Antes:
João 2:13 – purifica o templo;
João 12:12 – entrada em Jerusalém;
Depois:
Mateus 21:8 – entrada em Jerusalém;
Mateus 21:12 – purificação do templo.
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Descontradizendo:
João 2:
12 Depois
disso ele desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Ali
ficaram durante alguns dias.
13 Quando já
estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém.
14 No pátio
do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados
diante de mesas, trocando dinheiro.
15 Então ele
fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os
bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas.
16 Aos que
vendiam pombas disse: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu
Pai um mercado!”
17 Seus
discípulos lembraram-se que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumirá”.
18 Então os
judeus lhe perguntaram: “Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como
prova da sua autoridade para fazer tudo isso?”
19 Jesus lhes
respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”.
20 Os judeus
responderam: “Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o
senhor vai levantá-lo em três dias?”
21 Mas o
templo do qual ele falava era o seu corpo.
22 Depois que
ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito.
Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.
Refutando:
1. Se trata de duas purificações. No decorrer
explanarei isto.
2. João relata a purificação na primeira vez que
Jesus subiu ao templo. Já Mateus relata a última vez em que Jesus esteve no
templo.
3. João relata depois do episódio várias idas de
Jesus a Jerusalém visitando o templo: Jo 5:1 e 14; 7:14 e 28; etc...Mateus não
relata nenhuma visita de Jesus ao templo antes do cap.21. Apenas no cap.21 ele
cita o templo e por sinal destaca a segunda purificação. Depois disto Jesus foi
crucificado. Em João, Jesus viveu todo o seu ministério entre o evento do
templo e a cruz.
4. João cita Jesus fazendo uso de um chicote para
expulsar os cambistas. Já Mateus apenas diz que Jesus expulsou os cambistas
virando as mesas.
5. As palavras de Jesus em João foram: “Tirem estas
coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!”. João liga este
ato a profecia de Sl 69:9: “O zelo pela tua casa me consumirá”. Já em Mateus,
as palavras de Jesus foram: “Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de
oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’” Mateus relata nas
palavras de Jesus o texto de Is 56:7 e Jr 7:11.
6. Em João os sacerdotes abordam Jesus com estas
palavras: “Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua
autoridade para fazer tudo isso?”. Já em Mateus: “Não estás ouvindo o que estas
crianças estão dizendo?”.
7. Em João Jesus responde: “Destruam este templo, e
eu o levantarei em três dias”. E os sacerdotes dizem: “Este templo levou
quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três
dias?” E a conclusão dos discípulos é: Mas o templo do qual ele falava era o
seu corpo. Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se
do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus
dissera. Já Mateus, Jesus responde: “Sim, vocês nunca leram:“ ‘Dos lábios das
crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’”?.
8. Todos os textos de Mateus, conferem com Marcos,
e Lucas. Tanto o contexto em que ocorreu, ou seja, na última visita de Jesus,
como também fazem uso das mesmas palavras tanto para Jesus quanto para os
sacerdotes que o abordaram.
Compare o texto com Marcos 11:
15 Chegando a
Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam
comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que
vendiam pombas
16 e não
permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo.
17 E os
ensinava, dizendo: “Não está escrito: “ ‘A minha casa será chamada casa de
oração para todos os povos’c? Mas vocês fizeram dela um ‘covil de ladrões’”.
Observe que Marcos não cita o chicote e as palavras
de Jesus e dos sacerdotes não são as mesma de João e sim de Mateus.
Agora leiam o relato em Lucas 19:
45 Então ele
entrou no templo e começou a expulsar os que estavam vendendo.
46
Disse-lhes: “Está escrito: ‘A minha casa será casa de oração’; mas vocês
fizeram dela ‘um covil de ladrões’”.
Também coincidem tanto com Mateus quanto com
Marcos.
Conclusão:
Não há em João nenhuma parte do texto que ligue o
evento aos relatos semelhantes de Mateus, Marcos, e Lucas.
Não há uma única palavra tanto de Jesus quanto dos
sacerdotes que coincidem uma com as outras para afirmarmos que se trate da
mesma situação.
João relatou uma outra ocasião em que Jesus também
se indignou e purificou o templo. Esta é a única coincidência que ligaria o
relato de João com os demais.
Porém, os relatos não dão margem para afirmarmos
que se trate da mesma situação.
Já os relatos de Mateus, Marcos e Lucas são
semelhantes e neste caso se trata da mesma situação.
Pipe
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