terça-feira, 22 de março de 2011

I Mentira de Deus: O caso de Salomão

Questão enviada por um cético:

I "Mentira" de Deus: O caso de salomão
7 mentiras de Deus; ou será o diabo?
Se na Bíblia houver uma mentira de Jeová, ou Deus é o pai da mentira, ou Jeová não é o Deus Pai. Vamos percorrer as páginas do Velho Testamento.


1 - Jeová amou Salomão desde o ventre.

“Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela. E teve ela um filho, e chamou o seu nome Salomão; E JEOVÁ O AMOU” - (II Sm.12:24).
 

O nome foi dado por Jeová...

“Eis que o filho que te nascer será homem de repouso: PORQUE REPOUSO LHE HEI DE DAR DE TODOS OS SEUS INIMIGOS EM REDOR. Portanto Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias” - (I Cr.22:9).
 

Esta promessa da paz para Israel não estava vinculada ao comportamento de Salomão. Salomão pecou e o reino de Israel não teve a paz prometida.
 

“Levantou Jeová , a Salomão um adversário, a Hadade, o Edomeu”- (I Rs11:14). “Também Jeová lhe levantou outro adversário, a Rezon, filho de Eliada, que tinha fugido do seu senhor Hadade-Ezer, rei de Zobá, contra quem também ajuntou homens, e foi capitão de um esquadrão, quando Davi os matou. E indo para Damasco, habitaram ali, e reinaram em Damasco, E FOI ADVERSÁRIO DE ISRAEL POR TODOS OS DIAS DE SALOMÃO, E ISTO ALÉM DO MAL QUE HADADE FAZIA; PORQUE DETESTAVA A ISRAEL, E REINAVA SOBRE A SÍRIA”- (IRs11:2325).
 

Jeová falou que Israel teria paz, e ele mesmo levantou adversários contra Israel. LOGO, MENTIU.
--------------------------------------------------------------------------

Por Pipe

Esta promessa da paz para Israel não estava vinculada ao comportamento de Salomão. 
A não? Então quer dizer que Salomão poderia se tornar o maior déspota, idólatra, adúltero da história que Deus era obrigado mesmo assim, a não operar nenhum tipo de justiça para com ele, e ainda por cima teria que lhe dar a paz pelo resto de sua vida na terra?

Foi Davi ou foi Salomão que ouviu a promessa de Deus?

I Cr 22:9 Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranquilidade a Israel durante o reinado dele.

Bom, a promessa foi dada a Davi, ok? Foi para Davi que Deus disse o que disse.

Vamos em frente:
I cr 28:9
 “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o SENHOR sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre. 

Ops! Mas a paz que Deus daria a Salomão não era incondicional? Se era, então porque Davi está dizendo isto para seu filho Salomão?

Sabe por quê? Porque você está separado de Davi pelo menos uma distância de tempo de mais de 2.600 anos. Só isso. E Davi como um ser pensante ao contrário de vossa senhoria, sabia muito bem que toda a promessa de Deus está implicitamente ligada ao comportamento daquele que é objeto de sua promessa. Agora, se Davi naquele contexto soube muito bem interpretar o que Deus disse, não será vossa senhoria depois de 2.600 anos que dirá que ele estava errado.

Agora leia a razão da queda de Salomão:
1 O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.
2 Elas eram das nações a respeito das quais o SENHOR tinha dito aos israelitas: “Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses”. No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas.
 
3 Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres
 o levaram a desviar-se. 
4 À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para
 outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao SENHOR, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi. 
5 Ele seguiu
 Astarote, a deusa dos sidônios, e Moloque, o repugnante deus dos amonitas. 
6 Dessa forma Salomão fez o que o SENHOR
 reprova; não seguiu completamente o SENHOR, como o seu pai Davi.
7 No monte que fica a leste de Jerusalém, Salomão construiu um altar para
 Camos, o repugnante deus de Moabe, e para Moloque, o repugnante deus dos amonitas. 
8 Também fez altares para os deuses de todas as suas outras mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a eles.
9
 O SENHOR irou-se contra Salomão por ter se desviado do SENHOR, o Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes. 
10
 Embora ele tivesse proibido Salomão de seguir outros deuses, Salomão não lhe obedeceu. 
11 Então o SENHOR lhe disse:
 “Já que essa é a sua atitude e você não obedeceu à minha aliança e aos meus decretos, os quais lhe ordenei, certamente lhe tirarei o 
reino e o darei a um dos seus servos.
 
12 No entanto, por amor a Davi, seu pai, não farei isso enquanto você viver. Eu o tirarei da mão do seu filho.
 
13 Mas, não tirarei dele o reino inteiro, eu lhe darei uma tribo por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi”.

Conclusão:
1. A promessa estava ligada a aliança entre os dois.

2. Davi advertiu Salomão quanto a isso. E detalhe, foi Davi quem recebeu a promessa e, portanto quando a revelou a seu filho, deixou muito bem claro quais as implicações da parte de Salomão quanto a esta aliança.

3. Salomão quebrou a aliança se prostituindo com outros deuses.

4. Logo, Deus não tem mais nenhuma obrigação para com ele.

Bom, então temos duas testemunhas contra você:

1. Davi, que foi quem ouviu a promessa e entendeu exatamente a implicação dela.

2. O autor de Reis que não foi Davi, que também entendeu perfeitamente a implicação dela.

E olhe o que o próprio Deus disse a Salomão:

I Rs 9:
2 o SENHOR lhe apareceu pela segunda vez, como lhe havia aparecido em Gibeom.
 
3 O SENHOR lhe disse: “Ouvi a oração e a súplica que você fez diante de mim; consagrei este templo que você construiu, para que nele habite o meu nome para
 
sempre. Os meus olhos e o meu coração estarão sempre nele.
4 “E se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração e com retidão, como fez o seu pai Davi, se fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo
 
aos meus decretos e às minhas ordenanças,
 
5 firmarei para sempre sobre Israel o seu trono, conforme prometi a Davi, seu pai, quando lhe disse: Nunca lhe faltará descendente para governar Israel.
6 “Mas, se você ou seus filhos se afastarem de mim e não obedecerem aos mandamentos e aos decretos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e
 
adorá-los,
 
7 desarraigarei Israel da terra que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Israel se tornará então objeto de
 
zombaria entre todos os povos.
 
8 E, embora este templo seja agora imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta
 
terra e a este templo?’
 
9 E a resposta será: ‘Porque abandonaram o SENHOR, o seu Deus, que tirou os seus antepassados do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e
 
prestando-lhes culto; por isso o Senhor trouxe sobre eles toda esta desgraça’ ”.


Ué, a paz não era incondicional?

Presumo agora que vossa senhoria dirá que o próprio Deus se equivocou e entendeu errado o que Ele mesmo disse.

Outra coisa, mostre-me onde Salomão guerreou antes de I Rs 11:14?

12 NO ENTANTO, POR AMOR A DAVI, SEU PAI, NÃO FAREI ISSO ENQUANTO "VIVER" - olha aqui leitor!" - EU O TIRAREI DA M]AO DO SEU FILHO.

Salomão não perdeu o seu trono. O texto fala disso. E apenas disso.

Bom, agora você tem 3 testemunhas contrárias a sua proposta:

1. Davi

2. O autor de I Rs

3. O próprio Deus.


1º A promessa foi feita e nela foi afirmado por Deus que haveria “paz e tranqüilidade a Israel” enquanto o menino Salomão tivesse VIDA!
Desde que ele se mantivesse fiel a Deus. Isto foi enfatizado por:
Davi em I Cr 28:9 (Davi foi o que ouviu a promessa);
 
O autor de I Rs no cap.11 (que foi quem escreveu o livro);
O próprio Deus em I Rs 9 (que foi quem deu a promessa).

Essa promessa de paz e tranquilidade estava relacionada com a própria “VIDA DE SALOMÃO” e não com o fato dele ser ou deixar de ser rei! E tal promessa valeria até a morte de Salomão, nem antes, nem depois!
Estava se no caso este se mantivesse fiel a Deus. É isto que Davi, o autor de I Rs e o próprio Deus deixou absolutamente claro.
 

O conselho que Deus entregou a Salomão no versículo 4 de 1 Rs 9 não tem nada haver com a “promessa de paz e tranquilidade” que estava associado a sua vida – não confunda – e sim com a “descendência de Salomão”.
Então leia os outros versículos:
7 desarraigarei Israel da terra que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Israel se tornará então objeto de zombaria entre todos os povos.

Quem seria desarraigado? ISRAEL. Leia de novo: Israel!!!! 

Se você quer concluir que Deus foi injusto, isto é um problema teu. Não me interessa o que você tem a dizer sobre o AT. O que interessa é que ele diz e pronto.

Não afirmei que Salomão guerreou antes de 1 Rs 11;14, mas afirmei que se a promessa fosse verdadeira Salomão nunca teria guerreado – a promessa nunca foi cumprida por ser mentirosa do inicio ao fim! Por isso Israel sofreu enquanto Salomão viveu!
Viu como você foge do assunto? Se Salomão só começou a ter problemas depois que se prostituiu com outros deuses no cap.11 em diante, isto reforça ainda mais o que eu estou dizendo. Portanto, agora você tem 4 testemunhas contra sua teoria:

1. Davi
2. O autor de I Rs
3. O próprio Deus.
4. E o fato de Salomão perder a paz depois que pecou conforme advertido por Davi (seu Pai) e pelo próprio Deus.

1º Davi; esse recebeu a promessa que afirmar haver paz e tranqüilidade enquanto Salomão tivesse vivo – essa promessa não se cumpriu e Salomão assina em baixo!
Pois é, só que Davi que foi quem ouviu a promessa (e não você) é a autoridade máxima para dizer o que ela implicava e não você um ignorante, que depois de 2.6000 anos de distância quer dizer que Davi errou.

Filhinho, deixe-me te perguntar uma coisa a mais: Quem foi que ouviu a promessa e quem foi que escreveu o livro de I Rs?

Quem tem mais autoridade sobre o que está escrito: O personagem da bibliografia e o escritor dela, ou você? Nem precisa responder esta. Já sabemos a resposta.

2º Autor de 1 Reis; esse apenas relatou no versículo 9;4 ,5 que Salomão poderia ter sua descendência eternamente para dela nascer reis sobre Israel se andasse segundo os conselhos de Deus no versículo 4 – e isso nada tem haver com a promessa para Israel!
Claro que não. Ele se equivocou, e você que não estava lá é que sabe da verdade. Muito bom. Boa teoria.

3 O próprio Deus? Rererer.... Esse Deus que fez a promessa é o próprio Diabo em pessoa, pois ele é o pai da mentira e se titulando como Deus, enganando Davi e Salomão os levou para viver em meio a guerra e prostituições...
Bom, isto quem dará contas é você. Esta é uma afirmação 100% centrada na sua opinião pessoal e sem nenhum respaldo bíblico. Cuidado!

4 Salomão; Esse é a prova fiel que Deus não cumpriu sua promessa de Paz e tranquilidade enquanto ele tivesse vida e ainda viu morrer sua descendência... –
Tadinho do Salomão. Só porque ele pegou mil mulheres pagãs pra suas orgias, e construiu altares pra Moloque, Camos, e Astarote, Deus sacaneou ele. Tadinhu... snif snif snif

por que será que Salomão escolheu outros deuses?
Por que será que crucificaram Jesus?

Vamos lá:
Você comparou o texto de I Cr 22 com o texto de I RS 2? Mas filho, em I Cr 22 Davi ainda não estava próximo da morte. Já em I RS 2:1 diz: Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão:. Este discurso era outro, era o mesmo discurso de I Cr 23 à 29, mas principalmente no cap.28. Agora leia o discurso de Davi a Salomão bem antes de sua morte:

I Cr 22:
5 Davi pensava: “Meu filho Salomão é jovem e inexperiente, e o templo que será construído para o SENHOR deve ser extraordinariamente magnífico, famoso e cheio de esplendor à vista de todas as nações. Por isso deixarei tudo preparado para a construção”. Assim, Davi deixou tudo preparado antes de morrer.
6
 Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um templo para o SENHOR, o Deus de Israel, 
7 dizendo: “Meu filho, eu tinha no coração o propósito de construir um templo em honra ao nome do SENHOR, o meu Deus.
 
8 Mas veio a mim esta palavra do SENHOR: ‘Você matou muita gente e empreendeu muitas guerras. Por isso não construirá um templo em honra ao meu nome, pois derramou muito sangue na terra, diante de mim.


Detalhe, Salomão era jovem e só então Davi revelou para ele a promessa de Deus.

9 Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranqüilidade a Israel durante o reinado dele. 
10 É ele que vai construir um templo em honra ao meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho. E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel’.


Duas promessas;
1. Paz e tranquilidade para Israel durante o reinado dele.
2. Firmarei o trono do reinado dele sobre Israel.

As duas promessas estão juntas e não divididas.

Agora preste atenção na conversa de Davi logo em seguida ao mencionar a promessa;

11 “Agora, meu filho, que o SENHOR seja com você, para que você consiga construir o templo do SENHOR, o seu Deus, conforme ele disse que você faria.
12 Que o SENHOR lhe dê prudência e entendimento para que você
 obedeça à lei do SENHOR, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel. 
13 E você prosperará
 se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o SENHOR deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!

Davi diz que Salomão seria próspero "se" ele obedecesse. Mas você não acha estranho sr. Araque Davi dizer isto no mesmo contexto em que diz para Salomão que ele teria paz incondicional?

Do Capítulo 23 até o capítulo 29 Davi dá suas últimas instruções antes de sua morte. Agora sim é o mesmo contexto de I Rs 2. Vamos comparando:

I Cr 23:
 1 Já envelhecido, de idade avançada, Davi fez do seu filho Salomão rei sobre Israel.
I Rs 2:1 Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão:

É em
 I Cr 28 que ele diz:
5 E, dentre todos os muitos filhos que me deu, ele escolheu Salomão para sentar-se no trono de Israel, o reino do SENHOR. 
6 Ele me disse: ‘Seu filho Salomão é quem construirá o meu templo e os meus pátios, pois eu o escolhi para ser meu filho, e eu serei o pai dele.
 
7
 Firmarei para sempre o reino dele, se ele continuar a obedecer os meus mandamentos e as minhas ordenanças, como faz agora’.

Agora compare com I RS 2:
3 Obedeça ao que o SENHOR, o seu Deus, exige: ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for, 
4 e o SENHOR manterá a promessa que me fez: ‘Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta, e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel’.


Bom, nisso concordamos que a condição do reino era condicional. Bom, o texto de I Rs 2 acaba, mas leia a continuação do texto de I Cr 28:

8 “Por isso, agora declaro-lhes perante todo o Israel e a assembléia do SENHOR, e diante dos ouvidos de nosso Deus: Tenham o cuidado de obedecer a todos os mandamentos do SENHOR, o seu Deus, para que mantenham a posse dessa boa terra e a dêem por herança aos seus descendentes para sempre. 

Opa, péra aí. Para que mantivessem a posse da terra era preciso o quê? Leia:
 Tenham o cuidado de obedecer a todos os mandamentos do SENHOR, o seu Deus e então diz: para que mantenham a posse dessa boa terra

Ué, mas se Deus lhes prometeu uma paz incondicional e livrá-los dos inimigos de modo incondicional, por que Davi disse isso? Isto significa que caso eles não obedecessem a Deus, eles perderiam a posse da terra. E como se perde a posse da terra? Isto significa guerra e um reinado sem paz.

O problema do texto de I RS é que ele fala só 1/10 do discurso de Davi a Salomão. Já I Cr é mais completo.

9 “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o SENHOR sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre. 

Preciso dizer mais alguma coisa?

Bom, agora você tem cinco testemunhas contra você:

1. Davi

2. O autor de I Rs

3. O próprio Deus.

4. E o fato de Salomão perder a paz depois que pecou conforme advertido por Davi (seu Pai) e pelo próprio Deus.

5. O autor de II Cr que relatou que Davi disse para Salomão que para que mantivessem a posse da terra deveriam obedecer aos mandamentos de Deus.

“Resposta; Senhor Pipe de fato Israel seria desarraigado, justamente por que deixaria de “haver reis” para governá-la” e o versículo 7 que utilizou mostra isso claramente, e Salomão sabia disso, por que no versículo 4 havia recebido de Deus as “condições” para que houvesse “sucessores ao trono de Israel” – infelizmente senhor Pipe tais passagens nada tem haver com a promessa de “paz e descanso” relato em “(I Cr.22:9)” sua confusão o levou a interpretar gritantemente de forma extrema seus erros interpretativos – que pensa! 
Não senhor, o desarraigar de Israel estava correlacionado a fidelidade de Salomão. Ambos fazem parte do mesmo contexto. Ou um povo inteiro pode ser desenraizado em paz?

