quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Livro: "Evolução: Um Livro Texto Crítico" de Reinhard Junker & Siegfried Scherer

Este é um livro que vem preencher uma grande lacuna existente na área de livros didáticos que cobrem disciplinas científicas tais como Biologia, Paleontologia, Evolução e Epistemologia. É um livro-texto que pode ser usado nos cursos de nível médio e nas primeiras séries de cursos universitários, escrito por dois ilustres professores doutores, conhecidos internacionalmente pelas suas publicações especializadas na área da Biologia. A versão atual deste livro, lançada em 1998 é um aprimoramento de uma versão anterior que havia sido lançada em 1986, e que foi reeditada em 1988 e 1992. Além dos dois autores, colaboraram nesta nova versão mais nove especialistas, dos quais oito doutores, reconhecidos em suas respectivas áreas - Biologia, Botânica, Microbiologia, Embriologia, Química, Paleontologia e Antropologia.

O livro divide-se em sete partes cujos títulos e conteúdos são apresentados resumidamente a seguir:

• Introdução histórica, contendo fundamentos da Ciência e da epistemologia, e história do pensamento evolucionista;
• Conceitos fundamentais de taxonomia e da sistemática, incluindo mecanismos evolutivos;
• Pesquisa das causas de evolução e abrangência dos fatores evolutivos, com análise da macroevolução.
• Pesquisa da evolução molecular, com os mecanismos da microevolução, e a evolução química;
• Biologia comparada e pesquisa da evolução histórica, destacando a analogia e a homologia, a embriologia, a ontogênese e a biogeografia;
• Pesquisa da evolução histórica, com o significado do registro fóssil, fundamentos da paleontologia, espécies fósseis, sua extinção, elos perdidos, e o surgimento do ser humano;
• Biologia e “visão de mundo”, informação biológica e significado da vida em fase da posição criacionista.

Trata-se de um livro bastante abrangente, atualizado pelos seus autores e colaboradores, e com primoroso acabamento gráfico.

Sua tradução em Português foi feita por uma equipe de especialistas em língua alemã, com revisão técnica da Sociedade Criacionista Brasileira.


É uma obra didática e ao mesmo tempo uma obra de referência, indispensável para as bibliotecas escolares, professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário