O templo foi
queimado no sétimo dia.
II Rs 25:8-9 - E, no quinto mês, no sétimo dia do mês (este era o ano décimo
nono de Nabucodonosor, rei de Babilônia), veio Nebuzaradã, capitão da guarda,
servo do rei de Babilônia, a Jerusalém. E queimou a Casa do SENHOR e a casa do
rei, como também todas as casas de Jerusalém; todas as casas dos grandes
igualmente queimou.
O templo foi
queimado no décimo dia.
Jr 52:12-13 - E, no quinto mês, no décimo dia do mês (este era o décimo
nono ano do rei Nabucodonosor, rei da Babilônia), veio Nebuzaradã, capitão da
guarda, que assistia na presença do rei da Babilônia, a Jerusalém. E queimou a
Casa do SENHOR, e a casa do rei, e também a todas as casas de Jerusalém, e
incendiou todas as casas dos grandes.
------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Temos duas opções diante desta aparente
“contradição”:
1. Vamos ler os textos na NVI:
II Rs 25:8 – “No
sétimo dia do quinto mês do décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor, rei da
Babilônia, Nebuzaradã, comandante da guarda imperial, foi a Jerusalém...”.
Observe que aqui o autor está descrevendo o
episódio do ponto de vista de alguém que não está em Jerusalém. Pois ele usa a
palavra “Foi” e não “veio”. O autor descreve a saída de Nebuzaradã da Babilônia
no sétimo dia.
Já em Jr 52:12 diz o seguinte:
“No décimo
dia do quinto mês, do décimo nono ano de Nabucodonosor, rei da Babilônia,
Nebuzaradã, comandante da guarda imperial, que servia o rei da Babilônia, veio
a Jersualém...”.
Observe que aqui o autor está descrevendo o
episódio do ponto de vista de alguém que está em Jerusalém. Pois ele usa a
palavra ”Veio” e não ”Foi”. O autor está descrevendo a chegada de Nebuzaradã em
Jerusalém no décimo dia.
2. R. K.
Harrison em seu "Comentário de
Jeremias e Lamentações" pela editora Mundo Cristão, pg.151, sugere
que: “A diferença talvez englobe o
intervalo entre a chegada de Nebuzaradã e o começo da destruição”.
Os textos traduzidos na versão de JFDA dão vazão a
este argumento. Pois, eles dizem que veio a Jerusalém. Porém, II Rs pode estar
se referindo a chegada de Nebuzaradã a Jerusalém no sétimo dia e Jeremias estar
se referindo ao início da destruição no décimo dia.
Conclusão:
O dois textos estão se referindo a um mesmo
episódio de pontos de vista diferentes e não contraditórios. A não ser que se
trate de um erro de copistas. Porém, isto se trata de especulação. Observando
diretamente os textos, fica a liberdade de serem interpretados segundo os dois
argumentos acima.
* O primeiro argumento propõe um autor descrevendo
a saída (II Rs) de Nebuzaradã da Babilônia e outro descrevendo sua chegada (Jr)
em Jerusalém.
* O Segundo argumento propõe um autor descrevendo a
chegada (II Rs) de Nebuzaradã em Jerusalém e outro descrevendo o início da
destruição do templo (Jr).
Pipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário