Hirão era da
tribo de Naftali.
I Rs 7:13-14 - E enviou o rei Salomão mensageiros e mandou trazer a Hirão de
Tiro. Este era filho de uma mulher viúva, da tribo de Naftali, e fora seu pai
um homem de Tiro que trabalhava em cobre; e era cheio de sabedoria, e de
entendimento, e de ciência para fazer toda obra de cobre; este veio ao rei
Salomão e fez toda a sua obra.
Hirão era da tribo de Dã.
II Cr 2:13-14 - Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a
saber, Hirão-Abi, filho de uma mulher das filhas de Dã e cujo pai foi homem de
Tiro; este sabe lavrar em ouro, e em prata, em bronze, em ferro, em pedras, e
em madeira, e em púrpura, e em pano azul, e em linho fino, e em carmesim; e é
hábil para toda obra de buril e para todas as engenhosas invenções, qualquer
coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus sábios e os sábios de Davi,
meu senhor, teu pai.
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Descontradizendo:
A Bíblia de
Estudo NVI comenta:
"Essas declaraçõs não são necessariamente
contraditórias entre si:
1. A ascendência da mãe pode ter sido danita, e ela
pode ter sido habitante do território de Naftali.
2. Pode ter tido pais de Dã e de Naftali,
respectivamente, de modo que sua descendência pudesse ser rastreada a qualquer
uma das duas tribos".
3. Uma terceira questão é que em I Re fala
literalmente que ela era da tribo de Naftali e em II Cr, diz apenas que ela era
uma mulher das filhas de Dã. E então fica a pergunta: O termo usado pelo autor
de I Cr ao se referir "Filhas de Dã" significava na sua mente
"da tribo de Dã"?
Para afirmarmos que se trata de uma contradição, teríamos
que ter absoluta certeza de que os três pontos levantados são inválidos. Caso
contrário, a aparente "contradição" repousa também em especulações.
Pipe
Guilherme
Born:
Como em II Cronicas fala que ela era descendente
das filhas de Dã, ou seja, avó de Hirão, pode muito bem o avô dele ser de
Naftali, assim em 1 Reis, o autor utiliza a descendência de Naftali, vinda do
avô e o autor de II Crônicas descreveu pela descendência de Dã, vinda da avó.
Hirão era filho de uma mulher viúva cujos pais eram
de tribos diferentes. O pai da viúva era de Naftali. A mãe da viúva era de Dã.
Essa conclusão é tirada de II crônicas, que enfatiza a informação que a viúva
era filha das filhas de Dã e em I Reis, o autor não tem a preocupação em
enfatizar isso, pois pela cultura da época, quando se falava em descendência,
sempre vinha primeiramente a descendência a partir do Homem.
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