Proposta de Antônioo Estevão
SAL 145:9-O senhor é bom para todos:
DET 32:4-Ele é justo é reto.
ISA 45:7-Eu formo a luz e crio as trevas, eu faço a paz e crio mal; eu, o Senhor faço todas essas coisas.
LAM 3:38-Não é da boca do altíssimo q saem o bem e o mal?
DET 32:4-Ele é justo é reto.
ISA 45:7-Eu formo a luz e crio as trevas, eu faço a paz e crio mal; eu, o Senhor faço todas essas coisas.
LAM 3:38-Não é da boca do altíssimo q saem o bem e o mal?
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Pipe Desertor
Antonio:
Eu só descontradigo está questão se você antes descontradizê-la
primeiro. Quero ver que resposta você tem para isto. Já que você é tão bom
assim em fazer perguntas, vamos ver se é bom também em respostas.
Fico no aguardo!
Fico no aguardo!
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Antônioo Estevão
Vc já disse uma palavra errada, eu só questiono as coisas q desconheço, e outra, eu nunca perguntaria uma coisa se soubessem a resposta!
O titulo da comunidade ñ e este? Descontradizendo Contradições!
Desde já eu peço desculpa se eu ofendi alguém em fazer perguntas, eu interpretei mal o nome da comunidade...
Fique na paz.
Ou que eu achei destas todas contradições, q poderia se é um simples
erro de traduções.
Tempos atrás eu vi um historiador dizer q nas paginas originais da bíblia ñ fala q o homem foi feito da costela, mas sim do coração.
Tempos atrás eu vi um historiador dizer q nas paginas originais da bíblia ñ fala q o homem foi feito da costela, mas sim do coração.
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Pipe Desertor
Antonio:
Ok, vou responder esta. Só que antes de responder, eu precisava que você
definisse o que é o "mal" para você. Pergunto isto, porque dependendo
de sua definição do que seja o "mal", talvez Deus faça de fato o
"mal" em determinadas situações. Mas, antes porém, descreva sua
definição do que seja o "mal".
Estou no aguardo.
Estou no aguardo.
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Antônioo Estevão
P/ mim o mal é tudo q é o contrario do q é bom!
Se eu faço coisas q ñ é bem vista pelo o criador, e também q ñ é aceita pelo meu irmão, isto é mal.
ISA 45:7-Eu formo a luz e crio as trevas, eu faço a paz e crio mal; eu,
o Senhor faço todas essas coisas.
LAM 3:38-Não é da boca do altíssimo q saem o bem e o mal?
Que me deixa inseguro é este dois ver. Sara erro na tradução?
LAM 3:38-Não é da boca do altíssimo q saem o bem e o mal?
Que me deixa inseguro é este dois ver. Sara erro na tradução?
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Pipe Desertor
Você acha que deus é mau por causa destes dois versículos?
P/ mim o mal é tudo q é o contrario do q é bom!
Vxi, então o inferno é a credencial número um que comprova definitivamente que Deus é mau. Porque o inferno está muito onge de ser um lugar bom, e foi Deus que o criou.
Se eu faço coisas q ñ é bem vista pelo o criador, ... isto é mal.
Bom, se eu faço coisas que não são bem vistas pelo Criador, isto denota que o Criador tem todo o direito de trazer justiça sobre este atos contrários a sua vontade, ok?
Dentro disso, quando Deus destrói Sodoma e Gomorra e outras civilizações como o fez, isto é bom ou Mal? É bom descer enxofre do Céu e matar toda uma cidade cheia de crianças, mulheres grávidas, e velhinhos?
Do ponto de vista dos sodomitas, Deus foi bom ou mau?
Adivinhe a resposta?
Se eu faço coisas q ñ é aceita pelo meu irmão, isto é mal.
Cara, este teu conceito de bondade é o conceito do secularismo e não o bíblico. A bondade bíblica confronta o pecado e traz justiça sobre este mudo mesmo contrariando os conceitos que ele define quanto ao que é bom.
É disto que os textos acima estão falando. Principalmente o texto de Isaías está tratando da justiça que Deus estava trazendo sobre um povo idólatra. Deus iria trazer juízo sobre aquela nação. E deste ponto de vista, o juízo é algo "mal". Observe o exemplo do dilúvio. Digamos que você estivesse assistindo TV e recebesse a notícia que uma cidade inteira foi devastada por uma enchente e você soubesse que foi Deus quem ordenou a enchente. Você diria: "Nossa que bom!"?
Por isso Deus diz, que é Ele quem cria o mal. A justiça é um "mal" necessário. Agora imagine um mundo onde tudo é bom. O cara atropela alguém propositalmente e nós os "bons" não fazemos absolutamente nada para contrariar o que atropelou. Pois afinal, ele pode não aceitar nosso conceito de justiça e pronto. Ele pode simplesmente dizer: "Ué, mas vocês cristãos não são bons? Como voc~es querem me trazer justiça se isto é mau?".
P/ mim o mal é tudo q é o contrario do q é bom!
Vxi, então o inferno é a credencial número um que comprova definitivamente que Deus é mau. Porque o inferno está muito onge de ser um lugar bom, e foi Deus que o criou.
Se eu faço coisas q ñ é bem vista pelo o criador, ... isto é mal.
Bom, se eu faço coisas que não são bem vistas pelo Criador, isto denota que o Criador tem todo o direito de trazer justiça sobre este atos contrários a sua vontade, ok?
Dentro disso, quando Deus destrói Sodoma e Gomorra e outras civilizações como o fez, isto é bom ou Mal? É bom descer enxofre do Céu e matar toda uma cidade cheia de crianças, mulheres grávidas, e velhinhos?
Do ponto de vista dos sodomitas, Deus foi bom ou mau?
Adivinhe a resposta?
Se eu faço coisas q ñ é aceita pelo meu irmão, isto é mal.
Cara, este teu conceito de bondade é o conceito do secularismo e não o bíblico. A bondade bíblica confronta o pecado e traz justiça sobre este mudo mesmo contrariando os conceitos que ele define quanto ao que é bom.
É disto que os textos acima estão falando. Principalmente o texto de Isaías está tratando da justiça que Deus estava trazendo sobre um povo idólatra. Deus iria trazer juízo sobre aquela nação. E deste ponto de vista, o juízo é algo "mal". Observe o exemplo do dilúvio. Digamos que você estivesse assistindo TV e recebesse a notícia que uma cidade inteira foi devastada por uma enchente e você soubesse que foi Deus quem ordenou a enchente. Você diria: "Nossa que bom!"?
Por isso Deus diz, que é Ele quem cria o mal. A justiça é um "mal" necessário. Agora imagine um mundo onde tudo é bom. O cara atropela alguém propositalmente e nós os "bons" não fazemos absolutamente nada para contrariar o que atropelou. Pois afinal, ele pode não aceitar nosso conceito de justiça e pronto. Ele pode simplesmente dizer: "Ué, mas vocês cristãos não são bons? Como voc~es querem me trazer justiça se isto é mau?".
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Antônioo Estevão
Primeiro o inferno adis ou sehol, é lugar de descaso, ou contrario Jô ñ
ia pedir a Deus p/ q escondesse ele no sehol ate o grande dia.
Lugar de tormento é o lago de fogo.
A minha duvida ñ é o q é bom ou mau ou q deixou de se, mas sim as contradições!
SAL 145:9-O senhor é bom para todos:
DET 32:4-Ele é justo é reto.
ISA 45:7-Eu formo a luz e crio as trevas, eu faço a paz e crio mal; eu, o Senhor faço todas essas coisas.
LAM 3:38-Não é da boca do altíssimo q saem o bem e o mal?
Lugar de tormento é o lago de fogo.
A minha duvida ñ é o q é bom ou mau ou q deixou de se, mas sim as contradições!
SAL 145:9-O senhor é bom para todos:
DET 32:4-Ele é justo é reto.
ISA 45:7-Eu formo a luz e crio as trevas, eu faço a paz e crio mal; eu, o Senhor faço todas essas coisas.
LAM 3:38-Não é da boca do altíssimo q saem o bem e o mal?
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Pipe Desertor
Vamos fazer o seguinte, para não desvirtuarmos o assunto tratando acerca
do conceito do inferno (que logo de cara discordo de seus conceitos acerca
disso) neste tópico, abrirei outro tópico para tratarmos acerca disso.
Descontradizendo:
Norman Geisler & Thomas Howe:
"A Bíblia é clara ao dizer que Deus é moralmente perfeito (cf. Dt 32:4; Mt 5:48), e que lhe é impossível pecar (Hb 6:18). Ao mesmo tempo, sua absoluta justiça exige que ele puna o pecado. Este juízo assume ambas as formas: temporal e eterna (Mt 25:41; Ap 20:11-15).
Na sua forma temporal, a execução da justiça de Deus às vezes é chamada de "mal", porque parece ser um mal aos que estão sujeitos a ela (cf. Hb 12:11). Entretanto, a palavra hebraica correspondente a "mal" (rá) empregada no texto nem sempre tem o sentido moral. De fato, o contexto mostra que ela deveria ser traduzida como "calamidade" ou "desgraça", como algumas versões o fazem (por exemplo, a BJ). Assim, se diz que Deus é o autor do "mal" neste sentido, mas não no sentido moral - pelo menos não de forma direta.
Além disso, há um sentido indireto no qual Deus é o autor do mal em seu sentido moral. Deus criou seres morais com livre escolha, e a livre escolha é a origem do mal de ordem moral no universo. Assim, em última instância Deus é responsável por fazer criaturas morais, que são responsáveis pelo mal de ordem moral. Deus tornou o mal possível ao criar criaturas livres, mas estas em sua liberdade fizeram com que o mal se tornasse real. E claro que a possibilidade do mal (i.e., a livre escolha) é em si mesma uma boa coisa.
Portanto, Deus criou apenas boas coisas, uma das quais foi o poder da livre escolha, e as criaturas morais é que produziram o mal. Entretanto, Deus é o autor de um universo moral, e neste sentido indireto, ele, em última instância, é o autor da possibilidade do mal. É claro, Deus apenas permitiu o mal, jamais o promoveu, e por fim irá produzir um bem maior através dele (cf. Gn 50:20; Ap 21-22).
"A Bíblia é clara ao dizer que Deus é moralmente perfeito (cf. Dt 32:4; Mt 5:48), e que lhe é impossível pecar (Hb 6:18). Ao mesmo tempo, sua absoluta justiça exige que ele puna o pecado. Este juízo assume ambas as formas: temporal e eterna (Mt 25:41; Ap 20:11-15).
Na sua forma temporal, a execução da justiça de Deus às vezes é chamada de "mal", porque parece ser um mal aos que estão sujeitos a ela (cf. Hb 12:11). Entretanto, a palavra hebraica correspondente a "mal" (rá) empregada no texto nem sempre tem o sentido moral. De fato, o contexto mostra que ela deveria ser traduzida como "calamidade" ou "desgraça", como algumas versões o fazem (por exemplo, a BJ). Assim, se diz que Deus é o autor do "mal" neste sentido, mas não no sentido moral - pelo menos não de forma direta.
Além disso, há um sentido indireto no qual Deus é o autor do mal em seu sentido moral. Deus criou seres morais com livre escolha, e a livre escolha é a origem do mal de ordem moral no universo. Assim, em última instância Deus é responsável por fazer criaturas morais, que são responsáveis pelo mal de ordem moral. Deus tornou o mal possível ao criar criaturas livres, mas estas em sua liberdade fizeram com que o mal se tornasse real. E claro que a possibilidade do mal (i.e., a livre escolha) é em si mesma uma boa coisa.
Portanto, Deus criou apenas boas coisas, uma das quais foi o poder da livre escolha, e as criaturas morais é que produziram o mal. Entretanto, Deus é o autor de um universo moral, e neste sentido indireto, ele, em última instância, é o autor da possibilidade do mal. É claro, Deus apenas permitiu o mal, jamais o promoveu, e por fim irá produzir um bem maior através dele (cf. Gn 50:20; Ap 21-22).
DEUS
NÃO É O AUTOR DO MAL
No sentido de pecado
Mal de ordem moral
Perversidade
Diretamente
Concretização do mal
DEUS É O AUTOR DO MAL
No sentido de calamidade
Mal de ordem não moral
Pragas
Indiretamente
Possibilidade do mal
No sentido de pecado
Mal de ordem moral
Perversidade
Diretamente
Concretização do mal
DEUS É O AUTOR DO MAL
No sentido de calamidade
Mal de ordem não moral
Pragas
Indiretamente
Possibilidade do mal
Fonte:
Norman Geisler & Thomas Howe"Manual Popula de Dúvidas, Enigmas
e "Contradições" da Bíblia"; Ed. Mundo Cristão; pg.279.
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