Vinagre e
fel.
Mt 27:34 - deram-lhe a beber vinho misturado com
fel; mas ele, provando-o, não quis beber.
Vinho e mirra.
Mc 15:23 - E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas
ele não o tomou.
Vinagre e
hissopo.
Jo 19:29 - Estava, pois, ali um vaso cheio de
vinagre. E encheram de vinagre uma esponja e, pondo-a num hissopo, lha chegaram
à boca.
-------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Por Pipe
Vamos ver então quais são os elementos em questão
em seu significado segundo o Novo Dicionário da Bíblia (NDB) e a Bíblia de
Estudo NVI:
1.Vinho: "Bebida derivada da Uva". (NDB-
pg.1661-1662)
2.Fel: "Planta cujos frutos eram extremamente
amargos. Traduzidas como erva venenosa (Os 10:4); veneno (Jó 20:16); Água
venenosa (Jr 8:14) e ardente veneno (Dt 32:33), sendo freqüentemente associado
com a erva amarga absinto (Dt 29:18; Jr 9:15; Lm 3:19; Am 6:12). O fel
oferecido a Cristo, durante sua crucificação era um vinho diluído que continha
drogas entorpecentes". (NDB - pg.609)
"Reza a tradição que as mulheres de Jerusalém
tinham por hábito fornecer esse analgésico para diminuir a dor dos presos ao serem
crucificados". (Bíblia de Estudo NVI)
3.Mirra: "formou parte de um estupefaciante
que Lhe foi oferecido no Calvário" (NDB - pg.1054)
"O talmude dá evidência de que o incenso era
misturado com vinho para diminuir a dor. A mirra é uma especiaria extraída de
plantas nativas dos desertos". (Bíblia de Estudo NVI)
4.Vinagre: "Bebida derivada da fermentação do
vinho". (NDB - pg.1664)
"Tipo de vinho barato - semelhante ao vinagre
dos dias de hoje". (Bíblia de Estudo NVI)
5.Hisssopo: "Planta difícil de identificar
visto que as referências nem sempre sugerem a mesma espécie". (NDB -
pg.1292)
"Nome dado a várias plantas". (Bíblia de
estudo NVI)
Tratando os textos:
1. Os três evangelistas concordam que a bebida era
vinho ou uma espécie de vinho (vinagre).
2. Os três evangelistas concordam que o vinho
(vinagre) foi misturado com alguma bebida derivada de plantas que tinha o
propósito de ser uma espécie de entorpecente. O fel como já dito é traduzido
por veneno em diversas passagens das Escrituras e era usada como analgésico
(entorpecente). A mirra era extraída também de plantas e usada como
entorpecente para aliviar a dor. A palavra Hissopo era dada a várias plantas.
Portanto:
Fel necessariamente não significa uma espécie de
planta e sim veneno. Hissopo também não significa uma espécie de plantas e sim
de várias. Provavelmente a planta usada foi a Mirra. Pois como já dissemos,
Marcos na maioria das vezes é mais específico que os demais.
Conclusão:
1. A bebida foi vinho ou vinagre (que é derivado do
vinho).
2. A mistura era derivada de plantas que tinham o
objetivo de entorpecer a pessoa, ou seja, diminuir a dor. E neste caso, a droga
usada poderia ser chamada de fel (veneno). Hissopo foi usado por João para
definir de maneira geral que foi uma planta usada na mistura. Já Marcos, foi
específico dizendo que a planta usada foi de fato a Mirra.
Portanto, não há nenhuma contradição!
Pipe
_________________________________________________
Contribuição de Guilherme
Born: Uma outra proposta!
A contradição proposta pela BDC não pode incluir o
texto de João, pois o mesmo ocorreu depois da Crucificação. Os textos de Mateus
e Marcos ocorrem antes da Crucificação. Vejamos:
Mateus 27
33 E,
chegando ao lugar chamado Gólgota, que se diz: Lugar da Caveira,
34 Deram-lhe
a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.
35 E,
havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se
cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e
sobre a minha túnica lançaram sortes.
Marcos 15
22 E levaram-no
ao lugar do Gólgota, que se traduz por lugar da Caveira.
23 E
deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou.
24 E,
havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sobre elas sortes,
para saber o que cada um levaria.
25 E era a
hora terceira, e o crucificaram.
João 19
17 E, levando
ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se
chama Gólgota,
18 Onde o
crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio (...)
23 Tendo,
pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro
partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida
toda de alto a baixo, não tinha costura.
24 Disseram,
pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver
de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as
minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois,
fizeram estas coisas.(...)
28 Depois,
sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura
se cumprisse, disse: Tenho sede.
29 Estava,
pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e,
pondo-a num hissope, lha chegaram à boca.
30 E, quando
Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou
o espírito.
Como vemos, em João, o episódio é totalmente
diferente ao que foi relatado por Mateus e Marcos, isso porque é realmente
outro episódio.
Como o Pipe explicou, Vinho e Fel (ou vinagre e
Mirra) era dado como entorpecente, para alívio da dor. Porém além disso, era
uma droga. Portanto, Jesus sabia que deveria continuar sentindo dor e sabia
que, como um ser santo, não poderia drogar-se. Essa atitude de drogar o
condenado era comum antes da crucificação.
Além da diferença entre os três textos na ocasião
da narrativa, existe outra diferença gritante. Jesus, no relato de João PEDE
água, pois estava com sede, mas ganha vinagre em uma esponja. Ele estava em
seus minutos finais, e isso é bem diferente do que Mateus e Marcos relatam,
pois eles descrevem o que deram antes da crucificação.
Agora vamos ver os minutos finais em Mateus e
Marcos:
Mateus 27
46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz,
dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me
desamparaste?
47 E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto,
diziam: Este chama por Elias,
48 E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e
embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.
49 Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se
Elias vem livrá-lo.
50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz,
rendeu o espírito.
Opa... igualzinho a João
Marcos 15
34 E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz,
dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por
que me desamparaste?
35 E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto,
diziam: Eis que chama por Elias.
36 E um deles correu a embeber uma esponja em
vinagre e, pondo-a numa cana, deu-lho a beber, dizendo: Deixai, vejamos se virá
Elias tirá-lo.
37 E Jesus, dando um grande brado, expirou.
Nossa, coincidência.. igualzinho a João também!
Pré-conclusão:
Mateus e Marcos estão falando da bebiba (droga) que
deram antes da crucificação e depois relatam que deram a esponja embebida em
vinagre;
João relata apenas a esponja embebida em vinagre,
perto da morte de Jesus.
Omissão não é contradição.
Sendo assim, a contradição estaria apenas entre
Mateus e Marcos, pois um diz que a bebida dada antes da crucificação era vinho
com mirra e outro diz que era vinagre com fel.
Outra coisa é sobre o Hissopo. Não tem nada a ver
com que a BDC pensa.
Vamos lá
Vamos analisar antes o Hissopo, que é mais simples.
Hissopo não é uma planta que foi misturada ao
vinagre antes da morte de Jesus, já crucificado. Hissopo (de acordo com que
sugerem Mateus, marcos e João) é uma planta com grandes galhos firmes, pois o
guarda que deu o vinagre a Jesus espetou a esponja no hissopo. Vamos ver:
João 19
29 Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E
encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca.
Ou seja, colocaram a esponja cheia de vinagre nesse
hissopo (hissope) e levaram até a boca de Jesus.
Vamos ver o que Mateus e Marcos dizem:
Mateus 27
48 E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e
embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.
Marcos 15
36 E um deles correu a embeber uma esponja em
vinagre e, pondo-a numa cana, deu-lho a beber, dizendo: Deixai, vejamos se virá
Elias tirá-lo.
Então, corrigindo, hissopo não é uma planta misturada
no vinagre, primeiramente porque os textos mostram que ela foi usada para levar
a esponja até a boca de Jesus (ele estava no alto) e o vinagre não possuía
nenhuma mistura (vinagre dado perto da morte de Jesus)
Agora vamos a "contradição" de fato.
Significado das palavras:
.Vinho: "Bebida derivada da Uva". (NDB-
pg.1661-1662)
.Vinagre: "Bebida derivada da fermentação do
vinho". (NDB - pg.1664)
"Tipo de vinho barato - semelhante ao vinagre
dos dias de hoje". (Bíblia de Estudo NVI)
O vinagre não era usado como hoje, no tempero de
saladas. Em vários relatos do NT, vemos que as pessoas que não tinham condições
de comprar vinho, bebiam vinagre, pois o mesmo tem o efeito embriagável do
vinho, pois ele é o próprio, apenas fermentado. Vide o milagre da transformação
da água em vinho.
Pré-conclusão:
Vinho e vinagre, em todo o contexto literário e
histórico, eram a mesma coisa, inclusive o vinagre era chamado de vinho barato.
Sobre o Fel e Mirra:
Fel: "Planta cujos frutos eram extremamente
amargos. Traduzidas como erva venenosa (Os 10:4); veneno (Jó 20:16); Água
venenosa (Jr 8:14) e ardente veneno (Dt 32:33), sendo freqüentemente associado
com a erva amarga absinto (Dt 29:18; Jr 9:15; Lm 3:19; Am 6:12). O fel
oferecido a Cristo, durante sua crucificação era um vinho diluído que continha
drogas entorpecentes". (NDB - pg.609)
Mirra: "formou parte de um estupefaciante que
Lhe foi oferecido no Calvário" (NDB - pg.1054)
"O talmude dá evidência de que o incenso era
misturado com vinho para diminuir a dor. A mirra é uma especiaria extraída de
plantas nativas dos desertos". (Bíblia de Estudo NVI)
Seguindo estes exemplos, fica claro que tanta fazia
ser mirra ou fel, pois os dois tinham o mesmo efeito. Outro porém é que o fel
era uma mistura de várias drogas e esta mistura pode ter, na sua maior parte,
Mirra.
Outro dado é que o fel era uma mistura de vinho
diluído com drogas. Podemos perfeitamente aceitar que vinho diluído é a mesma
coisa que vinagre, pois de fato é.
Pré-conclusão:
O Fel dado a Jesus antes da crucificação é uma
mistura de drogas com vinho diluído. Já a Mirra é uma substância pegajosa
extraída de plantas, que possivelmente era uma das drogas misturadas nesse vinho.
O fato de Marcos ter descrito Mirra ao invés de Fel, é devido a sua forma de
escrita no qual dá mais detalhes aos acontecimentos. Para Marcos, devido o Fel
ter muita Mirra, decidiu descrever vinho com Mirra, pois este era o ingrediente
principal da mistura.
Conclusão:
Acerca destes fatos e análises, não existe e nunca
existirá contradição entre estes textos.
Mateus e Marcos relatam que deram algo pra Jesus
antes da crucificação e Ele não bebeu. Já João omite este fato. Ou seja, não
falavam da mesma coisa;
Mateus, Marcos e João são unânimes em afirmar que
foi dado vinagre em uma esponja espetada em uma vara de hissopo (cana).
Vinho e vinagre são a mesma coisa, porém um
fermentado ou diluído e outro normal. No caso dos momentos anteriores a
crucificação, fica claro que o vinagre com fel dado a Jesus era vinho diluído.
Fel é uma mistura de vinho diluído com várias
substâncias extraídas de plantas; Mirra é o ingrediente principal desta
mistura. Tal mistura tem a finalidade de amenizar a dor e agonia do crucificado.
Então a primeira bebida antes da crucificação Jesus não a tomou, mas a segunda na agonia da morte essa Jesus tomou?
ResponderExcluira primeira era entorpecente,logo que Jesus provou ele recusou,para nao aliviar sua dor.Na segunda ele pediu agua e eles le deram vinagre,ele bebeu pois tinha sede,mas esse nao era entorpecente como o outro
ExcluirQue onda.
ResponderExcluirO vinagre produzido através da fermentação de uvas assim como o vinho. Existe uma pequena diferença na fermentação de um e outro. O vinho ruim não serve para vinagre. Para transformar o vinho estragado em vinagre tem todo um processo.
ResponderExcluirO vinagre era tão importante quanto ao vinho na época, era largamente utilizado como desinfetante.
Os banheiros públicos eram munidos de esponjas para higiene pessoal, lavadas e mergulhadas em vasilhas de vinagre para serem desinfetada e assim serem utilizadas novamente.
Então é fácil concluir que esponja embebida em vinagre deram a jesus.
A esponja embebida em vinagre que deram para Jesus beber já crucificado é fato. A possibilidade de que esta esponja na ponta de uma vara era do mesmo tipo da usada nos banheiros públicos dos romanos, é chocante, pois simbolizaria o máximo da humilhação do Senhor Jesus. Depois disso: "está consumando".
ResponderExcluir