempo, para que digamos: Justo é? Mas não há quem anuncie, nem tampouco quem manifeste, nem tampouco quem ouça as vossas palavras.

Mc 10:18 - E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

Rm 3:10 - como está escrito: Não há um justo, nem um sequer

Rm 3:12 - Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

Rm 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,

1 Jo 1:8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

1 Jo 1:10 - Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.


Há Justos sim:
Gn 6:9 - Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus.

Gn 7:1 - Depois, disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.

1 Re 15:14 - Os altos, porém, se não tiraram; todavia, foi o coração de Asa reto para com o SENHOR todos os seus dias.

2 Cr 15:17 - Os altos, porém, não se tiraram de Israel; contudo, o coração de Asa foi perfeito todos os seus dias.

Jó 1:1 - Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal. (1:8; 2:3)
Sl 17:3 - Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me e nada achaste; o que pensei, a minha boca não transgredirá.

Mt 25:46 - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.

Lc 1:6 - E eram ambos justos perante Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

Lc 2:25 - Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

Tg 5:16 - Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

2 Pe 2:7-8 - e livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis(porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas).

1 Jo 3:6 - Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.

1 Jo 3:9 - Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
----------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Se você chega num lugar que está cheio de gente com imperfeições no corpo. Por exemplo: Gente sem perna, outros sem braço, outros sem as orelhas, o que você diria? Tem alguém ali naquele momento que realmente não se encaixe no conceito de deficiência física?

Mas digamos que você volte uma hora depois e veja um enfermeiro cuidando dos deficientes físicos, geralmente, o conceito de que ninguém ali é perfeito fisicamente continua. Por mais que haja um enfermeiro ali dentro. Você continuaria a dizer que ali não tem ninguém sem uma deficiência física.

Esta informação só mudará se você especificar que o único perfeito que se encontra ali é o enfermeiro.

É o mesmo caso da Bíblia. De um modo geral, a raça humana não busca a Deus e nem está interessada nisso. Porém, assim como no caso do enfermeiro, há homens e mulheres neste mundo que amam a Deus e o buscam incessantemente por toda a sua vida. A estes Deus chama de Justos.

Justo não é sinônimo de impecável
O conceito de justo não é o de impecável. Justo não é antônimo de pecador. Justo para Deus são aqueles que pela fé o buscam, que pela fé o amam, que pela fé buscam uma vida de santidade, e mesmo falhando como seres-humanos, insistem em buscá-lo.

Um homem santo ou um homem justo não é alguém que nunca peca. Pelo contrário, a Bíblia nunca disse isso. A Bíblia nunca disse que os homens a quem Deus chamou de justos não nasceram em pecado. Nunca disse que estes não eram inclinados para o erro.

Basta dar uma lida em Hebreus 11, e depois ler a história de todos aqueles homens para que vejamos que eles eram homens que falhavam como qualquer outro ser humano, e que a única coisa que os tornava justos era sua fé em Deus e não sua “impecabilidade”.

Pelo contrário, os homens que Deus chamou de justos mataram, adulteraram, mentiram, roubaram, etc. Não há ser humano que possa ser chamado de humano que nunca errou na vida. Seria uma contradição Bíblica se ela afirmasse que todos pecam menos os justos.

Os textos que dizem “não há um sequer” sempre recebe logo em seguida a emenda da esperança de que se levantará alguém que diferirá dessa situação momentânea ou destaca o nome daquele que foge a regra geral.

Quando ela diz que não há quem busque a Deus, sempre está se referindo a duas coisas:
1. Naquele momento ou na maioria das vezes, os seres humanos dão as costas para Deus.
2. Sem a revelação de Deus ao homem, está situação seria regra geral e contínua. O homem não busca a Deus sem que Deus antes se revele a Ele primeiro. O Deus da Bíblia é o Deus que busca o homem antes dele buscá-lo.

Um homem se torna justo não porque deixa de pecar ou errar. Pelo contrário, ele continua sendo alguém sujeito a erros. O que o torna justo é simplesmente o fato de reconhecer que não é justo, e sim um pecador.

1 Jo 3:6 e 9
O Sentido dos dois versículos de 1 João não é de que o homem nascido de novo nunca mais irá falhar. Algumas novas traduções trazem estes versículos de maneira um pouco diferente. Por exemplo:

Versão contemporânea da João Ferreira de Almeida:
1 Jo 3:6: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando. Todo o que vive pecando não o viu nem o conhece”.

1 Jo 3:9 – “Aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, porque a semente de Deus permanece nele; não pode continuar pecando, porque é nascido de Deus”.

Veja como o absolutismo de afirmar a impecabilidade do homem deixa de existir. Quem vive pecando, é porque nunca nasceu de novo. Porém, mesmo aqueles que nasceram de novo, não estão isentos de pecar. Pois, o mesmo João em 1 Jo 1:8-9 diz:

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça”.

Estaria João se contradizendo? De maneira nenhuma se você olhar para as novas traduções contemporâneas.

O Autor Watcham Nee em seu livro “A vida cristã normal”, nos traz um estudo do livro de Romanos onde ele observa às palavras “pecado” e “pecados”.

Pecado é aquela semente da qual nascemos e que nos inclina para o erro e pecados é aquilo que cometemos como consequência desta semente.

Quando nascemos de novo, esta semente do pecado deixa de ter a mesma força propulsora de antes. O cristão é livre para viver uma vida sem pecar. Não significando que de fato ele nunca mais pecará. Porém, se a Bíblia diz não pequeis, ela está colocando isto num dizer de possibilidades e não de utopia. É possível não mais pecar a partir do novo nascimento, porém, não conheço e nunca ouvi falar de alguém que tenha vivido isto a não ser Jesus.

Em todo o livro, Watchman Nee fala desta vida de morrer para o “pecado” por meio da Cruz e receber o perdão dos “pecados” por meio do sangue de Jesus cristo.

Concluindo
É neste sentido que a NVI (Nova Versão Internacional) nos traz os mesmo textos de 1 João:

1 Jo 3:6 – “Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu”.

1 Jo 3:9 – “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus”.


Não há nenhuma contradição nos textos usados pelos céticos. Os textos afirmam apenas que de maneira geral ninguém quer saber de Deus a não ser que Deus se revele a eles. E aqueles a quem a Bíblia chama de justos, são justos não por impecabilidade, mas por meio da fé.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Qual é o tempo de vida do homem?

70 ?
Sl 90:10 – “A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos”.

120 anos?
Gn 6: 3 - Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Comentário extra:
Aqui nos falam que o tempo de vida do homem é 120 anos, mas em Sl 90:10 diz que é só 70 anos, e muitas pessoas na Bíblia viveram além destes limites [por exemplo, o pai de Abraão viveu 205 anos. (Gn 11:32)]
-----------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Há duas maneiras de entender este texto:

A primeira maneira é que o texto está dizendo que a duração da terra e daqueles homens que habitavam a terra seria de mais 120 anos apenas. Pois em Gn 5:32 diz que Noé tinha 500 anos pelos menos quando Deus falou com Ele e em Gn 7:6, diz que ele tinha 600 anos quando veio o dilúvio sobre a terra.

Pelas dimensões da arca e os recursos materiais da época de Noé, acredita-se que Noé levou pelo menos uns 120 anos para construí-la.

A segunda maneira é que o tempo de vida do homem seria em média 120 anos.

O que o Salmo 90 está dizendo é algo que todos nós presenciamos no passar dos séculos. O ser humano há vários séculos de história tem como tempo certo de vida viver até os 70 anos, e o que passar disto é lucro.

O salmista não está absolutizando em nenhum momento a duração de vida do ser humano, apenas está dizendo que o que é comum é o homem viver até os setenta anos e que depois disso é apenas canseira e enfado. Se eu perguntasse a qualquer pessoa hoje, até quantos anos você quer viver? Maioria diria: “- Quero viver até os setenta anos”. Porque grande parte das pessoas hoje, morrem antes mesmo de chegar aos 70 anos. Uma grande minoria chega aos 80 anos. E uma em um milhão (ou até menos ainda), chegam até os 120 anos.

É fato que os homens depois do dilúvio passaram a viver menos tempo. Os homens que antes viviam uma média de 600 a 900 anos, passaram a viver uma média de 500, depois de 200 até chegar aos 120 anos em José (110). Não há nenhum termo de limitação no versículo. O versículo diz: porém os seus dias serão 120 anos. O texto não diz que viverão no máximo 120 anos e sim que serão cento e vinte anos. Isto é apenas uma média, assim como no Sl 90 a média era de 70 anos. Em Gn 6:3 a média é que chegaria até os 120 anos.

Veja na genealogia de Sem em Gn 11:10-32 o tempo de vida de cada um:
1.Sem (500 anos); 2.Arfaxade (403); 3.Selá (403); 4.Héber (430); 5.Pelegue (209); 6.Réu (207); 7.Serugue (200); 8.Naor (119); 9.Terá (205); 10.Abraão (175); 11.Isaque (180); 12.Jacó (?); 13.José (110)

Conclusão
Apenas na 13ª geração (José) foi que de fato este decreto se cumpriu.

Portanto, Gn 6:3 está falando do tempo de contagem regressiva até o dilúvio, que era de 120 anos, e não do limite de vida para as gerações que viriam.


Obs: Noé demorou 120 anos para construir a Arca.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Madre Teresa: Aborto


"Se podemos aceitar que uma mãe pode matar até mesmo o seu próprio filho, como podemos dizer às outras pessoas para não se matarem umas às outras?... Qualquer país que aceite o aborto não está ensinando o seu povo a amar, mas a usar a violência para obter o que deseja". 
(Madre Teresa)

Obs: Madre Teresa propôs uma solução para as mulheres grávidas que não querem os filhos: "Deem esses filhos para mim". Até então, Madre Teresa já havia colocado 3.000 crianças em lares adotivos em Calcutá.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Pode alguém ascender aos céus?

Nenhum homem pode.
Jo 3:13

Alguns ascenderam aos céus.
Gn 5:24, II Rs 2:11, Hb 11:5.
-----------------------------------------------------------
Descontradizendo
Qual era o assunto que Jesus estava tratando com Nicodemos?
Ele estava falando com Nicodemos a respeito de nascer de novo. Quando Jesus fala isso para Nicodemos, ele começa a pensar na ideia de como isso seria possível. O texto parece tratar de duas alternativas para este nascer de novo: Uma proposta por Nicodemos, e outra que Jesus parece descartar quando diz que ninguém subiu ao Céu.

A primeira proposta: Nicodemos perguntou a Jesus: “Como seria possível para um homem voltar ao ventre de sua mãe sendo velho?”. Jesus disse que não era deste tipo de nascimento que Ele estava se referindo. Ele diz que o que é nascido desta maneira é carne, e que Ele estava se referindo a nascer do Espírito Santo de Deus. Não um nascimento natural. Este nascimento não estava relacionado a um óvulo fecundado ou algum tipo de gestação de nove meses. Era nascer de novo da água e do Espírito. Era um nascer do alto. Um nascer do Espírito de Deus para Deus.

A segunda proposta: É a que Jesus descarta quando diz que “ninguém jamais subiu ao Céu”. Jesus talvez estivesse dito isto “pré-supondo” que Nicodemos sugerisse alguém subindo ao Céu, nascendo de novo do Espírito, voltando de lá “nascido de novo”. É como se Jesus dissesse: “- Olha Nicodemos, isto também não quer dizer que alguém sobe até o céu, nasce do novo e volta de lá renascido”. Então Jesus diz: “Ninguém subiu ao Céu (neste sentido), se não aquele (Jesus) que desceu do Céu”.

Observem as palavras: “Ninguém jamais subiu ao Céu, a não ser aquele que veio do Céu”. Mas como assim, se Jesus falou que Ele foi o único que subiu ao Céu, em que momento foi isto? A Bíblia não diz em nenhum momento que Jesus enquanto carne subiu ao Céu a não ser depois da ressurreição. Então, neste caso, nem ele se encaixaria neste sentido existencial de ter subido ao céu.

Então, provavelmente, ele estava se referindo ao nascer de novo. Eu afirmo que Jesus falava exatamente isto, porque se não, Ele ter mencionado “nenhum homem ter subido ao Céu” ficaria meio sem lógica. Tirando esta frase do seu contexto, ela fica sem sentido. Se a olharmos da forma como os céticos querem nos fazer enxergar seria como se Jesus tivesse tido um surto de distração e falado algo que não tivesse nada a ver com o assunto. E também pelo fato de Ele dizer “a não ser”, sendo que ele também não tinha subido ao Céu. E não se esqueçam que este Jesus, caso tivesse afirmado literalmente que ninguém jamais tinha subido ao Céu, teria que explicar o encontro dEle com Elias e Moisés no monte da transfiguração. Onde estavam Moisés e Elias antes de Jesus conversar com os dois se não no Céu?

Enoque e Elias subiram ao Céu e permaneceram lá. Nunca mais voltaram. Elias e Moisés quando desceram para falar com Jesus no monte da transfiguração, vieram para um momento único na eternidade. Hoje quando o ser humano morre, ele vai para Deus e não voltará até a ressurreição. Quando seu corpo físico for ressurreto do pó da terra.

Em qual momento no contexto há espaço para falar de homens que nunca subiram ao Céu? O que é que isto tem a ver com a conversa? Se não pelo fato de estar se referindo ao nascer de novo e ao fato de que Ele era o único que tinha o poder no Espírito de levar alguém a nascer de novo.

Conclusão

Jo 3:13 não está contradizendo o fato de Enoque e Elias terem sido transladados. Jo 3:13 está relacionado ao assunto nascer de novo. Não era preciso alguém voltar ao ventre de sua mãe e nem era preciso alguém subir ao Céu. Bastava se arrepender de seus pecados e receber o Espírito Santo como selo da salvação.

domingo, 3 de junho de 2012

Adão pode comer de qualquer árvore?

Adão pode comer de qualquer árvore - Gn 1:29?

Há uma árvore da qual ele não pode comer - Gn 2:17?
-----------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Isto é uma contradição? Quer dizer que se eu chego para o meu filho e digo: " - Filho você pode brincar com todos os teus brinquedos, menos aquele!". Eu estaria me contradizendo?
O que precisa ser deixado bem claro, é que o cap.2 de Gn não é uma sequência ou algum tipo de continuação do cap.1. É apenas uma descrição mais detalhada do sexto-dia.

Deus disse no cap.1 vs.29 que eles poderiam comer de todas as árvores. Porém, como o cap.2 é mais detalhado. O assunto volta em questão, e o autor diz que Deus colocou um limite naquele dia (sexto dia) para Adão com relação a uma árvore em específico, no caso a árvore do conhecimento do bem e do mal.


Pipe

sábado, 2 de junho de 2012

Deus respeita a todos?


Deus respeita todas as pessoas:
Dt 10:17 - "Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas";

II Cr 19:7 - "Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o e fazei-o, porque não há no SENHOR, nosso Deus, iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes".

At 10:34 - "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas";

Rm 2:11 - "porque, para com Deus, não há acepção de pessoas".

Gl 2:6 - "E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram";

Ef 6:9 - "E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu e que para com ele não há acepção de pessoas".

Cl 3:25 - "Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas".

I Pe 1:17 - "E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação",

Deus não tem respeito por ninguém:
Gn 4:4 - "E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta".

Ex 2:25 - "e atentou Deus para os filhos de Israel e conheceu-os Deus".

Lv 26:9 - "E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei o meu concerto convosco".

II Re 13:23 - "Porém o SENHOR teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e tornou para eles, por amor do seu concerto com Abraão, Isaque e Jacó; e não os quis destruir e não os lançou ainda da sua presença".

Sl 138:6 - "Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe"
---------------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo
Gn 4:4 - "E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta".

Por que Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim?
Para você entender o porquê, é preciso verificar todo o contexto. Coisa que os ateus desconhecem em suas interpretações.

Gn 4:5-7 diz: "mas para Caim e para sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o teu semblante? Então disse o Senhor: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não será aceito?...".

Primeiro o texto diz que Deus rejeitou a oferta depois de rejeitar o próprio Caim: "mas para Caim e para suas ofertas". Observe a sequencia da aceitação: Caim > Oferta.

Por que Deus rejeitou a Caim?
Vs. 7 diz: "Se procederes bem, não serás aceito?".

Então o que vemos no texto, é que Deus aceita uma oferta que procede de um comportamento que condiz com a oferta. Com Deus não se faz barganhas. Com Deus toda a oferta deve ser uma consequência do caráter da pessoa. Deus repudia a hipocrisia. Caim era um hipócrita! Ele achava que podia agir de qualquer jeito e depois podia agradar a Deus com coisas e não com atitudes.

Deus estaria fazendo acepção de pessoas se Caim tivesse tido a mesma atitude de Abel. Porém, o texto diz que o proceder de Caim foi reprovado por Deus e a oferta dele foi apenas uma consequência de Deus também ter rejeitado.


Sl 138:6 - "Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe".
O Raciocínio deles é assim:
"A Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas. Então, se Ele não faz acepção de pessoas, Ele deve aceitar o soberbo, o hipócrita, o mentiroso, e até o diabo. Pois afinal, se Ele não não agir desta forma, Ele estará fazendo acepção de pessoas".

É mais ou menos assim: Eu digo que não sou racista, que não faço distinção de cor. Que amo as pessoas pelo que elas são, independente da cor da sua pele. Daí um dia estou andando na rua e alguém de cor diferente da minha me esmurra pelas costas sem eu fazer nada. Daí, se eu revidar, significa que eu sou racista, entendeu? Você diria: "Que absurdo! Você apenas revidou por que ele te espancou e não porque você é racista". Pois é, daí depende de quem é a pessoa que julgará a situação. Se o juiz fosse quem bolou esta contradição, certamente eu seria condenado por racismo.

Conclusão Cética: Deus tem que aceitar todo o comportamento humano (mentira, soberba, adultérios, orgias, vícios, idolatrias, invejas, etc). Se não aceitar, Ele estará fazendo acepção de pessoas.

CONTRADIÇÃO DO CETICO:
Agora o que mais forçaram na contradição proposta, é que eles afirmaram que Deus não tem respeito por ninguém.

Como pode alguém dizer isto, se eles mesmos disseram que Deus recebeu Abel e não Caim? Se recebeu Abel, então significa que não são todos que Ele rejeita.

Os textos também dizem que Deus ama uns e rejeita outros. Se ama uns e rejeita outros, então não são todos que ele rejeita.

Bom, se Deus faz acepção de pessoas, a lógica é que pelo menos alguns são respeitados por Ele. Pois fazer acepção é isto: Amar uns e rejeitar outros e não rejeitar a todos.

Como eles podem dizer então que Deus não tem respeito por ninguém? Quem afinal de contas está se contradizendo nesta história?


Pipe

Quantos anos Benjamim tinha quando o clã dele migrou para o Egito?

Ele era uma criança.
Gn 44:20 - E dissemos a meu senhor: Temos um velho pai e um moço da sua velhice, o mais novo, cujo irmão é morto; e só ele ficou de sua mãe, e seu pai o ama.

Gn 44:22 - E nós dissemos a meu senhor: Aquele moço não poderá deixar a seu pai; se deixar a seu pai, este morrerá.

Ele já era um homem com dez filhos
Gn 46:21 - E os filhos de Benjamim: Belá, e Bequer, e Asbel, e Gera, e Naamã, e Eí, e Rôs, e Mupim, e Hupim, e Arde.
----------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
1. Onde diz no texto que Benjamim era uma criança? O texto diz unicamente que ele era moço. Na NVI diz caçula. Ou seja, ele era apenas o último dos irmãos e não uma criança. No hebraico, a palavra moço é קטן (qatan) que siginifica "o mais jovem". O uso desta palavra para "criança" é sempre no figurativo.

2. No capítulo 45:10 e 19, José fala sobre esposas e netos. Porém, a Bíblia não fala disto no contexto anterior. O que implica em que apesar da Bíblia não ter falado do assunto antes, os irmãos de José, entre eles Benjamim, já eram casados e Jacó tinha netos conforme:

Gn 46:5: “Então Jacó partiu de Berseba. Os filhos de Israel levaram seu pai Jacó, seus filhos e as suas mulheres nas carruagens que o faraó tinha enviado”.

Gn 46:7: “Levou consigo para o Egito seus filhos, seus netos, suas filhas e suas netas, isto é, todos os seus descendentes”.

Não há nenhuma contradição aqui. Benjamim era apenas o mais moço deles, porém já era casado e tinha dez filhos.


Pipe