Devemos
amá-los, ser gentil com eles, e tratá-los bem.
Mt 5:44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que
vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos
perseguem,
Lc 6:35 - Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai,
sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do
Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Devemos
odiá-los e desejar-lhes mal.
Sl 35:6-8 - Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do
SENHOR os persiga. Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, que sem
razão cavaram para a minha alma. Sobrevenha-lhes destruição sem o saberem, e
prenda-os a rede que ocultaram; caiam eles nessa mesma destruição.
Sl 55:15 - A morte os assalte, e vivos os engula a terra; porque há maldade
nas suas habitações e no seu próprio interior.
Sl 58:6-7 - Ó Deus, quebra-lhes os dentes na boca; arranca, SENHOR, os
queixais aos filhos dos leões. Sumam-se como águas que se escoam; se armarem as
suas flechas, fiquem estas feitas em pedaços.
Sl 69:22-28 - Torne-se a sua mesa diante dele em laço e, para sua inteira
recompensa, em ruína. Escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e faze
com que os seus lombos tremam constantemente. Derrama sobre eles a tua
indignação, e prenda-os o ardor da tua ira. Fique desolado o seu palácio; e não
haja quem habite nas suas tendas. Pois perseguem a quem afligiste e conversam
sobre a dor daqueles a quem feriste. Acrescenta iniqüidade à iniqüidade deles,
e não entrem na tua justiça. Sejam riscados do livro da vida e não sejam
inscritos com os justos.
Sl 83:9-10 - Faze-lhes como fizeste a Midiã, como a Sísera, como a Jabim
na ribeira de Quisom, os quais foram destruídos em En-Dor; vieram a servir de
estrume para a terra.
Sl 83:15-17 - assim persegue-os com a tua tempestade e assombra-os com o
teu torvelinho. Encham-se de vergonha as suas faces, para que busquem o teu
nome, SENHOR. Confundam-se e assombrem-se perpetuamente; envergonhem-se e
pereçam.
Sl 109:6-14 - Põe acima do meu inimigo um ímpio, e Satanás esteja à sua
direita. Quando for julgado, saia condenado; e em pecado se lhe torne a sua
oração. Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. Sejam órfãos os
seus filhos, e viúva, sua mulher. Sejam errantes e mendigos os seus filhos e
busquem o seu pão longe da sua habitação assolada. Lance o credor mão de tudo
quanto tenha, e despojem-no os estranhos do seu trabalho. Não haja ninguém que
se compadeça dele, nem haja quem favoreça os seus órfãos. Desapareça a sua
posteridade, e o seu nome seja apagado na seguinte geração. Esteja na memória
do SENHOR a iniqüidade de seus pais, e não se apague o pecado de sua mãe.
Lm 1:21-22 - Ouvem que eu suspiro, mas não tenho quem me console; todos os
meus inimigos que souberam do meu mal folgam, porque tu o determinaste; mas, em
trazendo tu o dia que apregoaste, serão como eu. Venha toda a sua iniqüidade à
tua presença, e faze-lhes como me fizeste a mim por causa de todas as minhas
prevaricações; porque os meus suspiros são muitos, e o meu coração está
desfalecido.
Lm 3:64-66 - Tu lhes darás a recompensa, SENHOR, conforme a obra das suas
mãos. Tu lhes darás ânsia de coração, maldição tua sobre eles. Na tua ira, os
perseguirás, e eles serão desfeitos debaixo dos céus do SENHOR.
I Co 16:22 - Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema;
maranata!
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Descontradizendo:
Vamos a algumas considerações com respeito a esta
aparente "contradição":
1. No Antigo Testamento a Lei era o que dirigia as
ações cotidianas do povo. Portanto, era a própria Lei que dizia: "Não
matarás!" ou "Ame o teu próximo!". Diante disto, todas as ações
de Israel e do próprio Deus quando se refere a matar, estavam ligadas ao ato de
juízo. Ou seja, Deus destruía os homens como juízo. E também, Deus usava não
apenas Israel, mas outras nações como instrumentos de juízo a outras nações.
2. A Lei dizia: "Não mate!". Porém, a
própria Lei dizia que em caso de adultério, os dois adúlteros deveriam ser
mortos. O que concluímos com isto é que, em caso de juízo a Lei permitia que se
matasse.
3. Os salmos são a expressão do desejo dos homens
que andavam com Deus de verem este juízo sendo aplicado. Não havia sinais de
arrependimento naqueles homens e diante disto se era conclamado o juízo de Deus
a eles.
4. Outra questão, é que os salmos não são
necessariamente o pensar de Deus e sim apenas o pensar de alguém que andava com
Deus. O fato de um salmo ser dirigido a Deus, não significa que Deus fez o que
o salmista desejou.
5. Deus apenas exerce juízo depois de dar diversas
chances ao inimigo de se arrepender. O Juízo é posterior a advertência e não o
contrário.
6. Não havia no ensino do Antigo Testamento uma
emenda ou ensino como este que Jesus acrescenta de amar aos inimigos. Jesus com
isto colocou a Nova Aliança como algo superior aquele ensino. Pois o
cristianismo é sem dúvida, superior à Antiga Aliança. É fácil amar aos que nos
amam, porém, o cristianismo nos desafia a ir além, amando os inimigos.
7. O Novo Testamento é dirigido pela graça e não
pela Lei. Por isso, você não vê no cristianismo adúlteros sendo apedrejados em
praça pública. Jesus trouxe uma nova era dirigida pela graça e não pela Lei. Só
um ignorante compararia a graça com a lei como algo contraditório. É lógico que
ambas as Alianças não andam juntas. A Lei empurra o homem na direção da graça.
Pois, sem a graça todos seriam condenados.
I Co 16:22 - Se
alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; maranata!
O texto não está dizendo que nós cristão saímos nas
ruas amaldiçoando quem não é cristão. O texto diz apenas que, aquele que não
está em Cristo, está numa condição de amaldiçoado. Pois, o que não ama à Deus,
certamente está debaixo da maldição do pecado e do juízo que virá.
Conclusão
geral:
Não se trata de uma contradição. Pois, é claro em
todo o ensino do NT que a era da graça nos trouxe desafios muito maiores no
quesito prático religioso. Ou seja, a graça nos ensinou a amar aos inimigos. E
comparar este ensino com situações da Antiga Aliança é claramente uma
contradição que a própria Bíblia diz que não há harmonia.
Pipe
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