Ateísta
militante
Ainda estudante, Flew frequentou com razoável
regularidade os encontros semanais no Clube Socrático de C. S. Lewis. Embora
considerasse Lewis um "homem eminentemente razoável" e "de longe
o mais poderoso apologista cristão dos sessenta anos seguintes à fundação
daquele clube", Flew não chegou a se impressionar com o argumento da
moralidade de Lewis, descrito no livro Cristianismo Puro e Simples.
Flew também criticou diversos outros argumentos
filosóficos sobre a existência de Deus. Ele concluiu que o argumento ontológico
em particular falha por se basear na premissa de que o conceito de Ser pode ser
derivado do conceito de Bondade. Apenas as formas científicas do argumento
teleológico impressionavam Flew de forma decisiva[3].
Em God and Philosophy (1966) e The Presumption of
Atheism[4], (1984), Flew conquistou sua fama argumentando que alguém deveria
pressupor o ateísmo até que alguma evidência de Deus aflorasse. Ele ainda
sustenta esta abordagem evdencialista embora, nos anos recentes tenha admitido
que essas evidências de fato existem. Em dezembro de 2004 ele declarou em uma
entrevista: "Eu considero um Deus muito diferente do Deus dos cristãos e
muito distante do Deus do Islamismo, porque ambos são retratados como déspotas
orientais, Saddam Husseins cósmicos"[5].
Mudança de
opinião
Em diversas ocasiões, a partir de 2001, começaram a
circular rumores sobre um abandono do ateísmo por parte de Flew, que
publicamente se manifestou para negá-los[6]. Em 2003, Flew chegou a assinar o
Manifesto Humanista III.
Entretanto, em dezembro de 2004, Flew, em uma
entrevista oferecida a Gary Habermas, seu amigo e oponente filosófico, admitiu
reconhecer evidências em favor da existência de Deus. Esta entrevista foi
publicada no periódico "Philosophia Christi", da Universidade Biola
com o título Atheist Becomes Theist - Exclusive Interview with Former Atheist
Antony Flew (Ateísta torna-se Teísta – Entrevista Exclusiva com ex-ateu Antony
Flew).
Flew concordou com esse título[7]. De acordo com a
introdução, Flew havia em janeiro de 2004, pouco tempo antes da entrevista,
declarado a Habermas que ele havia adotado uma postura deísta. Mais tarde, o
texto foi revisto pelos dois participantes ao longo dos meses precedentes à
publicação da entrevista. No artigo, Flew afirma que certas consderações
filosóficas e científicas o levaram a repensar seu trabalho de toda uma vida em
apoio ao ateísmo em favor de um tipo de deísmo, similiar ao defendido por
Thomas Jefferson: "Por um lado a razão, principalmente na forma de
argumentos pró-design nos assegura que há um Deus, por outro, não há espaço
seja para alguma revelação sobrenatural, seja para alguma transação entre tal
Deus e seres humanos individuais"[1].
A concepção de Deus adotada por Flew, conforme
explicada na entrevista, é limitada à ideia de Deus como causa primeira. Ele
rejeita a idéia de um pós-vida, ou de Deus como origem do bem e da ressurreição
de Jesus como um fato histórico, embora tenha permitido em seu último livro a
adição de um breve capítulo argumentando em favor da ressurreição de Cristo.
Críticas à mudança de Antony Flew não tardaram a
aparecer, como a do jornalista Mark Oppenheimer, que valeu-se da idade do
filósofo, então com 84 anos, para sugerir que Flew estivesse sofrendo de algum
tipo de leve de demência[8].
Em 2007, Flew lançou um livro intitulado
"There's a God" (Existe um Deus), tendo o escritor Roy Varghese como
co-autor. Logo após o lançamento, o jornal The New York Times publicou um
artigo reportando que Varghese teria sido quase que inteiramente responsável
pela redação do livro e que Flew sofria um acentuado estado de declínio mental,
tendo grande dificuldade em recordar figuras chave, idéias e eventos
relacionados ao tema do livro. [8] O artigo provocou exclamações públicas em
que Varghese foi acusado de manipulador[9] Varghese justificou suas ações,
apoiado pelo editor, que divulgou um texto assinado por Flew, onde este
reiterava a sua autoria das idéias constantes no livro, respondendo que em
função de sua idade já avançada (84 anos na ocasião), o papel de um colaborador
na redação do texto, não era apenas justificável como também necessário. Flew
insistia ainda que possibilidade ser manipulado por alguém devido a sua idade
era totalmente equivocada. [10]
Prêmios:
Flew recebeu o Prêmio Schlarbaum do Ludwig von Mises
Institute por sua “destacada contribuição pela causa da liberdade.[11]
Em maio de 2006, Antony Flew aceitou da
Universidade Biola o segundo Prêmio Phillip E. Johnson pela Liberdade e
Verdade. O prêmio, que leva o nome de seu primeiro contemplado, foi dado a Flew
por seu “persistente compromisso com a livre e aberta investigação e com a
resistência aos ataques da intolerância contra a liberdade de pensamento e
expressão".
Referências
3. ↑ [ http://www.biola.edu/antonyflew/page2.cfm My
Pilgrimage from Atheism to Theism An Exclusive Interview with Former British
Atheist Professor Antony Flew, Gary R. Habermas, Biola, December 9, 2004.]
4. ↑ [The Presumption of Atheism
5. ↑ Atheist Philosopher, 81, Now Believes in God,
Richard N. Ostling. Associated Press, December 10, 2004.
6. ↑ Sorry to Disappoint, but I'm Still an
Atheist!, Antony Flew. Internet Infidels, August 31, 2001
7. ↑ My Pilgrimage from Atheism to Theism - An
Exclusive Interview with Former British Atheist Professor Antony Flew, Gary R.
Habermas, Biola, December 9, 2004. pp 6
8. ↑ 8,0 8,1 The Turning of an Atheist Mark
Oppenheimer, New York Times Magazine, 4/11/07
9. ↑ Roy Varghese and the exploitation of Antony
Flew
10. ↑ Times Magazine Piece on Former Atheist Kicks
Up Controversy
11. ↑ Antony G.N. Flew: 2001 Schlarbaum Laureate
Fonte:
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