Deus pode ser encontrado por
aquele que o procura.
Pv 8:17 - Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.
Mt 7:8 - Porque
aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.
Lc 11:9-10 - E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e
achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem
busca acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.
Deus não pode ser encontrado
por quem o procura.
Sl 18:41 - Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas
ele não lhes respondeu.
Pv 1:28 - Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão,
mas não me acharão.
Lm 3:8 - Ainda
quando clamo e grito, ele exclui a minha oração.
Lm 3:44 - Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.
Am 8:12 - E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente;
correrão por toda parte, buscando a palavra do SENHOR, e não a acharão.
Lc 13:24 - Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo
que muitos procurarão entrar e não poderão.
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Por Pipe
Descontradizendo vs. por vs.:
Sl 18:41 - Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR,
mas ele não lhes respondeu.
Vamos ver todo o contexto do Salmo 18:
3 -
Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus
inimigos.
6 -
Na angústia, invoquei ao SENHOR e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu
a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
16 -
Enviou desde o alto e me tomou; tirou-me das muitas águas.
17 -
Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me aborreciam, pois eram mais
poderosos do que eu.
18 -
Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o SENHOR foi o meu amparo.
19 -
Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.
21 -
Porque guardei os caminhos do SENHOR e não me apartei impiamente do meu Deus.
24 -
Pelo que me retribuiu o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a pureza de
minhas mãos perante os seus olhos.
26 -
com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.
27 -
Porque tu livrarás o povo aflito e abaterás os olhos altivos.
41 -
Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas ele não lhes
respondeu.
48 -
o que me livra de meus inimigos; -- sim, tu me exaltas sobre os que se levantam
contra mim, tu me livras do homem violento.
Conclusão do vs.:
Todo o texto está falando de um homem que andava com Deus e clamava ao
seu Deus todos os dias. E este Deus a quem servia, o respondia em seu clamor.
Do outro lado, Davi descreve um povo inimigo, rebelde, que se levantou contra
ele. Estes intentaram clamar à Deus apenas no momento em que estavam sendo
destruídos pela consequência de seus pecados.
Esta é uma questão muito óbvia: O arrependimento nem sempre implicará
que aquilo que você plantou não trará consequências. Os inimigos de Davi clamaram à Deus apenas no
momento em que estavam sendo destruídos.
A pergunta é: "Deus os ouviu ou não?”. Certamente que sim. Porém,
naquele momento a situação já era tarde demais. O tempo de se arrependerem
havia passado e o livramento que desejavam implicaria em Deus ser fiel a alguém
que sempre lhe foi fiel contra alguém que sempre lhe deu as costas. Neste caso, se você fosse Deus, a quem você
atenderia? É óbvio que Deus permaneceu
fiel para com aquele que sempre lhe foi fiel, e não para aquele que clamou a
ele apenas quando esteve diante da morte. Então, não se trata de Deus ser
encontrado ou não, e sim de quem Deus deveria responder nesta situação. Pois
neste caso, havia duas pessoas clamando a Ele: Aquele que sempre foi fiel
(Davi) e aqueles que sempre lhe deram as costas (Inimigos de Davi). Diante
disto, aconteceu apenas o óbvio: Deus ouviu e foi fiel aquele que sempre o
buscou e sempre lhe foi fiel. Não há nenhuma contradição!
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Pv 1:28 - Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me
buscarão, mas não me acharão.
Vamos ler todo o contexto:
20 -
A suprema Sabedoria altissonantemente clama de fora; pelas ruas levanta a sua
voz.
21 -
Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama; às entradas das portas e na
cidade profere as suas palavras:
22 -
Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o
escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?
23 -
Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre
vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
24 -
Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve
quem desse atenção;
25 -
antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão;
26 -
também eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor,
27 -
vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta,
sobrevindo-vos aperto e angústia.
28 -
Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas
não me acharão.
29 -
Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR;
30 -
não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.
31 -
Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios
conselhos.
32 -
Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os
destruirá.
33 -
Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do
mal.
Conclusão do vs.:
O mesmo caso do Post acima. Ou seja, nunca deram ouvidos aos conselhos
de Deus. Deus clamou para que o ouvissem e além de lhe darem as costas zombaram
de seus conselhos. Como consequência de darem as costas à sabedoria de Deus
estava colhendo frutos do que plantaram.
Outra questão óbvia: Deus sempre os preveniu das consequências. Quando
estão colhendo o fruto de terem dado as costas aos conselhos de Deus, decidem
clamar à Deus para fugirem das consequências. E diante disto, Deus lhes
responde: "Agora é tarde demais!". Diante disto, não se trata de Deus
ser encontrado ou não. E sim, destes colherem o fruto das consequências de
darem as costas a Deus. A BDC quer dizer com isto que Deus deve ser um
"deus" que sempre esteja livrando o homem rebelde (e que nunca o
escuta) das consequências de suas escolhas. Este não é o Deus que a Bíblia
revela. A Bíblia revela um Deus que ama
e busca o perdido. Porém, o perdido só é livrado quando se arrepende no momento
em que sua mão está estendida. O que acontece nestes dois casos acima, é que o
perdido desprezou a mão estendida de Deus e apenas quando a consequência disto
veio é que pensaram em Deus. Deus deseja ser buscado como algo mais do que um
super protetor que fica livrando seus livres de suas escolhas erradas. É bem diferente a situação de alguém que
sempre o busca e numa determinada situação erra. Neste caso, Deus sempre vem em
socorro e o livra. Porém, nem sempre a consequência é tirada. Porém, Deus não tem nenhuma obrigação de
livrar aquele que nunca o buscou e se lembra dele apenas na hora da aflição
diante de seus pecados.
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Lm 3:8 - Ainda
quando clamo e grito, ele exclui a minha oração.
Lm 3:44 - Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.
O que é que Jeremias está querendo dizer com isto?
A resposta é simples vendo o contexto:
Jeremias
teve a visão de Jerusalém destruída pelo juízo de Deus.
1 -
Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do seu furor.
2 -
Ele me levou e me fez andar em trevas e não na luz.
3 -
Deveras se tornou contra mim; virou contra mim de contínuo, a mão todo o dia.
4 -
Fez envelhecer a minha carne e a minha pele, quebrantou os meus ossos.
5 -
Edificou contra mim e me cercou de fel e trabalho.
6 -
Assentou-me em lugares tenebrosos, como os que estavam mortos há muito.
7 -
Circunvalou-me, e não posso sair; agravou os meus grilhões.
Diante disto ele diz: Lm 3:8 - Ainda quando clamo e grito, ele exclui a
minha oração.
Jeremias então descreve o que sentiu em sua visão:
9 -
Circunvalou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas
veredas.
10 -
Fez-me como urso de emboscada, um leão em esconderijos.
11 -
Desviou os meus caminhos e fez-me em pedaços; deixou-me assolado.
12 -
Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha.
13 -
Fez entrar nos meus rins as flechas da sua aljava.
14 -
Fui feito um objeto de escárnio para todo o meu povo e a sua canção todo o dia.
15 -
Fartou-me de amarguras, saciou-me de absinto.
16 -
Quebrou com pedrinhas de areia os meus dentes; cobriu-me de cinza.
17 -
E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem.
18 -
Então, disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no
SENHOR.
19 -
Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.
20 -
Minha alma, certamente, se lembra e se abate dentro de mim.
Estes eram os sentimentos de desespero e terror que percorriam a alma
de Jeremias diante do que havia visto.
Porém, Jeremias começa a se lembrar de algo:
21 -
Disso me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança.
22 –
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas
misericórdias não têm fim.
23 –
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
24 –
A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
25 –
Bom é o SENHOR para os que se atêm a ele, para a alma que o busca.
26 –
Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.
Jeremias começa a ter esperança de que Deus poderá ouvi-lo e mudar de ideia.
Porém, há algumas condições:
27 -
Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade;
28 -
assentar-se solitário e ficar em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.
29 -
Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança.
30 -
Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta.
Ou seja, humilhe-se!
31 -
Porque o Senhor não rejeitará para sempre.
Está é uma promessa de Deus! Então como a BDC diz que Deus não ouvirá?
32 -
Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das
suas misericórdias.
33 -
Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.
34 -
Pisar debaixo dos pés todos os presos da terra,
35 -
perverter o direito do homem perante a face do Altíssimo,
36 -
subverter o homem no seu pleito, não o veria o Senhor?
Os homens ignoram a justiça de Deus! O motivo do juízo é este.
37 -
Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?
38 -
Porventura da boca do Altíssimo não sai o mal e o bem?
39 -
De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
40 -
Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los e voltemos para o SENHOR.
Arrependa-se e ele o perdoará!
41 -
Levantemos o coração juntamente com as mãos para Deus nos céus, dizendo:
42 -
Nós prevaricamos e fomos rebeldes; por isso, tu não perdoaste.
43 -
Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; mataste, não perdoaste.
44 -
Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.
Oração que não é feita depois de arrependimento genuíno Deus não tem
obrigação de ouvir!
45 -
Como cisco e rejeitamento, nos puseste no meio dos povos.
46 -
Todos os nossos inimigos abriram contra nós a sua boca.
47 -
Temor e cova vieram sobre nós, assolação e quebrantamento.
48 -
Torrentes de águas derramaram os meus olhos, por causa da destruição da filha
do meu povo.
E segue adiante um texto maravilhoso demonstrado bem o contrário disto
que a BDC propõem. O texto demonstra bem o contrário, demonstra um Deus que
estava disposto a ouvir o clamor seguido de arrependimento do povo e não de
Jeremias. O problema de Deus não era com Jeremias e sim com o povo. Jeremias
clamava pelo povo. Porém, o povo não buscava à Deus arrependido de seus
pecados. Em todo o texto, o próprio Jeremias fala de esperança. Ele tinha
esperança de que Deus poderia a qualquer momento reverter todo o quadro. porém,
havia uma condição para isto: O Povo deveria se arrepender de seus pecados. Mas
a história diz que isto não aconteceu e Jerusalém foi totalmente destruída.
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Am 8:12 - E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente;
correrão por toda parte, buscando a palavra do SENHOR, e não a acharão.
Vendo o contexto todo:
1 - O
Senhor JEOVÁ assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.
2 - E
disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutos do verão. Então, o SENHOR
me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; daqui por diante nunca mais
passarei por ele.
3 -
Mas os cânticos do templo serão ouvidos naquele dia, diz o Senhor JEOVÁ;
multiplicar-se-ão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em
silêncio.
4 -
Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado e destruís os miseráveis
da terra,
5 -
dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? E o sábado, para
abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e
procedendo dolosamente com balanças enganadoras,
6 -
para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sapatos?
E, depois, venderemos as cascas do trigo.
7 -
Jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras
para sempre!
8 -
Por causa disso, não se comoverá a terra? E não chorará todo aquele que habita
nela? Certamente, levantar-se-á toda como o grande rio, e será arrojada, e se
submergirá como o rio do Egito.
9 - E
sucederá que, naquele dia, diz o SENHOR, farei que o sol se ponha ao meio-dia e
a terra se entenebreça em dia de luz.
10 -
E tornarei as vossas festas em luto e todos os vossos cânticos em lamentações,
e aparecerá pano de saco sobre todos os lombos e calva sobre toda cabeça; e
farei que isso seja como luto de filho único e o seu fim como dia de amarguras.
11 -
Eis que vêm dias, diz o Senhor JEOVÁ, em que enviarei fome sobre a terra, não
fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.
Deus estava através de Amós dizendo que se eles não se arrependessem,
chegaria o dia que seria tarde demais para buscá-lo. Porque o fim seria
iminente para eles. Porém, vamos ler o restante do contexto no capítulo 9 e ver
o que aconteceu:
8 -
Eis que os olhos do Senhor JEOVÁ estão contra este reino pecador, e eu o
destruirei de sobre a face da terra; mas não destruirei de todo a casa de Jacó,
diz o SENHOR.
Opa! Alguma coisa começa a surgir como esperança!
10 -
Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os quais dizem: Não se
avizinhará nem nos encontrará o mal.
11 -
Naquele dia, tornarei a levantar a tenda de Davi, que caiu, e taparei as suas
aberturas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e a edificarei como nos dias
da antiguidade;
14 -
E removerei o cativeiro do meu povo Israel, e reedificarão as cidades
assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e
farão pomares, e lhes comerão o fruto.
15 -
E os plantarei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes
dei, diz o SENHOR, teu Deus.
Conclusão do vs.:
O que parece ser claro, é que eles não encontrariam palavras de consolo
vindo da parte de Deus, porque aquela fome de Deus só seria suprida com um
verdadeiro arrependimento. Deus não cessa de chamá-los de pecadores, errantes,
etc. Eles deram as costas para Deus, e chegaria o tempo que desejariam buscá-lo
sem um genuíno arrependimento e não o encontrariam. Porém, para aquele que o
buscaram genuinamente havia uma promessa de Deus nos vs.11, 14 e 15. Ou seja,
vocês serão levados, porém, eu os restaurarei novamente. E isto de fato
aconteceu quando Neemias e Esdras trouxeram novamente o povo do cativeiro e sua
terra foi novamente devolvida a Israel.
Deus foi ou não encontrado?
Para aqueles que não o buscaram com um coração de fato arrependido e
apenas como fuga da consequência de seus erros, não encontraram palavras de
consolo de Deus. Porém, ainda assim, Deus faz uma promessa: Que alguns que
estavam ali, veriam novamente sua terra ser devolvida e restaurada (vs.11, 14 e
15).
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Lc 13:24 - Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos
digo que muitos procurarão entrar e não poderão.
O texto está dizendo: "Entre pela porta estreita que será
achado!".
Ex. Se eu digo pra você que a chave está na gaveta do armário e você
vai procurar na gaveta da pia da cozinha, e você não encontra nada lá. A
pergunta é: Eu estou me contradizendo?
Eu não deixei claro que a chave estava na gaveta do armário?
Então, onde afinal de contas a BDC está dizendo que este texto está se
contradizendo com o restante da Bíblia?
Jesus não disse que a porta que deve ser adentrada é a porta estreita?
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