Deus não pode ser tentado:
Tg 1:13 – ”Ninguém, sendo tentado, diga:
De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém
tenta”.
Deus pode ser tentado:
Dt 6:16 – ”Não tentareis o SENHOR, vosso
Deus, como o tentastes em Massa”.
Ml 3:15 – ”Ora, pois, nós reputamos por
bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade se edificam; sim,
eles tentam ao SENHOR e escapam”.
Mt 4:7 – ”Disse-lhe Jesus: Também está
escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus”.
Lc 4:12 – ”E Jesus, respondendo,
disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus”.
At 15:10 – ”Agora, pois, por que tentais
a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós
podemos suportar?”
Descontradizendo:
Pera aí! Aonde diz que do ponto de vista de Deus este foi tentado?
A BDC está sugerindo que se uma pessoa tenta seduzir outra (a tentando), isto significa que tal pessoa foi tentada, ok?
Discordo! Esta situação tem dois pontos de vista: o ponto de vista da primeira pessoa que intentou seduzir a segunda, e a visão da segunda que foi “vítima” da jogada de sedução da primeira.
A primeira intentou seduzir a segunda. Porém, será que a segunda foi tentada? O que é ser tentado de fato? Vamos ao dicionário:
Tentação: "Disposição de ânimo para a prática de coisas sedutoras ou censuráveis; desejo veemente; propensão".
Bom, diante disso, se eu disser que do ponto de vista da segunda pessoa, ela não se sentiu nem um pouco balançada pela sedução da primeira, não é correto dizer que ela não se sentiu tentada? Apesar de que do ponto de vista da primeira, ela o estava tentando?
O mesmo se aplica a todos estes textos usados pela BDC. Do ponto de vista humano para com Deus, estes o tentaram. Porém, do ponto de vista de Deus isto nunca ocorreu, pois Deus não pode ser tentado.
Deus não tem "uma disposição de ânimo para a prática de coisas sedutoras ou censuráveis";
A BDC está sugerindo que se uma pessoa tenta seduzir outra (a tentando), isto significa que tal pessoa foi tentada, ok?
Discordo! Esta situação tem dois pontos de vista: o ponto de vista da primeira pessoa que intentou seduzir a segunda, e a visão da segunda que foi “vítima” da jogada de sedução da primeira.
A primeira intentou seduzir a segunda. Porém, será que a segunda foi tentada? O que é ser tentado de fato? Vamos ao dicionário:
Tentação: "Disposição de ânimo para a prática de coisas sedutoras ou censuráveis; desejo veemente; propensão".
Bom, diante disso, se eu disser que do ponto de vista da segunda pessoa, ela não se sentiu nem um pouco balançada pela sedução da primeira, não é correto dizer que ela não se sentiu tentada? Apesar de que do ponto de vista da primeira, ela o estava tentando?
O mesmo se aplica a todos estes textos usados pela BDC. Do ponto de vista humano para com Deus, estes o tentaram. Porém, do ponto de vista de Deus isto nunca ocorreu, pois Deus não pode ser tentado.
Deus não tem "uma disposição de ânimo para a prática de coisas sedutoras ou censuráveis";
Deus não tem "por
estas coisas um desejo veemente";
Deus não tem "propensão
a estas coisas".
Concluindo: Os textos não estão dizendo que Deus pode ser tentado. Pelo contrário, eles deixam claro em seus contextos que aqueles que buscam "tentar" à Deus, estão perdendo seu tempo. Pois, Deus não pode ser tentado. O homem o tenta, porém em vão, pois Ele não pode ser tentado!
Concluindo: Os textos não estão dizendo que Deus pode ser tentado. Pelo contrário, eles deixam claro em seus contextos que aqueles que buscam "tentar" à Deus, estão perdendo seu tempo. Pois, Deus não pode ser tentado. O homem o tenta, porém em vão, pois Ele não pode ser tentado!
Pipe
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