Sim.
Gn
9:25-27, 16:8-9, 17:12-13, 24:35-36, 26:12-14, Ex 12:44, 20:17, 21:2-6, 21:7,
21:20-21, 21:26-27, 22:2-3, Lv 19:20, 22:11, 25:39, 25:44-46, Dt 5:21, 15:12,
20:10-11, 20:14, Js 9:23, Lc 12:46-47, 17:7-9, I Co 7:21-22, Ef 6:5, Cl 3:22, I
Tm 6:1-5, Tt 2:9-10, I Pe 2:18
Não.
Ex
21:16, Lv 19:13, 19:18, 19:33-34, 25:10, Dt 15:9-10, 23:15-16, 24:7, 24:14-15,
Pv 22:22-23, Is 58:6, Jr 22:13, Ml 3:5, Mt 4:10, 23:10, Mc 10:42-43, I Co 7:23,
Fp 2:3, I Tm 1:9-10, Fm 1:10-15, Hb 13:3, Tg 5:4
-----------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo vs. por vs.:
Gn 9:25-27 - "E disse: Maldito seja Canaã; servo dos
servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e
seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e
seja-lhe Canaã por servo".
E onde diz
aqui que Deus aprovou o ato de Noé? Se for assim, todas as histórias absurdas
de pecados cometidos pelos homens de Deus na Bíblia foram aprovadas por Deus. E
isto é um absurdo. O fato de a Bíblia descrever esta história, não significa
que Deus aprovou.
Gn 16:8-9 - "E disse: Agar, serva de Sarai, de onde
vens e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai, minha
senhora. Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora e
humilha-te debaixo de suas mãos".
A BDC
quer interpretar uma história da Bíblia que ocorreu a 3.500 anos atrás com os
mesmo olhos culturais que enxergamos a escravidão nos dias de hoje. Ela comete
o mesmo erro de sempre, isola a situação do seu contexto para dizer aquilo que
ela quer que diga.
O anjo
veio até Agar lhe propor uma solução urgencial e não uma solução que envolveria
todos os escravos daquela época. A solução urgencial era Agar voltar para sua
senhora para que ela e seu filho não morressem no deserto. E o que foi que
aconteceu? Agar voltou e de seu filho Ismael nasceu um poderoso povo que são os
árabes nos dias de hoje. Se o anjo não tivesse intervindo na história de Agar,
os árabes não existiriam hoje.
A
escravidão era o ponto de menor relevância nesta história. O assunto de maior
importância era a sobrevivência de Agar e Ismael. E graças ao Deus que
intervém, Agar e Ismael sobreviveram. E todos os árabes deste mundo devem
levantar suas mãos aos Céus e agradecer por este dia.
Gn 17:12-13 - "O filho de oito dias, pois, será
circuncidado; todo macho nas vossas gerações, o nascido na casa e o comprado
por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua semente. Com efeito,
será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; e estará
o meu concerto na vossa carne por concerto perpétuo. E o macho com prepúcio,
cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada dos
seus povos; quebrantou o meu concerto".
Gn 24:35-36 - "O SENHOR abençoou muito o meu senhor, de
maneira que foi engrandecido; e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e
servos e servas, e camelos e jumentos. E Sara, a mulher do meu senhor, gerou um
filho a meu senhor depois da sua velhice; e ele deu-lhe tudo quanto tem".
Gn 26:12-14 - "E semeou Isaque naquela mesma terra e
colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E
engrandeceu-se o varão e ia-se engrandecendo, até que se tornou mui grande; e
tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de
maneira que os filisteus o invejavam".
Ex 12:44 - "Porém todo servo de qualquer, comprado
por dinheiro, depois que o houveres circuncidado, então, comerá dela".
Ex 20:17 - "Não cobiçarás a casa do teu próximo; não
cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu
boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo".
Ex 21:2-7 - "Se comprares um servo hebreu, seis anos
servirá; mas, ao sétimo, sairá forro, de graça. Se entrou só com o seu corpo,
só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sairá sua mulher com ele. Se
seu senhor lhe houver dado uma mulher, e ela lhe houver dado filhos ou filhas,
a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá só com seu corpo. Mas,
se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e
a meus filhos, não quero sair forro, então, seu senhor o levará aos juízes, e o
fará chegar à porta, ou ao postigo, e seu senhor lhe furará a orelha com uma
sovela; e o servirá para sempre. E, se algum vender sua filha por serva, não
sairá como saem os servos".
Ex 21:20-21 - "Se alguém ferir a seu servo ou a sua
serva com vara, e morrerem debaixo da sua mão, certamente será castigado;
porém, se ficarem vivos por um ou dois dias, não será castigado, porque é seu
dinheiro".
Ex 21:26-27 - "E, quando alguém ferir o olho do seu
servo ou o olho da sua serva e o danificar, o deixará ir forro pelo seu olho.
E, se tirar o dente do seu servo ou o dente da sua serva, o deixará ir forro
pelo seu dente".
Ex 22:2-3 - "Se o ladrão for achado a minar, e for
ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue. Se o sol houver
saído sobre ele, será culpado do sangue. O ladrão fará restituição total; e se
não tiver com que pagar, será vendido por seu furto".
Lv 19:20 - "E, quando um homem se deitar com uma
mulher que for serva desposada do homem e não for resgatada, nem se lhe houver
dado liberdade, então, serão açoitados; não morrerão, pois não foi
libertada".
Lv 22:11 - "Mas, quando o sacerdote comprar alguma
alma com o seu dinheiro, aquela comerá delas e o nascido na sua casa; estes
comerão do seu pão".
Lv 25:39 - "Quando também teu irmão empobrecer,
estando ele contigo, e se vender a ti, não o farás servir serviço de
escravo".
Lv 25:44-46 - "E, quanto a teu escravo ou a tua escrava
que tiveres, serão das gentes que estão ao redor de vós; deles comprareis
escravos e escravas. Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que
peregrinam entre vós, deles e das suas gerações que estiverem convosco, que
tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão. E possuí-los-eis por
herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão;
perpetuamente os fareis servir, mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel,
cada um sobre o seu irmão, não vos assenhoreareis dele com rigor".
Dt 5:21 - "E não cobiçarás a mulher do teu próximo;
e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a
sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu
próximo".
Dt 15:12 - "Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia
se vender a ti, seis anos te servirá, mas, no sétimo ano, o despedirás forro de
ti".
Dt 20:10-11 - "Quando te achegares a alguma cidade a
combatê-la, apregoar-lhe-ás a paz. E será que, se te responder em paz e te
abrir, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá".
Dt 20:14 - "salvo as mulheres, e as crianças, e os
animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e
comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o SENHOR, teu Deus".
Js 9:23 - "Agora, pois, sois
malditos; e, dentre vós, não deixará de haver servos, nem rachadores de lenha,
nem tiradores de água, para a casa do meu Deus".
Respondendo:
O Novo
Dicionário da Bíblia, editado por J. D.
Douglas, editora Vida Nova, faz o seguinte comentário:
"Geralmente um espírito
muito mais humanitário respira por todas as leis e costumes do Antigo
Testamento a respeito da escravidão, segundo é ilustrado por suas repetidas
injunções, em nome de Deus, para que ninguém dominasse com violência qualquer
irmão israelita (por exemplo Lv 25:43, 46, 53, 55; Dt 15:14...). Até mesmo
quando a lei e o costume dos hebreus acerca dos escravos compartilham da
herança comum do antigo mundo semítico, há um cuidado sem paralelo, em nome de Deus,
pelas pessoas que por sua própria posição não eram reputadas pessoas, algo que
se faz ausente dos códigos legais da Babilônia ou da Assíria. Além disso, deve
ser relembrado que, em termos gerais, a economia do Oriente Próximo da
antiguidade nunca se baseou substancial ou principalmente sobre o trabalho
escravo, como no período ´clássico` e no período posterior da Grécia e , acima
de tudo, do império romano. E Jó (31:13-15) anuncia o conceito da igualdade de
todos os homens, qualquer que seja a sua condição, perante o criador de todos,
que é Deus".
Gleason Archer no livro: "Enciclopédia de
Temas Bíblicos" da editora Vida, diz o seguinte:
"No que concerne ao status
moral da escravidão nos tempos antigos, devemos reconhecer que era praticada
por todos os povos antigos de que temos registros históricos: egípcios,
sumérios, babilônicos, assírios, fenícios, sírios, moabitas, amonitas,
edomitas, gregos, romanos, e todos os demais. A escravidão fazia parte da vida
e das culturas antigas, tanto quanto o comércio, os impostos e os cultos no
templo. Só depois do surgimento de um conceito mais elevado do ser humano e de
sua dignidade inata como pessoas criada à imagem de Deus, o qual permeou o
mundo em decorrência dos ensinos da Bíblia, é que surgiu também um forte sentimento
na cristandade contra a escravidão. Passou-se a questionar a razão da
existência do escravo. Não se tem conhecimento de um movimento equivalente
favorável à abolição da escravatura em nenhuma civilização não-cristã”.
Lc 12:46-47 - "virá o Senhor daquele servo no dia em que
o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua
parte com os infiéis. E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se
aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites".
Lc 17:7-9 - "E qual de vós terá um servo a lavrar ou a
apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te e assenta-te à
mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que
tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura, dá graças ao
tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não".
Jesus
apenas usou uma realidade cultural para falar de uma realidade espiritual. Ele
não estava apoiando a escravidão. Ele apenas a usou como parâmetro de
comparação.
I Co 7:21-22 - "Foste chamado sendo servo? Não te dê
cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião. Porque o que é
chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e, da mesma maneira,
também o que é chamado, sendo livre, servo é de Cristo".
Ef 6:5 - "Vós, servos, obedecei a vosso senhor
segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a
Cristo,"
Cl 3:22 - "Vós, servos, obedecei em tudo a vosso
senhor segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos
homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus".
I Tm 6:1-6 - "Todos os servos que estão debaixo do jugo
estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a
doutrina não sejam blasfemados. E os que têm senhores crentes não os desprezem,
por serem irmãos; antes, os sirvam melhor, porque eles, que participam do
benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta. Se alguém ensina alguma
outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus
Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas
delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas,
porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de
entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho.
Aparta-te dos tais".
Tt 2:9-10 - "Exorta os servos a que se sujeitem a seu
senhor e em tudo agradem, não contradizendo, não defraudando; antes, mostrando
toda a boa lealdade, para que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de Deus,
nosso Salvador".
I Pe 2:18 - "Vós, servos, sujeitai-vos com todo o
temor ao senhor, não somente ao bom e humano, mas também ao mau;"
Quem eram
na maioria os cristãos? De que classe social vinham? R: A grande maioria eram
escravos convertidos ao cristianismo. Gente pobre, enferma,, párias sociais,
etc... Quem foi que tornou escravos estas pessoas para quem estes escritos
foram dirigidos? R: O império Romano! Diante disto, qual deveria ter sido o
conselho dos apóstolos para estas pessoas? "Rebelem-se! Não os sirvam! Não
se sujeitem! Não esperem ser livres pela lei romana. Libertem-se por si mesmo!
Se forem obrigados a servir, sirvam com amargura e ódio aos seus senhores! Os
odeiem! Não os honrem de maneira nenhuma!” O que vocês acham que teria
acontecido a estes escravos caso tivessem tido e seguido tal conselho? Não é
necessário nem dizer que certamente seriam executados ou presos. O conselho dos
apóstolos não implicava em algum tipo de apologia a escravidão, e sim apenas a
um conselho para que pudessem lidar com aquela realidade com outros olhos.
Conclusão:
Quando
Jesus veio a terra, ele não manifestou algum tipo de opinião absoluta
diretamente relacionada à escravidão. Porém, os apóstolos, principalmente
Paulo, deixaram uma herança que perdura até os dias de hoje. Foi o
cristianismo, e apenas o cristianismo que aboliu a escravidão. O fato de Deus
ter permitido não significa que Ele quis. A lei dizia: Amarás o teu próximo
como a ti mesmo. Nisso estava impresso: Não faça de ninguém teu escravo. Os acréscimos de Deus na lei levítica obedeciam
a uma emenda urgêncial e não um absoluto do seu caráter. Em Cristo isto ficou
claro. O argumento de que se Deus proibisse milhares seriam poupados é irreal.
Pois Deus proibiu aos homens matarem e os homens matam milhares de outros
homens todos os dias. Deus proibiu o adultério, e os homens continuam
adulterando. Deus proibiu muitas coisas na Lei e isto implicou de fato algo de
concreto no comportamento humano quando este desejasse fazê-lo? Você acha mesmo
que se Deus dissesse: "- Não faça de ninguém escravo!". Você acha que
a escravidão deixaria de existir? A escravidão deixou de existir quando o
Evangelho da graça foi anunciado e não a lei em si mesmo. A lei não transforma
o homem e sim o Evangelho da Graça. E foi este Evangelho que aboliu a
escravidão.
Portanto,
a Bíblia não apoia a escravidão e nem a defende. A Bíblia pelo contrário,
coloca limites no que diz respeito a uma situação em que um homem de Deus tenha
porventura um escravo em suas mãos. E
mesmo diante disto, esta escravidão tinha um limite de 7 anos. Depois disto, o
escravo deveria ser liberto. Onde houve na história da escravidão tal lei de
defesa para o escravo? Em qual outra cultura a escravidão foi tratada com
tamanha humanidade como na cultura judaica/cristã?
E jamais
se esqueça disso:
FOI O CRISTIANISMO QUE ABOLIU A
ESCRAVIDÃO DE SOBRE A FACE DA TERRA!
Pipe
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