Senhor Pipe vejamos o que falou Davi antes de sua morte e vamos comparar os textos de 1 Reis 2 e 1 Cronicas 22; 
Bom, já começou errado. Porque o contexto de I Rs 2 não tem nada a ver com o contexto de I Cr 22. Portanto, todo o teu argumento que segue esta frase acima é desconectado do que eu afirmei. Portanto, argumento já refutado em si mesmo. Vai aprender a ler contexto bíblico e interpretar direito o que os outros dizem.

Em 1 Reis Davi e Deus não relata a promessa de “paz e descanso para Israel” isso se deve ao fato de que Deus e Davi sabiam que a única promessa “condicional” era justamente aquela que ambos lembravam em vários capítulos de 1 Reis ao próprio Salomão – essa promessa é tratada separadamente da outro promessa, por isso uma é condicional e a outra não, por isso Davi e Deus tratam em 1 Reis apenas uma promessa como condicional e não as duas. 
Mas será que não é justamente o contrário disso? Por justamente uma coisa estar inclusa na outra, I Rs não faz distinção uma coisa da outra.

Será que a tua lógica e tão infantil assim para não perceber que se Deus fez uma promessa de que Salomão teria paz com os seus vizinhos, automaticamente quando ele deixasse de ter paz com eles isto denota que o povo também deixaria de ter. Ou você acha que Salomão iria sair no braço sozinho com as nações vizinhas? Uma coisa está ligada a outra. Se o Rei está em guerra com os vizinhos, automaticamente toda a nação está inclusa nisso. Logo, teu argumento apenas concorda com este fato.

Agora complicou pro teu lado. Pois agora você tem seis testemunhas contrárias:
1. Davi
2. O autor de I Rs
3. O próprio Deus.
4. E o fato de Salomão perder a paz depois que pecou conforme advertido por Davi (seu Pai) e pelo próprio Deus.
 
5. O autor de II Cr que relatou que Davi disse para Salomão que para que mantivessem a posse da terra deveriam obedecer aos mandamentos de Deus.
 
6. O fato de I Rs 2 não mencionar a promessa de paz de II Cr 22. Logo denotando que as duas estão ligadas uma na outra.

Assim senhores leitores para concluir que as duas promessas estão juntas foi necessário o senhor Pipe utilizar o texto de 1 Crônicas 22, pois em 1 Reis não encontramos nada relacionado a promessa de “Paz e Descanso para Israel”,

Bom, então vamos ler o texto mais uma vez.
1 Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão:
2 “Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem.
3 Obedeça ao que o SENHOR, o seu Deus, exige: ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for,
 
4 e o SENHOR manterá a promessa que me fez: ‘Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta, e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel’.

Me diga então Araque, como se aplica na prática um rei perder seu trono sem que isto implique em algo que inclua o povo neste quesito?

Como Salomão enfrentaria guerras com os vizinhos e ao mesmo tempo o povo se manteria em paz? Vamos lá, que conselho você daria para Deus, ou melhor, para o diabo, já que na sua teoria foi ele quem deu a promessa?

Again:

Outra coisa, é que se em I Rs não aparece a promessa de I Cr 22, porque em I Cr 28 aparece esta questão abaixo, sendo que se trata do mesmo contexto?

8 “Por isso, agora declaro-lhes perante todo o Israel e a assembléia do SENHOR, e diante dos ouvidos de nosso Deus: Tenham o cuidado de obedecer a todos os mandamentos do SENHOR, o seu Deus, para que mantenham a posse dessa boa terra e a dêem por herança aos seus descendentes para sempre. 

Me diga uma coisa: Se Deus está dizendo que em caso deles não obedecerem eles perderiam a posse da terra, como isto acontecesse na prática? Ou seja, como se perde a posse de uma terra e ainda se continua em paz? Me explique isto.

Este teu argumento de que I Rs 2 não fala nada de paz é refutado pelo simples fato de que o autor de I Rs nem menciona a promessa de paz que Deus fez a Davi. Logo, o autor não tem o porque relatar algo que ele não menciona anteriormente.
 

Já o autor de I Cr relata a promessa no capítulo 22 e no capítulo 28 relata a implicação que envolve as duas coisas no caso da não observância da lei.

Logo, argumento refutado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário