É necessário
Ex 16:29, 20:8, 31:13-15, 34:21, 35:2, Lv 19:3,
19:30, 23:3, Nm 15:32, 15:36, Dt 5:12, Is 56:2
Não é necessário
Não é necessário
Is 1:13, Jo 5:16, Rm 14:5, Cl 2:16
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Descontradizendo
vs. por vs.
Is 1:13 - Não tragais mais
ofertas debalde; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua
Nova, e os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade,
nem mesmo o ajuntamento solene.
J.Ridderbos em seu livro "Isaías - introdução e comentário" da editora Mundo cristão diz:
"Em sua angústia, descrita nos versículos 5-9, o povo aparentemente tenta assegurar o favor do Senhor multiplicando ofertas. Contra essa ilusão Isaías levanta a sua voz: o Senhor, antes de tudo, exige outra coisa.
Nos versículos 10-15 o profeta se dirige tanto aos governantes quanto ao povo em palavras que soam como a repreensão mais acerba possível: ele dá a Jerusalém os epítetos de Sodoma e Gomorra. Pode ser que a sua sorte não seja tão terrível como a daquelas duas cidades, mas o seu pecado não é menor...
...o que é rejeitado aqui não é o sábado e sim que o guardar o sábado não era acompanhado de uma atitude interior...
...Eles deviam parar de fazer aquelas ofertas, quanto mais cedo melhor, pois são enganosas e sem significado...
...Deus não consegue suportar a combinação de festividades e impiedade...
...E mesmo quando oram, Ele não os vê favoravelmente, pois as mãos que eles lhe estendem em oração estão poluídas de sangue (v.15), como resultado de assassinato direto (v.21) ou da opressão exercida contra viúvas e órfãos (v.17),...
...v.16-17, Agora segue-se que o Senhor exige: não sacrifícios antes de tudo justiça".
Diante disso, basta ler todo o contexto para perceber que Deus não está falando do sábado em si mesmo. Ele está se referindo ao fato do guardar o sábado sem a atitude correta do coração. Guardar o sábado sem olhar para a justiça das viúvas e órfãos é algo que ele despreza. Deus abomina a hipocrisia.
J.Ridderbos em seu livro "Isaías - introdução e comentário" da editora Mundo cristão diz:
"Em sua angústia, descrita nos versículos 5-9, o povo aparentemente tenta assegurar o favor do Senhor multiplicando ofertas. Contra essa ilusão Isaías levanta a sua voz: o Senhor, antes de tudo, exige outra coisa.
Nos versículos 10-15 o profeta se dirige tanto aos governantes quanto ao povo em palavras que soam como a repreensão mais acerba possível: ele dá a Jerusalém os epítetos de Sodoma e Gomorra. Pode ser que a sua sorte não seja tão terrível como a daquelas duas cidades, mas o seu pecado não é menor...
...o que é rejeitado aqui não é o sábado e sim que o guardar o sábado não era acompanhado de uma atitude interior...
...Eles deviam parar de fazer aquelas ofertas, quanto mais cedo melhor, pois são enganosas e sem significado...
...Deus não consegue suportar a combinação de festividades e impiedade...
...E mesmo quando oram, Ele não os vê favoravelmente, pois as mãos que eles lhe estendem em oração estão poluídas de sangue (v.15), como resultado de assassinato direto (v.21) ou da opressão exercida contra viúvas e órfãos (v.17),...
...v.16-17, Agora segue-se que o Senhor exige: não sacrifícios antes de tudo justiça".
Diante disso, basta ler todo o contexto para perceber que Deus não está falando do sábado em si mesmo. Ele está se referindo ao fato do guardar o sábado sem a atitude correta do coração. Guardar o sábado sem olhar para a justiça das viúvas e órfãos é algo que ele despreza. Deus abomina a hipocrisia.
O contexto de João
5:
8 - Jesus disse-lhe:
Levanta-te, toma tua cama e anda.
9 - Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado.
10 - Então, os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar a cama.
11 - Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama e anda.
12 - Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda?
13 - E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
14 - Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior.
15 - E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
16 - E, por essa causa, os judeus perseguiram Jesus e procuravam matá-lo, porque fazia essas coisas no sábado.
Jesus desrespeitou o sábado porque curou um homem? A Bíblia diz que ele desrespeitou? ou diz que os judeus ficaram enfurecidos porque ele fez isto no sábado? A Bíblia diz que é errado curar alguém no sábado? Se ela não diz, então isto era apenas uma interpretação distorcida da lei que os fariseus tinham.
9 - Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado.
10 - Então, os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar a cama.
11 - Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama e anda.
12 - Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda?
13 - E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
14 - Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior.
15 - E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
16 - E, por essa causa, os judeus perseguiram Jesus e procuravam matá-lo, porque fazia essas coisas no sábado.
Jesus desrespeitou o sábado porque curou um homem? A Bíblia diz que ele desrespeitou? ou diz que os judeus ficaram enfurecidos porque ele fez isto no sábado? A Bíblia diz que é errado curar alguém no sábado? Se ela não diz, então isto era apenas uma interpretação distorcida da lei que os fariseus tinham.
Rm 14
5 - Um faz diferença
entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja
inteiramente seguro em seu próprio ânimo.
Paulo está falando sobre julgar quem faz diferenciação de dias daqueles que não o fazem.
Os gentios não eram obrigados a guardar o sábado.
Ele está dizendo que quem guarda o sábado (judeu) não deve julgar aquele que não guarda (gentios) e vice-versa.
Paulo está falando sobre julgar quem faz diferenciação de dias daqueles que não o fazem.
Os gentios não eram obrigados a guardar o sábado.
Ele está dizendo que quem guarda o sábado (judeu) não deve julgar aquele que não guarda (gentios) e vice-versa.
Cl 2:
16 - Portanto, ninguém
vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua
nova, ou dos sábados,
A mesma conclusão do post acima.
A mesma conclusão do post acima.
Conclusão:
Os textos do NT não estão dizendo que não se deve guardar o sábado. Diz
que:
1. Estamos debaixo da graça e não mais debaixo da Lei;
2. Que quem dizer guardá-lo, pode guardar, mas não julgue aquele que não desejar guardá-lo. E vice-versa.
1. Estamos debaixo da graça e não mais debaixo da Lei;
2. Que quem dizer guardá-lo, pode guardar, mas não julgue aquele que não desejar guardá-lo. E vice-versa.
Pipe
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