terça-feira, 6 de maio de 2014

Nós somos punidos pelos erros de outros?

Sim.
Gn 9:21-25, Ex 20:5, 34:7, Nm 14:18, Dt 5:9, 23:2, 28:18, II Sm 12:14, 21:6-9, I Rs 2:33, 11:11-12, 21:29, II Rs 5:27, Is 14:21, Jr 16:10-11, 29:32, 32:18

Não.
Dt 24:16, Jr 31:29-30, Ez 18:20"

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Descontradizendo:
Tratarei apenas os textos usados pela BDC para propor que Deus não visita o pecado dos pais nos filhos:

Dt 24:16 - "Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos, pelos pais; cada qual morrerá pelo seu pecado".

Jr 31:29-30 - "Naqueles dias, nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, mas foram os dentes dos filhos que se embotaram. Ao contrário, cada um morrerá pela sua iniquidade, e de todo homem que comer uvas verdes os dentes se embotarão".

Ez 18:20 - "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele".

1. Quando Deus ordena em Dt 24:16 que os filhos não deverão pagar pelos erros dos pais, esta regra se refere ao juízo exercido pelos seres humanos e não pelo juízo exercido por Deus. Deus não está incluso nesta regra, pois Ele é Deus! E como Deus Ele é o absoluto. As leis foram criadas para o homem e não para Ele.

2. E se porventura Deus não desejar aplicar o juízo em alguém inocente, o faz por livre e soberana escolha, e não por que é condicionado a isto como no caso de Jr 31:29-30 e Ez 18:20. Deus não pode ser condicionado a nada. Ele é o absoluto. Ele decide ser misericordioso quando bem lhe desejar e não por uma condição que ele coloca apenas em nós limitados seres humanos. Quando Ele julga ou deixa de julgar é algo que além dos limites reducionista que temos do que seja de fato Justiça. Ele foi inteiramente Justo quando adoeceu o filho de Davi e este veio a falecer. Por mais que isto se choque com o meu e o teu senso de justiça, Ele como Deus sabia absolutamente o que estava fazendo. E todo o questionamento diante disto parte da nossa limitação humana de não poder perscrutar a mente de Deus.

3. As razões e os porques que levam Deus a tomar tal atitude, são questões que competem a Ele apenas.

Conclusão:
Nós seres humanos não podemos punir ninguém pelo erro de outro. Porém, Deus não está incluso nisto.


Não há nenhuma contradição nestes textos, uma vez que eles estão se referindo ao juízo humano e não ao juízo de Deus.

Pipe

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