Ele lhes
disse que fossem para a Galiléia.
Mt 28:10 - Então, Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos
que vão a Galiléia e lá me verão.
Mc 16:7 - Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai
adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.
Ele lhes
disse que permanecessem em Jerusalém.
Lc 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai,
porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
At 1:4 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem
de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim
ouvistes.
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Descontradizendo:
Leiam o nome da proposta da BDC:
“Onde Jesus disse para os discípulos buscarem-no
depois da sua ressurreição?”
Ele lhes
disse que permanecessem em Jerusalém.
Lc 24:49 - "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai;
ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de
poder".
At 1:4 - "E, estando com eles, determinou-lhes que não se
ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele)
de mim ouvistes".
Os textos estão se referindo ao pentecostes e não a
um encontro com Jesus.
A possível
argumentação da BDC:
É possível que a BDC esteja usando os textos para
dizer que:
"- Jesus não disse para eles se encontrarem
com ele na Galiléia?
Como o texto estaria dizendo que eles deveriam
permanecer em Jerusalém se eles estão falando com Ele na Galiléia?
Na mente deles, isto pode "indicar" que
na verdade eles estavam não na Galiléia e sim em Jerusalém, e, que isto,
portanto denuncia uma "contradição".
Será? Vamos
adiante então...
1. Lucas não relata que Jesus disse para os
discípulos que eles deveriam encontrá-lo na Galiléia. Isto não significa que
eles não o encontraram lá. Lucas apenas não aborda este detalhe.
2. Lucas em Atos volta a relatar a ordenança dada
por Jesus no seu evangelho (Lc 24:49). Não esqueçam que Lucas não está
abordando a questão do encontro na Galiléia e sim a promessa do Espírito santo.
3. Lucas relata que Jesus já tinha aparecido a
Simão (Lc 24:34).
4. Já Mateus, é extremamente reducionista e não
relata os detalhes dos vários encontros que Jesus teve com os discípulos. Fala
apenas do encontro das mulheres com Jesus. Também não relata o encontro de
Jesus com Cleopas e o outro discípulo no caminho de Emaús. Relata apenas o
encontro do vs.16 e em seguida encerra o seu evangelho.
5. Marcos nos dá um pouco mais de detalhes, mas
também ainda assim é bem reducionista no seu relato. Marcos relata rapidamente
que Jesus apareceu a Maria Madalena e aos dois no caminho de Emaús. Ele também
relata apenas um encontro de Jesus com os onze no vs.14 e logo em seguida
encerra o seu evangelho.
6. Lucas relata mais detalhes. Porém, ele também
relata apenas a conversa dos dois no caminho de Emaús (com mais detalhes),
relata que Jesus apareceu a Simão no vs.34; e relata um único encontro de Jesus
com os discípulos antes da ascensão.
7. João também não relata que os discípulos
deveriam se encontrar com Jesus na Galiléia. Relata o primeiro encontro de
Jesus com os discípulos no vs.19. Relata que Tomé não estava entre eles no
vs.24. Jesus aparece novamente para os discípulos e para Tomé no vs.26. Depois
no Cap.21 ele continua a descrever as diversas aparições de Jesus aos
discípulos no vs.14 – ”E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos
seus discípulos depois de ter ressuscitado dos mortos”. E João termina o seu
Evangelho sem relatar a ascensão e a ordenança de que deveriam permanecer em
Jerusalém.
8. Foi provavelmente no terceiro encontro que os
onze finalmente se encontraram com Jesus na Galiléia. Pois, Mateus diz que os
onze se dirigiram para a Galiléia no vs.16 – ”Os onze discípulos foram para a
Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara”. O encontro na Galiléia não
aconteceu no primeiro encontro porque Tomé não estava presente no primeiro
encontro. João diz que o terceiro ocorreu no Mar de Tiberíades na Galiléia.
9. Observe também que Mateus não relata a ascensão
e não relata a ordenança de que deveriam permanecer em Jerusalém. É provável,
que depois disso tiveram um terceiro encontro com Jesus (conforme João) quando
então ocorreu a ordenança de permanecerem em Jerusalém e a ascensão de Cristo.
10. Marcos relata a ascensão, mas não diz onde foi
que ela ocorreu.
11. Lucas relata o terceiro encontro na Galiléia,
quando saíram e se dirigiram para Betânia (vs.50).
Concluindo:
* No primeiro encontro os onze estavam desfalcados,
Tomé não estava presente. E Mateus fala que os onze estavam no encontro na
Galileía. Portanto, o primeiro encontro não foi na Galiléia.
* O encontro na Galiléia também não foi no segundo
encontro quando os onze estavam presentes, porque Tomé só ali foi convencido da
ressurreição de Jesus pelo próprio Jesus.
* Foi no terceiro encontro que eles se dirigiram da
Galileía para Betânia para assistirem a ascensão de Jesus.
Agora
observando o texto mais de perto:
Lc 24:49 – ”E eis que sobre vós envio a promessa de
meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais
revestidos de poder”.
A frase em negrito não significa: “Fiquem onde
estão!” Se trata apenas de uma frase clara indicando onde deveriam ficar
esperando a promessa do pentecostes.
Portanto, Jesus e os discípulos estavam na Galiléia
quando este deu a ordem de ficarem em Jerusalém.
Conclusão: Não há nenhuma contradição!
Pipe
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