quinta-feira, 4 de abril de 2019

Livro: "Física & Realidade" de Carlos A. Casanova

- Reflexões Metafísicas Sobre a Ciência Natural - 

Este livro não pretende dar uma visão panorâmica do estado atual das ciências, mas recuperar alguns princípios reguladores na reflexão sobre a atividade científica. O autor defende, por um lado, a metafísica clássica contra interpretações errôneas da ciência moderna e contra a ideologia cientificista; e por outro lado, advoga a favor da ciência, contra um tipo de neo-sofística que, baseada em construções não-euclideanas da geometria ou não-newtonianas da física, pretende negar que a mente humana possa alcançar a verdade.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Livro: "Desejo Sexual - Uma investigação filosófica" de Roger Scruton

Roger Scruton, filósofo britânico contemporâneo mundialmente reconhecido por suas investigações filosóficas a respeito da beleza, da arquitetura e da música, aborda agora, talvez pela primeira vez na história do Ocidente com tamanha objetividade, o fenômeno mais típico da nossa natureza: o “Desejo Sexual”. Depois de definir o que é o “Desejo Sexual” especificamente humano, Scruton busca afirmar o que muitos sempre consideraram impossível: que há uma moralidade intrínseca ao ato sexual humano, simplesmente por ser humano, independentemente de códigos morais religiosos ou condutas sociais impostas.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Livro: "Vida por Vida - A Pena de Morte no Banco dos Réus" de Ron Gleason


Este livro examina a controvérsia sobre a pena de morte com rigor, clareza e de modo irrefutável.

Depois de o dr. Ron Gleason lançar uma base histórica e legal minuciosa, ele define a ética em sentido filosófico e, na sequência, apresenta o mandato bíblico.

Para os leitores não cristãos, ele ilustra a posição dos principais pensadores dos dois lados da questão e examina seus argumentos até as premissas fundamentais.

Para os cristãos ― favoráveis e contrários à pena capital ―, o dr. Gleason identifica os ensinos da Escritura que regem a questão e os ilustra com comentários e declarações confessionais das igrejas reformadas históricas e com algumas das principais vozes do cenário eclesiástico atual.

Os proponentes dos dois lados encontrarão aqui as questões em foco e os argumentos estruturados para uma discussão mais significativa.

Mas ao lidar com o cerne da questão, o leitor pode se sentir atraído pela persuasão da tese do autor.