domingo, 18 de março de 2018

Livro: "Supostamente Cruel" de Davi Caldas

- Uma análise sobre o caráter de Deus no Antigo Testamento -

A presente obra busca prover uma análise satisfatória sobre o caráter de Deus no Antigo Testamento. Muitas dúvidas tem sido levantadas à respeito da bondade, do amor e da justiça de Yahweh na primeira parte da Bíblia ao longo dos séculos. Há passagens do Antigo Testamento que aparentam expressar um Deus cruel, sanguinário, iracundo, vingativo e preconceituoso. A brutalidade descrita na primeira parte da Bíblia também é alvo de dúvidas e críticas, tanto de religiosos quanto de secularistas. Algumas das questões mais frequentes são:
- Não é cruel e imoral que Deus mate ou mande matar?
- Deus realmente favorece alguns em detrimento de outros?
- As ordens de Deus contidas no AT para o extermínio de alguns povoados em Canaã nos dão margem para matar em nome de Deus?
- Deus era mesmo favorável à escravidão, ao machismo e à xenofobia?
- Por que existe tanta brutalidade na primeira parte da Bíblia?
- O Deus do AT é o mesmo Deus do NT?
Para responder a essas e outras perguntas, o escritor Davi Caldas faz um mergulho nos contextos do AT, realçando as diferenças culturais/morais entre o mundo contemporâneo e o mundo antigo. Com linguagem simples e objetiva, a obra se pauta em análises lógicas e que levam em conta as regras básicas de interpretação textual, as quais são muitas vezes negligenciadas em avaliações rasas do conteúdo da Bíblia Sagrada. O livro destaca-se por ter conteúdo amplo e acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário