sexta-feira, 8 de junho de 2012

Já houve alguém justo, íntegro e bom (uma pessoa perfeita)?

Não há um justo:
I Re 8:46 - Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares nas mãos do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro à terra do inimigo, quer longe ou perto esteja;

Sl 14:3 - Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.

Sl 53:3 - Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.

Pv 20:9 - Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado!

Ec 7:20 - Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque.

Is 41:26 - Quem anunciou isso desde o princípio, para que o possamos saber; ou em outro tempo, para que digamos: Justo é? Mas não há quem anuncie, nem tampouco quem manifeste, nem tampouco quem ouça as vossas palavras.

Mc 10:18 - E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

Rm 3:10 - como está escrito: Não há um justo, nem um sequer

Rm 3:12 - Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

Rm 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,

1 Jo 1:8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

1 Jo 1:10 - Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.


Há Justos sim:
Gn 6:9 - Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus.

Gn 7:1 - Depois, disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.

1 Re 15:14 - Os altos, porém, se não tiraram; todavia, foi o coração de Asa reto para com o SENHOR todos os seus dias.

2 Cr 15:17 - Os altos, porém, não se tiraram de Israel; contudo, o coração de Asa foi perfeito todos os seus dias.

Jó 1:1 - Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal. (1:8; 2:3)
Sl 17:3 - Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me e nada achaste; o que pensei, a minha boca não transgredirá.

Mt 25:46 - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.

Lc 1:6 - E eram ambos justos perante Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

Lc 2:25 - Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

Tg 5:16 - Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

2 Pe 2:7-8 - e livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis(porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas).

1 Jo 3:6 - Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.

1 Jo 3:9 - Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
----------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Se você chega num lugar que está cheio de gente com imperfeições no corpo. Por exemplo: Gente sem perna, outros sem braço, outros sem as orelhas, o que você diria? Tem alguém ali naquele momento que realmente não se encaixe no conceito de deficiência física?

Mas digamos que você volte uma hora depois e veja um enfermeiro cuidando dos deficientes físicos, geralmente, o conceito de que ninguém ali é perfeito fisicamente continua. Por mais que haja um enfermeiro ali dentro. Você continuaria a dizer que ali não tem ninguém sem uma deficiência física.

Esta informação só mudará se você especificar que o único perfeito que se encontra ali é o enfermeiro.

É o mesmo caso da Bíblia. De um modo geral, a raça humana não busca a Deus e nem está interessada nisso. Porém, assim como no caso do enfermeiro, há homens e mulheres neste mundo que amam a Deus e o buscam incessantemente por toda a sua vida. A estes Deus chama de Justos.

Justo não é sinônimo de impecável
O conceito de justo não é o de impecável. Justo não é antônimo de pecador. Justo para Deus são aqueles que pela fé o buscam, que pela fé o amam, que pela fé buscam uma vida de santidade, e mesmo falhando como seres-humanos, insistem em buscá-lo.

Um homem santo ou um homem justo não é alguém que nunca peca. Pelo contrário, a Bíblia nunca disse isso. A Bíblia nunca disse que os homens a quem Deus chamou de justos não nasceram em pecado. Nunca disse que estes não eram inclinados para o erro.

Basta dar uma lida em Hebreus 11, e depois ler a história de todos aqueles homens para que vejamos que eles eram homens que falhavam como qualquer outro ser humano, e que a única coisa que os tornava justos era sua fé em Deus e não sua “impecabilidade”.

Pelo contrário, os homens que Deus chamou de justos mataram, adulteraram, mentiram, roubaram, etc. Não há ser humano que possa ser chamado de humano que nunca errou na vida. Seria uma contradição Bíblica se ela afirmasse que todos pecam menos os justos.

Os textos que dizem “não há um sequer” sempre recebe logo em seguida a emenda da esperança de que se levantará alguém que diferirá dessa situação momentânea ou destaca o nome daquele que foge a regra geral.

Quando ela diz que não há quem busque a Deus, sempre está se referindo a duas coisas:
1. Naquele momento ou na maioria das vezes, os seres humanos dão as costas para Deus.
2. Sem a revelação de Deus ao homem, está situação seria regra geral e contínua. O homem não busca a Deus sem que Deus antes se revele a Ele primeiro. O Deus da Bíblia é o Deus que busca o homem antes dele buscá-lo.

Um homem se torna justo não porque deixa de pecar ou errar. Pelo contrário, ele continua sendo alguém sujeito a erros. O que o torna justo é simplesmente o fato de reconhecer que não é justo, e sim um pecador.

1 Jo 3:6 e 9
O Sentido dos dois versículos de 1 João não é de que o homem nascido de novo nunca mais irá falhar. Algumas novas traduções trazem estes versículos de maneira um pouco diferente. Por exemplo:

Versão contemporânea da João Ferreira de Almeida:
1 Jo 3:6: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando. Todo o que vive pecando não o viu nem o conhece”.

1 Jo 3:9 – “Aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, porque a semente de Deus permanece nele; não pode continuar pecando, porque é nascido de Deus”.

Veja como o absolutismo de afirmar a impecabilidade do homem deixa de existir. Quem vive pecando, é porque nunca nasceu de novo. Porém, mesmo aqueles que nasceram de novo, não estão isentos de pecar. Pois, o mesmo João em 1 Jo 1:8-9 diz:

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça”.

Estaria João se contradizendo? De maneira nenhuma se você olhar para as novas traduções contemporâneas.

O Autor Watcham Nee em seu livro “A vida cristã normal”, nos traz um estudo do livro de Romanos onde ele observa às palavras “pecado” e “pecados”.

Pecado é aquela semente da qual nascemos e que nos inclina para o erro e pecados é aquilo que cometemos como consequência desta semente.

Quando nascemos de novo, esta semente do pecado deixa de ter a mesma força propulsora de antes. O cristão é livre para viver uma vida sem pecar. Não significando que de fato ele nunca mais pecará. Porém, se a Bíblia diz não pequeis, ela está colocando isto num dizer de possibilidades e não de utopia. É possível não mais pecar a partir do novo nascimento, porém, não conheço e nunca ouvi falar de alguém que tenha vivido isto a não ser Jesus.

Em todo o livro, Watchman Nee fala desta vida de morrer para o “pecado” por meio da Cruz e receber o perdão dos “pecados” por meio do sangue de Jesus cristo.

Concluindo
É neste sentido que a NVI (Nova Versão Internacional) nos traz os mesmo textos de 1 João:

1 Jo 3:6 – “Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu”.

1 Jo 3:9 – “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus”.


Não há nenhuma contradição nos textos usados pelos céticos. Os textos afirmam apenas que de maneira geral ninguém quer saber de Deus a não ser que Deus se revele a eles. E aqueles a quem a Bíblia chama de justos, são justos não por impecabilidade, mas por meio da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário