quarta-feira, 30 de novembro de 2016
terça-feira, 29 de novembro de 2016
Jesus disse, "Derrubai este templo, e em três dias o levantarei"?
Sim, ele disse.
Jo 2:19 - Jesus respondeu e disse-lhes:
Derrubai este templo, e em três dias o levantarei.
Não, ele não disse.
Não, ele não disse.
Mc 14:57-58 - E, levantando-se alguns, testificavam
falsamente contra ele, dizendo: Nós ouvimos-lhe dizer: Eu derribarei este
templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não
feito por mãos de homens.
---------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Observem o texto:
Jo 2:19 - "Jesus respondeu e disse-lhes: Derrubai este templo, e em três dias o levantarei".
Agora vejam o que Marcos diz que os homens disseram que ele disse:
Mc 14:58 - "Nós ouvimos-lhe dizer: Eu derribarei este templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens".
Jesus disse: "Derrubai...", e não "Derrubarei...".
57 - "E, levantando-se alguns, testificavam falsamente contra ele, dizendo:"
O que era falso no testemunho daqueles homens é que eles disseram que Jesus disse que ele destruiria o templo. E, em nenhum momento ele disse isso. Ele disse: "Destruam o templo e eu o reconstruirei!".
Portanto, era falso este testemunho.
Jo 2:19 - "Jesus respondeu e disse-lhes: Derrubai este templo, e em três dias o levantarei".
Agora vejam o que Marcos diz que os homens disseram que ele disse:
Mc 14:58 - "Nós ouvimos-lhe dizer: Eu derribarei este templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens".
Jesus disse: "Derrubai...", e não "Derrubarei...".
57 - "E, levantando-se alguns, testificavam falsamente contra ele, dizendo:"
O que era falso no testemunho daqueles homens é que eles disseram que Jesus disse que ele destruiria o templo. E, em nenhum momento ele disse isso. Ele disse: "Destruam o templo e eu o reconstruirei!".
Portanto, era falso este testemunho.
Conclusão:
Não há nenhuma contradição!
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Livro: "Como tudo começou" de Adauto Lourenço
- Uma Introdução ao Criacionismo -
Editora Fiel
Será que realmente somos resultados de um caldo
primordial, que poderia ter existido a bilhões de anos atrás? Será que o
Universo, que possui mais estrelas do que todos os grãos de areia de todas as
praias e de todos os desertos do nosso planeta Terra, com toda a sua beleza
exuberante e leis precisas, teria sido apenas fruto de um acidente cósmico
conhecido por big bang a 13,7 bilhões de anos atrás? Ao nos depararmos com a
complexidade do código genético (DNA), contendo mais de três bilhões de letras
perfeitamente organizadas, altamente codificado e eficientemente armazenado,
capaz de criar sistemas com tamanha complexidade e design, como o corpo humano,
seria concebível aceitar que tal codificação teria sido apenas fruto do acaso?
Perguntas inquietantes que urgem por respostas em Como Tudo Começou, você
encontrará algumas delas.
Sobre o autor:
domingo, 27 de novembro de 2016
sábado, 26 de novembro de 2016
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Jeconias teve algum filho?
Jeconias não teve filhos.
Jr 22:28-30 - É, pois, este homem Jeconias um vil utensílio quebrado ou um
utensílio de que ninguém se agrada? Por que razão foram arremessados fora, ele
e a sua geração, e arrojados para uma terra que não conhecem? Ó terra, terra,
terra! Ouve a palavra do SENHOR! Assim diz o SENHOR: Escrevei que este homem está privado
de seus filhos e é homem que não prosperará nos seus dias; nem prosperará algum
da sua geração, para se assentar no trono de Davi e reinar mais em Judá.
Jeconias teve vários filhos, um deles, ancestral de Jesus.
Jeconias teve vários filhos, um deles, ancestral de Jesus.
I Cr 3:17-18 - E os filhos
de Jeconias: Assir e seu filho Sealtiel. Os filhos deste foram: Malquirão, e
Pedaías, e Senazar, Jecamias, Hosama, e Nedabias.
Mt 1:12 - E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel, e Salatiel gerou a Zorobabel,
Mt 1:12 - E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel, e Salatiel gerou a Zorobabel,
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Por Pipe
Descontradizendo:
Vamos ler o texto de Jr 22:28-30 pela NVI:
”É Joaquim um vaso desprezível e quebrado, um utensílio que ninguém quer? Por que ele e seus descendentes serão expulsos e lançados num país que não conhecem? Ó terra, terra, terra, ouça a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor: Registrem esse homem como homem sem filhos. Ele não prosperará em toda a sua vida; nenhum dos seus descendentes prosperará nem se assentará no trono de Davi nem governará em Judá”.
Se a BDC está afirmando que Jeremias está dizendo neste texto que Jeconias não tinha filhos, porque então o texto está dizendo que Jeconias e os seus descendentes seriam expulsos? Que descendentes eram estes então?
O texto está se referindo a continuidade dos filhos de Jeconias vierem a se tornarem rei em seu lugar. É disto que o texto se refere: “Registrem Jeconias como um homem sem filhos (que assumiriam o seu lugar no trono de Judá)”. E de fato, nunca mais tanto Jeconias quantos seus filhos assumiram novamente o trono de Judá.
Portanto, o texto não poderia estar falando que Jeconias não tinha filhos. Pois, o próprio texto fala dos descendentes de Jeconias que seriam expulsos juntamente com ele.
O texto de I Cr 3:17-18 deixa claro que juntamente com Jeconias e suas mulheres (2 Rs 24:15) foram levados cativos com eles os filhos de nomes: Sealtiel, Malquirão, Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama e Nedabias.
Já em Mt 1:12, o texto se refere a Salatiel, um filho de Jeconias gerado depois do exílio babilônico.
”É Joaquim um vaso desprezível e quebrado, um utensílio que ninguém quer? Por que ele e seus descendentes serão expulsos e lançados num país que não conhecem? Ó terra, terra, terra, ouça a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor: Registrem esse homem como homem sem filhos. Ele não prosperará em toda a sua vida; nenhum dos seus descendentes prosperará nem se assentará no trono de Davi nem governará em Judá”.
Se a BDC está afirmando que Jeremias está dizendo neste texto que Jeconias não tinha filhos, porque então o texto está dizendo que Jeconias e os seus descendentes seriam expulsos? Que descendentes eram estes então?
O texto está se referindo a continuidade dos filhos de Jeconias vierem a se tornarem rei em seu lugar. É disto que o texto se refere: “Registrem Jeconias como um homem sem filhos (que assumiriam o seu lugar no trono de Judá)”. E de fato, nunca mais tanto Jeconias quantos seus filhos assumiram novamente o trono de Judá.
Portanto, o texto não poderia estar falando que Jeconias não tinha filhos. Pois, o próprio texto fala dos descendentes de Jeconias que seriam expulsos juntamente com ele.
O texto de I Cr 3:17-18 deixa claro que juntamente com Jeconias e suas mulheres (2 Rs 24:15) foram levados cativos com eles os filhos de nomes: Sealtiel, Malquirão, Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama e Nedabias.
Já em Mt 1:12, o texto se refere a Salatiel, um filho de Jeconias gerado depois do exílio babilônico.
Conclusão:
Não há nenhuma contradição.
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Guilherme Born
O próprio versículo que a BDC usa pra dizer que não teve filhos afirma que ele teve filhos sim. Veja:
Jr 22:28-30 - É, pois, este homem Jeconias um vil utensílio quebrado ou um utensílio de que ninguém se agrada? Por que razão foram arremessados fora, ele e a sua geração, e arrojados para uma terra que não conhecem? Ó terra, ter...
De qual geração de Jeconias o Texto fala??? Óbvio que é sobre seus filhos... a BDC tá querendo dizer que deve ter sido a geração dos cachorrinhos de Jeconias... Totó, Lulu, Bidu, Ivi e Aslam...
UMA DAS PIORES ATÉ AGORA!!!!
O próprio versículo que a BDC usa pra dizer que não teve filhos afirma que ele teve filhos sim. Veja:
Jr 22:28-30 - É, pois, este homem Jeconias um vil utensílio quebrado ou um utensílio de que ninguém se agrada? Por que razão foram arremessados fora, ele e a sua geração, e arrojados para uma terra que não conhecem? Ó terra, ter...
De qual geração de Jeconias o Texto fala??? Óbvio que é sobre seus filhos... a BDC tá querendo dizer que deve ter sido a geração dos cachorrinhos de Jeconias... Totó, Lulu, Bidu, Ivi e Aslam...
UMA DAS PIORES ATÉ AGORA!!!!
quinta-feira, 24 de novembro de 2016
Livro: "Conhecimento de Deus" de Alvin Plantinga e Michael Tooley
Editora Vida Nova
O que acontece quando dois filósofos discordam de uma questão? O óbvio: eles entram em debate, discutindo argumentos e expondo seus pontos de vista. Do debate entre os filósofos Alvin Plantinga e Michael Tooley resultou este livro, que tem como principal objetivo discutir a possibilidade de a crença em Deus ser epistemicamente justificada.
Como era de se esperar, o debate começa com as exposições de dois pontos de vista opostos e termina com a réplica e a tréplica dos debatedores. O resultado desse exercício filosófico é a obra primorosa que o leitor tem em mãos e que, sem dúvida, poderá ajudá-lo a aprofundar e ampliar o entendimento a respeito das implicações epistemológicas da crença em Deus.
O que acontece quando dois filósofos discordam de uma questão? O óbvio: eles entram em debate, discutindo argumentos e expondo seus pontos de vista. Do debate entre os filósofos Alvin Plantinga e Michael Tooley resultou este livro, que tem como principal objetivo discutir a possibilidade de a crença em Deus ser epistemicamente justificada.
Como era de se esperar, o debate começa com as exposições de dois pontos de vista opostos e termina com a réplica e a tréplica dos debatedores. O resultado desse exercício filosófico é a obra primorosa que o leitor tem em mãos e que, sem dúvida, poderá ajudá-lo a aprofundar e ampliar o entendimento a respeito das implicações epistemológicas da crença em Deus.
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
terça-feira, 22 de novembro de 2016
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Jesus preveniu os apóstolos de sua morte e ressurreição?
Sim, ele preveniu
Mt 20:18-19 - Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue
aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, e condená-lo-ão à morte. E o
entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem, e crucifiquem, e
ao terceiro dia ressuscitará.
Mc 8:31 - E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do Homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos, e pelos príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que, depois de três dias, ressuscitaria.
Mc 10:33-34 - dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios, e o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará.
Mc 14:28 - Mas, depois que eu houver ressuscitado, irei adiante de vós para a Galiléia.
Lc 18:31-33 - E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do Homem tudo o que pelos profetas foi escrito. Pois há de ser entregue aos gentios e escarnecido, injuriado e cuspido; e, havendo-o açoitado, o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.
Não, ele não preveniu
Mc 8:31 - E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do Homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos, e pelos príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que, depois de três dias, ressuscitaria.
Mc 10:33-34 - dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios, e o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará.
Mc 14:28 - Mas, depois que eu houver ressuscitado, irei adiante de vós para a Galiléia.
Lc 18:31-33 - E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do Homem tudo o que pelos profetas foi escrito. Pois há de ser entregue aos gentios e escarnecido, injuriado e cuspido; e, havendo-o açoitado, o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.
Não, ele não preveniu
Jo 20:9 - Porque ainda não sabiam a Escritura, que diz que era necessário
que ressuscitasse dos mortos.
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Descontradizendo:
Jo 20:9 - "Porque
ainda não sabiam a Escritura, que diz que era necessário que ressuscitasse dos
mortos".
Comparem agora o mesmo texto na NVI:
"(Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.)"
Prevenido eles foram. Se eles não haviam entendido o que Jesus havia dito a eles, é outra questão.
Porém, a proposta do tópico é que este versículo afirma que Jesus não havia prevenido aos apóstolos. E como vemos o versículo não diz isto. Diz apenas que eles não entenderam e não que não sabiam.
Não saber e nunca ter ouvido falar de algo é bem diferente de não compreender algo.
Diante disto, não há nenhuma contradição!
Comparem agora o mesmo texto na NVI:
"(Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.)"
Prevenido eles foram. Se eles não haviam entendido o que Jesus havia dito a eles, é outra questão.
Porém, a proposta do tópico é que este versículo afirma que Jesus não havia prevenido aos apóstolos. E como vemos o versículo não diz isto. Diz apenas que eles não entenderam e não que não sabiam.
Não saber e nunca ter ouvido falar de algo é bem diferente de não compreender algo.
Diante disto, não há nenhuma contradição!
domingo, 20 de novembro de 2016
sábado, 19 de novembro de 2016
Livro: "Deus em Questão" de Armand M. Nicholi, Jr.
- C.S.Lewis e Freud debatem Deus, Amor, Sexo e o Sentido da Vida -
Editora Ultimato
Grande parte dos maiores pensadores já se confrontou com a questão crucial de acreditar ou não em Deus. O século 20 produziu dois homens que, de forma brilhante, cada qual à sua maneira, levantaram novos argumentos – um, a favor e o outro, contra – sobre essa questão.
Em Deus em Questão, os argumentos de C. S. Lewis e Sigmund Freud são postos lado a lado. Ambos refletiram cuidadosamente sobre os pontos fracos e as alternativas aos seus posicionamentos. Ambos consideraram o problema da dor e do sofrimento, a natureza do amor e do sexo, e o sentido último da vida e da morte. Depois de “assistirmos” a todo esse debate, podemos tomar os nossos lugares do lado que quisermos, num dos confrontos mais profundos da história.
“Esta elegante e convincente comparação entre a visão de mundo de Freud e a de C. S. Lewis é uma oportunidade de reflexão dialógica sobre as mais importantes questões que a humanidade sempre se fez: Deus existe? Ele se importa comigo? Este livro destina-se a todos que buscam, sinceramente, respostas sobre a verdade, o sentido da vida e a existência de Deus.”
Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas em Genoma Humano, EUA
“Armand Nicholi acertou na mosca com essa história irresistível e tão bem contada sobre as duas âncoras – e o dilema – do pensamento moderno. A partir da vida desses dois verdadeiros gênios, podemos identificar o nosso próprio desejo e busca.”
Ken Burns, diretor do premiado documentário The Civil War e do histórico Jazz, megassérie apresentada no Brasil pelo canal GNT
“Alguns livros são equilibrados, acadêmicos e objetivos. Outros são desafiadores e comoventes e prendem a nossa atenção. Quando um livro consegue reunir tudo isso, torna-se simplesmente inesquecível. Deus em Questão é assim. É tão empolgante quanto um romance, com uma diferença: nós escrevemos o final.”
Peter Kreeft, PhD, professor de filosofia do Boston College, autor de “Buscar Sentido no Sofrimento” (Edições Loyola) e “O Diálogo” (Mundo Cristão)
“Assisti a algumas das aulas impressionantemente concorridas de Armand Nicholi em Harvard, que foram uma das experiências mais gratificantes da minha vida. Depois de vinte e cinco anos de ensino e pesquisa sobre Freud e Lewis, o autor coloca o resultado à disposição de todos. Este livro mudará a sua vida.”
Dr. Timothy Johnson, editor da área médica do ABC News
“Deus em Questão é profundo e fascinante. Quem procura o verdadeiro significado da vida precisa ler este maravilhoso livro.”
Ralph Larson, presidente e diretor executivo da Johnson & Johnson
Editora Ultimato
Grande parte dos maiores pensadores já se confrontou com a questão crucial de acreditar ou não em Deus. O século 20 produziu dois homens que, de forma brilhante, cada qual à sua maneira, levantaram novos argumentos – um, a favor e o outro, contra – sobre essa questão.
Em Deus em Questão, os argumentos de C. S. Lewis e Sigmund Freud são postos lado a lado. Ambos refletiram cuidadosamente sobre os pontos fracos e as alternativas aos seus posicionamentos. Ambos consideraram o problema da dor e do sofrimento, a natureza do amor e do sexo, e o sentido último da vida e da morte. Depois de “assistirmos” a todo esse debate, podemos tomar os nossos lugares do lado que quisermos, num dos confrontos mais profundos da história.
“Esta elegante e convincente comparação entre a visão de mundo de Freud e a de C. S. Lewis é uma oportunidade de reflexão dialógica sobre as mais importantes questões que a humanidade sempre se fez: Deus existe? Ele se importa comigo? Este livro destina-se a todos que buscam, sinceramente, respostas sobre a verdade, o sentido da vida e a existência de Deus.”
Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas em Genoma Humano, EUA
“Armand Nicholi acertou na mosca com essa história irresistível e tão bem contada sobre as duas âncoras – e o dilema – do pensamento moderno. A partir da vida desses dois verdadeiros gênios, podemos identificar o nosso próprio desejo e busca.”
Ken Burns, diretor do premiado documentário The Civil War e do histórico Jazz, megassérie apresentada no Brasil pelo canal GNT
“Alguns livros são equilibrados, acadêmicos e objetivos. Outros são desafiadores e comoventes e prendem a nossa atenção. Quando um livro consegue reunir tudo isso, torna-se simplesmente inesquecível. Deus em Questão é assim. É tão empolgante quanto um romance, com uma diferença: nós escrevemos o final.”
Peter Kreeft, PhD, professor de filosofia do Boston College, autor de “Buscar Sentido no Sofrimento” (Edições Loyola) e “O Diálogo” (Mundo Cristão)
“Assisti a algumas das aulas impressionantemente concorridas de Armand Nicholi em Harvard, que foram uma das experiências mais gratificantes da minha vida. Depois de vinte e cinco anos de ensino e pesquisa sobre Freud e Lewis, o autor coloca o resultado à disposição de todos. Este livro mudará a sua vida.”
Dr. Timothy Johnson, editor da área médica do ABC News
“Deus em Questão é profundo e fascinante. Quem procura o verdadeiro significado da vida precisa ler este maravilhoso livro.”
Ralph Larson, presidente e diretor executivo da Johnson & Johnson
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
O que acontecerá aos judeus quando eles morrem?
Eles irão para inferno.
Mt 8:12 - E os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali,
haverá pranto e ranger de dentes.
Eles serão salvos.
Eles serão salvos.
Rm 11:26 - E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião
virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades.
--------------------------------------------------
Descontradizendo:
Por Pipe
Vamos ao contexto:
Capítulo 11:
4 - Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil varões, que não dobraram os joelhos diante de Baal.
5 - Assim, pois, também agora neste tempo ficou um resto, segundo a eleição da graça.
7 - Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
14 - para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.
21 - Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também.
23 - E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
25 - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
26 - E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades.
28 - Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
O texto não está dizendo que todos os judeus serão salvos. Ele está dizendo claramente que apenas serão salvos todos aqueles que foram eleitos para isto. Pois, o próprio Senhor Jesus diz que das pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E o próprio Paulo diz que Judeu não é o segundo a carne e sim aquele que recebe a Cristo por meio da fé.
Capítulo 11:
4 - Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil varões, que não dobraram os joelhos diante de Baal.
5 - Assim, pois, também agora neste tempo ficou um resto, segundo a eleição da graça.
7 - Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
14 - para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.
21 - Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também.
23 - E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
25 - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
26 - E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades.
28 - Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
O texto não está dizendo que todos os judeus serão salvos. Ele está dizendo claramente que apenas serão salvos todos aqueles que foram eleitos para isto. Pois, o próprio Senhor Jesus diz que das pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E o próprio Paulo diz que Judeu não é o segundo a carne e sim aquele que recebe a Cristo por meio da fé.
Conclusão:
A Salvação é pela fé tanto para gentios quanto para judeus.
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
Livro: "A Existência de Deus" de Richard Swinburne
Editora Monergismo
Richard Swinburne apresenta uma edição substancialmente reescrita e atualizada de seu livro mais celebrado. Nenhum outro trabalho contemporâneo estabeleceu um argumento mais poderoso em favor da probabilidade da existência de Deus. Swinburne argumenta de modo rigoroso e sofisticado que a existência do universo, sua natureza regida por leis e sintonia fina de constantes físicas, a consciência humana e consciência moral, e a alegada ocorrência de milagres, além da experiência religiosa, todos tomados em conjunto (e a despeito da ocorrência de dor e sofrimento), tornam provável que exista um Deus.
A estrutura original da discussão e da sua conclusão foi mantida para esta nova edição, mas muito foi alterado, a fim de reforçar a argumentação e de ter em conta o trabalho posterior de Swinburne sobre a natureza da consciência e do problema do mal, e os últimos escritos filosóficos e científicos, especialmente no que diz respeito às leis da natureza e do argumento de sintonia fina. Esta é agora a versão definitiva de um clássico na filosofia da religião, agora disponível para leitores de língua portuguesa.
terça-feira, 15 de novembro de 2016
Livro: "Deus Existe?" de Richard Swinburne
Editora Monergismo
Deus existe? oferece uma resposta poderosa às dúvidas modernas sobre a existência de Deus. Hoje, para muitos, pode parecer que as questões fundamentais são respondidas pela ciência, e que os avanços científicos dos últimos séculos deixaram pouco espaço para Deus. Os cosmólogos estendem suas teorias até o momento do Big Bag, a descoberta do DNA revela a chave da vida, a teoria da evolução explica o desenvolvimento de quem nós somos… e com cada nova descoberta ou desenvolvimento, parece que estamos mais próximos de um entendimento completo de como são as coisas. Para muitos, isso dá força à crença de que Deus não é necessário para explicar o universo; que o universo não é baseado na razão; e que a existência de Deus é, intelectualmente, uma causa perdida.
Richard Swinburne, um dos mais importantes filósofos da religião de nossos dias, argumenta que, pelo contrário, a ciência fornece boas razões para a crença em Deus. Por que existe um universo afinal? Por que existe vida consciente na Terra? Como as leis científicas funcionam no universo? O professor Swinburne usa os métodos do raciocínio científico para argumentar que as melhores respostas a essas questões são dadas pela existência de Deus. O retrato do universo que a ciência nos dá é completado por Deus.
Essa edição de Deus existe? – livro introdutório e mais acessível de Richard Swinburne – traz duas mudanças substanciais em relação à original, publicada em inglês em 1996. Apresenta um argumento novo e mais forte de por que o teísmo, e não o materialismo, fornece uma explicação geral simples do mundo. E examina a ideia da possível existência de muitos outros universos e sua relevância para seus argumentos em favor da existência de Deus a partir da sintonia fina do nosso universo.
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
É bom estar contente?
É bom estar contente.
Pv 17:22 - O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido
virá a secar os ossos.
Ec 8:15 - Então, exaltei eu a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
Felicidade deverá ser evitada.
Ec 8:15 - Então, exaltei eu a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
Felicidade deverá ser evitada.
Ec 7:3-4 - Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do
rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o
coração dos tolos, na casa da alegria.
Lc 6:25 - Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!
Lc 6:25 - Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!
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Descontradizendo:
Por Pipe
É engraçado a maneira como a BDC enxerga e reduz a vida.
Se alguém chega e diz que sorrir é bom e logo em seguida diz que chorar é bom. Esta pessoa está se contradizendo? É óbvio que não! Pois tanto chorar quanto rir são coisas boas e que fazem parte da vida. A alegria é algo bom, e mesmo o sofrimento tem em certo sentido algo bom para a vida. Porém, também é verdade que ha certos tipos de alegrias e de tristezas que não são boas para ninguém. Por exemplo, você se alegrar com a tragédia de outro não é algo bom. Ou mesmo a depressão que é um estado de tristeza que leva o indivíduo a desistir de viver, também não se trata de algo bom. É bom se alegrar com os amigos ou com aqueles que você ama. Mas, algumas vezes é somente na dor que Deus encontra maneiras de tratar com o que somos. Porém, ha certos tipos de tristezas que realmente secam os ossos e a vida. E todos concordarão que rir é melhor do que chorar, mas isto não significa que chorar seja absolutamente ruim. Há vários fatores que definem se ela é ruim ou não. A tristeza ruim é aquela que não resulta em nada e serve apenas para destruir no indivíduo o gosto de viver (depressão por exemplo).
Se alguém chega e diz que sorrir é bom e logo em seguida diz que chorar é bom. Esta pessoa está se contradizendo? É óbvio que não! Pois tanto chorar quanto rir são coisas boas e que fazem parte da vida. A alegria é algo bom, e mesmo o sofrimento tem em certo sentido algo bom para a vida. Porém, também é verdade que ha certos tipos de alegrias e de tristezas que não são boas para ninguém. Por exemplo, você se alegrar com a tragédia de outro não é algo bom. Ou mesmo a depressão que é um estado de tristeza que leva o indivíduo a desistir de viver, também não se trata de algo bom. É bom se alegrar com os amigos ou com aqueles que você ama. Mas, algumas vezes é somente na dor que Deus encontra maneiras de tratar com o que somos. Porém, ha certos tipos de tristezas que realmente secam os ossos e a vida. E todos concordarão que rir é melhor do que chorar, mas isto não significa que chorar seja absolutamente ruim. Há vários fatores que definem se ela é ruim ou não. A tristeza ruim é aquela que não resulta em nada e serve apenas para destruir no indivíduo o gosto de viver (depressão por exemplo).
Descontradizendo Ec
7:3-4
"Melhor é a tristeza do que o riso,
porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios
está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria".
Lendo o contexto:
5 - "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção do tolo".
6 - "Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isso é vaidade".
Lendo o contexto:
5 - "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção do tolo".
6 - "Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isso é vaidade".
O autor de Eclesiastes está sendo bem claro que o
tipo de alegria que ele está se referindo, é a alegria que vem dos tolos.
Descontradizendo Lc
6:25
"Ai
de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!"
Os caras são profissionais em distorcer texto bíblico. Em outras palavras, eles estão dizendo que o texto diz o seguinte:
"Ai de vós, os que estão felizes , porque tereis fome! Pois, felicidade é algo que vocês devem evitar".
A questão é a seguinte, Jesus estava falando estas palavras para quem? Vamos ler o texto:
17 - E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão do povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom;
20 - E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia:
21 - Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos.
Obs: Alguns deles estava passando fome
22 - Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem.
Obs: Prevendo o que aconteceria aos que se tornariam de fato seus discípulos.
23 - Folgai nesse dia, exultai, porque é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.
24 - Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação.
25 - Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!
26 - Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas!
Jesus estava dirigindo isto para aqueles que encontravam em sua fartura consolo existencial e não nele. Os pobres encontrariam nele a consolação, pois não tinham nada. Porém, a fome espiritual deles seria saciada por Cristo. Já, os fartos, pensam que não precisam de Deus em suas vidas pois já se consolam em sua fartura própria.
Jesus está falando e comparando aqueles que o seguem com aqueles que lhe dão as costas e se contentam em coisas materiais. Estes tem fome de Deus. Porém, permanecem com fome por insistirem em saciá-la com coisas materiais.
Os caras são profissionais em distorcer texto bíblico. Em outras palavras, eles estão dizendo que o texto diz o seguinte:
"Ai de vós, os que estão felizes , porque tereis fome! Pois, felicidade é algo que vocês devem evitar".
A questão é a seguinte, Jesus estava falando estas palavras para quem? Vamos ler o texto:
17 - E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão do povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom;
20 - E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia:
21 - Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos.
Obs: Alguns deles estava passando fome
22 - Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem.
Obs: Prevendo o que aconteceria aos que se tornariam de fato seus discípulos.
23 - Folgai nesse dia, exultai, porque é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.
24 - Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação.
25 - Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!
26 - Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas!
Jesus estava dirigindo isto para aqueles que encontravam em sua fartura consolo existencial e não nele. Os pobres encontrariam nele a consolação, pois não tinham nada. Porém, a fome espiritual deles seria saciada por Cristo. Já, os fartos, pensam que não precisam de Deus em suas vidas pois já se consolam em sua fartura própria.
Jesus está falando e comparando aqueles que o seguem com aqueles que lhe dão as costas e se contentam em coisas materiais. Estes tem fome de Deus. Porém, permanecem com fome por insistirem em saciá-la com coisas materiais.
Conclusão
No caso de Lucas, se trata do mesmo tipo de alegria que Eclesiastes trata. Ou seja, a alegria dos tolos. A alegria
fundada em coisas materiais e não em Deus.
Portanto, não há nenhuma contradição. Alegria e tristeza fazem parte da vida. E dependendo da situação, ambas podem ser tanto boas quanto ruins.
Portanto, não há nenhuma contradição. Alegria e tristeza fazem parte da vida. E dependendo da situação, ambas podem ser tanto boas quanto ruins.
domingo, 13 de novembro de 2016
sábado, 12 de novembro de 2016
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
Livro: "Nascido Gay" de Dr. John S. H. Tay
- Existem evidências científicas para a Homossexualidade? -
Editora Central Gospel
Neste livro, é examinada à luz da genética humana a possível veracidade ou falácia das afirmações frequentemente feitas por homossexuais e seus defensores: “Eu nasci gay e, por isso, não posso mudar.” Este livro foi escrito para o público em geral, não apresentando termos técnicos e evitando cálculos matemáticos e estatísticos complexos. Leitura indispensável para líderes políticos, advogados, educadores, conselheiros, pais e líderes em todas as especialidades.
Editora Central Gospel
Neste livro, é examinada à luz da genética humana a possível veracidade ou falácia das afirmações frequentemente feitas por homossexuais e seus defensores: “Eu nasci gay e, por isso, não posso mudar.” Este livro foi escrito para o público em geral, não apresentando termos técnicos e evitando cálculos matemáticos e estatísticos complexos. Leitura indispensável para líderes políticos, advogados, educadores, conselheiros, pais e líderes em todas as especialidades.
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
Devemos servir somente à Deus?
Os homens servem somente à Deus.
Mt 4:10 - Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao
Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.
Mt 23:10 - Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
Alguns homens devem servir à outros homens.
Mt 23:10 - Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
Alguns homens devem servir à outros homens.
Ef 6:5 - Vós, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne, com temor
e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo,
Cl 3:18 - Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém no Senhor.
Cl 3:20 - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
Cl 3:22 - Vós, servos, obedecei em tudo a vosso senhor segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.
I Tm 6:1 - Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
Tt 2:9 - Exorta os servos a que se sujeitem a seu senhor e em tudo agradem, não contradizendo,
I Pe 2:18 - Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao senhor, não somente ao bom e humano, mas também ao mau;
Cl 3:18 - Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém no Senhor.
Cl 3:20 - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
Cl 3:22 - Vós, servos, obedecei em tudo a vosso senhor segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.
I Tm 6:1 - Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
Tt 2:9 - Exorta os servos a que se sujeitem a seu senhor e em tudo agradem, não contradizendo,
I Pe 2:18 - Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao senhor, não somente ao bom e humano, mas também ao mau;
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Por Pipe
Descontradizendo Mt
4:10:
NVI:
Mt 4:10 - "Jesus lhe disse:
"Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ´Adore o Senhor, o seu Deus, e só
a ele preste culto`".
A Chave Linguística do NT Grego de Fritz Rienecker & Cleon Rogers; ed. Vida Nova; pg.7; diz que: "Latreyseis" = Servir; trabalhar por salário; trabalhar; no NT é usado para o culto religioso".
Se não, cairíamos no ridículo de achar que Jesus está nos ensinando nesta passagem que não devemos ter patrões; não devemos ajudar a ninguém; devemos trabalhar de graça como escravos; etc. E isto não é o que o texto está dizendo.
Observem o que diz o vs. anterior:
vs.9 - "E lhe disse: "Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares".
Se trata de uma situação totalmente diferente dos textos usados para afirmar que devemos servir uns aos outros. Aqui Satanás está dizendo literalmente de prestar culto a ele, adorá-lo, etc. Nos outros textos, Paulo e Pedro se referem ao serviço altruísta, ao amor um pelo outro, ao convívio social, e nada tem a ver com prestar culto ao próximo.
Portanto, mais um erro grotesco de interpretação que os céticos cometem. Não há contradição nenhuma.
A Chave Linguística do NT Grego de Fritz Rienecker & Cleon Rogers; ed. Vida Nova; pg.7; diz que: "Latreyseis" = Servir; trabalhar por salário; trabalhar; no NT é usado para o culto religioso".
Se não, cairíamos no ridículo de achar que Jesus está nos ensinando nesta passagem que não devemos ter patrões; não devemos ajudar a ninguém; devemos trabalhar de graça como escravos; etc. E isto não é o que o texto está dizendo.
Observem o que diz o vs. anterior:
vs.9 - "E lhe disse: "Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares".
Se trata de uma situação totalmente diferente dos textos usados para afirmar que devemos servir uns aos outros. Aqui Satanás está dizendo literalmente de prestar culto a ele, adorá-lo, etc. Nos outros textos, Paulo e Pedro se referem ao serviço altruísta, ao amor um pelo outro, ao convívio social, e nada tem a ver com prestar culto ao próximo.
Portanto, mais um erro grotesco de interpretação que os céticos cometem. Não há contradição nenhuma.
Descontradizendo Mt
23:10:
Mt 23:10 - "Nem
vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo".
O contexto está falando de Mestres que ocupavam lugar de honra; que se assentavam na cadeira de Moisés. Observem o que o próprio texto diz a respeito deles:
vs.5-8 - "Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ´rabis`".
Agora observem o vs. anterior (3): "Obedeçam-lhes e façam tudo o que lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam".
Se o texto estivesse dizendo que não devemos servir a ninguém, por que Jesus disse no vs.5 que devemos servir aos fariseus?
O que Ele está dizendo, não é que não devemos servir a ninguém, pois o próprio texto diz que devemos no vs.5. O que o texto diz é que não devemos procurar títulos de honra, lugar de honra, como os fariseus fazem (vs.2): "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés".
O contexto está falando de Mestres que ocupavam lugar de honra; que se assentavam na cadeira de Moisés. Observem o que o próprio texto diz a respeito deles:
vs.5-8 - "Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ´rabis`".
Agora observem o vs. anterior (3): "Obedeçam-lhes e façam tudo o que lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam".
Se o texto estivesse dizendo que não devemos servir a ninguém, por que Jesus disse no vs.5 que devemos servir aos fariseus?
O que Ele está dizendo, não é que não devemos servir a ninguém, pois o próprio texto diz que devemos no vs.5. O que o texto diz é que não devemos procurar títulos de honra, lugar de honra, como os fariseus fazem (vs.2): "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés".
Portanto, não há nenhuma contradição!
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
terça-feira, 8 de novembro de 2016
Livro: "Filosofia e Cosmovisão Cristã" de J.P.Moreland & William Lane Craig
Editora Vida Nova
Os filósofos William L. Craig e J. P. Moreland conseguiram reunir, em apenas um volume, as principais disciplinas filosóficas necessárias para a construção da cosmovisão cristã. Depois de apresentar, em linhas gerais, os fundamentos da lógica e da argumentação, os autores explicam cuidadosamente cada uma das disciplinas orgânicas da filosofia (epistemologia, metafísica, filosofia da ciência, ética, filosofia da religião e teologia filosófica), bem como as suas implicações para a visão cristã da realidade. Certamente, é uma obra de referência para aqueles que buscam enxergar o mundo através da lente da fé cristã.
Os filósofos William L. Craig e J. P. Moreland conseguiram reunir, em apenas um volume, as principais disciplinas filosóficas necessárias para a construção da cosmovisão cristã. Depois de apresentar, em linhas gerais, os fundamentos da lógica e da argumentação, os autores explicam cuidadosamente cada uma das disciplinas orgânicas da filosofia (epistemologia, metafísica, filosofia da ciência, ética, filosofia da religião e teologia filosófica), bem como as suas implicações para a visão cristã da realidade. Certamente, é uma obra de referência para aqueles que buscam enxergar o mundo através da lente da fé cristã.
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Gerações desde Davi até o cativeiro babilônico.
Salomão, Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jeorão, Acazias, Joás, Amazias, Jotão, Acaz,
Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeoaquim, Jeconias. I Cr 3:10-16
Salomão, Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jorão, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeconias. Mt 1:6-11
Salomão, Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jorão, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeconias. Mt 1:6-11
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Descontradizendo;
Por Pipe
Vamos ler os dois textos pela NVI:
I Cr 3:10-16 – “O filho de Salomão foi Roboão; o filho de Roboão foi Abias; o filho de Abias, Asa; o filho de Asa, Josafá; o filho de Josafá, Jeorão; o filho de Jeorão, Acazias; o filho de Acazias, Joás; o filho de Joás, Amazias; o filho de Amazias, Azarias; o filho de Azarias,Jotão; o filho de Jotão,Acaz; o filho de Acaz, Ezequias; o filho de Ezequias, Manasses; o filho de Manasses, Amom; o filho de Amom, Josias. Os filhos de Josias foram:Joanã, o primeiro, Jeoaquim, o segundo, Zedequias, o terceiro, e Salum, o quarto. Os sucessores de Jeoaquim foram: Joaquim e Zedequias”.
Numerando-os:
01. Salomão; 02. Roboão; 03. Abias; 04. Asa; 05. Josafá; 06. Jeorão;
07. Acazias; 08. Joás; 09. Amazias; 10. Azarias;
11. Jotão; 12. Acaz; 13. Ezequias; 14. Manasses; 15. Amom; 16. Josias; 17. Jeoaquim;
Mt 1:6-11 – “...Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Uzias; Uzias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias, Ezequias gerou Manasses; Manasses gerou Amom; Amom gerou Josias; e Josias gerouJeconias e seus irmãos no tempo do exílio na babilônia”.
Numerando-os:
01. Salmoão; 02. Roboão; 03. Abias; 04. Asa; 05. Josafá; 06. Jorão;
07. Uzias;
08. Jotão; 09. Acaz; 10. Ezequias; 11. Manasses; 12. Amom; 13. Josias; 14. Jeconias.
I Cr 3:10-16 – “O filho de Salomão foi Roboão; o filho de Roboão foi Abias; o filho de Abias, Asa; o filho de Asa, Josafá; o filho de Josafá, Jeorão; o filho de Jeorão, Acazias; o filho de Acazias, Joás; o filho de Joás, Amazias; o filho de Amazias, Azarias; o filho de Azarias,Jotão; o filho de Jotão,Acaz; o filho de Acaz, Ezequias; o filho de Ezequias, Manasses; o filho de Manasses, Amom; o filho de Amom, Josias. Os filhos de Josias foram:Joanã, o primeiro, Jeoaquim, o segundo, Zedequias, o terceiro, e Salum, o quarto. Os sucessores de Jeoaquim foram: Joaquim e Zedequias”.
Numerando-os:
01. Salomão; 02. Roboão; 03. Abias; 04. Asa; 05. Josafá; 06. Jeorão;
07. Acazias; 08. Joás; 09. Amazias; 10. Azarias;
11. Jotão; 12. Acaz; 13. Ezequias; 14. Manasses; 15. Amom; 16. Josias; 17. Jeoaquim;
Mt 1:6-11 – “...Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Uzias; Uzias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias, Ezequias gerou Manasses; Manasses gerou Amom; Amom gerou Josias; e Josias gerouJeconias e seus irmãos no tempo do exílio na babilônia”.
Numerando-os:
01. Salmoão; 02. Roboão; 03. Abias; 04. Asa; 05. Josafá; 06. Jorão;
07. Uzias;
08. Jotão; 09. Acaz; 10. Ezequias; 11. Manasses; 12. Amom; 13. Josias; 14. Jeconias.
Vamos falar dos nomes que estão em polêmica:
• Jeorão ou Jorão: Haviam dois reis que carregavam este nome: O primeiro era filho de Josafá (1 Rs 22:50) e foi rei de Judá. O segundo era filho de Acabe (2 Rs 1:17) e foi rei de Israel. O texto está se referindo ao primeiro.
• Acazias: filho de Jeorão ou Jorão (2 Rs 8:24) foi rei de Judá. Este foi morto por Jeú (2 Rs 9:14-29). O outro Acazias que foi rei de Israel morreu depois de dois anos de reinado e Jorão (também Jeorão) reinou em seu lugar (2 Rs 1:17). Este Jorão também foi morto por Jeú (2 Rs 9:14-29).
• Joás: filho de Acazias (2 Rs 11:12) foi rei de Israel. Apesar de sua linhagem ter tido regência sobre Judá, Joás foi escondido quando toda a família de Acazias foi morto no reinado de Jéu. E, mais tarde foi colocado como rei no lugar de Atalia sobre Israel (Jorão cuja regeência pertencia Israel havia sido morto sem deixar descendência).
• Amazias: filho de Joás (2 Rs 12:21) foi rei de Israel.
• Azarias ou Uzias: Segundo Paul Gardner em seu livro “Quem é quem na Bíblia Sagrada” pela ed.Vida, pg.80, Azarias é o mesmo que Urias (2 Cr 26:1). Filho de Amazias (2 Rs 14:21) foi rei de Israel.
• Jeorão ou Jorão: Haviam dois reis que carregavam este nome: O primeiro era filho de Josafá (1 Rs 22:50) e foi rei de Judá. O segundo era filho de Acabe (2 Rs 1:17) e foi rei de Israel. O texto está se referindo ao primeiro.
• Acazias: filho de Jeorão ou Jorão (2 Rs 8:24) foi rei de Judá. Este foi morto por Jeú (2 Rs 9:14-29). O outro Acazias que foi rei de Israel morreu depois de dois anos de reinado e Jorão (também Jeorão) reinou em seu lugar (2 Rs 1:17). Este Jorão também foi morto por Jeú (2 Rs 9:14-29).
• Joás: filho de Acazias (2 Rs 11:12) foi rei de Israel. Apesar de sua linhagem ter tido regência sobre Judá, Joás foi escondido quando toda a família de Acazias foi morto no reinado de Jéu. E, mais tarde foi colocado como rei no lugar de Atalia sobre Israel (Jorão cuja regeência pertencia Israel havia sido morto sem deixar descendência).
• Amazias: filho de Joás (2 Rs 12:21) foi rei de Israel.
• Azarias ou Uzias: Segundo Paul Gardner em seu livro “Quem é quem na Bíblia Sagrada” pela ed.Vida, pg.80, Azarias é o mesmo que Urias (2 Cr 26:1). Filho de Amazias (2 Rs 14:21) foi rei de Israel.
Conclusão:
1. O nome Uzias consta na primeira lista como
Azarias;
2. Não sabemos a razão pela qual Mateus não colocou os nomes de Acazias, Joás e Amazias na lista de Mt 3. Porém, não se trata de uma contradição. Pois, Uzias (Azarias) era tataraneto de Jorão (Jeorão). Neste caso, a palavra “gerou” tem o sentido de descendente e não literalmente de filiação.
2. Não sabemos a razão pela qual Mateus não colocou os nomes de Acazias, Joás e Amazias na lista de Mt 3. Porém, não se trata de uma contradição. Pois, Uzias (Azarias) era tataraneto de Jorão (Jeorão). Neste caso, a palavra “gerou” tem o sentido de descendente e não literalmente de filiação.
domingo, 6 de novembro de 2016
sábado, 5 de novembro de 2016
Livro: "Por que a Ciência não consegue enterrar Deus" de John Lennox
Editora Mundo Cristão
O debate entre cristãos e ateus sempre teve como
campo de batalha mais áspero o ambiente científico. Neste espaço dedicado à
ciência e ao conhecimento, os fundamentalistas estão atacando. E, desta vez,
não são os religiosos cristãos, mas os novos ateístas, que propagam o ateísmo
como religião, com cânones, dogmas, líderes ungidos (Richard Dawkins é
considerado um papa), normas de conduta e proselitismo.
Para dar aos cristãos embasamento científico
suficiente para refutar os argumentos falaciosos com os quais os ateístas
tentam esconder o fervor religioso e a parcialidade que nutrem contra as
religiões, em especial a cristã, John C. Lennox escreveu este livro. Nele, o
autor expõe como os ícones do movimento ateísta falham crassamente ao rejeitar
o que mais alardeam: o debate honesto e racional sobre espiritualidade, fé e
religião. Discutindo temas complexos como os limites da ciência, biologia
natural e biosfera, design intencional e a teoria da evolução, Lennox prova
que, como cientistas, os ateístas não querem descobrir a verdade sobre a
existência de Deus e ajuda o leitor a desmontar seus subterfúgios
pseudocientíficos, misticismo e argumentação baseada em autoridade e mitos. Por
que a ciência não consegue enterrar Deus debate cosmovisões, cosmogonias, teoria
da evolução, criacionismo, design inteligente, os limites da ciência e outros
temas fundamentais para a correta análise de fé e razão.
Biografia do
autor
Docente de Matemática da Universidade de Oxford,
John C. Lennox ocupa as cátedras de Matemática e Filosofia da Ciência e é
conselheiro pastoral no Green Templeton College, também na Universidade de
Oxford. Apologista cristão e autoridade em assuntos relacionados à ciência,
filosofia e teologia, tem ministrado palestras na América do Norte, Europa e
Australásia. Ele é casado com Sally e é pai de três filhos já adultos.
sexta-feira, 4 de novembro de 2016
Devemos amar ou odiar nosso irmão?
Bíblia do Cético:
Amar nosso irmão.
I Jo 3:15 - Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum
homicida tem permanente nele a vida eterna.
I Jo 4:20-21 - Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.
Odiar nosso irmão.
I Jo 4:20-21 - Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.
Odiar nosso irmão.
Lc 14:26 - Se alguém vier a mim e não aborrecer
a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua
própria vida, não pode ser meu discípulo.
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Descontradizendo:
Por Pipe
Vamos ao texto na NVI:
Lc 14:26 - "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo".
Lc 14:26 - "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo".
Fritz Rienecker e Cleon Rogers em sua "Chave Linguística do NT Grego", pelas editora Vida
Nova, pg.136; também traduzem a palavra aborrecer no grego "misei" como: amar menos". (pg.136)
Conclusão:
Parece ser meio óbvio que Jesus jamais ensinaria seus discípulos a
odiarem seus familiares, amigos ou qualquer outra pessoa que seja.
E mesmo no contexto pela JFDA, é claro o intento de Jesus em suas palavras:
Lc 14:33 - "Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo".
Portanto, o texto está falando claramente que devemos amar a Deus acima de nossas relações humanas. O texto está longe de nos dizer que devemos odiar as pessoas.
E mesmo no contexto pela JFDA, é claro o intento de Jesus em suas palavras:
Lc 14:33 - "Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo".
Portanto, o texto está falando claramente que devemos amar a Deus acima de nossas relações humanas. O texto está longe de nos dizer que devemos odiar as pessoas.
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Livro: "Razão, Ciência e Fé" de J.D. Thomas
- Compreendendo a relação entre os fatos da Ciência e os argumentos da Fé -
Editora Vida Cristã
Há uma relação entre o que a Ciência vem descobrindo e o que a Bíblia vem ensinando há milênios? Compreenda a relação entre o mundo científico e a Fé, neste livro escrito por um cientista que acredita que Deus existe! Neste livro, você encontrará respostas às perguntas acima e uma luz que lhe ajudará a compreender o papel da fé nos dias de hoje.
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Deus pode ser encontrado?
Deus pode ser encontrado por
aquele que o procura.
Pv 8:17 - Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.
Mt 7:8 - Porque
aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.
Lc 11:9-10 - E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e
achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem
busca acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.
Deus não pode ser encontrado
por quem o procura.
Sl 18:41 - Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas
ele não lhes respondeu.
Pv 1:28 - Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão,
mas não me acharão.
Lm 3:8 - Ainda
quando clamo e grito, ele exclui a minha oração.
Lm 3:44 - Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.
Am 8:12 - E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente;
correrão por toda parte, buscando a palavra do SENHOR, e não a acharão.
Lc 13:24 - Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo
que muitos procurarão entrar e não poderão.
------------------------------------------------------------------------------------
Por Pipe
Descontradizendo vs. por vs.:
Sl 18:41 - Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR,
mas ele não lhes respondeu.
Vamos ver todo o contexto do Salmo 18:
3 -
Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus
inimigos.
6 -
Na angústia, invoquei ao SENHOR e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu
a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
16 -
Enviou desde o alto e me tomou; tirou-me das muitas águas.
17 -
Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me aborreciam, pois eram mais
poderosos do que eu.
18 -
Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o SENHOR foi o meu amparo.
19 -
Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.
21 -
Porque guardei os caminhos do SENHOR e não me apartei impiamente do meu Deus.
24 -
Pelo que me retribuiu o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a pureza de
minhas mãos perante os seus olhos.
26 -
com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.
27 -
Porque tu livrarás o povo aflito e abaterás os olhos altivos.
41 -
Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas ele não lhes
respondeu.
48 -
o que me livra de meus inimigos; -- sim, tu me exaltas sobre os que se levantam
contra mim, tu me livras do homem violento.
Conclusão do vs.:
Todo o texto está falando de um homem que andava com Deus e clamava ao
seu Deus todos os dias. E este Deus a quem servia, o respondia em seu clamor.
Do outro lado, Davi descreve um povo inimigo, rebelde, que se levantou contra
ele. Estes intentaram clamar à Deus apenas no momento em que estavam sendo
destruídos pela consequência de seus pecados.
Esta é uma questão muito óbvia: O arrependimento nem sempre implicará
que aquilo que você plantou não trará consequências. Os inimigos de Davi clamaram à Deus apenas no
momento em que estavam sendo destruídos.
A pergunta é: "Deus os ouviu ou não?”. Certamente que sim. Porém,
naquele momento a situação já era tarde demais. O tempo de se arrependerem
havia passado e o livramento que desejavam implicaria em Deus ser fiel a alguém
que sempre lhe foi fiel contra alguém que sempre lhe deu as costas. Neste caso, se você fosse Deus, a quem você
atenderia? É óbvio que Deus permaneceu
fiel para com aquele que sempre lhe foi fiel, e não para aquele que clamou a
ele apenas quando esteve diante da morte. Então, não se trata de Deus ser
encontrado ou não, e sim de quem Deus deveria responder nesta situação. Pois
neste caso, havia duas pessoas clamando a Ele: Aquele que sempre foi fiel
(Davi) e aqueles que sempre lhe deram as costas (Inimigos de Davi). Diante
disto, aconteceu apenas o óbvio: Deus ouviu e foi fiel aquele que sempre o
buscou e sempre lhe foi fiel. Não há nenhuma contradição!
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Pv 1:28 - Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me
buscarão, mas não me acharão.
Vamos ler todo o contexto:
20 -
A suprema Sabedoria altissonantemente clama de fora; pelas ruas levanta a sua
voz.
21 -
Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama; às entradas das portas e na
cidade profere as suas palavras:
22 -
Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o
escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?
23 -
Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre
vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
24 -
Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve
quem desse atenção;
25 -
antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão;
26 -
também eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor,
27 -
vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta,
sobrevindo-vos aperto e angústia.
28 -
Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas
não me acharão.
29 -
Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR;
30 -
não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.
31 -
Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios
conselhos.
32 -
Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os
destruirá.
33 -
Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do
mal.
Conclusão do vs.:
O mesmo caso do Post acima. Ou seja, nunca deram ouvidos aos conselhos
de Deus. Deus clamou para que o ouvissem e além de lhe darem as costas zombaram
de seus conselhos. Como consequência de darem as costas à sabedoria de Deus
estava colhendo frutos do que plantaram.
Outra questão óbvia: Deus sempre os preveniu das consequências. Quando
estão colhendo o fruto de terem dado as costas aos conselhos de Deus, decidem
clamar à Deus para fugirem das consequências. E diante disto, Deus lhes
responde: "Agora é tarde demais!". Diante disto, não se trata de Deus
ser encontrado ou não. E sim, destes colherem o fruto das consequências de
darem as costas a Deus. A BDC quer dizer com isto que Deus deve ser um
"deus" que sempre esteja livrando o homem rebelde (e que nunca o
escuta) das consequências de suas escolhas. Este não é o Deus que a Bíblia
revela. A Bíblia revela um Deus que ama
e busca o perdido. Porém, o perdido só é livrado quando se arrepende no momento
em que sua mão está estendida. O que acontece nestes dois casos acima, é que o
perdido desprezou a mão estendida de Deus e apenas quando a consequência disto
veio é que pensaram em Deus. Deus deseja ser buscado como algo mais do que um
super protetor que fica livrando seus livres de suas escolhas erradas. É bem diferente a situação de alguém que
sempre o busca e numa determinada situação erra. Neste caso, Deus sempre vem em
socorro e o livra. Porém, nem sempre a consequência é tirada. Porém, Deus não tem nenhuma obrigação de
livrar aquele que nunca o buscou e se lembra dele apenas na hora da aflição
diante de seus pecados.
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Lm 3:8 - Ainda
quando clamo e grito, ele exclui a minha oração.
Lm 3:44 - Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.
O que é que Jeremias está querendo dizer com isto?
A resposta é simples vendo o contexto:
Jeremias
teve a visão de Jerusalém destruída pelo juízo de Deus.
1 -
Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do seu furor.
2 -
Ele me levou e me fez andar em trevas e não na luz.
3 -
Deveras se tornou contra mim; virou contra mim de contínuo, a mão todo o dia.
4 -
Fez envelhecer a minha carne e a minha pele, quebrantou os meus ossos.
5 -
Edificou contra mim e me cercou de fel e trabalho.
6 -
Assentou-me em lugares tenebrosos, como os que estavam mortos há muito.
7 -
Circunvalou-me, e não posso sair; agravou os meus grilhões.
Diante disto ele diz: Lm 3:8 - Ainda quando clamo e grito, ele exclui a
minha oração.
Jeremias então descreve o que sentiu em sua visão:
9 -
Circunvalou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas
veredas.
10 -
Fez-me como urso de emboscada, um leão em esconderijos.
11 -
Desviou os meus caminhos e fez-me em pedaços; deixou-me assolado.
12 -
Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha.
13 -
Fez entrar nos meus rins as flechas da sua aljava.
14 -
Fui feito um objeto de escárnio para todo o meu povo e a sua canção todo o dia.
15 -
Fartou-me de amarguras, saciou-me de absinto.
16 -
Quebrou com pedrinhas de areia os meus dentes; cobriu-me de cinza.
17 -
E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem.
18 -
Então, disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no
SENHOR.
19 -
Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.
20 -
Minha alma, certamente, se lembra e se abate dentro de mim.
Estes eram os sentimentos de desespero e terror que percorriam a alma
de Jeremias diante do que havia visto.
Porém, Jeremias começa a se lembrar de algo:
21 -
Disso me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança.
22 –
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas
misericórdias não têm fim.
23 –
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
24 –
A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
25 –
Bom é o SENHOR para os que se atêm a ele, para a alma que o busca.
26 –
Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.
Jeremias começa a ter esperança de que Deus poderá ouvi-lo e mudar de ideia.
Porém, há algumas condições:
27 -
Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade;
28 -
assentar-se solitário e ficar em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.
29 -
Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança.
30 -
Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta.
Ou seja, humilhe-se!
31 -
Porque o Senhor não rejeitará para sempre.
Está é uma promessa de Deus! Então como a BDC diz que Deus não ouvirá?
32 -
Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das
suas misericórdias.
33 -
Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.
34 -
Pisar debaixo dos pés todos os presos da terra,
35 -
perverter o direito do homem perante a face do Altíssimo,
36 -
subverter o homem no seu pleito, não o veria o Senhor?
Os homens ignoram a justiça de Deus! O motivo do juízo é este.
37 -
Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?
38 -
Porventura da boca do Altíssimo não sai o mal e o bem?
39 -
De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
40 -
Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los e voltemos para o SENHOR.
Arrependa-se e ele o perdoará!
41 -
Levantemos o coração juntamente com as mãos para Deus nos céus, dizendo:
42 -
Nós prevaricamos e fomos rebeldes; por isso, tu não perdoaste.
43 -
Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; mataste, não perdoaste.
44 -
Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.
Oração que não é feita depois de arrependimento genuíno Deus não tem
obrigação de ouvir!
45 -
Como cisco e rejeitamento, nos puseste no meio dos povos.
46 -
Todos os nossos inimigos abriram contra nós a sua boca.
47 -
Temor e cova vieram sobre nós, assolação e quebrantamento.
48 -
Torrentes de águas derramaram os meus olhos, por causa da destruição da filha
do meu povo.
E segue adiante um texto maravilhoso demonstrado bem o contrário disto
que a BDC propõem. O texto demonstra bem o contrário, demonstra um Deus que
estava disposto a ouvir o clamor seguido de arrependimento do povo e não de
Jeremias. O problema de Deus não era com Jeremias e sim com o povo. Jeremias
clamava pelo povo. Porém, o povo não buscava à Deus arrependido de seus
pecados. Em todo o texto, o próprio Jeremias fala de esperança. Ele tinha
esperança de que Deus poderia a qualquer momento reverter todo o quadro. porém,
havia uma condição para isto: O Povo deveria se arrepender de seus pecados. Mas
a história diz que isto não aconteceu e Jerusalém foi totalmente destruída.
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Am 8:12 - E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente;
correrão por toda parte, buscando a palavra do SENHOR, e não a acharão.
Vendo o contexto todo:
1 - O
Senhor JEOVÁ assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.
2 - E
disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutos do verão. Então, o SENHOR
me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; daqui por diante nunca mais
passarei por ele.
3 -
Mas os cânticos do templo serão ouvidos naquele dia, diz o Senhor JEOVÁ;
multiplicar-se-ão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em
silêncio.
4 -
Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado e destruís os miseráveis
da terra,
5 -
dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? E o sábado, para
abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e
procedendo dolosamente com balanças enganadoras,
6 -
para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sapatos?
E, depois, venderemos as cascas do trigo.
7 -
Jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras
para sempre!
8 -
Por causa disso, não se comoverá a terra? E não chorará todo aquele que habita
nela? Certamente, levantar-se-á toda como o grande rio, e será arrojada, e se
submergirá como o rio do Egito.
9 - E
sucederá que, naquele dia, diz o SENHOR, farei que o sol se ponha ao meio-dia e
a terra se entenebreça em dia de luz.
10 -
E tornarei as vossas festas em luto e todos os vossos cânticos em lamentações,
e aparecerá pano de saco sobre todos os lombos e calva sobre toda cabeça; e
farei que isso seja como luto de filho único e o seu fim como dia de amarguras.
11 -
Eis que vêm dias, diz o Senhor JEOVÁ, em que enviarei fome sobre a terra, não
fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.
Deus estava através de Amós dizendo que se eles não se arrependessem,
chegaria o dia que seria tarde demais para buscá-lo. Porque o fim seria
iminente para eles. Porém, vamos ler o restante do contexto no capítulo 9 e ver
o que aconteceu:
8 -
Eis que os olhos do Senhor JEOVÁ estão contra este reino pecador, e eu o
destruirei de sobre a face da terra; mas não destruirei de todo a casa de Jacó,
diz o SENHOR.
Opa! Alguma coisa começa a surgir como esperança!
10 -
Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os quais dizem: Não se
avizinhará nem nos encontrará o mal.
11 -
Naquele dia, tornarei a levantar a tenda de Davi, que caiu, e taparei as suas
aberturas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e a edificarei como nos dias
da antiguidade;
14 -
E removerei o cativeiro do meu povo Israel, e reedificarão as cidades
assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e
farão pomares, e lhes comerão o fruto.
15 -
E os plantarei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes
dei, diz o SENHOR, teu Deus.
Conclusão do vs.:
O que parece ser claro, é que eles não encontrariam palavras de consolo
vindo da parte de Deus, porque aquela fome de Deus só seria suprida com um
verdadeiro arrependimento. Deus não cessa de chamá-los de pecadores, errantes,
etc. Eles deram as costas para Deus, e chegaria o tempo que desejariam buscá-lo
sem um genuíno arrependimento e não o encontrariam. Porém, para aquele que o
buscaram genuinamente havia uma promessa de Deus nos vs.11, 14 e 15. Ou seja,
vocês serão levados, porém, eu os restaurarei novamente. E isto de fato
aconteceu quando Neemias e Esdras trouxeram novamente o povo do cativeiro e sua
terra foi novamente devolvida a Israel.
Deus foi ou não encontrado?
Para aqueles que não o buscaram com um coração de fato arrependido e
apenas como fuga da consequência de seus erros, não encontraram palavras de
consolo de Deus. Porém, ainda assim, Deus faz uma promessa: Que alguns que
estavam ali, veriam novamente sua terra ser devolvida e restaurada (vs.11, 14 e
15).
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Lc 13:24 - Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos
digo que muitos procurarão entrar e não poderão.
O texto está dizendo: "Entre pela porta estreita que será
achado!".
Ex. Se eu digo pra você que a chave está na gaveta do armário e você
vai procurar na gaveta da pia da cozinha, e você não encontra nada lá. A
pergunta é: Eu estou me contradizendo?
Eu não deixei claro que a chave estava na gaveta do armário?
Então, onde afinal de contas a BDC está dizendo que este texto está se
contradizendo com o restante da Bíblia?
Jesus não disse que a porta que deve ser adentrada é a porta estreita?