quarta-feira, 8 de junho de 2016

Profecias "NÃO" cumpridas da bíblia I

Proposta de Nick Insolente:
Muito condizente com o nome da comunidade, poderiam descontradizer essas contradições, já que deus não pode mentir, e podemos confiar absolutamente no que ele fala, o que seriam essas passagens?

Deus promete terra de Canaã para descendentes de Abraão. Mesmo Hebreus 11:13 diz que isso não se cumpriu.
-------------------------------------------------

Por Pipe:
Vamos a promessa:

Gn 17:8 E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.

Vamos ao contexto de Hb 11 e verificar se trata-se da mesma coisa:
8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

Bom, até aqui o texto diz que eles habitaram na terra que Deus prometeu.
Agora continuemos lendo o texto:
10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

O que Abraão esperava? A cidade que tem fundamentos, da qual o artífice é Deus. Portanto, o texto não está falando da terra de Canaã. A promessa quanto a terra de Canaã já havia se cumprido na vida deles.

Continuando...
11 Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
12 Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
13 Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
De que promessas o textos está tratando? Da que diz respeito à cidade que tem fundamentos, da qual o artífice é Deus. Foi está que eles não viram. E o texto de Gn não fala desta promessa. Mas a promessa de Deus em Gn para Abraão quanto a Canaã se cumpriu!
------------------------------------------------------------

Nick contra-argumenta:
Gn 17:8 E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
O que não aconteceu.
------------------------------------------------------------

Pipe:
"Canaã (em hebraico standard, כנען, translit. Kənáʿan; em hebraico tiberiano, Kənáʿan / Kənāʿan; em grego, Χανααν, translit. Khanaan) é a antiga denominação da região correspondente à área do actual Estado de Israel, da Cisjordânia, da Jordânia ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

A cidade canaanita de Ugarit foi redescoberta em 1928 e muito do conhecimento moderno sobre os cananeus advém das escavações arqueológicas naquela área.

Comparada aos desertos circundantes, a terra de Canaã era uma terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista por Abraão - originário da região do actual Iraque - como a "terra prometida", "onde corre leite e mel".

Segundo a Bíblia, Canaã era a terra prometida por Deus ao seu povo, desde o chamado de Abrão (ou Abraão), que habitava a cidade caldéia de Ur, no sul da Mesopotâmia. De acordo com a tradição, Deus chamou Abrão e lhe ordenou que fosse para a terra chamada Canaã, o que teria motivado o longo êxodo dos hebreus, que teria durado muitas décadas, até que os descendentes de Abraão a alcançaram. Canaã passou então a ser por eles denominada terra de Israel".


Ou seja Nick, Canaã pertence a Israel até os dias de hoje. Por enquanto Deus tem mantido sua promessa.


O que acontece é que Israel diversas vezes foi disperso de seu país devido a sua infidelidade ao seu Deus. Este mesmo Deus trouxe juízo sobre eles diversas vezes porque toda a aliança codepende de dois lados da moeda. Porém, quando este mesmo povo se arrependia Deus movia o coração de reis e líderes mundiais em favor de Israel. Logo, Deus restaurava sua aliança e permanecia cumprindo sua promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário