terça-feira, 19 de julho de 2016

A quem Deus se dirigiu no batismo de Jesus?


No batismo dele, Deus se dirigiu a Jesus diretamente.
Mc 1:11 - E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Lc 3:22 - e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido.

Deus se dirigiu à aqueles que testemunharam o batismo de Jesus.
Mt 3:17 - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
--------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
São relatos diferentes e não contraditórios.

Não havia na mente dos autores uma preocupação no detalhe de a quem a voz foi dirigida.

O propósito era mostrar que Jesus era o Filho amado em que Deus se comprazia. E não para quem a voz foi dirigida.

Não se passou pela cabeça dos três autores ao descrever o ato, que um dia a BDC se apegaria a esta insignificância e a tornaria na mente deles uma pedra de tropeço para a credibilidade da Bíblia.

Em que mudaria o sentido do texto se as palavras fossem "este é" ou "Tu és"? Em nada.

Ex: Eu chego e digo para dois amigos que meu pai disse: "- Tu és meu filho preferido!". Saindo dali, os dois decidem contar aos outros o que lhes disse. O primeiro repete exatamente o que eu disse. Porém, o segundo diz o seguinte: "- O Pipe nos disse que o pai dele lhe falou o seguinte: ´Este é o meu filho preferido!`". Alguém sinceramente se preocuparia em ver nisto uma contradição? Por que quando se trata da Bíblia, os céticos pensam que isto tem relevância?

A questão é que na se trata de uma contradição. Pois, quantas vezes pego meu filho no colo e digo a ele: "- Este é meu filhão!", e não há ninguém por perto quando o digo.

Outra questão, é que os três estão usando fontes diferentes de consulta:

1. Mateus era apóstolo de Jesus, e, portanto ouviu dEle mesmo.

2. Lucas era historiador e deve ter feito uma compilação de diversos relatos de testemunhas oculares que andaram com Jesus.

3. Marcos era discípulo de Pedro, e, portanto, deve ter ouvido de Pedro a discrição das palavras.


Portanto, a evidência de não contradição está em que os três afirmam que Jesus é o Filho amado de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário