quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Devemos servir somente à Deus?

Os homens servem somente à Deus.
Mt 4:10 - Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.

Mt 23:10 - Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.

Alguns homens devem servir à outros homens.
Ef 6:5 - Vós, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo,

Cl 3:18 - Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém no Senhor.

Cl 3:20 - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.

Cl 3:22 - Vós, servos, obedecei em tudo a vosso senhor segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.

I Tm 6:1 - Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

Tt 2:9 - Exorta os servos a que se sujeitem a seu senhor e em tudo agradem, não contradizendo,

I Pe 2:18 - Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao senhor, não somente ao bom e humano, mas também ao mau;

--------------------------------------------------------------------------

Por Pipe

Descontradizendo Mt 4:10:

NVI:
Mt 4:10 - "Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ´Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto`".

Chave Linguística do NT Grego de Fritz Rienecker & Cleon Rogers; ed. Vida Nova; pg.7; diz que: "Latreyseis" = Servir; trabalhar por salário; trabalhar; no NT é usado para o culto religioso".

Se não, cairíamos no ridículo de achar que Jesus está nos ensinando nesta passagem que não devemos ter patrões; não devemos ajudar a ninguém; devemos trabalhar de graça como escravos; etc. E isto não é o que o texto está dizendo.

Observem o que diz o vs. anterior:

vs.9 - 
"E lhe disse: "Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares".

Se trata de uma situação totalmente diferente dos textos usados para afirmar que devemos servir uns aos outros. Aqui Satanás está dizendo literalmente de prestar culto a ele, adorá-lo, etc. Nos outros textos, Paulo e Pedro se referem ao serviço altruísta, ao amor um pelo outro, ao convívio social, e nada tem a ver com prestar culto ao próximo.

Portanto, mais um erro grotesco de interpretação que os céticos cometem. Não há contradição nenhuma.


Descontradizendo Mt 23:10:
Mt 23:10 - "Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo".

O contexto está falando de Mestres que ocupavam lugar de honra; que se assentavam na cadeira de Moisés. Observem o que o próprio texto diz a respeito deles:

vs.5-8 - 
"Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ´rabis`".

Agora observem o vs. anterior (3)
"Obedeçam-lhes e façam tudo o que lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam".

Se o texto estivesse dizendo que não devemos servir a ninguém, por que Jesus disse no vs.5 que devemos servir aos fariseus?

O que Ele está dizendo, não é que não devemos servir a ninguém, pois o próprio texto diz que devemos no vs.5. O que o texto diz é que não devemos procurar títulos de honra, lugar de honra, como os fariseus fazem (vs.2): 
"Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés".


Portanto, não há nenhuma contradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário