“Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou pôr esse,
muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão
em vida por um só, Jesus Cristo”. (Rm.5:17)
Jesus confirma esta
verdade: “E outro de seus discípulos lhe
disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar o meu pai, Jesus,
porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa aos mortos sepultar os seus mortos”. (Mt.8:21-22).
“E quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão
da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as
ofensas”.
(Col.2:13)
“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha
palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em
condenação, MAS PASSOU DA MORTE PARA A VIDA”.
(Jo.5:24).
Se todos os homens estavam espiritualmente mortos
na alma desde Adão, o homem não precisaria pecar para morrer, pois já estava
morto.
Mas Jeová disse:
“EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS; COMO A ALMA DO PAI,
TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA. A ALMA QUE PECAR MORRERÁ”.
(Ez.18:4).
Com estas palavras Jeová declarava que as almas
estavam vivas, e só morreriam pecando.
Mentiu portanto, pois as almas estavam todas
mortas, conforme os quatro textos do Novo Testamento (Rm.5:12).
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Refutando:
O teu argumento é: Segundo a narrativa do Novo
Testamento, todos os homens estavam mortos espiritualmente. Isto significa na
tua cabeça que quando Deus diz:
“EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO
MINHAS; COMO A ALMA DO PAI, TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA. A ALMA QUE PECAR
MORRERÁ” (Ez.18:4)
- A morte que ele se refere ali é a morte
espiritual e não física?
- Então quer dizer que Deus está dizendo que aquele
que não pecar viverá para sempre?
- Quer dizer então que Deus disse por meio de
Ezequiel que havia homens que ainda não haviam pecado e morrido espiritualmente
e que a partir de então quem pecasse morreria, e quem não pecasse viveria para
sempre?
Vamos ler o contexto todo e ver se é isso que Deus
está dizendo:
1 Esta palavra do SENHOR veio a mim:
2 “O que vocês querem dizer quando citam este provérbio
sobre Israel: “ ‘Os pais comem uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotam’?
3 “Juro pela minha vida, palavra do Soberano, o SENHOR,
que vocês não citarão mais esse provérbio em Israel.
4 Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me
pertencem. Aquele que pecar é que morrerá.
Ok. Então quem pecar morrerá, certo?
5 “Suponhamos que haja um justo que faz o que é certo e
direito.
6 Ele não come nos santuários que há nos montes e nem
olha para os ídolos da nação de Israel. Ele não contamina a mulher do próximo
nem se deita com uma mulher durante os dias de sua menstruação.
7 Ele não oprime a ninguém, antes, devolve o que tomou
como garantia num empréstimo. Não comete roubos, antes dá a sua comida aos
famintos e fornece roupas para os despidos.
8 Ele não empresta visando lucro nem cobra juros. Ele
retém a sua mão para não cometer erro e julga com justiça entre dois homens.
9 Ele age segundo os meus decretos e obedece fielmente às
minhas leis. Esse homem é justo; com certeza ele viverá. Palavra do Soberano, o
SENHOR.
Este “viverá” aqui implica em que este individuo
jamais morreria? Você esqueceu de Gn 3?
10 “Suponhamos que ele tenha um filho violento, que
derrama sangue ou faz qualquer uma destas outras coisas,
11 embora o pai não tenha feito nenhuma delas: “Ele come
nos santuários que há nos montes. Contamina a mulher do próximo.
12 Oprime os pobres e os necessitados. Comete roubos. Não
devolve o que tomou como garantia. Volta-se para os ídolos e comete práticas
detestáveis.
13 Empresta visando lucro e cobra juros. Deverá viver um
homem desses? Não! Por todas essas práticas detestáveis, com certeza será
morto, e ele será responsável por sua própria morte.
14 “Mas suponhamos que esse filho tenha ele mesmo um
filho que vê todos os pecados que seu pai comete e, embora os veja, não os
comete.
15 “Ele não come nos santuários que há nos montes e nem
olha para os ídolos da nação de Israel. Não contamina a mulher do próximo.
16 Não oprime a ninguém, nem exige garantia para um
empréstimo. Não comete roubos, mas dá a sua comida aos famintos e fornece
roupas aos despidos.
17 Ele retém a mão para não pecar e não empresta visando
lucro nem cobra juros. Obedece às minhas leis e age segundo os meus
decretos.“Ele não morrerá por causa da iniqüidade do seu pai; certamente
viverá.
18 Mas seu pai morrerá por causa de sua própria
iniqüidade, pois praticou extorsão, roubou seu compatriota e fez o que era
errado no meio de seu povo.
19 “Contudo, vocês perguntam: ‘Por que o filho não
partilha da culpa de seu pai?’ Uma vez que o filho fez o que é justo e direito
e teve o cuidado de obedecer a todos os meus decretos, com certeza ele viverá.
20 Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a
culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será
creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada.
21 “Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que
cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e direito,
com certeza viverá; não morrerá.
22 Não se terá lembrança de nenhuma das ofensas que
cometeu. Devido às coisas justas que tiver feito, ele viverá.
23 Teria eu algum prazer na morte do ímpio? Palavra do
Soberano, o SENHOR. Ao contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus
caminhos e viver?
24 “Se, porém, um justo se desviar de sua justiça, e
cometer pecado e as mesmas práticas detestáveis dos ímpios, deverá ele viver?
Nenhum de seus atos justos será lembrado! Por causa da infidelidade de que é
culpado e por causa dos pecados que cometeu, ele morrerá.
25 “Contudo, vocês dizem: ‘O caminho do Senhor não é
justo’. Ouça, ó nação de Israel: O meu caminho é injusto? Não são os seus
caminhos que são injustos?
26 Se um justo desviar-se de sua justiça e cometer
pecado, ele morrerá por causa disso; por causa do pecado que cometeu morrerá.
27 Mas, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o
que é justo e direito, ele salvará sua vida.
28 Por considerar todas as ofensas que cometeu e se
desviar delas, ele com certeza viverá; não morrerá.
29 Contudo, a nação de Israel diz: ‘O caminho do Senhor
não é justo’. São injustos os meus caminhos, ó nação de Israel? Não são os seus
caminhos que são injustos?
30 “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada
um de acordo com os seus caminhos. Palavra do Soberano, o SENHOR.
Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a
queda de vocês.
31 Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e
busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de
Israel?
32 Pois não me agrada a morte de ninguém. Palavra do
Soberano, o SENHOR. Arrependam-se e vivam!
Tá aí o texto todinho para você se engasgar.
Principalmente quero que observe os seguintes versículos:
21 “Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que
cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e direito,
com certeza viverá; não morrerá.
22 Não se terá lembrança de nenhuma das ofensas que
cometeu. Devido às coisas justas que tiver feito, ele viverá.
23 Teria eu algum prazer na morte do ímpio? Palavra do
Soberano, o SENHOR. Ao contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus
caminhos e viver?
27 Mas, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o
que é justo e direito, ele salvará sua vida.
28 Por considerar todas as ofensas que cometeu e se
desviar delas, ele com certeza viverá; não morrerá.
Observe que os vs. dizem é que se um ímpio (que
estava morto espiritualmente) se arrepender dos seus pecados, ele viverá.
Então quer dizer que depois de Gn 3, neste caso nos
tempos de Ez, se era possível um ímpio se arrepender de seus pecados e voltar a
ter vida eterna e nunca mais morrer neste mundo?
Pipe
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