terça-feira, 31 de maio de 2016

É errado roubar?


Roube.
Ex 3:22 - porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis ao Egito.

Ex 12:35-36 - Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes. E o SENHOR deu graça ao povo em os olhos dos egípcios, e estes emprestavam-lhes, e eles despojavam os egípcios.

Ez 39:10 - E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram e despojarão aos que despojaram, diz o Senhor JEOVÁ

Não roube.
Ex 20:15, Lv 19:11, 19:13, Dt 5:19, Sl 37:21, Ef 4:28, I Ts 4:6
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Descontradizendo:

Ex 3:22: “porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis ao Egito”.

1.Primeiro leiamos o versículo anterior: “E farei que os egípcios tenham boa vontade para com o povo, de modo que, quando saírem, não sairão de mãos vazias”.

O versículo diz claramente que os egípcios dariam de boa vontade.

2.Para entender melhor o texto, é necessário dividi-lo em duas partes:
a) “Todas as israelitas pedirão às suas vizinhas, e às mulheres que estiverem hospedando em casa, objetos de prata e de ouro, e roupas, que vocês porão em seus filhos e em suas filhas”.
Onde diz aqui, que elas pediram algo emprestado para devolver mais tarde? Roubo está relacionado a tomar algo sem consentimento. Quando alguém invade minha casa e leva algo sem meu consentimento, isto é roubo. Ou quando alguém me pede emprestado algo com a intenção de nunca mais devolvê-lo, isto é roubo. Porém, se alguém me pedir algo para que lhe dê, e eu dou a esta pessoa de livre e espontânea vontade, depois terei o direito de ir a polícia e dizer que fui roubado? As mulheres hebreias não roubaram ninguém. Elas pediram os objetos e como diz o vs.21, as egípcias deram de boa vontade.
b) “Assim vocês despojarão os egípcios”.
A palavra despojo aqui em hebraico é ונצלתם , oriundo de natsal, cuja raiz significa “despir, despojar, livrar alguém do (perigo)”. Este não é termo que se utiliza comumente referindo-se a despojar o inimigo depois de ter sido morto no campo de batalha; nesse caso, usar-se ia o verbo salal. Mas está bem claro que temos aqui nissel em sentido figurado, visto que a narrativa declara que os israelitas fizeram um pedido verbal e não um saque.

A pergunta que fica é por que as mulheres egípcias deram de boa vontade os objetos preciosos? Basta ler Ex 12:33: ”Os egípcios pressionavam o povo para que se apressasse em sair do país, dizendo: “Todos nós morreremos!”.

E continua nos vs.35 e 36: ”Os israelitas obedeceram à ordem de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, bem como roupas. O Senhor concedeu ao povo, bem como roupas. O Senhor concedeu ao povo uma disposição favorável da parte dos egípcios, de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios”.

Os egípcios estavam apavorados com o Deus de Moisés e deram de “boa vontade” (na verdade por temor) tudo o que o povo pediu a eles. Pois não viam a hora de se ver livres do Deus de Moisés.

Porém, onde fica a questão moral aqui nestes textos?

Durante muitas gerações, alguns séculos, a população israelita no Egito havia sido sujeita à escravidão opressiva, verdadeiramente brutal. Israel sofrera infanticídio (crianças foram jogadas para os crocodilos no Rio Nilo) e genocídio, tinham sido obrigados a trabalhar sem ordenado, na construção das cidades do tesouro do Faraó e demais edifícios públicos.

Quem foi que roubou verdadeiramente nesta história afinal? Israel não roubou o Egito. Israel pediu algo. Pedir não é roubar. Os egípcios não pediram nada para eles. Eles oprimiram Israel e roubou sua vida, matando seus filhos durante quatro séculos. Israel tinha o direito de receber todos os objetos que receberam dos egípcios. Era um direito deles. Porém, mesmo assim, eles pediram e não roubaram.


Ex 12:35-36 – Os israelitas obedeceram à ordem de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, bem como roupas. O SENHOR concedeu ao povo uma disposição favorável da parte dos egípcios, de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios.

Na NVI não aparece a palavra emprestado: ”...de modo que lhe davam o que pediam;...”.


Ez 39:10 - Não precisarão ajuntar lenha nos campos nem cortá-la nas florestas, porque eles usarão as armas como combustível. E eles despojarão aqueles que os despojaram e saquearão aqueles que os saquearam. Palavra do Soberano, o SENHOR.

A NVI diz: ”...despojarão aqueles que os despojaram”. Quem havia sido despojado antes? R: Israel! Continuando... ”...e saquearão aqueles que os saquearam”. Quem havia sido saqueado antes? R: Israel!

Se alguém vem a minha casa e rouba algo que me pertence, e depois vou e o tomo de volta. Isto é roubo?

Nesta situação específica, é claro que se trataria de uma guerra em que primeiro de tudo Israel havia sido roubado primeiramente e depois simplesmente foi e pegou de volta o que lhe havia sido roubado.

Fonte:
Enciclopédia de temas bíblicos, de Gleason Archer, ed. Vida.

Significado de roubo:
Roubo: tirar algo de uma pessoa utilizando-se de VIOLENCIA;
Furto: tirar algo de uma pessoa sem o seu consentimento, apropriando-se INDEBITAVELMENTE do objeto.

Ou seja, roubo é tomar algo de alguém pra si utilizando a violência, como por exemplo, um assaltante armado. Vemos claramente que isso não ocorre no êxodo.

Já o furto é a apropriação indébita sem violência. Por exemplo: estou dormindo, de madrugada entra em ladrão em minha casa, mas eu não o vejo e ele não faz nada, apenas leva algumas coisas. Ele não usou de violência, ou seja, ele praticou um furto.

Vemos que isso também não ocorre no êxodo, ou seja, não existe contradição.


Pipe

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Os cristãos devem obedecer as leis do Velho Testamento?


Sim, elas sempre serão válidas.
Ex 12:14 - E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Ex 12:17 - Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.

Ex 12:24 - Portanto, guardai isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre.

Lv 23:14 - E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até àquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.

Lv 23:21 - E, naquele mesmo dia, apregoareis que tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.

Obs: O povo judeu até hoje obedece estes estatutos. Estes estatutos foram dirigidos a eles. Ex 12 e Lv 23 estão se referindo a festas. Porque um egípcio ou qualquer outro gentio deveria celebrar uma festa judaica?

Sl 119:151-152 - Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade. Acerca dos teus testemunhos eu soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.

Sl 119:160 - A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

Ml 4:4 - Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a qual são os estatutos e juízos.

Mt 5:18-19 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.

Lc 16:17 - E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da Lei.


Não, os cristãos não estão sob as leis do Velho Testamento.
Lc 16:16 - A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.

Rm 6:14 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Rm 7:4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

Rm 7:6 - Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Rm 10:4 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

Gl 5:18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Ef 2:15 - na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,...
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Descontradizendo:
Gostaríamos de agradecer a Bíblia do Cético por nos poupar o esforço de buscar descontradizê-la. Pois ela argumentou uma possível "contradição" com os piores textos que ela deveria ter sonhado em usar.

Os textos que afirmam que os cristãos não vivem debaixo da lei dizem o seguinte:
1. Vivemos debaixo da graça.

2. Só existe quebra de lei onde há lei.

3. Vocês já viram um morto pagando alguma dívida? Vocês já viram algum morto sendo preso pela polícia e sendo condenando pela lei?

4. Eles dizem que ressuscitamos em Cristo. Portanto morremos para a Lei. A lei só é válida para aqueles que estão "vivos". Os cristãos renascem no Reino de Deus. E no Reino de Deus o que impera é a graça e não a Lei. A Lei existe para os seres humanos que não estão em Cristo. Para aqueles que fazem parte da velha criação. Nós não pertencemos a este mundo.

Rm 7:6 - "Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos...".

5. Cristo pagou toda a dívida que tínhamos para com a lei quando morreu o nosso pecado na cruz.

Rm 3:19-20 - "Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado"

Conclusão
O cristianismo não aboliu a Lei. A Lei ainda serve o propósito que Paulo menciona em Rm 3:19-20. Os cristãos não vivem uma vida contrária a Lei. Pelo contrário, buscam viver os princípios dela. A questão toda, é que não vivemos uma vida centrada nela como meio de salvação. Pois ela não salva a ninguém, pelo contrário, ela condena. O fato de vivermos pela graça não sugere que temos liberdade de quebrar as leis que Deus nos deu como direção e ética. A Bíblia estaria se contradizendo dissesse que os cristãos devem quebrar a Lei. Porém, isto não é verdade. Ela diz apenas que não estamos debaixo do domínio dela no que diz respeito a salvação. Porém, os cristãos a obedecem mesmo assim, porque entendem que ela é a expressão do caráter de Deus. Mas também entendem que o homem é falho e, portanto sempre de alguma forma irá quebrá-la e ser condenado pela Lei. Porém aqueles que morrem em Cristo não estão mais debaixo desta condenação. Porque os mortos não podem ser julgados pela Lei.


Pipe

domingo, 29 de maio de 2016

Verdade Absoluta

"O mundo sem uma moral absoluta do relativista pode ser bonitinho no papel ou no campo das idéias de uma utopia. Mas na vida real, todos nós sabemos que esta conversinha mole de que "Pode ser errado ou verdadeiro pra você, não pra mim" sempre entrará em conflito na hora de alguém furar a fila, passar a perna em você, desejar sua mulher, ou qualquer posicionamento contrário que exigir a renuncia de sua posição. Foi como disse um abortista "Eu sou contra quem é contra o aborto". Ué, mas o aborto pode ser verdade pra você, não pra mim. Logo, a utopia relativista mais uma vez tropeça no desespero de fundamentar uma verdade absoluta que parte de indivíduos que são livres para dizerem "Isto pode ser verdade para você, não pra mim"". 
Pipe

quinta-feira, 26 de maio de 2016

A antiga Rússia ateísta:

- Fecharam 98% das Igrejas;
- 42.000 sacerdotes foram assassinados;
- Transformaram igrejas em museus do ateísmo;
- Morreram 60 milhões de pessoas nas mãos do próprio governo;
- 3.800 pessoas eram executadas a cada dia;
- Em virtude de doenças, alcoolismo e das dificuldades econômicas, os homens russos, hoje em dia, têm uma esperança de vida de 59 anos;
- A taxa de nascimento caiu de forma tão acentuada que a população russa pode vir a encolher até o nível populacional de 1917;
- 70% dos casamentos russos acabam em divórcio;
- Uma mulher russa comum já fez quatro abortos;


Hoje 61% dos russos se consideram cristãos, e isso, apesar da mais ousada tentativa da história de destruir a fé.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Possessões no AT

Bruno perguntou:
Pastor Pipe por que acontecem tantas possessões no novo testamento e não há no velho testamento?
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Pipe respondeu:

Há muito pouco relato de possessões no AT. Nós temos o caso da serpente e se eu não me engano o outro único caso relatado é o de Saul (I Samuel 16:14). Se vc for verificar o foco de cada um destes livros, nem há espaço e razão para que possessões sejam relatadas a não ser os dois casos citados acima. O foco destes livros é apontar outras particularidades do contexto.
Agora veja comigo que o que ocorre no NT é que os demônios somente aparecem se manifestando nos relatos dos Evangelhos. Ou seja, é no ministério de Jesus que eles aparecem e de alguma forma aponta a autoridade de Cristo sobre eles. Nos demais livros do NT a possessão também "desaparece" de modo manifesto. Ou seja, no contexto dos Evangelhos, o Messias se manifesta e juntamente com ele os possessos aparecem em seu caminho ou são trazidos até ele.

A pergunta que fica é se havia ou não possessões antes disso? Ou, se a religião judaica não sabia lidar com as possessões? Jesus parece ser o primeiro na história a lidar de frente com os demônios e exercer autoridade sobre eles.

Outra questão é que os fariseus pareciam ter conhecimento acerca destes demônios, porque eles acusam Jesus de expulsar os demônios em nome de Belzebu. O que os faz fazer tal afirmação? Isto pode apontar, que eles por inveja de não terem tal autoridade sobre os demônios, precisavam atacar urgentemente a autoridade visível que Jesus exercia sobre os demônios. Ou seja, a religião judaica não exercia nenhuma autoridade sobre os demônios.


Por isso, vc não verá relatos acerca disso no AT. Isto parece ter sido uma realidade não relatada porque a religião judaica não sabia como lidar.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Constantino e a Fé cristã: Decidam céticos!


Não é interessante o cético afirmar que o cristianismo era uma religião de periferia, insignificante e de gente ignorante, para em seguida dizer que Constantino foi estratégico ao usar a fé cristã para controle das massas? Ué, se era insignificante e de poucos, vc usaria a igreja da favela tal, do pastorzinho ignorante tal, cuja influência é nada, para manipular o Brasil e toda a sua população? O cético precisa decidir: Ou a fé cristã tinha tomado todo o império romano com sua influência de vida e, portanto Constantino fez uso disso, ou a fé cristã não era nada e Constantino talvez de fato tenha se convertido. O que não dá pra ficar dizendo é esta idiotice impensada de que o João Ninguém foi ferramenta de manipulação de todo um império.


Pipe 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

É correto fazer imagens?


Não
Ex 20:4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Dt 4:16-18 - para que não vos corrompais e vos façais alguma escultura, semelhança de imagem, figura de macho ou de fêmea; figura de algum animal que haja na terra, figura de alguma ave alígera que voa pelos céus; figura de algum animal que anda de rastos sobre a terra, figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;

Dt 4:23 - Guardai-vos de que vos esqueçais do concerto do SENHOR, vosso Deus, que tem feito convosco, e vos façais alguma escultura, imagem de alguma coisa que o SENHOR, vosso Deus, vos proibiu.

Dt 5:8 - Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;

Dt 27:15 - Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido! E todo o povo responderá e dirá: Amém!


Sim
Ex 25:18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

Ex 25:20 - Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.

Nm 21:8 - E disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela.
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O contexto de João 5
8 - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda.
9 - Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado.
10 - Então, os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar a cama.
11 - Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama e anda.
12 - Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda?
13 - E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
14 - Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior.
15 - E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
16 - E, por essa causa, os judeus perseguiram Jesus e procuravam matá-lo, porque fazia essas coisas no sábado.

Jesus desrespeitou o sábado porque curou um homem? A Bíblia diz que ele desrespeitou? Ou diz que os judeus ficaram enfurecidos porque ele fez isto no sábado? A Bíblia diz que é errado curar alguém no sábado? Se ela não diz, então isto era apenas uma interpretação distorcida da lei que os fariseus tinham. Em nenhum momento curar uma pessoa no sábado era desrespeitá-lo.

O fato histórico
A Serpente de Bronze: Um fato histórico
João 3:14 diz: "E de modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado".

Olhando para isto, Jesus confirma o fato histórico desta história. Ou seja, ela de fato aconteceu.

Segundo Gordon J. Wenhan em seu comentário do livro de números ele diz:
"Nas escavações em Timna, cerca de 25 quilômetros ao norte de Eliat, acharam-se notáveis confirmações desta história bíblica, ou pelo menos da sua origem no período de peregrinações no deserto. Ao pé de um dos pilares de Salomão em Tmna, Rothenberg encontrou um templo de Hathor, deus egípcio, usado no século XIII a.C., ele foi tomado pelos midianitas, que o cobriram de cortinas e fizeram dele um santuário em forma de tenda, algo semelhante ao tabernáculo. Dentro dessa tenda-templo, no santuário, foi encontrada uma serpente de cobre com doze centímetros de comprimento".

Descontradizendo:
Em Êxodo e Deuteronômio, temos que analisar que o significado da palavra IMAGEM nada tem a ver com esculpir querubins. Como nossos amigos da BDC não entendem nada de contexto, então terei que explicar: Quando Deus deixou a ordem de não esculpir IMAGEM de escultura, ele quis dizer imagens para o fim de ADORAÇÃO, como representantes dos deuses estrangeiros. Deus sabia que os judeus se corromperiam com essa prática, então ele as proibiu. Observem que a palavra IMAGEM se refere a um artefato com propósito de Adoração.
Agora a BDC tira do contexto bíblico a Construção da Arca da Aliança e o Tabernáculo. Por acaso vemos alguma coisa como: Construam duas IMAGENS de querubins e os adorem??? Claro que não. A BDC apenas extraiu a parte "construam dois querubins de ouro batido" e tentam afirmar que os Judeus os construíram com a intenção de ADORAR E SE PROSTAR em adoração AOS QUERUBINS. Sabemos que isso não ocorre.

A construção da Arca foi motivada pela necessidade de Deus se comunicar com o homem e para guardar as tábuas da lei. A Arca da aliança não era objeto de adoração. Nem ela e nem os querubins ali esculpidos.

Se seguirmos essa linha de Raciocínio que a BDC quer nos mostrar, então somos proibidos de esculpir qualquer tipo de escultura. Pois poderia ser considerada como IMAGEM de adoração, porém sabemos que não é isso que o contexto nos diz.

Por que Deus proibiu que se fizessem imagens?
R: Todos os textos que proibiam que se fizessem tais imagens eram seguidos da razão de não fazê-lo: "Não prestarás culto a ela; não se prostrarás diante dela; não adorarás a elas; não colocarás a tua confiança nelas; etc.".

Deus não proibiu apenas para criar uma regra sem razão e sem sentido do por quê. Aliás, isto deve ser bem observado em toda a Lei. Quando Deus criou a Lei, toda ela tem uma razão de existir. A Lei não foi criada para complicar a nossa vida, mas para nos orientar pelo caminho que transitamos na vida. Isto não é diferente com relação às imagens que os textos estão proibindo. Quando Deus ordena que se fizessem a "Serpente de bronze" e os "Querubins da Arca da Aliança", isto não tinha nenhuma ligação com algo relacionado a idolatria, prestação de culto, veneração e adoração a estas imagens. Não é deste tipo de propósito que a Lei está colocando como proibido. Sempre a proibição de se fazer imagens era seguida da razão para não fazê-la: "Prestação de Culto".

Ficar usando a "Serpente de Bronze" e os "Querubins da Arca da Aliança" no mesmo contexto da Lei que proibia se criar imagens é uma maneira distorcida de interpretação. Novamente a Bíblia do Cético quer usar o que Deus disse e aplicá-la fora do seu contexto. O pior nesta situação é o isolamento da Lei fora da sua razão. Por exemplo:

Se eu digo para alguém: "- Não coma carne de peixe com arroz, porque você pode se engasgar com algum espinho ao misturar os dois em sua boca". Se eu excluo a razão do não comer carne de peixe, ficará assim: "- Não coma carne de peixe!".

Deus disse em outras palavras: "- Não façam imagens da criação e não se prostrem diante delas em culto e adoração". A Bíblia do Cético exclui a segunda parte deste raciocínio e diz que Deus disse apenas: "- Não faça imagens!".

A Serpente de Bronze:
Conforme H. H. Halley no Manual Bíblico da Editora vida, ”os israelitas fizeram da serpente de bronze um ídolo, e chamaram-na Neutsã, e lhe queimaram incenso, até que, 700 anos mais tarde, Ezequias a destruiu (2 Rs 18:4)”.

Vejam que neste caso, a Serpente de bronze havia sido transformada em um objeto de adoração e foi reprovada por Deus. Deus ordenou que Moisés a fizesse por outro propósito. O propósito era que o povo olhasse para ela e visse que:

1. Eles pecaram contra Deus;
2. Eles estavam morrendo;
3. Eles estavam morrendo por causa do veneno das serpentes;
4. Eles estavam dependendo da Salvação que vinha de Deus. Foi Deus quem ordenou a Moisés que fizesse a Serpente de bronze. Se Deus não tivesse intervindo, todos eles morreriam.
5. Eles deveriam obedecer a Deus e por meio de um ato de fé crer não na Serpente em si mesmo, mas na ordenança de olhar para a Serpente e esta se tornaria como que um lembrete para não pecarem mais. Quem não obedecesse ao que Deus ordenou morreria mesmo se achasse a ordenança um absurdo.

Mais tarde Jesus usaria esta situação para dizer que a história da Serpente de bronze era uma sombra do que ele faria na cruz. A diferença é que em Cristo, nós não apenas olhamos para o seu sacrifício. Mas cremos de fato nEle. Depositamos nEle nossa confiança. Ele é o “objeto” Eterno para quem nossos olhos se voltam para prestar culto, confiança e fé. Ele se fez pecado; se fez morte em nosso lugar.

Os Querubins da Arca da Aliança:
A Arca da Aliança permanecia o tempo todo no Santo dos Santos e raramente era vista pelo povo de Israel. Ela era o símbolo da presença de Deus. Porém ela não deveria ser vista como um deus ou o próprio Deus. Apenas em ocasiões especiais ela era retirada do Santo dos Santos (Js 6:6; 2 Sm 11:11). Talvez Deus assim o fizesse justamente por temer que o povo fizesse dela um objeto de adoração como aconteceu em 1 Samuel 4:1-11:

"E veio a palavra de Samuel a todo o Israel; e Israel saiu ao encontro, à peleja, aos filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca. E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para sair de encontro a Israel; e, estendendo-se a peleja, Israel foi ferido diante dos filisteus, porque feriram na batalha, no campo, uns quatro mil homens. E, tornando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca do concerto do SENHOR, e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos. Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca do concerto do SENHOR dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca do concerto de Deus. E sucedeu que, vindo a arca do concerto do SENHOR ao arraial, todo o Israel jubilou com grande júbilo, até que a terra estremeceu. E os filisteus, ouvindo a voz do júbilo, disseram: Que voz de tão grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então, souberam que a arca do SENHOR era vinda ao arraial. Pelo que os filisteus se atemorizaram, porque diziam: Deus veio ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! Que tal nunca sucedeu antes. Ai de nós! Quem nos livrará da mão destes grandiosos deuses? Estes são os deuses que feriram os egípcios com todas as pragas junto ao deserto. Esforçai-vos e sede homens, ó filisteus, para que, porventura, não venhais a servir aos hebreus, como eles serviram a vós; sede, pois, homens e pelejai.

Então, pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido; e fugiram, cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. E foi tomada a arca de Deus; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram".

Percebam que Israel perdeu a guerra justamente porque desassociou Deus do objeto Arca da Aliança. Eles depositaram sua confiança no objeto em si mesmo. Diante disto, Deus demonstrou a eles que não era o objeto que cuidava deles e diante disto permitiu que sofressem a derrota na mão dos filisteus.

Conclusão:
A contradição proposta pela BDC é infame, pois ela retira todo o contexto para afirmar suas suposições.


Pipe

domingo, 22 de maio de 2016

É correto chamar seu pai (ou qualquer outro) de pai?

Nenhum homem é pai
Mt 23:9 - E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

Você pode chamá-lo de pai
Ex 20:12 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

Dt 5:16 - Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.

Ef 6:2 - Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,

II Rs 2:12 - O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando das suas vestes, as rasgou em duas partes.

II Rs 6:21 - E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai
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Descontradizendo:
Mt 23:9 - "E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus".

A Bíblia de estudo da NVI diz que:
"este texto é uma advertência contra procurar títulos de honra para alimentar o orgulho. Obviamente, devemos evitar um literalismo insensato ao aplicar esses mandamentos".

A Bíblia de Jerusalém se referindo à palavra pai neste versículo diz:
"A palavra Abba (pai), também é usada como título honorífico".

R.V.G.Tasker em seu comentário de Mateus pela editora Mundo Cristão faz o seguinte comentário:
"Pai (Abba), o equivalente aramaico deixa claro que se tem em mente "pai espiritual". Como diz McNeile, "Abba não era modo comum de dirigir-se a uma pessoa viva, mas um título de honra para os rabis e para os grandes do passado". Daí se deduz o significado de sobre a terra".

Conclusão:
Então observe que o texto de Mt 23 não está se referindo ao pai natural e sim a filiação espiritual como por exemplo "Pai Abrãao". O único Pai espiritual que temos de fato é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo! Este é o sentido do texto.


Pipe

sábado, 21 de maio de 2016

Matar ou não matar?



Mate:
Ex 32:27 - E disse-lhes: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu próximo.

Nm 15:35 - Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá o tal homem; toda a congregação com pedras o apedrejará fora do arraial.

I Sm 15:2-3 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos até aos jumentos.

Não Mate:
Ex 20:13; Dt 5:17 - Não matarás

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Descontradizendo:
No AT, há sete termos hebraicos traduzidos por “matar” em português:

·         rasah / ratsach (תרצח) = usada no sexto mandamento = assassinato violento de um inimigo pessoal. Não assassinarás seria uma tradução viável. Este verbo nunca é usado para indicar um assassinato em defesa própria (Ex 22:2), uma morte acidental (Dt 19:5), a execução de assassinos (Gn 9:6) ou situações de guerra. O verbo rasah é usado para suicídio, mas não é aplicável ao homicídio não-premeditado (Ex 21:12-14) ou acidental (Nm 35:23).
·         Q´tal / qatal (תקטל) = é o de uso menos corrente (Sl 139:19; Jô 13:15; 24:14).
·         Hemit / Chamac (חמסו)= derivado de Hamas, indica violência deliberada, homicídio (Jr 22:3; Ez 22:26; Sf 3:4; Pv 8:36).
·         Harag (הרג) é empregado 162 vezes e significa “matar uma pessoa” (Nm 31:19; Jr 4:31).
·         Tabah = matança de animais.
·         Zabah = sacrifício de animais.
·         Shahat = indica qualquer morte sacrificial.

Como o verbo Rasah é o verbo usado no sexto mandamento, isto indica que o que Deus proíbe é o assassinato sem motivo.

O próprio Senhor Jesus disse isto em Mt 5:17, 21-22: ”Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir... Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás (Rasah = assassinarás); e: Quem matar (assassinar) estará sujeito a julgamento (morte sg. Ex 20:13, Dt 5:17). Eu porém, vos digo que todo aquele que (sem motivo) se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento”.

Rasah foi o tipo de crime da qual a Lei está enfatizando. Uma melhor interpretação da Lei seria: “Não matarás sem motivo!”.

Não devemos nos esquecer que, o Deus que disse não assassinarás sem motivo, foi o Deus que disse: “- Mate!”, a Moisés, Saul, Josué, e outros.
Estaria Ele se contradizendo? Não! Porque nestes casos, havia um motivo para a ordenança. Deus não mandou que fizessem algo o qual não havia um motivo para fazê-lo

As razões para serem aplicados a lei da pena de morte eram:
Assassinato premeditado (Ex 21:12-14);
Seqüestro (Ex 21:16; Dt 24:7);
Adultério (Lv 20:10-21, Dt 22:22);
Homossexualismo (Lv 20:13);
Incesto (Lv 20:11-14);
Bestialidade (Ex 22:19; Lv 20:15-16);
Ferir ou amaldiçoar os pais (Ex 21:15; Lv 20:9; Pv 20:20; Mt 15:4; Mc 7:10);
Falsas profecias (Dt 13:1-10);
Etc...

Conclusão:
Não há contradições nos textos uma vez que a palavra usada no sexto mandamento é Rasah (Assassinar sem motivo).

Os contextos em que ocorreram as supostas “contradições” foram mortes que resultaram de motivos que não foram relevantes no contexto da época. As mortes tinham uma razão maior para acontecerem. E Deus não sua infinita sabedoria e Rei do seu povo, sabia exatamente o que estava fazendo.


Pipe

sexta-feira, 20 de maio de 2016

É errado cometer adultério?



Adultério é proibido:
Ex 20:14 - Não adulterarás. (Dt 5:18)

Hb 13:4 - Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.

Adultério é "permitido":
Nm 31:18 - Porém todas as crianças fêmeas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, para vós deixai viver.

Os 1:2 - O princípio da palavra do SENHOR por Oséias; disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR.

Os 3:1 - E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem os bolos de uvas.
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Descontradizendo:
Nm 31:18 - Porém todas as crianças fêmeas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, para vós deixai viver.

Este texto diz exatamente o contrário. Pois o que o texto está dizendo é que somente as virgens deveriam ser poupadas e estas deveriam permanecer em servidão aos israelitas. Portanto aqueles que já haviam tido algum tipo de relação sexual seriam mortos. Daí talvez o sábio deve pensar: "-Então, e o que você acha que estes israelitas fariam com estas virgens?".
Fariam qualquer coisa, menos adulterar com elas. Pois a Lei proibia o adultério ou a fornicação com a pena de morte. Algumas destas virgens ainda eram crianças. E neste caso seria pedofilia, algo mais absurdo ainda. Estes homens somente teriam relações sexuais com estas virgens se estes as recebessem como suas legítimas esposas ou concubinas. Do contrário estariam adulterando e indo contra a própria lei, que no caso lhes condenaria a morte por apedrejamento.

Descontradizendo as "contradições" de Oséias:
Estes dois textos não estão dando apoio a Bíblia do Cético como se Deus dissesse: " - Vai Oséias e se prostitua com aquela meretris!". O texto parece indicar que Oséias sabia que Gomer era prostituta antes de casar com ela. Pelo menos é o que parece indicar a ordenança de Deus em 1:2. Não apenas isto, mas deixa a entender que ela talvez já tivesse filhos deste tempo como prostituta. Porém, mesmo tendo consciência disto, Oséias se casa com ela em obediência à Deus. E assume a paternidade dos filhos que aparentemente já possuía (especulando). Em nenhum momento esta história é uma apologia ou incentivo ao adultério. Bem pelo contrário, é uma demonstração da indignação diante dela. É uma história sendo escrita por um profeta de Deus que sente na pele o que Deus sente quando o seu povo lhe trai (prostitui) com outro deus. Não é uma defesa e sim uma demonstração daquilo que fazemos a Deus quando lhe traímos. O ponto alto desta história é que Oséias perdoa e compra Gomer de volta e a recebe novamente como sua esposa. Demonstrando com isso, que Deus age do mesmo modo conosco: Ele nos comprou de volta com o precioso sangue de Seu Filho Jesus Cristo.

Conclusão:
Deus abomina o adultério, porém mesmo diante deste caso, existem perdão e restauração na vida daquele que se arrepender de seus pecados.

Apesar de tudo o que o que foi escrito acima, sinceramente, não conseguimos enxergar a "contradição" ali. No primeiro texto a resposta está corretíssima, mas na segunda, onde está escrito que Oséias adulterou? Em lugar nenhum, nem implicitamente. O texto diz que Oséias tomou como mulher uma prostituta. Por acaso o texto disse que ele fornicava com ela antes de se casarem? Não diz, ou seja, não há adultério algum nisso.


Pipe

terça-feira, 17 de maio de 2016

Julgar ou não julgar?


Não Julgue:
Mt 7:1 - Não julgueis, para que não sejais julgados,

Lc 6:37 - Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

Rm 2:1 - Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

Tg 4:12 - Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

Julgue qualquer coisa e qualquer um:
Lv 19:15 - Não fareis injustiça no juízo; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo.

Jo 7:24 - Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

I Co 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

I Co 5:12-13 - Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

I Co 6:2-3 - Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida
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Descontradizendo vs. por vs.
Primeiro os textos que dizem para não julgar:

Mt 7:1-5 - Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Lc 6:37 - Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

Rm 2:1 - Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

Tg 4:12 - Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

Do que é que os textos estão falando? Os textos estão se referindo a uma pessoa que fica mais preocupada com a vida dos outros do que buscar mudar a sua própria vida e caráter. Fala literalmente: “- Cuide do seu nariz ao invés do nariz dos outros!”. Não tem nada a ver com sentar no banco de um magistrado e julgar literalmente um réu!

O raciocínio da BDC:
Diante dos textos anteriores isto implicaria em dizer que não deveriam existir leis para julgar os crimes e os processos de justiça. Porém, os texto estão apenas tratando uma questão de convívio onde uma pessoa fica mais preocupada coma vida alheia do que mudar o seu caráter.


Versículos que dizem para julgar:
Lv 19:15 - Não fareis injustiça no juízo; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo.

Jo 7:24 - Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça

Olha só o cúmulo do absurdo: A Bíblia não está dizendo para não julgar. É bem o contrário disso. Está literalmente dizendo:

"-Tome cuidado antes de tomar qualquer passo que implica em julgar alguém. Não julgue segundo a aparência. Tome cuidado até mesmo quando deseja ficar do lado do pobre como uma postura de defender o fraco. Se o pobre estiver errado, ele deverá ser julgado segundo a justiça, e a pobreza não deverá ser uma desculpa para ser liberado. Se houver necessidade de julgamento legal, que ele seja isento de olhar para a aparência e posição social".

Lembrando que o texto de Levítico era uma questão literal de julgamento, e não uma questão corriqueira de uma pessoa julgar a outra com questões pequenas da vida diária. E em João, Jesus estava literalmente lidando com uma situação na qual os fariseus estavam dizendo que ele estava possuído por um demônio. E em resposta a isso, ele diz: "Tome cuidado ao julgar segundo a aparência!". Ou seja, eles não acreditavam que Jesus era o Cristo por causa da sua aparência e diante disso, não importava o que Jesus fizesse (milagrosamente falando), eles não o reconheceriam como o Cristo por causa da sua aparência.

I Co 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

O cara só piora as coisas. Ele faz uma mistureba de palavras e conceitos em cima da palavra “julgar” que chega a ser ridículo. Ele coloca no mesmo significado um julgamento de magistrado com o fato de alguém olhar para uma pessoa e julgá-la segundo a aparência. Aqui, ele junta estes dois conceitos e diz que discernir as coisas, tem o mesmo significado que um julgamento de magistrado e você julgar alguém segundo a aparência. Tem lógica isto?

I Co 5:12-13 - Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

Nossa, isso que eu chamo de forçar a barra. Paulo estava lidando com uma situação extrema de imoralidade. E isto estava afetando a comunidade local como um todo e o que ele deixa claro, é que nesta situação, não se há dúvida de que se deve tomar uma atitude e expulsar do meio quem não desejar se consertar e mudar de vida.

Leiam o contexto inteiro, utilizando a NVI para um melhor entendimento:
1 Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, ao ponto de um de vocês possuir a mulher de seu pai.
2 E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso?
3 Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente.
4 Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
5 entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor.
6 O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?
7 Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.
8 Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento, os pães da sinceridade e da verdade.
9 Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.
10 Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo.
11 Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.
12 Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?
13 Deus julgará os de fora. Expulsem esse perverso do meio de vocês.

O contexto está se referindo a um caso em que alguém se deitou com sua madrasta.

Não devemos julgar, porém isto não significa que as questões que são claramente afrontas contra a conduta da vida moral deverão ser aceitas com naturalidade dentro da igreja. Este tipo de julgamento não tem nada a ver com julgar alguém pela sua aparência, nível social, e sim pela sua conduta moral claramente reprovável diante de toda uma comunidade. Esta situação não deve nem ser discutida de que é necessário trazer a juízo e receber a devida punição, que neste caso, foi a exclusão do indivíduo da comunhão com a igreja.

I Co 6:2-3 - Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

"Vão julgar", não é "estão julgando". Vão, é futuro. Não está acontecendo. Irá um dia acontecer. No dia da volta do Senhor Jesus Cristo, o testemunho da igreja julgará aqueles que deram as costas ao sacrifício do Filho.


Pipe

segunda-feira, 16 de maio de 2016

A Bíblia condena a astrologia?



Sim, a Bíblia condena a astrologia:
Lv 19:26 - Não comereis coisa alguma com sangue; não agourareis, nem adivinhareis.

Dt 18:10-11 - Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos,

Is 47:13-14 - Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se, pois, agora, os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti. Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão salvar a sua vida do poder da labareda; ela não será um braseiro, para se aquentarem, nem fogo, para se assentarem junto dele.

Jr 10:2 - Assim diz o SENHOR: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações.

Não, a Bíblia aprova a astrologia:
Gn 1:14 - E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

Jz 5:20 - Desde os céus pelejaram; até as estrelas desde os lugares dos seus cursos pelejaram contra Sísera.

Mt 2:1-2 - E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo.

Lc 21:25 - E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.
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Descontradizendo vs. por vs.
Gn 1:14 – ”Disse Deus: Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos”. (NVI)

zzzzzzzzzz... Precisa dizer alguma coisa? O que é que isto tem a ver com astrologia?


JZ 5:20 – ”Desde o céu lutaram as estrelas, desde as suas órbitas lutaram contra Sísera”. (NVI)
É apenas um modo poético de dizer que os poderes do céu lutaram a favor de Israel. Os anjos na Bíblia em diversas ocasiões são chamados de estrelas. Ou a Bíblia do Cético está querendo sugerir que as estrelas pegaram em espadas e saíram lutando saindo de sua órbita? Santa paciência...


Mt 2:1-2 – ” E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo”.
1. O fato de narrar que estes eram magos, não significa que Deus aprova o que estes homens eram. Olhemos por exemplo o caso descrito em Atos 16:16 da jovem que tinha um espírito de adivinhação: ela não estava adivinhando coisas relacionadas aos apóstolos? Sim! E o que aconteceu? Eles expulsaram o espírito de adivinhação da moça. A Bíblia narrar algo e concordar com algo são coisas bem distintas.
2. Estes homens não eram judeus, eram gentios, provavelmente da Pérsia onde se era comum praticar a astrologia. Mateus está apenas relatando aquilo que lhes era comum e cultural. Mateus apenas escreveu o que aqueles homens disseram e não se Deus concordava ou não com aquilo. No entendimento deles como magos eles entendiam desta forma. Entendiam que aquela estrela era um sinal para que estes fossem até Jesus e o adorassem como Rei.
3. Foram os magos que foram até Ele e não o contrário. Os magos foram até Jesus para o adorarem. Não foi o contrário. Seria uma contradição, se a história relatasse Jesus indo até os magos para os consultarem a respeito de seu futuro ou algo assim. Como não se trata disso, permanece um absoluto mesmo nesta história que não devemos consultar os astros.


Lc 21:25 – ”E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas;
Do que o contexto está tratando?
Da segunda vinda de Cristo, onde todos os elementos se voltarão para anunciar a redenção da criação e a Glória do Cordeiro que voltou para julgar a terra. Haverá sinais, pavor, tremor ao se depararem face a face com o Grande Deus, Jesus cristo! Isto nada tem a ver com aprovar a astrologia.

Conclusão
Mais uma vez gostaríamos de sugerir ao sábio da BDC que fosse ao dicionário e lesse direito o significado de contradição. Contradição seria se a Bíblia dissesse categoricamente: "-Consulte os astros!" para logo em seguida dizer "-Não consulte os astros!". Os textos usados em questão passam longe de afirmar tal coisa.


Pipe