Não
devemos comer animais.
Gn 1:29,
Pv 23:20, Is 7:14-15, Dn 1:8, Rm 14:21
Somente
alguns tipos de animais podem ser comidos.
Lv 11:2-4, Dt 14:7-8
Nós
podemos comer qualquer tipo de animal.
Gn 9:3, Mc 7:18-20, At 10:10-13, Rm 14:2, 14:14, I
Co 10:25, I Tm 4:1-3
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Descontradizendo
- Versículo por versículo.
Não
devemos comer carne de animais:
Gn 1:29 - E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva
que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há
fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.
Isto foi dito por Deus antes da queda. Por tanto
não se aplica mais ao período pós-queda.
Obs: Os carnívoros no Éden se alimentavam de ervas
como os outros animais.
Observe que o vs.30 diz: "E a todos os animais
da terra, a todas as aves do céu e a todos os seres viventes que se arrastam
sobre a terra, tenho dado todas as ervas como mantimento...".
Porém, devido ao pecado os animais e toda a criação
passaram por mudanças de comportamento. Uma delas diz respeito a sua própria
alimentação.
Pv 23:20 - Não estejas entre os beberrões de vinho, nem
entre os comilões de carne.
COMILÕES! O texto diz COMILÕES!
O que é um comilão?
Um pouco antes fala de BEBERRÕES!
Ou seja, pessoas que exageram tanto no beber vinho
quanto no comer carne. Não há nada aqui que proíba beber vinho ou comer carne.
Diz apenas, maneire! Não seja um beberrão e nem um glutão!
Is
7:14-15 - Portanto, o mesmo
Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho,
e será o seu nome Emanuel. Manteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o
mal e escolher o bem.
Puxa, como eu fiz força pra tentar ver o que o
"intelectual" viu. Porém, não consegui ver onde está escrito que Jesus
(a profecia é a respeito dele) não comeria carne?
Jesus comeu carne enquanto esteve na terra:
Jo
21:13-15: "Veio Jesus, tomou o pão e lhes deu, e
semelhantemente o peixe... Depois de terem comido,...".
Mesmo que você diga assim: "- Ah, mas o texto
não diz que Jesus comeu!", beleza, mesmo duvidando disso, você deve
concordar que Ele deu os peixes para os discípulos comerem e em nenhum momento
os proibiu disso.
Obs: O mesmo aconteceu na multiplicação dos peixes
em Mt 14:13-21. Principalmente o
vs.20: "Todos comeram e se
saciaram,...".
Se não vai me dizer que Jesus multiplicou os peixes
para as pessoas levarem para casa e colocarem num aquário vai?
Dn 1:8 - E Daniel assentou no seu coração não se
contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia;
portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
Onde diz carne aqui?
E mesmo que dissesse carne, o texto diz que Daniel
não queria a "carne" (Manjar) do Rei, nem o vinho do Rei.
O texto, primeiro não fala carne. Segundo, diz
apenas que Daniel não queria a comida do Rei.
Rm 14:21 - Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem
fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se
enfraqueça.
1. Paulo diz apenas: "- Bom é...", ou
seja, é apenas um conselho e não um absoluto.
2. A carne que ele se refere aqui é carne sacrifica
a ídolos e não todo o tipo de carne.
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Somente
alguns tipos de animais podem ser comidos:
Lv 11:2-4 - Falai aos filhos de Israel, dizendo: Estes são
os animais que comereis de todos os animais que há sobre a terra: tudo o que
tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e remói, entre os
animais, aquilo comereis. Destes, porém, não comereis: dos que remoem ou dos
que têm unhas fendidas: o camelo, que remói, mas não tem unhas fendidas; este
vos será imundo;
Dt 14:7-8 - Porém estes não comereis, dos que somente
remoem ou que têm a unha fendida: o camelo, a lebre e o coelho, porque remoem,
mas não têm a unha fendida; imundos vos serão. Nem o porco, porque tem unhas
fendidas, mas não remói; imundo vos será; não comereis da carne destes e não
tocareis no seu cadáver.
Um povo vivendo no Deserto e o seu Deus apenas
dizendo que tipo de comida saudável eles deveriam comer naquelas
circunstâncias.
Animal imundo significa justamente que estes
traziam complicações para a saúde, principalmente se tratando de se estar
vivendo no deserto.
Não há nada de mais nisso. É apenas o cuidado de um
Pai que ama e está cuidando de seus filhos.
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Nós podemos
comer qualquer tipo de animal:
Gn 9:3 - Tudo quanto se move, que é vivente, será para
vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde.
Outra situação, nada a ver com a situação de Israel
no Deserto.
Mc
7:18-20 - E ele disse-lhes:
Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de
fora entra no homem não o pode contaminar, porque não entra no seu coração, mas
no ventre e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai
do homem, isso é que contamina o homem.
De que contaminação Jesus estava se referindo? É
lógico que não se aplica a mesma situação do deserto. É lógico que Jesus não
está falando sobre você comer uma carne infectada de bactérias. Ele estava
explicando, que a preocupação externa de purificação dos fariseus seguindo suas
tradições de lavar as mãos antes de comer, estava acima de algo muito mais
danoso. Que é aquilo que está no nosso coração. Isto sim é danoso e prejudicial
ao ser humano. Jesus não estava tão preocupado em lavar as mãos para comer e
sim em mudar o coração do homem. Não é o que entra pela boca do homem que
contamina a sua moral, o seu caráter. E sim, o que sai de sua boca, sua
postura, seu caráter, suas palavras torpes. Isto sim é veneno que mata.
At
10:10-13 - E, tendo fome, quis
comer; e, enquanto lhe preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
e viu o céu aberto e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado
pelas quatro pontas, vindo para a terra, no qual havia de todos os animais
quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz:
Levanta-te, Pedro! Mata e come.
A grande verdade é que os judeus nunca entenderam
de fato o sentido da lei. Eles sempre distorceram tudo, por exemplo:
A Bíblia diz: "- Não tomarás o nome do Senhor
teu Deus em vão". Os judeus até hoje dizem: "- Nunca pronunciarás o
nome de Deus".
O mesmo aconteceu com Pedro. Jesus veio e lhe
ensinou tanto a respeito da graça, porém Pedro ainda não havia entendido muito
bem pelo jeito a respeito disso e então Deus lhe ensina algo através desta
visão.
A maior prova que Pedro era meio devagar para entender
as coisas, está descrito em Gl 2:11-21.
"E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na
cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da
parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi
retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros
judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar
pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente
conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu,
sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios
a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os
gentios. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé
em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados
pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei
nenhuma carne será justificada.
No contexto do deserto, aqueles animais eram
impuros para o consumo por razões que Deus conhecia. No contexto dos Apóstolos,
depois de 1.500 anos de distância e vivendo num contexto urbano, a situação era
outra.
Por
exemplo:
Todo mundo sabe que o porco tem grande porcentagem
de ter um parasita chamado "Solitária" (taenia) em seu intestino ou
estômago. Este parasita pode ser hospedar no ser humano e lhe causar até a
morte. O homem adquire este parasita através do consumir a carne do porco.
Porém, este risco está situado no consumo de porcos não vacinados e não nos
porcos que são criados exclusivamente para consumo e que chegam até nossa mesa.
Em nenhum momento na Bíblia Deus disse que era
pecado comer os animais imundos. Deus apenas disse que estes animais eram
imundos. Ou seja, não era bom para consumo naquele contexto. Depois, em outra
situação, 1.500 anos depois, a história era outra.
Rm 14:2 - Porque um crê que de tudo se pode comer, e
outro, que é fraco, come legumes.
Paulo está falando do cuidado que nós cristãs temos
que ter uns com os outros. Pois alguns têm uma visão da vida mais reducionista
que outros. Enquanto que alguns entenderam melhor a Graça em Cristo e, portanto
comem de tudo, outros ainda estão presos a alguns legalismos e não se sentem livres
para comerem de tudo. Diante disso, Paulo nos diz para suportarmos com amor
tais irmãos e buscarmos não escandalizá-los.
Rm 14:14 - Eu sei e estou certo, no Senhor Jesus, que
nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda;
para esse é imunda.
Em definitivo Paulo deixa bem claro que os animais
não eram imundos em si mesmo, eles apenas não eram aconselháveis para o
consumo.
Ele também deixa claro que, o animal imundo se
torna imundo no sentido de pecado, se aquele que comer pensar que é pecado.
Então, o problema não está no animal em si mesmo, e sim na mente de quem come.
1 Co
10:25 - Comei de tudo quanto
se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
Paulo está dizendo o seguinte: "- Olha, não
fique perguntando se a carne é sacrificada a ídolos ou não. Vá, compre, coma e
pronto. Porque se não, você compra a carne consciente de que é sacrificada a
ídolos e come achando que é pecado, daí sim você estará pecando. Porque o que é
feito sem fé é pecado".
I Tm 1:1-3 - Mas o Espírito expressamente diz que, nos
últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores
e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo
cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento e ordenando a
abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a
verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
Amém! O tempo da graça chegou. Não dê ouvidos a
legalistas que trazem conselhos falsos de santidade que diz que comer isto ou
aquilo é pecado. Se for para não comer, que seja apenas por questão de saúde ou
então por cuidado com o irmão mais fraco.
Pipe
Comentário
de Guilherme Born:
O proposito desta visão era que o evangelho devia
ser levado aos gentios. Deus figurou os gentios como animais imundos pq os
judeus não se misturavam, achando-se perfeitos e melhores que os gentios. Então
sabiamente O Senhor usou dessa visão para Pedro de que os gentios não eram
imundos e que o evangelho devia ser levados a eles. Esta visão nada tem a ver
com comer a carne de animais imundos Literalmente. é apenas sentido figurado.
Vemos que Pedro não comeu a carne dos animais pq ele entendeu qual o
significado da visão. Versículos posteriores provam o que escrevi acima.
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