segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Arena da Fé


Desde que o mundo virtual entrou em cena e o acesso se tornou rotina na vida de muita gente, a propagação de muitas ideias finalmente encontrou em mãos um poderoso veículo de divulgação rápida e eficiente. Crianças, adolescentes e adultos trocaram a TV pela Web. Nestes tempos modernos temos passado mais tempo na frente de um computador do que na TV. De certa maneira isto é bom. Pois na net você tem a oportunidade de procurar apenas aquilo que deseja de fato encontrar. O contrário dos canais de TV onde você fica preso na programação e no cardápio rotineiro.

O lado ruim nisso tudo, é que a net não tem um filtro que responsabiliza (a não ser em casos extremos) os sites de divulgação de ideias ou de conteúdo adulto. Em uma locadora, por exemplo, uma criança jamais poderá locar um filme adulto. Mas na net ela tem acesso quando bem entender. Os pais saem para trabalhar e deixam seus filhos entregues a toda e qualquer forma de ensino, informação e propagação de ideias contrárias ao Reino de Deus. Ninguém será responsabilizado pelo legado que tem sido ensinado neste “novo” mundo virtual. Os canais de TV são proibidos de passar filmes pornográficos (somente nos casos dos canais pay per view isto é possível), porém, ao contrário, a net tem aos milhares, 24h por dia esta liberação.

Além do conteúdo sexual, outro grande inimigo do Reino na net, é a propagação de ideias ateístas que tem abalado a fé e a convicção de muitos jovens cristãos que desconheciam tais informações críticas para com a fé cristã. O mundo cético tem despejado sobre as novas gerações de crentes, questionamentos que eles não estão prontos para responder na sua grande maioria. As gerações de hoje estão adentrando num mundo cercado destas ideias por todos os lados. As faculdades estão tomadas de professores ateus que não perdem a oportunidade para atacar a fé cristã em nome destas ideias.

Outro fator preocupante, é que, aqueles que têm todo o conhecimento e bagagem, neste caso, teólogos, pensadores, mestres, etc., pouco tem se permitido adentrar neste mundo de debates e necessidades de respostas. Enquanto que o clero se concentra nas urgências diárias, muitos e muitos jovens crentes tem tido sua fé roubada ao se deixarem convencer por estas ideias diante de uma cultura evangélica que foge do debate.

É preciso que os teólogos, pensadores, pastores, evangelistas, mestres e profetas voltem para a arena do confronto entre a fé e a descrença. A igreja hoje está inserida num contexto de mundo onde seus filhos não podem mais se esconder do confronto de ideias. Mais do que nunca, é preciso formar neste país uma igreja pensante. Se fugirmos deste confronto, penso que as gerações por vir estarão entregues nas mãos dos céticos pelo equívoco de concluir que não tínhamos uma resposta para este ataque.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário