domingo, 26 de agosto de 2018

Jesus, a autodefesa e o amor aos inimigos



Jesus, a autodefesa e o amor aos inimigos
Por Pipe

Mais um meme tirado fora de seu contexto para aplica-lo contra cristãos que defendem o porte de armas para legítima defesa. Vamos ao contexto então:

Há dois textos no sermão do monte que devemos avaliar.

O primeiro texto em Mateus 5:21 diz: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo” (Mateus 5:21), referindo-se diretamente ao decálogo quanto ao “Não matarás” (Êxodo 20:13 e Dt 5:17). Porém, o problema é que muitos não sabem que a tradução exata deste texto é “não assassinarás” (rasah / ratsach (תרצח) = usada no sexto mandamento = assassinato violento de um inimigo pessoal. Não assassinarás seria uma tradução viável. Este verbo nunca é usado para indicar as seguintes situações:

Matar em defesa própria:
“Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue”. 
Êxodo 22:2

Matar numa morte acidental:
“Como aquele que entrar com o seu próximo no bosque, para cortar lenha, e, pondo força na sua mão com o machado para cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o seu próximo e este morrer, aquele se acolherá a uma destas cidades, e viverá;”
Deuteronômio 19:5

 A execução de assassinos:
“Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem”.
Gênesis 9:6

 Situações de guerra:
Aqui se aplica o caso em que Deus ordena Saul a matar todos os amalequitas e as demais situações de guerra em Israel obviamente matou pessoas dos exércitos inimigos.

 O verbo rasah é usado para suicídio, mas não é aplicável ao homicídio não-premeditado (Ex 21:12-14) ou acidental (Nm 35:23).

Diante deste entendimento de que “Não matarás” significa “Não assassinarás” e que a lei fazia distinção entre esses casos como não se tratar de assassinato, ainda que se tratasse da morte do outro, Jesus diz que “assassinato” pode implicar em coisas menores: “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno” (Mateus 5:22). Note que Jesus condena a ira sem motivo, ao invés de todo o tipo de ira. Porque a própria Bíblia diz "Irai-vos, mas não pequeis". Irar-se por um motivo é diferente de irar-se sem motivo.

Um pouco mais pra frente, ainda dentro do contexto do sermão do monte, Jesus então trata a questão do “olho por olho e dente por dente” em Êxodo 21:24. Neste texto se aplica o “olho por olho e dente por dente” nas seguintes situações:

Em caso de assassinato:
Vs.12 Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto.
Vs.14 Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra.

Em caso de desonra aos pais:
Vs.14 O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.
Vs.17 E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.

Em caso de sequestro:
Vs. 16 E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto.

Em caso de briga seguida de morte:
Vs.18-19 E se dois homens pelejarem, ferindo-se um ao outro com pedra ou com o punho, e este não morrer, mas cair na cama, se ele tornar a levantar-se e andar fora, sobre o seu bordão, então aquele que o feriu será absolvido; somente lhe pagará o tempo que perdera e o fará curar totalmente.

Em caso da morte de um terceiro:
Vs.22-25 Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes. Mas se houver morte, então darás vida por vida, Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.

Jesus em Mateus 5 fala o seguinte:
“Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes”. Note que ele está tratando somente do caso de Êxodo 21:18-19. O caso de matar alguém durante uma briga. Não se está tratando as demais situações. Jesus continua dizendo: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;”. Aqui se trata de situações comportamentais no dia a dia e em nada tem que ver com as demais questões relacionadas a pena capital. Caso contrário, teríamos que concluir nos demais termos o seguinte:

- Deixe que alguém te bata até te matar;
- Deixe que seus filhos te desonrem e te amaldiçoem;
- Deixe que te sequestrem;
- Deixe que batam em sua esposa grávida para que ela perca o bebê.

É óbvio que não é disso que se trata, e sim unicamente num caso de briga, qual deve ser a sua reação. E nas demais coisas que se aplicam naquilo que Paulo também descreveu em Romanos 12, onde Paulo também complementa este mesmo ensino sobre as questões comuns do dia a dia. Nada disso trata as demais questões dentro da autodefesa tratada na lei.

Portanto, Jesus, ao dizer “ame os teus inimigos” não está com isso dizendo:
“Amai a vossos inimigos, deixe que eles batam em vc até te matar;”
Ame seus filhos e deixe que eles te desonrem;
Ame os sequestradores e deixe que te sequestrem,
Ame seus inimigos e deixe quem batam em sua esposa grávida”.

E nesse quesito, a autodefesa trata nos mesmo moldes em que se aplica para com o uso de arma pela policia: "Para se proteger ou proteger outra pessoa. Não se atira para matar apenas para proteger o patrimônio. Patrimônio repõem-se. A vida, não. Por isso a polícia não atira para matar quando visa apenas proteger o patrimônio. No caso do desrespeito à voz de prisão dada pelo policial, ele pode usar a força, mas não deve matar. Ele só vai atirar para matar se, ao desrespeitar a voz de prisão o bandido passa a colocar a vida do policial – ou de outra pessoa – em perigo". 

O texto utilizado por Jesus só faz sentido no caso de fazer uso de uma arma e matar um pessoa dentro de uma briga. Não naquilo descrito acima.

Pr. Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário