"Estudiosos da bíblia, arqueólogos e
pesquisadores sabem que a bíblia é uma compilação de várias histórias
provenientes de fontes e épocas diferentes, habilmente unidas entre si pelos
escribas com o objetivo de unir uma nação em torno de uma só crença, uma só
identidade. Com isso, essas "emendas" de tradições orais diferentes
obviamente geram discrepâncias, e não poderia ser diferente.
No entanto, não adianta falar isso para
bibliólatras inerrantistas, que acham que a bíblia não erra em nem uma única
vírgula sequer.
Imaginar a bíblia como um livro que
desceu do céu ditado diretamente por deus acaba provocando absurdos ridículos
entre as as páginas da bíblia, como é o caso das genealogias de Moisés e Josué.
Josué foi o sucessor de Moisés após a
sua morte, então eles foram contemporâneos. Só que Moisés era apenas o bisneto
de Levi. Josué, por outro lado, descende do seu irmão, José, e há nada menos
que 10 gerações entre eles!
Genealogia de Moisés:
Êxodo,6:16-18 e 20 - E estes são os
nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merari; e
os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos. E os filhos de Coate:
Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e
três anos... E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão
e Moisés.
Genealogia de Josué:
1Crônicas,7:25-27 - Efraim também foi
pai de um filho chamado Refa. Refa foi pai de Resefe, Resefe foi pai de Telá, e
Telá foi pai de Taã; Taã foi pai de Ladã, Ladã foi pai de Amiúde, e Amiúde foi
pai de Elisama; Elisama foi pai de Num, e Num foi pai de Josué.
Nem mesmo forçando muuuuito a barra
para conseguir conciliar essas duas passagens.
Segue abaixo um pequeno esquema para
ajudar a entender a dificuldade do problema:
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Por Pipe
Descontradizendo:
Primeira observação que faço, é que a tradução
usada está errada. Você verá abaixo que no original hebraico e na tradução da
Septuaginta aparece "seu filho", ao invés de "foi pai de".
A Segunda observação que faço, é
que não se tem como saber se Resefe era afinal filho ou irmão de Refa, ou então irmão de Tela ou Pai de
Tela. Pois leia o que cada versão diz:
Almeida Corrigida e
Revisada:
“E foi seu filho Refa, e Resefe, de quem foi filho Tela, de quem foi filho
Taã,”
Septuaginta em
Português:
"e Refa, seu
filho, Resefe e Tela, seus filhos, e
Taã, seu filho."
Biblia de Jerusalém:
"Ele teve ainda
Rafa, um filho, e Resef; Tala, seu filho,
Taã, seu filho, "
Portanto, não se tem
ao certo como afirmar afinal se foram sete ou oito gerações.
A terceira observação é quanto as
traduções:
Septuaginta em
português:
20 Os filhos de
Efraim: Sutela, e Berade, seu filho, Taate, seu filho, Eleada seu filho, Taate, seu filho,
21 Zabade, seu filho, Sutela, seu filho, e ainda Ezer
e Eleade; mas os homens de Gate, naturais da terra, os mataram porque desceram
para tomar o seu gado.
22 Seu pai Efraim
pranteou por muitos dias, e seus irmãos vieram para o consolar.
23 Ele teve relações
com sua mulher e ela concebeu e deu à luz um filho, chamando o seu nome Berias, porque, disse ele, foi angustiado na minha
casa.
24 Sua filha foi
Seerá, e ele estava entre os que foram deixados; e construiu Bete-Horom, a de
cima e a de baixo. Os descendentes de Uzém foram Seerá,
25 e Refa, seu filho, Resefe e Tela, seus filhos, e Taã, seu filho.
26 Para Ladã, seu filho, nasceu Amiúde, seu filho, Elisama, seu filho,
27 Num, seu filho, Josué, seu filho. Estes eram seus filhos.
Bíblia de Jerusalém:
“Filhos de Efraim:
Sutala, Bared, seu filho, Taat, seu filho, Elada, seu filho, Taat, seu filho, Zabad, seu filho, Sutala, seu filho, Ezer e Elad, os
quais os homens de Get, originários da terra, mataram, porque tinham tentado
arrebatar seus rebanhos. Efraim, pai deles, esteve por muito tempo em luto,
e seus irmãos vieram consolá-lo. Ele se uniu à sua mulher que concebeu e deu à
luz um filho, ao qual ele deu o nome de Beria, porque a desgraça estava em sua casa. Sua filha era
Sara, que construiu a alta e a baixa Betoron, e Ozensara. Ele teve ainda Rafa, um filho, e Resef; Tala, seu filho, Taã, seu filho, Laadã, seu filho, Amiud, seu filho, Elisama, seu filho, Nun, seu filho, Josué, seu filho.
1 Crônicas 7:20-27
No hebraico aparece
sempre somente o nome seguido da palavra בְּנוֹ = Filho. Veja abaixo:
נוֹן בְּנוֹ, יְהוֹשֻׁעַ בְּנוֹ
Filho Naum, Filho
Josué
Portanto, não se faz
diferenciação, entre quem é filho, de quem é neto. Fica a critério do tradutor
fazer tal distinção. Porém, ele precisará de outra fonte para dizer com
exatidão quem é filho de quem. No caso de Josué há essa distinção em Dt 1:38 - "É Josué,
filho de Nun, que ali entrará...".
A quarta observação, é que se ignorarmos isso e seguirmos o raciocínio do cético, então isto implica
também que de Efraim até Elad temos oito gerações. Me acompanhe:
Filhos de Efraim:
01. Sutala,
02. Bared, seu filho
03. Taat, seu filho
04. Elada, seu filho
05. Taat, seu filho
06. Zabad, seu filho
07. Sutala, seu filho
08. Ezer e Elad, os
quais os homens de Get, originários da terra, mataram, porque tinham tentado
arrebatar seus rebanhos.
Efraim, pai deles, esteve por muito tempo em luto, e seus irmãos vieram consolá-lo.
Ele se uniu à sua mulher que concebeu e deu à luz um filho, ao qual ele deu o nome de...
Efraim, pai deles, esteve por muito tempo em luto, e seus irmãos vieram consolá-lo.
Ele se uniu à sua mulher que concebeu e deu à luz um filho, ao qual ele deu o nome de...
10. Berias, porque a
desgraça estava em sua casa.
Obs: Note que o texto diz
“seu filho”, e no entanto isso não pode denotar uma cadeia de descendentes
seguidos, caso contrário, teríamos que concluir que Ezer e Elad (vs.21) eram a
sétima geração depois de Efraim, e que portanto, se Efraim ficou de luto pela
morte de Ezer e Elad, isto implicaria que Efraim estava vivo quando eles
morreram. Portanto, isso denota duas coisas:
1. Que quando o texto diz “seu
filho” está se referindo a Efraim e não ao nome anterior.
2. Se não for isso, então se
conclui que há então dois casos de 7ou 8 gerações coexistindo juntas. As gerações
que descendiam de Efraim e as de Coate.
Então temos Efraim e Coate como irmãos,
e as suas descendências. Vamos adiante aplicando o mesmo raciocínio:
... E sua filha foi
11. Seerá, que edificou a
Bete-Horom, a baixa e a alta, como também a Uzém-Seerá. E foi seu filho
12. Refa, e Resefe, de
quem foi filho Tela,
Portanto, até Resefe,
está se descrevendo os filhos de Efraim e não seus netos, etc. Portanto, a lista pode seguir até Josué sem nenhuma observação que especifique quem é neto e quem é filho de Efraim. Dai a lista de Filhos seguiria assim:
13.Tala, seu filho,
14. Taã, seu filho,
15. Laadã, seu filho,
16. Amiud, seu filho,
17. Elisama, seu filho,
18. Nun, seu filho, J
19. Josué, seu filho.
Agora, se for para contar a partir de Resefe usando o raciocínio de que os filhos a seguir se referem a Resefe e não a uma genealogia de Resefe, fica assim o número de filhos de Resefe:
01. Tala, seu filho,
02. Taã, seu filho,
03. Laadã, seu filho,
04. Amiud, seu filho,
05. Elisama, seu filho,
06. Nun, seu filho,
07. Josué, seu filho.
Portanto, as observações acima podem colocar Resefe como contemporâneo de Anrão, ao invés de Moisés. Ou seja, terceira geração depois de Jacó.
A quinta observação, é que quanto a distinção entre Naum e Josué aparecendo como filhos de Efrain ou Resefe. Era comum se colocar o
nome de um neto importante na genealogia do avô como filho. Como por exemplo:
Jeú:
Aqui
aparece como filho de Ninsi
I
Rs 19:16 - Também a Jeú, filho de Ninsi,
ungirás rei de Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás
profeta em teu lugar.
Aqui
Jeú aparece como neto de Ninsi
II
Rs 9:2 - E, chegando lá, vê onde está Jeú, filho
de Josafá, filho de Ninsi; e entra, e faze que ele se levante do meio de
seus irmãos, e leva-o à câmara interior.
Zacarias:
Aqui Zacarias aparece como filho de
Ido.
Ed
5:1 - E os profetas Ageu e Zacarias, filho
de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá, e em Jerusalém; em
nome do Deus de Israel lhes profetizaram.
6:14
- E os anciãos dos judeus iam edificando e
prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido.
E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e
conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia.
Aqui
Zacarias aparece como neto de Ido.
Zc
1:1 - No oitavo mês do segundo ano de Dario
veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho
de Ido, dizendo:
A única coisa que
difere e que podemos dizer com certeza que Josué é filho de Naum, é porque há
outros textos que dizem que é. E é somente isso que diferencia. Caso contrário,
ele seria dado como filho de Resefe ao invés de neto. No mais, não se tem, diante do que apontei acima, outra forma de distinguir quem é filho de quem é neto de Efraim ou de Resefe.
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