quarta-feira, 30 de maio de 2012

Quem endureceu o coração do Faraó?

Foi Deus.
Ex 4:21 - E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo.

7:3 - Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.

9:12 - Porém o SENHOR endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés.

10:1 - Depois, disse o SENHOR a Moisés: Entra a Faraó, porque tenho agravado o seu coração e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,

10:20 - O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.

10:27 - O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.

11:10 - E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o SENHOR endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.

14:4 - E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.

14:8 - Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.

Foi o próprio Faraó.
I Sm 6:6 - Por que, pois, endureceríeis o vosso coração, como os egípcios e Faraó endureceram os seus corações? Porventura depois de os haver tratado tão mal, os não deixaram ir, e eles não se foram?
--------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
E o apóstolo Paulo confirma que foi Deus quem endureceu o coração De Faraó:
RM 9:17-18 – “Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer”.

Agora leiamos o contexto do texto de I Samuel:
“Havendo, pois, estado a arca do SENHOR na terra dos filisteus sete meses, Os filisteus chamaram os sacerdotes e os adivinhadores,..”.

Quem eles chamaram para consultar?
"Chamaram os sacerdotes e os adivinhadores dentre os filisteus".

Portanto, estas palavras saíram do ponto de vista externo de sacerdotes e adivinhadores filisteus que desconheciam que quem havia endurecido o coração de Faraó tinha sido Deus. Eles apenas relataram o fato decorrido de Deus ter endurecido o coração dele. Do ponto de vista deles, havia sido Faraó quem endureceu o coração, e não Deus. Eles nem tiveram conhecimento desta conversa entre Moisés e Deus.

Portanto, não há nenhuma contradição!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário